• Nenhum resultado encontrado

3.1 O ESTUDO

Trata-se de uma pesquisa qualitativa, teórico-empírica, descritiva, realizada na perspectiva de um estudo de caso, apoiado em observações anotadas pelo pesquisador, entrevistas e questionários aplicados aos sujeitos da pesquisa, além de leituras de artigos e livros da área de ensino de ciências ao longo da pesquisa. Segundo Bogdan e Bicken (1982), apud Lüdke e André, 1986, p. 13, a pesquisa qualitativa [...] envolve a obtenção de dados descritivos, obtidos no contato direto do pesquisador na situação estudada, enfatiza mais o processo do que o produto e se preocupa em retratar a perspectiva dos participantes [...].

Lüdke e André (1986) apontam que o caso é sempre bem delimitado, devendo ter seus contornos claramente definidos no decorrer do estudo. O caso pode ser similar a outro, mas é ao mesmo tempo distinto.

A escola Valéria Maria Miranda foi escolhida por agregar diversas condições para o desenvolvimento do projeto, como a presença um espaço de educação, que é o laboratório de ciências já em pleno funcionamento, uma direção escolar aberta ao diálogo e comprometida com a educação, além de estar inserida em um bairro que reúne diversos problemas em razão de anos de descaso.

Foram estabelecidas as seguintes etapas do projeto de mestrado:

 Etapa I — Compreensão e descrição do contexto da escola: buscamos contextualizar a pesquisa.

 Etapa II — Implantação do Clube de Ciências, o qual compreende o processo de divulgação, seleção, convocação e reunião com os responsáveis pelos alunos.

 Etapa III — Desenvolvimento do Clube de Ciências em um período de quatro meses, compreendendo o período de agosto a dezembro de 2013.

 Etapa IV — Análise pedagógica do Clube de Ciências como projeto de extensão escolar em uma escola pública municipal, nas séries finais do ensino fundamental.

Embora não tenhamos submetido ao comitê de ética a referida pesquisa, em razão do tempo requerido para análise e de ainda ele não estar totalmente consolidado, entre outros aspectos,

seguimos, de maneira rigorosa, todos os procedimentos necessários à pesquisa, tais como: autorização da secretária municipal de Educação da Serra para realização da pesquisa, termo de consentimento dos pais ou responsáveis dos alunos participantes do Clube de Ciências, questionários respondidos pelos alunos participantes do Clube Ciências e entrevistas.

3.2 LOCAL DA PESQUISA

A pesquisa foi realizada na escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Valéria Maria Miranda, situada na Avenida Colares Júnior, 324, bairro Vila Nova de Colares, Serra– ES.

3.3 SUJEITOS

Os sujeitos da pesquisa foram alunos dos anos finais do ensino fundamental. Contou com sete alunos, sendo cinco do sexto ano, um do sétimo e um do oitavo ano. Vale citar que a identidade dos sujeitos da pesquisa foi preservada e nenhuma informação que possibilite a identificação dos mesmos foi divulgada. As informações fornecidas foram utilizadas somente para realização da pesquisa.

3.4 COLETA E ANÁLISE DE DADOS

As informações foram coletadas utilizando-se os seguintes instrumentos:

 documentos oficiais para descrição do local da pesquisa;

 diário do pesquisador;

 diários de bordo dos alunos;

 fotografias e vídeos;

 questionários respondidos pelos alunos participantes do Clube de Ciências escolar;

Os responsáveis pelos alunos e os alunos participantes do projeto Clube de Ciências foram informados sobre a pesquisa e a possibilidade de desistir a qualquer momento, não implicando dano de qualquer natureza.

Sobre o diário de pesquisa, os alunos priorizaram realizar as anotações ao longo do desenvolvimento das atividades, deixando-os à vontade para proceder a elas. A análise textual discursiva (ATD) foi utilizada para análise dos dados, tendo como objetivo identificar a presença das categorias da práxis nos discursos, bem como indícios da alfabetização científica.

Os métodos utilizados para coleta de dados (entrevista de grupo focal, questionário, análise de documentos e observação) possibilitaram uma compreensão das práticas cotidianas deste projeto de extensão escolar.

Abaixo, segue uma tabela resumindo a metodologia utilizada para a pesquisa.

Quadro 8 – Resumo da metodologia utilizada para a coleta de dados da pesquisa

Pesquisa Técnica Instrumento

Pesquisa Qualitativa do tipo Estudo de caso.

Observações Diário de bordo do pesquisador

Inquéritos Questionário

Entrevista de grupo focal

Imagens Fotografias

Relato oral e escrito Diário de bordo dos alunos Documentos oficiais Análise de documentos oficiais,

Projeto Político Pedagógico, ofícios

Fonte: Elaborado pelo autor (2014).

Os dados colhidos foram analisados segundo o teórico selecionado, a saber:

 Análise de documentos oficiais, observações e questionários serão utilizados segundo Bardin (2011). A análise documental foi realizada por meio do Projeto Político- Pedagógico (PPP) da escola, cedido pela diretora escolar. Tal documento se encontra à disposição de todos em local de fácil acesso. As anotações foram feitas diretamente no computador;

 Observações e anotações feitas pelo pesquisador;

 Análise dos diários de bordo;

3.5 LIMITES DA PESQUISA

Este estudo qualitativo limitou-se a estudar o resultado do projeto de extensão escolar Clube de Ciências, desenvolvido na Escola Pública Municipal de Ensino Fundamental Professora Valéria Maria Miranda, Serra, Espírito Santo, possuindo, como principais eixos orientadores, alfabetização científica, Movimento CTSA e a Pedagogia da Práxis de Moacir Gadotti.

Essa proposta foi moldada pela pedagogia de projetos, a qual possibilitou pesquisar uma metodologia diferenciada como forma complementar de ensino.