• Nenhum resultado encontrado

3 PLANO DE AÇÃO EDUCACIONAL

3.1 RETOMANDO OS PRINCIPAIS ASPECTOS DOS RESULTADOS OBTIDOS

O problema da distorção Idade/Ano, decorrente de diversos fatores como reprovação, abandono e evasão, atinge, em grande escala, o sistema educacional brasileiro, desafiando os propósitos da política educacional e se tornando um dos maiores desafios enfrentado pelas escolas. Em função disso, a criação e implementação de programas e/ou projetos que auxiliem no combate à distorção Idade/Ano escolar tornaram-se, como vimos anteriormente, motivo de grandes preocupações, por parte das autoridades educacionais brasileira.

Entende-se que esses mecanismos possam contribuir para a mudança dessa realidade fazendo com que a escola seja capaz de proporcionar o avanço desses estudantes em defasagem escolar e ajudá-los a concluírem a educação básica no tempo certo para sua idade.

Na tentativa de entender o porquê de grande parte dos alunos egressos do Projeto Salto, ao adentrarem no Ensino Médio, não conseguirem avançar com êxito para a série seguinte, coibindo a continuidade do estudo no tempo certo para a sua idade, vários foram os impasses levantados durante a pesquisa.

Em princípio, duas eram as hipóteses levantadas sobre esse “fracasso”: a primeira estava centrada na metodologia utilizada no projeto, por ela ser pensada e elaborada para o público adulto, em contextos e época diferentes destes em que se encontram os estudantes em questão; a segunda estava relacionada aos próprios estudantes, que, por questões atitudinais, não se “enquadraram” nessa metodologia e, por conseguinte, não tinham êxito nos estudos. Entretanto, no decorrer da pesquisa, ao ouvir os atores envolvidos no processo, percebeu-se que as questões relacionadas à Metodologia e aos Estudantes são apenas parte dos demais problemas envolvidos no processo.

Apesar de esta pesquisa ter como recorte espacial a unidade escolar, com o resultado da análise dos dados coletados e da discussão à luz da base teórica, foi possível constatar problemas relacionados aos três contextos de gestão do projeto: Escolar, Regional e Estadual. Para melhor visualização desses dados, foram resumidos os assuntos, tomando como base a gestão estadual, gestão regional e gestão escolar, conforme resumo dos Quadros 13, 14 e 15.

Quadro 13 - Problemas detectados na implementação do Projeto Salto, no âmbito da Gestão Estadual/SEDUC

Número Problemas detectados

01

GESTÃO ESTADUAL - SEDUC

 Mudança de Coordenador Estadual durante a implementação do projeto;

 Disponibilização dos recursos materiais posterior ao início das aulas.

02

METODOLOGIA

 Material impresso e Material audiovisual desatualizados, em relação ao contexto sócio-histórico-educacional;

 Material que não permite a construção autônoma do conhecimento, baseando-se na repetição do conhecimento;

 Sequência didático-metodológica extrapola o tempo destinado às aulas diárias.

03

FORMAÇÃO CONTINUADA

 Ausência de formação periódica e sequencial para os Diretores Escolares;

 Formação continuada para professores, com foco na Metodologia Telessala, sem priorização das demandas do contexto escolar. Fonte: Elaborado pela autora (2018).

Quadro 14 - Problemas detectados na implementação do Projeto Salto, no âmbito da Gestão Regional CRE/Pimenta Bueno

Número Problemas detectados

01

 Na primeira etapa do Projeto, foi designado um mediador lotado na CRE para atender às escolas, o que foi insuficiente para atender às demandas pedagógicas dos professores; na segunda etapa, esta função foi delegada ao Supervisor Escolar lotado na escola, sem que houvesse seleção e prévia formação. Além disso, as demandas pedagógicas do projeto foram acumuladas com as demais tarefas do contexto escolar, sobrecarregando este profissional.

02

 Equipe multidisciplinar, com profissional de língua portuguesa e matemática, sem disponibilidade de tempo para atendimento in loco, haja visto o acúmulo de funções com outros projetos dentro da coordenadoria;

03  A ausência de apoio dos profissionais da área de Psicologia e Assistência Social para atendimento das especificidades das turmas.

Fonte: Elaborado pela autora (2018).

Quadro 15 - Problemas detectados na implementação do Projeto Salto, no âmbito do Contexto Escolar

Número Problemas detectados

01

GESTÃO ESCOLAR

A participação da Gestão Escolar não condiz com as especificidades das turmas do Projeto;

Mudança de supervisora no decorrer do projeto;

Lotação de professores sem afinidade para o trabalho com esse tipo de projeto;

Pouco envolvimento do grupo de professores do Ensino Regular, em relação ao projeto;

02

PROFESSORES

 Professores sem afinidade com a dinâmica do projeto e para trabalhar com o esse perfil de alunos.

 A formação acadêmica das duas professoras do Projeto contemplava a área de linguagem, gerando incompatibilidade entre a unidocência e o trabalho global com os componentes curriculares do Projeto.

03

ESTUDANTES

 Priorização do caráter disciplinar, em detrimento da distorção Idade/Ano Escolar, comprometendo o desempenho do ensino-aprendizagem, durante a seleção para composição das turmas;

 Discentes com baixa autoestima e baixa perspectiva da sequência dos estudos;

 Dificuldade de readaptação à metodologia e a pluridocência do Ensino Médio Regular;

 Ausência de participação dos responsáveis legais no acompanhamento das atividades do projeto.

Fonte: Elaborado pela autora (2019).

estratégica, é, sem sombra de dúvidas, uma alternativa viável para combater a distorção Idade/Ano no Estado de Rondônia, por garantir o processo de aceleração da aprendizagem. Entretanto, além das questões apontadas acima, fatores como atendimento insuficiente ao quantitativo de estudantes em defasagem escolar e o alto índice de abandono dos alunos, durante a vigência do projeto, não garantem a efetivação dos resultados almejados na implantação dessa política educacional.

Desta forma, fica evidente a necessidade de uma revisão do Projeto de Correção de Fluxo Escolar/Salto, bem como da Metodologia utilizada, de forma a remediar as irregularidades advindas durante a implementação e assegurar resultados que venham a alcançar os objetivos e as metas desejadas. Tendo em vista as falhas identificadas no percurso desta pesquisa, traremos, na próxima seção, as ações propostas para o PAE, com a finalidade de contribuir na melhoria de operacionalização e implementação do Projeto Salto.

3.2 AÇÕES PROPOSTAS PARA SUBSIDIAR A MELHORIA NA