• Nenhum resultado encontrado

Capítulo

2 O ENSINO DO DESIGN

2.3 Institucionalização do ensino do Design no Brasil

2.3.2 O ensino da graduação do Design no Brasil

2.3.2.2 Regionalização dos cursos

O aparecimento das primeiras instituições de ensino superior na área do conhecimento do Design no Brasil se deu a partir da década de 60, estimuladas pelo desenvolvimento econômico e pela política de exportação de produtos manufaturados. Por esse motivo, os primeiros cursos do Brasil foram criados nos maiores centros urbanos e de maior importância econômica da época. Em 1962, foram implantadas disciplinas do Desenho Industrial no curso da FAUUSP; em 1962, houve a criação da ESDI - primeiro curso superior, no Rio de Janeiro; e em 1963, foi oficializado o antigo curso da FUMA, em Belo Horizonte.

De acordo com o resultado do Censo da Educação Superior de 2002, na região sudeste, localizam-se 56% das IES; na região sul, 15%; na região nordeste, 13%; enquanto na região centro-oeste há 11% e na região norte, apenas 4%. As universidades, não obstante a maior concentração na região sudeste (45%), também têm presença importante no sul (23%) e no nordeste (18%).

Já os demais tipos de IES estão concentrados, na grande maioria, na região sudeste: 74% dos centros universitários, 67% das faculdades integradas, 57% dos estabelecimentos isolados e 58% dos centros de educação tecnológica. O crescimento regional, verificado no mesmo censo, indica que as regiões norte e centro-oeste foram as que mais se expandiram no período de dez anos, entre 1992 e 2002, conforme Quadro 4.

Quadro 4 – Crescimento do ensino superior por regiões brasileira, no período de 1992 a 2002

Fonte: MEC/INEP/DAES, em 2002

Figura 4 – Localização das IES com cursos de Design nos Estados Brasileiros

Os cursos de Design seguem a mesma tendência: 50% das IES estão localizadas na região sudeste (ver Figuras 3 e 4), sendo 30 no Estado de São Paulo e 11 no Rio de Janeiro. Além de ser a região mais populosa, é nela que se concentra a maior riqueza nacional. Na região sul foram implementadas 30% das instituições: 16 no Estado de Santa Catarina, 8 no Paraná e 9 no Rio Grande do Sul. A região nordeste possui atualmente 9 instituições, que corresponde ao 8,5%, e finalmente, com a mesma quantidade de instituições, estão as das regiões: norte e centro-oeste.

A expansão por Estados não segue uma regra geral. Verifica-se que em alguns, não houve nenhum crescimento, seja de novas instituições, cursos ou mesmo novas habilitações em instituições existentes. Os Estados do Maranhão, Pernambuco e Paraíba são ilustrativos dessa situação. Já alguns Estados apresentaram uma expansão homogênea, como é o caso do Rio de Janeiro, acentuando-se após 1995 (ver Quadro 5).

Quadro 5 – Evolução do número de IES com Cursos de Design no Rio de Janeiro, de 1962 a 2004

Fontes: 1- Witter (1985), 2-Levantamento de dados cadastrais das IES do INEP/MEC

Em outros, houve uma estabilidade temporária na expansão de instituições e cursos, no entanto, a partir de uma determinada época esse quadro se modificou. Em Minas Gerais, por exemplo, a tradicional FUMA, criada em 1954 e credenciada em 1963, permaneceu única no Estado por algumas décadas, mas, a partir de 2000, quatro instituições foram criadas: a FUMEC, na Grande Belo Horizonte e as demais em regiões economicamente importantes de Minas Gerais; Ubá (pólo moveleiro), Governador Valadares e Uberaba.

Quadro 6 – Evolução do número de IES com Cursos de Design em MG, de 1962 a 2004

Fontes: 1- Witter (1985), 2-Levantamento de dados cadastrais das IES do INEP/MEC

No Paraná, as primeiras instituições com cursos de Design foram a PUC e a UFPR, criadas em 1974 e 75, respectivamente, permanecendo exclusivas, no Estado, por longo tempo. Em 1988, iniciou-se um processo de expansão e crescimento, com a criação

da UNOPAR, em Londrina, e atualmente somam 8 IES. Destaca-se, no Paraná, o crescimento de cursos; não somente na grande Curitiba, mas em regiões de importância econômica como Londrina e Maringá.

Quadro 7 – Evolução do número de IES com Cursos de Design no Paraná

Fontes: 1- Witter (1985), 2-Levantamento de dados cadastrais das IES do INEP/MEC

Por outro lado, em alguns Estados verificou-se a implantação tardia na oferta de formação superior em Design. No caso do Rio Grande do Sul, um Estado de grande importância econômica, os primeiros cursos foram implementados na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM e na ULBRA, ambos criados nos anos 80. Foi a partir de 1999 que a expansão se deu - com a criação de mais cinco cursos nos últimos cinco anos (ver Quadro 8).

Quadro 8 – Evolução do número de IES com Cursos de Design no Rio Grande do Sul

Um exemplo atípico de implantação de cursos de graduação em Design ocorreu em Santa Catarina. No ano de 1984, foi criado o Laboratório Brasileiro de Design, em Florianópolis, como resultado de um esforço conjunto da associação do CNPq, Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC e do Governo do Estado de Santa Catarina. O LBDI representou uma importante experiência brasileira em Design, fruto da fusão entre pesquisa, ensino e mercado, e existiu até meados de 1997. Com relação ao ensino, apesar de não ter sido considerada uma instituição de ensino superior formal, o LBDI muito contribuiu para a formação e aperfeiçoamento dos profissionais, conforme relato do coordenador do Laboratório, Eduardo Barroso:

O LBDI realizou em Florianópolis 21 cursos, reciclando ou aperfeiçoando mais de 500 profissionais ligados ao design, isto sem contar número semelhante de cursos realizados em outros Estados da Federação ou em outros países, ampliando extraordinariamente, a projeção e visibilidade do LBDI. Provavelmente, nenhuma escola de design existentes no Brasil ofereceu tamanha quantidade de cursos e oportunidades de aperfeiçoamento neste mesmo período. A abertura do sistema de estágios e do regime de residência para bolsistas visitantes permitiu ao LBDI receber quase uma centena de bolsistas, muitos provenientes de escolas de design do exterior, criando vínculos de cooperação e intercâmbio de grande importância para o país, pois dentro do critério de reciprocidade, permitindo a oportunidade para alunos brasileiros irem estudar no exterior (BARROSO, 1989, p.19).

Quadro 9 – Evolução do número de IES com Cursos de Design em Santa Catarina. * O LBDI não se configura uma IES, somente foram realizados cursos de aperfeiçoamento durante este período.

Fontes: 1- Witter (1985), 2-Levantamento de dados cadastrais das IES do INEP/MEC. *O LBDI não se constitui de uma IES, porém ofereceu uma série de cursos de pós-graduação em nível de aperfeiçoamento, entre 1983 e 1997.

Um pouco antes do fechamento do LBDI, foi criado o primeiro curso de Design na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, em 1996. A partir desse momento, o quadro se reverteu. Atualmente são oferecidos 16 cursos no Estado, um número bem superior a outros Estados - como o Paraná - que oferece a metade de cursos, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Essa expansão, em grande escala, tem apresentado preocupações com relação, não somente a qualidade dos cursos oferecidos, mas, também, com relação à colocação de um expressivo contingente de profissionais no mercado de trabalho.