• Nenhum resultado encontrado

Regulações das dimensões verbais: forma composicional e síntese

No documento Avaliação formativa em educação online (páginas 116-120)

6.2 Segunda produção de Apolo

6.2.2 Regulações das dimensões verbais: forma composicional e síntese

Nesta subseção, analisamos as regulações das dimensões verbais da segunda versão do pôster de Apolo (Apêndice A – Texto 2) e, em seguida, observamos se essas alterações correspondem a autorregulações ou se se originam nas interações do ensino/aprendizagem virtual. As regulações ocorreram em duas dimensões, a serem analisadas a seguir: a) a estrutura composicional global e b) a síntese.

Em sua avaliação da primeira versão de seu pôster, já relatamos que Apolo havia percebido algumas falhas na estrutura composicional (excesso de texto e ausência de resultados, justificada pelo momento em que se encontrava sua pesquisa). Esses problemas se refletem na segunda versão do pôster, em que Apolo: a) introduz a pesquisa e o seu respectivo tema, indo do geral para o particular; b) apresenta a ferramenta teórica de análise de dados; c) apresenta a rede social Skoob; d) descreve os objetivos da pesquisa; e) descreve as etapas metodológicas da investigação; f) fala das implicações da pesquisa. Porém, o autor não descreve a forma de geração e tratamento de dados adotada, não apresenta os dados e nem diz a que resultados chegou.

Para limitar o problema da extensão do pôster, observamos que Apolo apaga algumas informações de sua primeira produção.

117

Ao observarmos em que contexto essas autorregulações ocorreram, observamos que elas foram produzidas com o apoio de corregulações propostas por Zeus. Na primeira, o aluno é solicitado a fazer, no seu diário, uma autoavaliação de seu pôster, no tocante à síntese de seu texto. Na segunda, o discente deve inserir, no Laboratório de Avaliação, o seu material para ser avaliado pelos demais colegas, o que implicará corregulações e autorregulações. Depois de ser avaliado pelos pares, o aluno deve descrever, em seu diário, que modificações ele efetuou para o seu texto ficar mais sintético. Todas essas tarefas seguiram uma certa ordem temporal. As regulações que foram provocadas por essas atividades deram origem às seguintes autorregulações por parte de Apolo, tanto no âmbito da forma composicional quanto no da síntese, como podemos ver no Diário 3:

APOLO [DIÁRIO 3: SÍNTESE (22/07/2016)]

[...] Em termos de tópicos acredito que tenho o essencial para apresentá-lo pois preciso apresentar a rede social que para muitos não é tão conhecida, tenho os objetivos, o principal conceito direcionador do trabalho, a metodologia e o que pretendo alcançar com ela. [...]

Por fim, acredito que há coisas dispensáveis que precisam ser mudadas.

Nessa postagem, Apolo faz autoavaliações positivas do seu pôster, afirmando que contém todos os elementos indispensáveis (apresentação da rede social, objetivo, conceitos direcionadores do trabalho, metodologia etc.). Com essa afirmação, percebemos que o aprendente não evoluiu ainda em relação ao problema da intergenerecidade (pôster versus artigo).

Ao avaliar que seu pôster só tem elementos indispensáveis para a sua apresentação, Apolo atribui uma causa a sua ação: a de que, para obedecer ao propósito comunicativo do gênero, ele precisa de vários elementos (“tenho os objetivos, o principal conceito direcionador do trabalho, a metodologia e o que pretendo alcançar com ela”). Porém, o aluno ressalta a necessidade de ter mais regulações que o ajudem a melhorar a sua primeira produção, aceitando que ela tem alguns problemas que precisam de mais revisões e autorregulações, mas não sabe exatamente o que e em que mudar.

Vale ressaltar que o professor Zeus tinha a intenção, no Diário 3, de elucidar a diferença entre o artigo científico e o pôster, para auxiliar Apolo a entender a confusão que fazia. Contudo, essa ferramenta permite apenas regulações retroativas, localizadas após uma etapa de ensino/aprendizagem, o que impediu a prática de uma regulação interativa.

Essa foi a única autorregulação que ocorreu no plano da estrutura composicional. As que seguem foram sobre a síntese. Em outro excerto do diário 3, observamos uma dessas regulações:

118

APOLO [DIÁRIO 3: SÍNTESE (22/07/2016)]

[...] Acredito que há informações demais e repetidas nos box de textos do meu poster que deveriam ser retiradas e/ou modificadas [...].

Nessa postagem do diário, Apolo, incentivado pela atividade e pela avaliação negativa que ele já tinha feito na sua primeira autoavaliação, indica que modificações pretende fazer, retirando ou modificando informações do seu pôster.

Depois de inserir essa mensagem, Apolo faz várias operações de síntese e, em seguida, escreve no seu Diário 4 a seguinte mensagem:

APOLO [DIÁRIO 4: SÍNTESE (27/07/2016)]:

Vou aqui relatar todas as mudanças que fiz no poster que culminou na 2º versão. [...] Introdução

Decidi enxugar a introdução para que ela fosse mais sucinta e direta com o intuito de contextualizar pesquisa.

Exclui o seguinte parágrafo: "Apresenta-se aqui o projeto inicial para a pesquisa a ser inicializada [...] o tema a ser trabalhado com a comunidade acadêmica." Pois, achei que seria um conteúdo meio óbvio e dispensável, poderia ser subtendido pelo leitor, já que o poster é para ser apresentado para a comunidade acadêmica.

Exclui conectores como "além de", "também" e tornei as frases mais assertiva e eliminado o infinitivo dos verbos. Eliminei "neste contexto" que seria uma explicação, já que isto fica implícito pela informação anterior sobre o surgimento da Web 2.0. Assim a frase ficou mais concisa e precisa. Antes: [...]

Depois: "O Skoob surge sendo uma rede social onde os leitores compartilham, organizam suas leituras, e utilizam para publicar resenhas sobre as leituras realizadas. "

ABA "A REDE SOCIAL SKOOB"

Eu eliminei o parágrafo: "No Brasil, o SKOOB é a maior rede social de leitores, sendo uma ferramenta a qual milhares de jovens divulgam e comentam sobre suas leituras.", esta informação já estava inserida na introdução o que a torna repetitiva. [...]

No parágrafo seguinte, decidir substituir a palavra "leituras" pela expressão "Estante virtual [...] Eliminei a informação de que muitas resenhas são publicadas todo dia, pois isto ficaria ímplicito. Antes: [...]

Depois: "O usuário pode organizar uma estante virtual, como mostra a (Figura 1) além de produzir metas de leituras e resenhas que ficaram armazenadas na página do livro lido."

Considerações Finais:

Eu basicamente utilizei a operação de apagamento de informações que procuravam servir de argumento para explicar, mas que vejo que apenas deixava o texto mais inchado, como é o caso da frase: "porém é ainda uma ferramenta que carece de estudos mais aprofundados", "onde a leitura é o foco".

Também dividir o parágrafo em dois, colocando eles em tópicos como fiz com os objetivos para demarcar bem o que se espera com a pesquisa e, a meu ver, deixando a leitura mais flúida.

Antes: [....] Depois: [...]

• Pode ampliar as análises em torno do conteúdo produzido no SKOOB, já que vários estudos já mostraram que o uso desta rede social incentivou a interação e o apreço pela leitura.

Por fim, acredito que utilizei mais a operação do apagamento de informações repetitivas ou que não eram relevantes para a explanação do trabalho. Percebi que usava muito o conector "além" que deixava o texto sem precisão, e longo. Desta forma, acho que o poster ficou mais conciso e mais direto ao ponto. Espero ver a avaliação do professor e dos colegas, para que eu possa ver o que ainda precisa ser melhorado.

119

Nessa postagem, Apolo, diferentemente do diário 3, descreve uma a uma as autorregulações e inferências adaptativas executadas a fim de tornar a sua primeira produção mais sintética. Depois de justificar, o aprendente relata todas as autorregulações efetuadas, que incluímos na categoria de inferências adaptativas, como exclusão de parágrafos, eliminação de conectores (além de, também, neste contexto), já que, nesses relatos, ele volta à tarefa com o intuito de melhorar o seu pôster. Merece destaque o fato de o aprendente ter colocado o antes, o durante e o depois, para chegar à segunda versão de seu pôster. Observamos que o aluno tende principalmente a apagar e a eliminar as informações que considera desnecessárias em sua primeira produção, tornando o seu texto mais sintético, mais reduzido.

Todas as autorregulações descritas pelo aluno nesse parágrafo são justificadas (“Pois, achei que seria um conteúdo meio óbvio e dispensável, poderia ser subtendido pelo leitor, já que o poster é para ser apresentado para a comunidade acadêmica”/ “Já que isto fica implícito pela informação anterior sobre o surgimento da Web 2.0”/ “esta informação já estava inserida na introdução o que a torna repetitiva”). Na seção “A rede social Skoob”, mais autorregulações foram descritas: apagamentos e eliminações de parágrafos, substituições de palavras (“Eu eliminei o parágrafo/No parágrafo seguinte, decidir substituir a palavra”) e, mais uma vez, o aprendente descreve como ficou o seu pôster antes e depois das reformulações.

Na seção Considerações Finais, algumas operações de apagamento são relatadas: mais informações são apagadas, retirando porções do texto, mas não são usadas outras operações de síntese, como reformulação ou topicalização. Essas regulações são justificadas (“vejo que apenas deixava o texto mais inchado”).

Merece destaque o fato de o aluno, informar, a respeito da conclusão, que começou a topicalizar o seu texto (“Também dividir o parágrafo em dois, colocando eles em tópicos [...] para demarcar bem o que se espera com a pesquisa e, a meu ver, deixando a leitura mais flúida”). Embora ele não utilize todos os recursos de topicalização, a menção dessa autorregulação indica que Apolo está no caminho certo para progredir em direção a um texto visualmente menos informativo e mais expressivo, características essas próprias do gênero pôster acadêmico. No entanto, essa operação só é feita nessa última seção do pôster, no último parágrafo do texto (“utilizei mais a operação do apagamento de informações repetitivas, percebi que usava muito o conector ‘além de’”).

120

Encontramos também no Diário 4 de Apolo autoavaliações do próprio desempenho (“acho que o poster ficou mais conciso e mais direto ao ponto”). Mas ele está esperando que os pares avaliem essa nova versão e indiquem propostas de soluções para os problemas que ainda persistem mesmo depois de ele efetuar algumas autorregulações (“Espero ver a avaliação do professor e dos colegas, para que eu possa ver o que ainda precisa ser melhorado”). Talvez porque tenha achado que a sua segunda versão ainda não tenha ficado boa, considera que as interações virtuais sejam necessárias para verificar até que ponto avançou ou não em seu produto.

No documento Avaliação formativa em educação online (páginas 116-120)