• Nenhum resultado encontrado

PRIMEIRA INCURSÃO NO CAMPO: CAMINHOS DA PESQUISA NA REALIZAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS

CONHECIMENTO NÍVEL QUANTIDADE

3. CAPÍTULO III – CAMINHOS METODOLÓGICOS

3.2 PRIMEIRA INCURSÃO NO CAMPO: CAMINHOS DA PESQUISA NA REALIZAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS

Quando elaboramos o projeto de pesquisa, nossa intenção inicial era realizar uma pesquisa etnográfica, acompanhando uma professora de Educação Física em seus momentos com os bebês, e realizar entrevista com esta professora. Porém, logo fomos percebendo que, com esse caminho, não daríamos conta dos objetivos expressos no projeto e, em reunião de orientandos junto ao NUPEIN41, foi indicada a necessidade de considerar a diversidade de práticas que poderíamos ter na RMEF, constituída por professoras com diferentes formações e diferentes formas de atuar junto aos bebês. Dessa forma, uma pesquisa com apenas uma professora, mostraria uma realidade que não daria conta de contemplar aspectos gerais que envolvem essas profissionais e o conjunto de suas práticas. A partir disso, nosso foco, que anteriormente pretendia trazer os bebês também como participantes da pesquisa, se concentrou de forma mais direta nas professoras.

Optamos, primeiramente, pela realização de um questionário com todas as professoras de Educação Física da RMEF que atuam em creches ou NEIs com bebês. Esse questionário permitiu fazer um mapeamento, identificando quem são essas professoras, a forma de contratação das mesmas pela RMEF, tempo de atuação na Educação Infantil e com bebês, sua formação e as principais indicações que as orientam na atuação com os bebês etc.

O questionário foi elaborado tendo como base a pesquisa realizada por Duarte (2011)42, que se aproximava um pouco dos nossos objetivos de pesquisa. Após a leitura atenta e cuidadosa do questionário realizado pela pesquisadora, procuramos adaptá-lo a nossa pesquisa, suprimindo questões e incluindo outras que pudessem se aproximar dos nossos objetivos. Dessa forma, organizamos o mesmo pelos módulos: 1) Dados de identificação; 2) Dados profissionais; 3) Formação inicial; 4) Formação continuada; 5) A especificidade da ação docente da Educação Física com bebês: 5.1) Tempo; 5.2) Espaço/Materiais; 5.3)

41

Núcleo de pesquisa do qual faço parte, vinculado à linha de Educação e Infância do PPGE-UFSC.

42

A pesquisa de mestrado de Duarte (2011), também foi realizada na RMEF e tinha como foco as dimensões educativas da ação docente das professoras de bebês.

Organização e análise das ações docentes; 5.4); Planejamento; 5.5) Docência Partilhada43.

Antes de entregarmos o questionário a todas as professoras, realizamos 03 (três) questionários pilotos. Com o questionário elaborado, realizamos contato junto à Gerência de Formação Permanente da Secretaria de Educação de Florianópolis, apresentamos nosso projeto, a carta de encaminhamento do orientador e solicitamos autorização para a realização do questionário.

A Gerência de Formação Permanente forneceu as cartas de encaminhamento a serem levadas às unidades que possuíam grupos de G1/berçário no ano de 2014. As mesmas estão relacionadas no Quadro 06, bem como o bairro e a região em que se localizam. No Mapa 01, indicamos a localização desses bairros, divididos por regiões, na cidade de Florianópolis.

Quadro 6: Relação de creches e NEIs da RMEF com grupos de G1/berçário, bairro e região em que se localizam (no ano de 2014)

CRECHE /NEI BAIRRO REGIÃO

Creche Nossa Senhora de Lurdes Agronômica Central

Creche Irmão Celso Agronômica Central

Creche Almirante Lucas Centro Central

Creche Celso Ramos Centro Central

Creche Anjo da Guarda Trindade Central Creche Waldemar da Silva Filho Trindade Central Creche Morro do Mocotó Morro da Queimada Central Creche Firmino Francisco Vieira Córrego Grande Central Creche Joaquina Maria Peres Itacorubi Central Creche Idalina Ochôa Carianos Central/Sul Nei Zilda Arns Neumann Carianos Central/Sul Creche Monsenhor Frederico

Hobold Costeira Sul

Creche Anna Spyros Dimatos Tapera Sul Creche Caetana Marcelina Dias Ribeirão da Ilha Sul Creche Francisco Idalina Lopes Morro das Pedras Sul Creche Poeta Cruz e Souza Areias do Campeche Sul Creche Maria Nair da Silva Fazenda Rio Tavares Sul/Leste Creche Orlandina Cordeiro Saco Grande Central/Norte Creche Dealtino Cabral Santo Antônio de

Lisboa Norte

43

Posteriormente, durante as análises, o termo ―partilhada‖ foi reformulado com base em Gonçalves (2014), e passamos a utilizar o termo ―compartilhada‖.

Creche Ingleses* Ingleses Norte Nei Gentil Matias da Silva Ingleses Norte Creche Lausimar Maria Lauss Rio Vermelho Norte Creche Vila União Cachoeira do Bom

Jesus Norte

Creche Clair Gruber Souza Canasvieiras Norte Creche Stella Maris Corrêa Ponta das Canas Norte

Creche Dona Cota Abrão Continental

Creche Celso Pamplona Jardim Atlântico Continental Creche Jardim Atlântico Jardim Atlântico Continental Creche Mateus de Barros Monte Cristo Continental Creche Chico Mendes Novo Horizonte Continental Creche Machado de Assis Capoeiras Continental Creche Maria Barreiros Coloninha Continental Nei Colônia Z11 Barra da Lagoa Leste

*Não entrou na pesquisa, pois a professora também atuava em outra unidade. Fonte: da Autora

Mapa 1: Mapa do município de Florianópolis dividido por regiões, com indicação dos bairros onde se localizam as creches e NEIs com G1/berçário (no ano de 2014)

Mapa com os bairros: a Autora

Fonte: Mapa original: http://www.skyscrapercity.com

Com as cartas de encaminhamento em mãos, acessamos os endereços e telefones das unidades, no site da Secretaria de Educação, iniciando o primeiro contato, via telefone, com as unidades educativas. Nesse contato inicial, feito preferencialmente com a direção da unidade, apresentávamos brevemente a pesquisa e procurávamos saber os dias em que as professoras de Educação Física se encontravam na unidade.

Com esses dados confirmados, iniciamos a entrega dos questionários. Nesse processo procurávamos falar inicialmente com a direção e, depois, diretamente com a professora de Educação Física. Porém, em algumas situações não foi possível, pois as professoras

estavam em atendimento e não conseguiam se afastar do grupo. Nesses casos, deixávamos o questionário e, posteriormente, fazíamos contato por telefone e/ou por e-mail. Além dos questionários, da carta de encaminhamento e do termo de consentimento entregues pessoalmente, em algumas unidades enviamos também por e-mail o projeto de pesquisa. A opção pelo envio do projeto acontecia nas conversas, pessoalmente ou por telefone com as professoras, que solicitavam maiores informações sobre o mesmo44.

Na primeira etapa (julho/2014), entregamos 09 (nove) questionários, que foram recolhidos e analisados brevemente, para verificar se eram necessárias alterações significativas nas perguntas. Estando próximo ao período de recesso escolar (julho/2014), os demais foram entregues no início de agosto, estabelecendo um prazo de cerca de 15 dias para o retorno. O recolhimento dos mesmos deu-se na segunda quinzena de agosto e início do mês de setembro. Antes de recolher os questionários, entrávamos novamente em contato com a unidade para saber se a professora já havia respondido. Em quase 50% dos casos, precisamos estipular um novo prazo, de cerca de uma semana, ou porque a professora não havia conseguido responder ainda ou porque estava de atestado no momento do contato.

Apesar desse pequeno e previsível atraso, em nenhuma das unidades houve negativa em responder. Todas as professoras, assim como a direção e/ou supervisão das unidades, demonstraram interesse na pesquisa, se prontificando a colaborar com a mesma. Assim, até a segunda quinzena de setembro, tivemos 100% de devolução dos questionários, respondidos.

Realizamos uma pré-análise dos mesmos, o que permitiu participar do processo de qualificação45, com alguns dados prévios da pesquisa.

44

Anterior a isso, (Julho/2014) havíamos feito uma apresentação breve do projeto em um dos encontros da Formação em Educação Física que, mesmo não contando com a presença de todas as professoras pesquisadas, possibilitou que as que estivessem na formação, já tivessem algumas informações sobre a pesquisa.

45

3.3 SEGUNDA INCURSÃO NO CAMPO: CAMINHOS DA