• Nenhum resultado encontrado

A abordagem de Reuven Feuerstein e suas contribuições para a análise da mediação pedagógica

3.7 Procedimentos da pesquisa

Respeitando o método de pesquisa, os recursos de coleta e a estratégia de análise de dados escolhidos, organizou-se a realização do presente estudo em duas etapas, como anteriormente mencionado. A primeira etapa consistiu no reconhecimento do contexto de pesquisa em foco e uma aproximação ao fenômeno. Foi o momento da pesquisadora conhecer o ambiente onde os participantes de sua pesquisa estão circunscritos e estabelecer os primeiros vínculos com os participantes, possibilitando uma caracterização geral desse público. Utilizando o questionário como recurso de coleta de dados contou-se apenas com a participação dos tutores do curso, neste momento de pesquisa.

Na primeira etapa, apesar do instrumento ter sido devolvido no prazo de quinze dias para a pesquisadora, o processo de análise dos dados através da metodologia da Teoria Fundamentada nos Dados delongou maior tempo, totalizando aproximadamente cinco meses.

Posteriormente, com um intervalo total de seis meses, uma segunda etapa foi realizada. Essa etapa visou uma aproximação mais estreita ao fenômeno, uma investigação mais específica dos aspectos da mediação pedagógica, da prática da tutoria online e das construções sociais acerca da realidade educacional na educação a distância. Para tanto, utilizou-se de entrevistas como forma de coleta de dados e contou- se com a participação dos coordenadores do curso, além de alguns dos tutores que já haviam participado da primeira etapa da pesquisa.

Assim, tendo o consentimento e aprovação do projeto de pesquisa no Comitê de ética em Pesquisa com Seres Humanos e a aquiescência dos coordenadores do referido Curso de Graduação deu-se início a pesquisa.

Para a realização da primeira etapa da pesquisa foi marcada uma reunião (Novembro de 2008) com todos os tutores, afim de que fossem esclarecidas quaisquer dúvidas acerca da pesquisa e da participação dos mesmos. O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido foi apresentado e somente mediante sua assinatura, a aplicação do questionário foi realizada. Os participantes que, eventualmente preferiram levar seus questionários para casa, e somente depois decidir pela sua participação na pesquisa, ficaram livres para assim o fazer. Os tutores que decidiram não contribuir para o processo de coleta dos dados não foram de nenhuma forma prejudicados por sua decisão.

Os questionários foram entregues a 25 tutores do Curso presentes na reunião, sendo solicitado que os mesmos fossem devolvidos em reunião posterior, juntamente com os Termos de Consentimento devidamente preenchidos. No referido encontro, apenas treze (52%) questionários foram devolvidos.

Com todos os questionários respondidos em mãos, a etapa da análise de dados foi iniciada. Cada questionário foi analisado por completo e individualmente e as respostas de cada questão foram analisadas categorialmente pela metodologia da Grounded Theory, ou Teoria Fundamentada nos Dados. (Strauss & Corbin, 2008)

As análises das respostas dos questionários oferecem material para uma categorização dos tutores participantes, para a discussão sobre o papel do tutor na Ead, as características dos alunos da Ead e sobre a atuação desse tutor no processo de aprendizagem do aluno. Além desses dados preliminares, as análises foram fundamentais para apontar a direção para a continuidade do processo de coleta de dados, mostrando em quais pontos uma investigação mais profunda seria necessária.

Para o segundo momento da pesquisa, que foi realizado posteriormente em Maio de 2009, convidou-se todos os treze tutores que participaram da primeira etapa

(Novembro de 2008) da pesquisa respondendo ao questionário. A princípio era esperado que os treze participantes fossem continuar na pesquisa, entretanto na época da realização das entrevistas (seis meses depois) oito desses treze tutores já tinham saído do programa de tutoria (cancelamento do contrato de serviço), restando apenas cinco. Desses cinco tutores, uma estava de licença maternidade. Dessa forma foram realizadas entrevistas com apenas quatro tutores.

É necessário ressaltar que, em se tratado de um estudo cuja metodologia tem base qualitativa, o número dos sujeitos não é uma preocupação constante, pois se entende que a qualidade das informações obtidas com cada sujeito, assim como o grau de profundidade, recorrência e divergência dessas informações não depende da quantidade de participantes, mas sim da qualidade de interação e informação que os participantes oferecerão. (Duarte, 2002).

Com a aquiescência desses quatro participantes foram marcadas, individualmente, as entrevistas. Essas entrevistas, semi estruturadas, foram também áudio registradas, seguindo os pressupostos de Szymanski (1998; 2004) como anteriormente detalhada no item 2.4, e posteriormente transcritas gerando os dados para análise.

Concomitantes às entrevistas com os tutores ocorreram encontros com os coordenadores pedagógicos do curso, a fim de esclarecermos algumas dúvidas da estrutura do curso. Apesar de os procedimentos metodológicos serem os mesmos, evidentemente que o conteúdo de ambos os instrumentos foram diferenciados, contemplando os objetivos traçados para o trabalho. Os dados provenientes das entrevistas também foram analisados pela Grouded Theory.

As análises foram realizadas no decorrer das entrevistas, quase que concomitantemente, pois segundo a Teoria Fundamentada dos Dados (Corbin &

Strauss, 2008), coleta e análise ocorrem em sequências alternadas, ou seja, a análise de uma entrevista conduz o próximo momento investigativo abrindo espaço para uma discussão ainda mais elaborada, o que levará a uma nova análise e assim por diante. É a análise que conduz a coleta de dados.

Dessa forma, é também concomitante ao processo de análise que as delimitações do fenômeno e a teoria fundamentada foram se constituindo e permitindo, por esse processo de imersão nos dados, as inferências dos resultados da pesquisa.

C

APÍTULO

IV