• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA DE PREPARAÇÃO PARA A APOSENTADORIA – PPA Unidade Coordenadora: Diretoria Geral de Gestão de Pessoas (DGPES)

No documento ANEXO FICHA DE PROJETOS (páginas 73-76)

ENCERRADO COM SUCESSO EM 2010 1. Escopo ou finalidade do projeto

O projeto visa desenvolver Programa de Preparação para Aposentadoria, limitado pelos requisitos estatutários e regulamentares da Lei 4620/2005, art.40 CRFB; EC (Emenda Constitucional) nº20/1998, 41/20036 e 47/2005; e Lei 5260/2008.

O projeto se destina à elaboração e implementação de um Programa de Preparação para Aposentadoria, constituído de módulos que tem o intuito de preparar os servidores em fase de pré-aposentadoria inscritos no Programa, oferecendo subsídios para que os mesmos possam conhecer os aspectos que envolvem a preparação para uma aposentadoria com qualidade. O projeto será implementado junto a um Grupo Piloto, para posterior análise dos resultados e validação. O Grupo Piloto será composto por servidores que se encontram a três anos da aposentadoria, inscritos no Programa.

Para a elaboração do PPA-TJRJ faz-se necessário efetuar o levantamento dos funcionários do PJERJ que estão em fase de pré-aposentadoria. O PPA fará a análise do mapeamento solicitado à DGTEC, com a relação dos servidores que se encontram a 3 anos da aposentadoria, a fim de gerar insumos que subsidiem atividades como seleção interna, concurso, desenvolvimento profissional e o planejamento para substituição dos servidores com antecedência. Porém, o gerenciamento da implementação das ações porventura oriundas da referida análise, não fazem parte do escopo do projeto.

2. Alinhamento estratégico

CONTRIBUIÇÃO DIRETA TEMA: Gestão de Pessoas

OBJETIVO ESTRATÉGICO: Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes dos magistrados e servidores

CONTRIBUIÇÃO SECUNDÁRIA OU INDIRETA TEMA: Gestão de Pessoas

OBJETIVO ESTRATÉGICO: Motivar e comprometer magistrados e servidores com a execução da estratégia

3. Clientes do projeto

Servidores do PJERJ em fase de pré-aposentadoria inscritos para participação no Grupo Piloto do Programa de Preparação para Aposentadoria.

3.1. Unidades Intervenientes

UNIDADE INTERVENIENTE APOIO NECESSÁRIO

DGTEC • Mapeamento dos servidores em fase de pré-aposentadoria DEAPS • Aspectos jurídicos e administrativos da concessão da aposentadoria

ESAJ • Apoio na infra-estrutura para operacionalização dos módulos

DGLOG • Apoio na confecção de material para divulgação 4. Justificativa

O projeto visa à elaboração de um Programa de Preparação para Aposentadoria, com o objetivo de orientar servidores que se aproximam desta fase, gerando subsídios que poderão facilitar a tomada de decisão necessária ao indivíduo, para sua adaptação à nova condição social, enfatizando a importância do planejamento para essa etapa. Pensando na qualidade

de vida de seus servidores, o Programa trará a possibilidade de uma reflexão sobre a temática da aposentadoria, com o objetivo de suavizar o impacto que esta mudança pode gerar.

O Projeto será constituído de módulos de caráter informativo, onde serão transmitidas orientações objetivas referentes aos procedimentos para concessão da aposentadoria e módulos que estimulem os participantes a realizarem uma reflexão sobre esse momento de transição.

O Programa tem como meta orientar 1,5% do total dos servidores em fase de pré- aposentadoria do PJERJ.

Para a elaboração do PPA-TJRJ foi necessário efetuar o levantamento dos funcionários do PJERJ que se encontram em fase de pré-aposentadoria, com suas respectivas lotações. O referido mapeamento apontou um quantitativo de 1.578 servidores em fase de pré- aposentadoria, perfazendo, portanto, um número representativo para o público-alvo do projeto.

A principal lacuna que o projeto tem a intenção de suprir, se refere a falta de um trabalho voltado para os servidores nessa fase funcional, com o intuito de elucidar dúvidas, transmitir informações para o planejamento de uma aposentadoria com qualidade.

O Programa de Preparação para Aposentadoria já vem sendo implementado em muitas Instituições. Como prática, o modelo proposto levará em consideração informações levantadas em outras Instituições que adotem o PPA . Foram realizadas visitas às empresas Petrobrás e Vale, em 08/07/2009 e 25/08/2009, respectivamente.

Em virtude da necessidade de contextualizar o Programa e adequá-lo as necessidades dos servidores do PJERJ, foi elaborado um questionário para ser aplicado junto aos servidores aposentados com o objetivo de levantar informações para a construção e adequação dos conteúdos dos módulos, a fim de priorizar os assuntos de maior interesse e possibilitar a escolha dos palestrantes.

Após análise do tratamento ficou demonstrado que 85% dos servidores aposentados gostariam de ter recebido informações e/ou orientações da Instituição com o intuito de se preparar para uma aposentadoria com qualidade, bem como 91% dos servidores entrevistados acreditam que a realização do PPA seria uma forma de reconhecer a importância do trabalho dedicado pelos servidores ao PJERJ, o que confirmou a existência de uma lacuna com relação à temática em referência.

O Projeto será implementado junto a um grupo piloto, para posterior análise dos resultados e validação. Uma vez validado, o Programa terá potencial para se tornar um processo de trabalho.

Com a implementação e operacionalização do Programa, a Instituição demonstra uma preocupação com a Responsabilidade Social e oferece subsídios para que o servidor possa conhecer os aspectos que envolvem a preparação para uma aposentadoria com qualidade. Ao assumir essa responsabilidade a Instituição se utiliza de uma grande ferramenta gerencial, uma vez que os servidores que estão se aposentando sentem-se valorizados e mantém um bom desempenho, além da preocupação com a gestão do conhecimento já que alguns servidores detêm informações técnicas importantes e a substituição dos mesmos poderia ser preparada antecipadamente.

Com a implementação do projeto pretende-se obter os seguintes benefícios: A Preparação de servidores para uma aposentadoria com qualidade através das informações transmitidas com a realização das palestras, bem como o levantamento de informações visando o gerenciamento da transmissão do conhecimento e previsão para substituição dos servidores antecipadamente.

Caso o projeto não seja realizado, teremos como impacto, a possibilidade de contarmos com servidores desmotivados e sem informações relativas à preparação da aposentadoria com qualidade. Ressalte-se que o projeto em questão está relacionado com o Objetivo Estratégico: Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes dos servidores. Outra conseqüência seria a Impossibilidade de programar a substituição de servidores com antecedência em virtude da aposentadoria, com a utilização, por outros subsistemas de Gestão de Pessoas, das informações geradas pelo mapeamento realizado no projeto.

RECURSOS

G

GEESSTTÃÃOODDEEPPEESSSSOOAASS

M

MoottiivvaarreeCCoommpprroommeetteerrMMaaggiissttrraaddoosseeSSeerrvviiddoorreessccoommaaEExxeeccuuççããooddaa

E

Essttrraattééggiiaa

PROGRAMA QUALIDADE DE VIDA

Unidade Coordenadora: DGPES

No documento ANEXO FICHA DE PROJETOS (páginas 73-76)