• Nenhum resultado encontrado

Com base nos aspectos anteriormente discutidos, percebe-se que embora relevante, a elaboração do Projeto do Sistema de Produção na gestão de empreendimentos da construção civil tem sido pouco estudada. Da mesma forma, reconhecem-se as potencialidades do uso da simulação como uma ferramenta de apoio à tomada de decisão nesta indústria, em especial na etapa de PSP, mas a mesma continua sendo pouco empregada no setor, em decorrência de uma série de dificuldades de implantação já discutidas. Por outro lado, quando empregada, a simulação tem sido utilizada, na grande maioria das vezes, no estudo de processos ou operações isoladas, havendo uma carência de estudos que abordem o estudo dos empreendimentos do ponto de vista de um sistema de produção.

Assim, levando em conta estes aspectos, foi definida a seguinte questão principal de pesquisa:

• como elaborar o projeto do sistema de produção de empreendimentos da construção civil utilizando conceitos de modelagem e simulação computacional como ferramenta de apoio à tomada de decisão?

Como desdobramento da questão principal, as seguintes questões secundárias foram definidas:

• quais são os benefícios e dificuldades da utilização da simulação no processo de elaboração do PSP em empreendimentos da construção civil?

• como desenvolver e utilizar modelos de simulação durante a elaboração do PSP em empreendimentos da construção civil, tendo em vista suas peculiaridades?

• como reduzir o tempo de desenvolvimento dos modelos e, conseqüentemente, do PSP?

• como aumentar a compreensão por parte dos envolvidos acerca dos resultados dos modelos de simulação?

• como o uso da simulação pode contribuir para a aplicação de conceitos de gestão da produção relacionados à filosofia produção enxuta?

1.4 PROPOSIÇÕES

Foram estabelecidas as seguintes proposições para esta pesquisa:

a) a utilização da simulação no processo de elaboração do PSP permite a geração e exploração de diversas alternativas de configuração do sistema de produção do empreendimento, além de considerar os impactos da variabilidade inerente aos processos produtivos de forma sistêmica;

b) o emprego de modelos reutilizáveis, quando aplicável, pode contribuir para a redução do tempo de desenvolvimentos dos modelos;

c) o emprego de ferramentas de visualização pode contribuir para um melhor entendimento do modelo e resultados da simulação, contribuindo para um maior envolvimento do gerente de produção do empreendimento no processo de desenvolvimento do modelo;

1.5 OBJETIVOS DA PESQUISA

O objetivo geral deste trabalho consiste em propor um modelo para a elaboração do Projeto do Sistema de Produção de empreendimentos da construção civil a partir da utilização da simulação computacional como ferramenta de apoio à tomada de decisão, tomando como ponto de partida um modelo anteriormente desenvolvido.

Com vistas à consecução deste objetivo principal foram traçados os seguintes objetivos específicos:

• analisar o papel do PSP na gestão de empreendimentos da construção civil;

• avaliar o emprego da simulação no Projeto de Sistemas de Produção da construção, tendo em vista suas características peculiares;

• propor e avaliar a adoção da estratégia de reutilização de modelos como forma de reduzir o tempo de desenvolvimento do PSP nos empreendimentos de um mesmo nicho de mercado;

1.6 CONTEXTO

Este trabalho encontra-se inserido em dois projetos de pesquisa. O primeiro intitula-se “Simulação da Produção para Apoio à Tomada de Decisão na Indústria da Construção” (SPATIA), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande (FAPERGS), iniciado em maio de 2006. O objetivo geral do projeto SPATIA é o de “propor um método para a adaptação de técnicas de simulação computacional, em especial Simulação Interativa Visual, ao contexto da gestão da produção de empreendimentos da construção civil”.

O segundo é intitulado “Técnicas Computacionais no Apoio à Gestão de Empreendimentos Habitacionais de Interesse Social” (GEHISTEC), financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), através do Programa Sul-Americano de Apoio às Atividades de Cooperação em Ciência e Tecnologia (PROSUL). O objetivo geral desse projeto é o de “promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre grupos de pesquisa do Brasil, Chile e Colômbia, acerca da adaptação e emprego de técnicas computacionais no apoio à gestão de empreendimentos habitacionais de interesse social em diferentes estágios de produção, desde o projeto do sistema de produção como durante a sua execução”.

1.7 DELIMITAÇÕES DO TRABALHO

Todos os estudos de caso que compõem este trabalho foram desenvolvidos em empreendimento habitacionais com características repetitivas. Tendo em vista esta limitação, não se pode generalizar seus resultados, especialmente as diretrizes propostas, para empreendimentos pertencentes a diferentes contextos na construção civil.

1.8 ESTRUTURA DO TRABALHO

Além do presente capítulo, no qual foram apresentados o tema, o problema, as questões, objetivos, proposições e delimitações do estudo, este trabalho é composto por mais sete capítulos.

O capítulo 2 apresenta as principais definições relativas a sistemas de produção. Com base na abordagem de sistemas, são apresentados diversos conceitos de sistema de produção e caracterizado o sistema de produção da construção civil. Após, apresenta-se o modelo de elaboração do Projeto do Sistema de Produção em empreendimentos habitacionais de interesse social proposto por Schramm (2004), bem como o trabalho de Rodrigues (2006), que adaptou o modelo ao contexto de empreendimentos com características complexas.

No capítulo 3 são tratados assuntos relativos à simulação, em especial sobre a Simulação Interativa Visual, principais características, vantagens e desvantagens.

O capítulo 4 apresenta a evolução do uso da simulação na construção civil, bem como discute algumas técnicas que podem auxiliar a contornar algumas dificuldades na sua utilização neste setor, quais sejam: técnicas de explicitação de probabilidades subjetivas, técnicas de simulação evolutiva e modular e de reuso de modelos.

O capítulo 5 apresenta o método de pesquisa utilizado no trabalho, descrevendo a estratégia e o método de pesquisa adotados, o delineamento e a descrição das diferentes fases da pesquisa, bem como os métodos e técnicas utilizados para a coleta e análise dos dados.

No capítulo 6 descreve-se o estudo exploratório e os quatro estudos de caso realizados e discute-se seus resultados individuais.

No capítulo 7, a partir de uma análise cruzada dos resultados obtidos nos estudos realizados, discute-se os resultados do estudo, propondo-se um modelo para elaboração do PSP a partir da utilização da simulação computacional como uma ferramenta de apoio à tomada de decisão.

Por fim, no capítulo 8, apresenta-se um resumo das principais conclusões e avalia-se o atendimento aos objetivos deste trabalho. Ainda, apresenta-se uma série de sugestões para a realização de trabalhos futuros acerca do tema deste trabalho.

2 PROJETO DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO