• Nenhum resultado encontrado

Relações com nível socioeducacional, sexo do respondente e geração

São apontadas apenas as diferenças significativas ocorridas em relação aos cuidadores mais frequentes, uma vez que nos demais casos as frequências foram insuficientes para a obtenção de indica- ções consistentes.

Em relação ao sexo do respondente, a única diferença ocorreu em relação a levar ao médico, quando atribuído à mãe: mais mães informam que levam a maioria das vezes, ao passo que mais pais in- formam que as mães levam muitas vezes.

As diferenças encontradas em relação a NSE e Geração (crité- rio II) são sintetizadas nos Quadros 2 e 3, extraídos do Anexo I. As atividades listadas em cada casela indicam que, nesses casos, ocorre-

ram diferenças (X2 a 95%) nas direções apontadas nas colunas.12 As

notações M, MV, AV e N indicam o tipo de resposta em que ocorreu a diferença, a saber: maioria das vezes, muitas vezes, às vezes e nunca.

Quadro 2 – Diferenças significativas encontradas em relação a nível socioeducacional

Cuidador Baixo > MdA MdA > Baixo

Mãe

Trocar fralda (M) Dar banho (M) Dormir de dia (M) Dormir de noite (M) Levar ao médico (M e AV)

Comprar alimento (AV) Comprar roupa (AV)

Trocar fralda (MV) Dar banho (MV) Preparar comida (AV e N) Comprar brinquedo (MV) Levar ao médico (MV) Comprar alimento (AV) Outras atividades externas (MV)

Pai

Preparar comida (MV) Dormir de dia (AV)

Passear (AV) Comprar brinquedo (N)

Levar ao médico (N) Outras atividades externas (N)

Dormir de dia (N) Passear (MV) Comprar brinquedo (MV)

Levar ao médico (MV) Outras atividades externas (MV) Avó Materna Preparar comida (M)Dar comida (AV)

Dormir de dia (M)

Preparar comida (AV) Brincar (AV)

Babá Atender à noite (MV)

Preparar comida (AV e N) Dormir de dia (M) Atender quando doente (AV)

Comprar brinquedo (N) Comprar roupa (N) Fonte: Pesquisa Gênero e família em mudança: participação de pais no cuidado cotidiano de filhos pequenos (UCSal-PPGFSC, 2009-2011).

A comparação entre os NSE é mais elucidativa no caso de pais e mães. Mães de NSE baixo apresentam mais respostas maioria em quatro atividades de cuidado físico, e mais respostas às vezes em atividades externas, em comparação com as de NSE

12 NSE: Baixo>MdA (mais menções no NSE baixo do que no médio alto) e vice-versa. Geração II: P>G (mais menções de pais de filhos pequenos do que de pais de filhos grandes) e vice-

médio alto. Estas, por seu lado, apresentam mais respostas mui- tas vezes em três das mesmas atividades de cuidado físico, mais respostas às vezes e nunca em preparar comida, e muitas vezes em atividades externas (incluindo comprar brinquedo, e excetu- ando comprar alimento). Em conjunto, essas diferenças sugerem que, embora o perfil geral das mães dos dois NSE não difira em termos de participação majoritária no cuidado, e especialmente no cuidado físico, a intensidade de participação nessas atividades parece ser maior no caso do NSE baixo (mais respostas maioria, ou seja, menos compartilhamento). No caso dos pais, há duas su- gestões: alguma participação de pais de NSE baixo em atividades diurnas de cuidado físico em contraste com nenhuma em pais de NSE médio alto, o que pode estar relacionado a condições de tra- balho; e menos participação de pais de NSE baixo do que de NSE médio alto em atividades de lazer e externas. Avós de NSE baixo apresentaram participação mais intensiva em atividades de cui- dado físico, em comparação com avós de NSE médio alto. No caso das babás, a comparação fica prejudicada pela incidência reduzi- da no NSE baixo, que não propiciou a ocorrência de diferenças no teste estatístico. Os resultados da comparação entre as gerações são mais sugestivos (Quadro 3).

Quadro 3 – Diferenças significativas encontradas em relação a geração

Cuidador P > G G > P Mãe Trocar fralda (MV) Dar banho (MV) Dar comida (MV) Disciplinar/educar (MV) Comprar brinquedo (AV) Outras atividades externas (MV)

Trocar fralda (M) Dar banho (M) Dar comida (M) Preparar comida (M) Atender quando doente (M)

Brincar (M) Comprar brinquedo (M)

Disciplinar/educar (M) Comprar roupa (M) Outras atividades externas (M e MV) Pai Dormir de noite (N) Dormir de noite (MV)Atender à noite (M)

Avó Materna

Dar banho (N) Preparar comida (N) Dormir de n oite (N) Atender à noite (AV)

Passear (M) Levar ao médico (AVe N)

Trocar fralda (M) Cantar/ ler (AV)

Babá Dormir de dia (M)

Trocar fralda (AV) Dar banho (AV) Dar comida (AV) Preparar comida (AV)

Dormir de dia (AV) Dormir de noite (N) Atender quando doente (N)

Cantar/ler (N) Comprar alimento (N) Fonte: Pesquisa Gênero e família em mudança: participação de pais no cuidado cotidiano de filhos pequenos (UCSal-PPGFSC, 2009-2011).

As mães da Geração 2 (caçulas com mais de 15 anos) apresen- tam participação mais intensiva (maioria) em algumas atividades de cuidado físico e em educação/disciplina, nas quais as mães de filhos pequenos se destacam pela resposta muitas vezes, indicando um aumento do compartilhamento dessas tarefas; também apresen- tam mais respostas maioria em atividades externas e de lazer. Em conjunto, esses resultados sugerem uma redução geracional na in- tensidade da participação das mães no cuidado. A mesma tendência, com menos indicadores, ocorre para os pais. As comparações relati- vas às avós e à babá não sugerem direções consistentes de diferença geracional.

Uma vez que as duas gerações estão igualmente representa- das nos dois NSE, é possível examinar também efeitos potenciais de interação entre geração e NSE, nos casos de pais e de mães que tam- bém têm representação igual na amostra e para os quais os efeitos sugeridos são mais consistentes. Essa comparação é apresentada no Quadro 4.

Quadro 4 – Interação entre geração e nível socioeducacional

Cuidador Filhos pequenos Filhos grandes NSE médio alto NSE baixo NSE médio alto NSE baixo

Mãe

Trocar fralda (MV) Dar banho (MV e AV) Dar comida ( AV) Preparar comida (AV e N) Dormir de dia (AV) Levar ao médico (MV) Comprar roupa (M) Outras externas (MV) Trocar fralda (M) Dar banho (M) Dar comida (M) Preparar comida (M) Dormir de dia (M) Levar ao médico (M) Levar ao mé- dico (MV) Preparar co- mida (MV) Levar ao médico (M) Comprar rou- pa (AV) Pai Dar banho (MV) Dormir de dia (N) Brincar (MV) Passear (MV) Comprar brinquedo (MV) Levar ao médico (MV) Outras externas (MV)

Dormir de dia (AV) Preparar comida (AV) Brincar (M) Passear (AV) Levar ao médico (N) Disciplinar/educar (M) Cantar/ler histórias (M) Comprar brin- quedo (M) Comprar alimento (N) Outras externas (MV) Comprar brinquedo (N) Levar ao médico (N)

Fonte: Pesquisa Gênero e família em mudança: participação de pais no cuidado cotidiano de filhos pequenos (UCSal-PPGFSC, 2009-2011).

A incidência de diferenças nas respostas M, MV e AV quando as duas gerações são comparadas em termos de NSE confirma suges- tões feitas anteriormente: o NSE acentua as diferenças identificadas entre as gerações, indicando redução da intensidade de participa- ção das mães mais jovens (Geração I: filhos pequenos), mas apenas no NSE médio alto. No caso dos pais, a participação em educação/ disciplina também apresenta uma tendência de mudança: na gera- ção mais velha as respostas maioria são diferentes entre os dois NSE (mais frequentes no NSE médio alto), diferença que não aparece na geração mais jovem, sugerindo uma redução na predominância de pais de NSE médio alto que se ocupam de educação/disciplina da ge- ração mais velha para a mais jovem, o que é consistente com o maior compartilhamento dessas tarefas por mães e pais entre os pais mais jovens.

Evidencia-se, também, que as respostas de pais de NSE baixo indicando participação em atividades de cuidado físico (Quadro 2)

estão concentradas na geração mais jovem. A sugestão, portanto, é que a diferença qualitativa na participação de pais dos dois NSE (mais cuidado físico no NSE baixo e mais lazer no NSE médio alto) ocor- re na geração mais jovem. Emerge uma diferença qualitativa entre a participação de pais das duas gerações no NSE médio alto (mais par- ticipação13 em dar banho, brincar, passear e levar ao médico). Assim,

embora o perfil geral de mães e pais permaneça bem diferenciado, a análise de diferenças geracionais por NSE permite sugerir indícios de mudança geracional na participação relativa de pais e mães, na dire- ção de redução na intensidade da participação das mães (mais com- partilhamento), na redução de exclusividade e aumento de comparti- lhamento de mães e de pais em educação/disciplina e algum aumento de intensidade de participação de pais em atividades de cuidado físico e de lazer, especialmente no NSE médio alto.