• Nenhum resultado encontrado

Em relação aos produtos e serviços que correspondam aos segmentos operacionais divulgados no item 7.2, descrever:

7.3 - Informações sobre produtos e serviços relativos aos segmentos operacionais

7.3 Em relação aos produtos e serviços que correspondam aos segmentos operacionais divulgados no item 7.2, descrever:

a. características do processo de produção

Considerando somente cosméticos, produzimos internamente 73% enquanto 27% são manufaturados em parceiros. Para a fabricação própria, a Companhia possui três fábricas em seu centro integrado de pesquisa, produção e logística em Cajamar (inaugurado em 2001) e uma fábrica em Benevides (estado do Pará) chamada de Ecoparque, esta última instalação hoje é produtora principalmente de sabonetes. Em 2017, foram produzidas 353 milhões de unidades internamente em Cajamar, em comparação a 319 milhões em 2016 e aproximadamente 354 milhões de unidades em 2015. A Fábrica de sabonetes produziu 74 milhões de unidades em 2017, em comparação a 52 milhões em 2016 e 36 milhões em 2015. Em Cajamar, as instalações foram elaboradas de forma a propiciar uma expansão eficiente na medida em que as operações crescessem, permitindo maior economia de escala na planta física. Em 2014, foi concluída a expansão da fábrica de Viscosos em Cajamar e a construção do parque industrial em Benevides nomeado de Ecoparque. A concepção do Ecoparque foi baseada no conceito de cadeias sustentáveis proporcionando a simbiose entre diferentes empresas que estarão alojadas neste parque, se tornando assim um parque industrial com fortes conceitos de sustentabilidade, além de contribuir para o desenvolvimento das comunidades locais.

A Companhia, durante o último exercício, obteve um volume de produção de aproximadamente 65% da sua capacidade de produção, em comparação com aproximadamente 50% em 2016 e 2015. Pelas características do modelo comercial; a Natura optou por um modelo de manufatura que preza pela flexibilidade, podendo assim, atender os picos de demanda influenciados por promoções de produtos que alavancam de forma significativa o comportamento normal da demanda ou por estratégias de oferta de estojos especialmente elaborados para as datas comemorativas como Dia das Mães e Natal.

Entre os produtos terceirizados encontram-se sabonetes em barra e líquidos, produtos para cabelo, produtos em embalagem aerossol e alguns itens de maquiagem, além de amostras e brindes. Vale ressaltar que para decidir se o produto será fabricado internamente ou por meio de parcerias com terceiros, a Companhia analisa os custos envolvidos nas duas opções, assim como a necessidade de sigilo das fórmulas e especificidades do processo produtivo.

Das unidades de produtos produzidas no Brasil, pela Companhia e por parceiros, foram exportadas cerca de 20% em 2017, em comparação com 24% em 2016 e 17% em 2015. Em 2010 a Companhia iniciou o processo de expansão da produção local nos países da América Latina (excluindo Brasil) por meio de parcerias com terceiros. Neste mesmo ano, iniciou-se a operação de envase de perfumes na Argentina e em 2012 a produção de produtos para o corpo e maquiagem neste mesmo país. Além disso, hoje a Companhia possui produção local com parceiros na Colômbia (sabonetes, fragrâncias, corpo e condicionadores) e no México (perfumes, xampus, condicionadores). Em 2017 foi alcançado uma média de produção local de 37,5% da receita liquida da região (vs 33,8% em 2016), sendo a Colômbia responsável por 50,5% da produção, seguida pela Argentina com 44,7% e pelo México com 4,8%.

7.3 - Informações sobre produtos e serviços relativos aos segmentos operacionais

Ao longo do ano, o processo produtivo intercala procedimentos contínuos preventivos e corretivos de manutenção com o intuito de atender a demanda de produção e vendas da Companhia.

Para o processo produtivo, a Companhia utiliza em sua maioria tecnologia de origem alemã, francesa, italiana e brasileira, sendo representada por diversos fornecedores. Todos os equipamentos, assim como instalações e operações, são segurados contra sinistros.

Em 2006 a Companhia foi certificada na NBR ISO 9001. A certificação é resultado do contínuo comprometimento com a qualidade dos processos, produtos e serviços, que a Companhia busca aprimorar no dia-a-dia. Desde então, a Companhia mantém anualmente a certificação por auditorias anuais ou recertificações.

b. características do processo de distribuição Modelo Comercial

Conforme já mencionado anteriormente, a escolha da venda direta para a distribuição dos produtos da Companhia deve-se à crença do poder da venda por relações, que oferece uma interação mais próxima entre comprador e vendedor, permitindo uma prestação de serviço mais individualizada. Este modelo comercial é adotado no Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia e México. Desta forma, os produtos da marca Natura são distribuídos pela rede de Consultoras de Beleza Natura (revendedoras autônomas) que conta com cerca de 1,7 milhão de pessoas, conforme tabela abaixo.

Consultoras* 2017 2016 2015 2014 (em milhares) Brasil 1.129,8 1.256,0 1.376,9 1.318,5 Argentina 170,9 161,2 139,6 115,7 Chile 73,4 74,3 72,7 66,6 México 160,6 125,8 130,4 98,0 Peru 87,4 94,0 90,5 83,2 Colômbia 96,7 87,8 71,9 58,9 França - 1,0 1,1 1,5

*Refere-se ao número de Consultoras Natura disponíveis no fim do ano que

realizaram pedidos nos últimos seis ciclos de venda da Companhia.

Para revender os produtos, as Consultoras contam com o catálogo de produtos da Natura (“Revista Natura”), nas versões impressa ou digital, que facilita a apresentação dos produtos para seus clientes; a Revista Natura contém todos os produtos do portfólio, assim como o preço sugerido para a revenda ao consumidor, sendo que as Consultoras de Beleza Natura são livres para estabelecer os preços e condições de pagamento para o consumidor final. Vale ressaltar que a Revista Natura é um importante mecanismo de marketing da Marca e transmite as crenças e valores da Companhia, assim como os conceitos de cada submarca.

7.3 - Informações sobre produtos e serviços relativos aos segmentos operacionais

Aproximadamente a cada 21 dias é lançada uma nova Revista Natura que possui promoções e lançamentos distintos formando assim diferentes ciclos de venda ao longo do ano. A média de catálogos distribuídos por ciclo de vendas durante 2017 foi de 2,1 milhões. Com o objetivo de ter uma comunicação melhor e estreitar as relações com as nossas Consultoras, nós estamos investindo em digitalização através do incentivo do uso do aplicativo Consultoria e do Rede Natura (nosso negócio online). Através do aplicativo Consultoria, as Consultoras podem acessar a Revista Natura online, fazer pedidos, realizar treinamentos online, confirmar pagamentos em atraso e outras atividades. Acreditamos que a digitalização será crucial para o futuro e será um habilitador para reforçar nossos diferenciais competitivos.

A Natura oferece um modelo de venda direta com elevado padrão de serviço. As Consultoras fazem quantos pedidos quiserem ao longo dos ciclos de vendas, desde que cada pedido atenda a um volume mínimo de 50 pontos. Cada produto possui uma pontuação base na Revista Natura que está relacionada ao preço de venda sugerido, quanto maior for o preço, maior será a pontuação atrelada. Em volumes monetários, o pedido mínimo no Brasil gira em torno de R$ 248 a preços de sugestão de vendas. Importante mencionar que para pedidos de 50 pontos as Consultoras compram necessariamente com 20% de desconto a partir do preço sugestão de venda da Revista Natura e para pedidos de 80 pontos as Consultoras compram os produtos com descontos entre 20% e 35% dependendo do nível de produtividade acumulado de um determinado período.

Em 2017, 43% de todos os pedidos da Natura foram entregues em 48 horas em todas as regiões do Brasil – no ano anterior, o índice correspondeu a 45%. As Consultoras possuem 21 dias para efetuar o pagamento dos pedidos, mas dependendo do volume de compras os pedidos podem ser parcelados em até 5 vezes (no boleto e no cartão de crédito) dependendo da campanha de parcelamento vigente no ciclo.

A Companhia pode cancelar os contratos com as Consultoras de Beleza que deixarem de pagar pelos produtos, que utilizarem a marca “Natura” de maneira não apropriada ou que não realizarem pedidos por mais de 6 ciclos de vendas.

Para motivar as Consultoras a atuar com qualidade em suas atividades de revenda e consultoria de produtos, a Companhia investe em reconhecimentos e em treinamentos relacionados à marca, produtos e categorias.

A Companhia busca cumprir rigorosamente o compromisso assumido ao se tornar signatária do Código de Ética ABEVD Aplicável junto às Empresas e Empreendedores Independentes, não registrando em 2017 qualquer denúncia relacionada à infração do código.

O modelo descrito foi adaptado às características regionais de cada país, por isso, a Natura opera com quatro modelos diferentes de venda direta na América Latina:

Na operação da Argentina, a Natura adota o modelo mono-nível de venda direta, ou seja, a gestão da rede de Consultoras, incluindo atração, treinamento e relacionamento, é desempenhada pelas Supervisoras de Vendas (SVs). As SVs são colaboradoras da Natura e fazem gestão da rede de Consultoras. Para manter um relacionamento de qualidade com as SVs, e consequentemente na rede de Consultoras, a Natura valoriza o reconhecimento de seus esforços e as encoraja a desenvolver relacionamentos próximos com as consultoras através de iniciativas como: (i) a campanha anual para a força de vendas, que reconhece as

7.3 - Informações sobre produtos e serviços relativos aos segmentos operacionais

Supervisoras de Vendas que alcançarem objetivos preestabelecidos; (ii) o uso de um veículo novo a, aproximadamente, cada três anos; e (iii) pagamentos de prêmios.

Na operação do Brasil (a partir de 2017) o modelo de venda direta adotado é o bi-nível chamado Venda por Relações, sendo as “Consultoras Líderes de Negócio” (“Líder”) o segundo nível da Venda por Relações. As Líderes, assim como as Consultoras de Beleza, também não possuem vínculo empregatício com a Companhia e são contratadas sem exclusividade. Neste modelo, temos também as Gerentes de Desenvolvimento de Negócio, colaboradoras da Natura que fazem a gestão da rede de Consultoras, apoiam o desenvolvimento das Líderes e mantém relação mais próxima com as Consultoras mais produtivas. A Líder, além de ser uma Consultora que comercializa os produtos Natura, realiza a atração e a motivação comercial de outras Consultoras. Para este público, além do treinamento inicial, a Natura oferece capacitações sobre produtos, negócios e empreendedorismo. Esperamos que este modelo promova o crescimento da produtividade das Consultoras e a valorização da Consultoria de Beleza Natura

Em 2017, o modelo de Vendas por Relações seguiu registrando aumento da produtividade por Consultora, com crescimento de 15,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando a produtividade já havia aumentado 9,7%. O “share of wallet” por Consultora também apresentou melhora. Isso demonstra que as nossas Consultoras continuam colhendo os frutos da nossa nova proposta de valor, que permite que elas aumentem a sua renda, recebam capacitação adequada e sejam reconhecidas e premiadas. A pesquisa de Lealdade das Consultoras realizada no final do ano revelou a maior pontuação da série histórica, sinalizando o novo caminho que começa a ser trilhado pelo nosso negócio. Em 31 de dezembro de 2017 (final do ciclo 19), no Brasil, a estrutura de vendas era composta por: cinco líderes regionais, 41 Gerentes de Vendas, 627 Gerentes de Desenvolvimento de Negócios, 7.518 mil Líderes de Negócio e 1.084 mil Consultoras de Beleza disponíveis.

Na Colômbia, no Chile e no Peru a venda direta é conduzida com base em um modelo com dois níveis. Na Colômbia e no Peru o segundo nível é ocupado pelas Consultoras Natura Orientadoras (CNOs), enquanto no Chile é ocupado tanto por CNOs, quanto por Líderes de Negócios, sendo que tais figuras não têm relação de emprego com a Natura e são contratadas sem exclusividade. Neste modelo, há também as Gerentes de Relacionamento, colaboradoras da Natura que fazem a gestão da rede de Consultoras, apoiam o desenvolvimento das CNOs e Líderes, e mantém relação mais próxima com as Consultoras mais produtivas. A CNO e a Líder, além de serem Consultoras que comercializam os produtos Natura, realizam a atração e a motivação comercial de outras Consultoras. Para este público, além do treinamento inicial, a Natura oferece capacitações sobre produtos, negócios e empreendedorismo.

Na operação do México, desde 2011, o modelo de venda direta adotado é o multinível chamado de “Rede de Relações Sustentáveis” (RRS). Este modelo foi implantado pelas características locais, tornando o modelo de negócio mais atrativo para a realidade mexicana. O RRS possui oito níveis de progressão de carreira para os consultores, sendo eles: Consultora Natura, Consultora Natura Empreendedora, Formadora Natura 1 e 2, Transformadora Natura 1 e 2, Inspiradora Natura e Associada Natura. Para ascender na atividade é preciso atender alguns

7.3 - Informações sobre produtos e serviços relativos aos segmentos operacionais

critérios, destacando: (i) volume de vendas, (ii) atração de novas consultoras, (iii) desenvolvimento pessoal e (iv) relações socioambientais na comunidade. Os últimos dois pontos mencionados são os principais diferenciais do RRS frente aos demais modelos multiníveis existentes, para que consultores atendam a esses critérios, a Natura oferece uma série de sessões de treinamento, com foco no desenvolvimento integrado, estimulando o empreendedorismo sustentável, conectando os consultores com as instituições parceiras. Além da operação de venda direta com a marca Natura na América Latina, a marca Natura opera também no Brasil com varejo lojas próprias, farmácias e online. No Chile e Argentina operamos também com vendas online e varejo e na Bolívia com o formato de distribuidores. Os produtos da marca Aesop, adquirida em 2012, estão presentes na Oceania, Ásia, Europa, Oriente Médio e América e são comercializados principalmente por meio de lojas próprias e lojas de departamento. A Aesop encerrou o ano de 2017 com 308 lojas em 23 países, sendo 209 lojas próprias e 99 lojas de departamento. A marca opera também em vendas por meio de distribuidores e pelo canal online.

Os produtos da marca The Body Shop, adquirida em 2017, estão presentes nas Américas, Europa, Oriente Médio, África, Ásia e Pacífico.

A The Body Shop tem um Modelo Multicanal de Distribuição que contempla vendas em lojas próprias, franquias, online e venda direta. Em 2017 as lojas próprias representaram 58% da receita líquida, as franquias 23%, as vendas online 9% e outros canais 10%. A marca opera em 68 países e possui 3.049 lojas, sendo 1.099 próprias e 1.950 franqueadas.

Malha logística

Após a fabricação dos produtos pela empresa Industrial ocorre a transferência dos grandes volumes para os armazéns (HUB) e posteriormente venda para a empresa Comercial – Distribuidora Atacadista para serem transportados e armazenados nos centros de distribuição (CDs) no Brasil ou exportados para os centros de distribuição e armazéns nos demais países da América Latina e para a França.

Atualmente a Companhia possui a seguinte malha logística: (1) Brasil:

_ 8 centros de distribuição: São Paulo (SP), Matias Barbosa (MG), Uberlândia (MG),

Jaboatão dos Guararapes (PE), Canoas (RS), Simões Filho (BA), Castanhal (PA) e São José dos Pinhais (PR);

_ 1 armazém, (hub) em Itupeva (SP).

(2) Operações internacionais possuem cinco centros de distribuição: _Argentina, Chile, Peru, Colômbia e México;

A função do hub é atuar como ponto de recebimento e consolidação de estoques de produtos acabados, facilitando também a gestão do abastecimento dos diferentes CDs de acordo com a demanda de cada região atendida. Toda esta gestão é apoiada por sistemas avançados de planejamento de demanda implantados em 2011. O Centro de Distribuição tem a função de realizar a separação dos pedidos de cada Consultora. Os produtos separados são verificados automaticamente de acordo com o pedido e, então, embalados e etiquetados para entrega às Consultoras.

7.3 - Informações sobre produtos e serviços relativos aos segmentos operacionais

Os CDs são equipados com alta tecnologia de separação de produtos (picking), grande automação e baixo consumo de energia, contribuindo, assim, para proporcionar ganhos de produtividade e redução no custo do pedido. A infraestrutura dos CDs está preparada para atender o volume dos pedidos das consultoras respeitando o pedido mínimo (50 pontos, equivalente a cerca de R$300,00 a preço sugerido para revenda) mesmo se o pedido é composto por um menor número de itens.

Os equipamentos utilizados nos centros de distribuição para separar as caixas das Consultoras são de propriedade da Natura, porém os edifícios onde esses equipamentos são instalados são de terceiros.

Em 2009, iniciou-se um processo de descentralização logística no Brasil, passando de apenas um ponto de distribuição localizado no Estado de São Paulo, para 8 centros de distribuição por todo o Brasil, além do HUB, conforme descrito anteriormente. O objetivo desta descentralização é reduzir o prazo de entrega para as Consultoras Natura, melhorando a prestação de serviço e estimulando as Consultoras Natura a fazerem pedidos com uma frequência maior. Além disso, buscou-se também a redução do custo de cada pedido e da emissão dos gases de efeito estufa.

Após a separação dos pedidos das Consultoras, estes são enviados às Consultoras em praticamente todos os municípios do Brasil, através de transportadoras terceirizadas. No Brasil, a Companhia opera com nove transportadoras diferentes que são selecionadas a partir de BID seguindo regras de custo por pedido, nível de serviço para cada região e concentração de volume, evitando, assim, a dependência em determinadas transportadoras.

Todas as entregas são monitoradas pela Natura, garantindo o nível de serviço e o cumprimento dos contratos. No Brasil, o tempo de entrega para as consultoras, contado do momento em que elas fazem o pedido, é de aproximadamente 5,0 dias, sendo que em 2017, 43% de todos os pedidos da Natura foram entregues em até 48 horas. Na América Latina, este índice é de 66%, chegando até a 85% em alguns países.

A The Body Shop possui três grandes centros de distribuição, sendo um no Reino Unido, um em Cingapura e um nos Estados Unidos. Centros de distribuição menores estão localizados no Brasil, no Canadá, México, Hong Kong e Austrália. Todas os produtos acabados são recebidos no centro de distribuição do Reino Unido, de onde são enviados para os centros regionais ou enviados diretamente para os máster franqueados ao redor do mundo. Toda as operações de transporte são terceirizadas.

c. características dos mercados de atuação, em especial: i. participação em cada um dos mercados

Visão Geral do Mercado no Mundo

A Natura Cosméticos S.A. atua com a marca Natura, Aesop e The Body Shop no mercado de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC). Em 2017, de acordo com a instituição Euromonitor International, este setor totalizou US$ 464,84 bilhões (mundo), com crescimento médio anual de 4,6% entre 2013 e 2017.

Analisado o resultado mundial com uma visão por categoria, Cuidados da Pele é a maior categoria, com 26,8% de participação no mix do mercado HPPC em 2017. A categoria

7.3 - Informações sobre produtos e serviços relativos aos segmentos operacionais

Maquiagem apresentou o maior crescimento de mercado nos últimos anos. Abaixo alguns dados do mercado mundial por categoria.

Mercado Mundial por Segmento (US$ bilhões) 2016 2015 2014 2013 CAGR 2017 (2013-2017) % Total 464,84 442,91 424,34 406,00 387,76 4,6 Cuidados da Pele 124,40 117,24 112,17 106,90 102,09 5,1 Cuidados com Cabelo 75,10 72,72 70,75 68,77 65,87 3,3 Maquiagem 65,98 61,63 57,67 54,18 51,43 6,4 Cuidado Masculino 49,52 47,63 45,54 43,52 41,43 4,6 Fragrâncias 49,35 46,78 44,77 42,72 40,79 4,9 Higiene Oral 44,18 42,14 40,20 38,42 36,75 4,7 Sabonetes e Banho 40,03 38,51 36,94 35,37 33,86 4,3 Desodorante 20,96 20,51 19,90 19,23 17,95 3,9 Infantil 16,49 15,60 14,82 14,02 13,21 5,7 Protetor Solar 9,99 9,58 9,32 9,04 8,91 2,9 Depiladores 4,63 4,58 4,50 4,33 4,23 2,3

Fonte: Euromonitor International, em dólares constantes de 2017.

* A somatória dos segmentos não é equivalente ao total por dupla contagem. Produtos para o tratamento da pele masculina, por exemplo, estão incluídos tanto no segmento de produtos masculinos quanto no segmento de Cuidados para corpo e rosto.

A distribuição deste mercado por canal está relacionada às características de cada região e à forma como cada mercado se organizou ao longo dos anos. Na América Latina, por exemplo, se observa uma maior aderência ao modelo de venda direta e nos países desenvolvidos ao modelo de varejo especializado, lojas de departamento e online/internet. No mercado mundial, o modelo online/internet apresentou o maior crescimento dos últimos três anos, passando de uma participação de 4,8% em 2013 para 7,9% em 2017. A tabela a seguir mostra a participação de cada modelo de distribuição por macrorregião para o mercado total de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.

7.3 - Informações sobre produtos e serviços relativos aos segmentos operacionais

Distribuição por Região (% total mercado da região) América

Latina América Norte Pacífico Ásia Austra-lasia Ocidental Europa Oriental Europa

Oriente Médio e África Média Mundial Farmácia / Drogaria 15,5 16,7 15,8 24,5 27,3 23,7 15,4 18,8 Hiper/Supermercado 32,2 19,8 23 37,1 31,6 29,8 34,4 26,7 Internet 1,8 9,6 12 5,9 6,7 5,7 1,4 7,9 Lojas de Departamento 2,3 9,1 14,5 12,6 5,8 1,2 6,4 8,7 Varejo Especializado 14,3 14,7 12,5 9,2 19,2 17,1 19,8 15,2 Venda Direta 25,7 6 8,7 4,1 2,8 13,6 3,5 9,2 Outros 8,2 24,1 13,5 6,6 6,6 8,9 19,1 13,5 Total 100 100 100 100 100 100 100 100

Fonte: Euromonitor International, dados de 2017.

O Brasil, segundo a instituição Euromonitor International, é quarto maior mercado de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos do mundo.

Total Mercado CFT por país (US$ bilhões) 2017 2016 2015 2014 2013 CAGR (2013-2017) % Mundo 464,8 442,9 424,3 406,0 387,8 4,6 10 maiores 294,7 283,7 274,3 265,1 254,2 3,8 USA 86,1 83,5 80,7 77,6 75,8 3,2 China 53,5 48,8 46,0 43,3 40,3 7,4 Japan 36,1 35,3 34,7 33,8 33,5 1,9 Brazil 32,1 31,1 30,3 30,5 27,6 3,9 Germany 18,6 18,4 18,0 17,7 17,3 1,9 United Kingdom 16,4 16,0 15,6 15,2 14,8 2,7 France 14,5 14,6 14,8 14,8 14,6 -0,1 India 13,6 12,5 11,4 10,3 9,0 10,7 South Korea 12,6 12,4 11,7 11,0 10,4 4,8 Italy 11,2 11,0 11,0 10,9 11,0 0,5

Fonte: Euromonitor International, dados de 2017.

Visão Geral do Mercado na América Latina

Na América Latina, o mercado de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos cresceu a uma média anual de 6,9% entre os anos de 2013 e 2017, segundo os dados da instituição Euromonitor International. Abaixo os dados de mercado da região, assim como, seu crescimento anual para o período entre 2013 e 2017.

7.3 - Informações sobre produtos e serviços relativos aos segmentos operacionais

Mercado CFT na América Latina 2017 2016 2015 2014 2013 CAGR % 13-17 Volume de Mercado (US$ bilhões) 65,4 60,4 56,9 55,2 50,6 6,6% % Crescimento

comparado com o ano anterior 8,3% 6,1% 3,1% 9,2% N/A

Fonte: Euromonitor International, em dólares constantes de 2017

O Brasil e o México são os maiores mercados e juntos representaram 63,6% da região em 2017. Além disso, a participação da venda direta é relevante nos países onde a marca Natura atua, reflexo da aderência do modelo comercial adotado na região. A seguir, a tabela mostra o tamanho dos mercados nos países com comercialização de produtos Natura, assim como a participação da venda direta no total do mercado de cada país em 2017.

(US$ bilhões) Tamanho do Mercado CFT

Venda Direta % 2017 2016 2015 2014 2013 2017 Latin America 65,4 60,4 56,9 55,2 50,6 25,7 Brazil 32,1 31,1 30,3 30,5 27,6 26,5 Mexico 9,4 8,8 8,2 7,7 7,4 25,3 Argentina 5,4 4,5 3,4 2,6 2,0 23,9 Chile 3,3 3,2 2,9 2,7 2,5 14,4 Colombia 3,3 3,1 2,9 2,8 2,7 30,9 Peru 2,2 2,2 2,1 2,0 1,9 35,7

Fonte: Euromonitor International, em dólares constantes de 2017.

A Natura Cosméticos S.A. (Natura, Aesop e The Body Shop) apresenta relevante expansão da participação de mercado nas Operações Internacionais. Segue abaixo a evolução dos últimos quatro anos da participação de mercado nos segmentos regionais mencionados anteriormente.

Participação Natura