• Nenhum resultado encontrado

TV ESCOLA GESTORA A

5.6. SÉRIE MÃO NA FORMA

Uma das produções do próprio TV Escola é a Série Mão na Forma, veiculada pela primeira vez em 2002 e atualmente disponível em MPEG no domínio público e outros sites oficiais e não oficiais, descrita anteriormente. Sua construção apóia-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, ainda na interdisciplinaridade presente nesta proposta.

Nesta série, a brincadeira com as formas da natureza ajuda a compreender as teorias e regras da geometria. Realização: TV Escola / MEC. Brasil, 2000

1. Os sólidos de Platão (“9’51”) - Os gregos entendiam que o

mundo é composto por formas geométricas. Platão estudou o cubo e suas variações.

2. O barato de Pitágoras (“14’08”) - Os tipos de triângulo. Como

essa forma geométrica é encontrada na natureza e como é aplicada no mundo moderno.

3. Quadrado, cubo e Cia. (“9’54”) - As formas geométricas

estão por todo lugar: edifícios, pontes, estádios. Grande parte do mundo construído pelo homem é formada por ângulos retos.

4. 3, 4, 5 e o pentágono (“10’39”) - A proporção áurea (relação

3, 4, 5) estudada por Pitágoras e Platão também está presente nas formas da natureza.

5. Nas malhas da geometria (“12’45”) - As ilusões de óptica

provocadas pela combinação de figuras, os conceitos e a compreensão da perspectiva: como o mundo obedece a uma ordem geométrica.

6. A espiral e as proporções áureas (“12’09”) - As formas da

natureza explicadas pela geometria. O universo visto a partir de uma escala matemática.

7. Diálogo geométrico (“9’45”) - O triângulo como base das

construções humanas. O homem percebeu que as formas complexas são formadas a partir das mais simples. (TV ESCOLA, 2004, p. 26)

Ao ler as sinopses dos vídeos desta série, como já afirmamos, do TV Escola não encontramos condições suficientes para realizar uma boa escolha. Durante um longo período buscamos informações mais substanciais acerca da Série que é composta por sete episódios que trazem as discussões de diversos conceitos da Geometria, além de inúmeras propostas de atividades práticas aos estudantes. São programas de curta duração e direcionados aos estudantes do ensino fundamental do 3º e 4º Ciclos. Sua linguagem é bem contemporânea tentando trazer uma óptica do mundo para a escola.

Os episódios da série Mão na Forma estão disponíveis tanto nos sites www.dominiopublico.gov.br, já os da série Matemática em toda Parte, apenas encontram-se no portal do professor e do banco internacional de objetos: www.portaldoprofessor.mec.gov.br, www.objetoseducacionais.mec.gov.br, e também no DVD Escola disponibilizado pelo MEC/SEED às escolas da RMER e também faz parte do acervo da videoteca/audioteca. Trata-se de vídeos com 9 anos de divulgação. Imaginávamos que com esse tempo de disponibilização teríamos mais informações sobre os mesmos.

Nesta busca sobre informações quanto à série foi uma completa deficiência de análises e também de argumentos para seu uso. A única informação oficial que encontramos foram duas propostas escritas por Bigode e Soares (2002), disponíveis em publicação do MEC/SEED, “Vivendo e aprendendo: como usar os vídeos da TV Escola 8”. Encontramos no documento elaborado, condição para a ação do professor para o uso de três dos sete episódios. Consideramos que este instrumento consubstancia-se num rico argumento para o uso da Série Mão na Forma.

Apesar de trazer elementos ricos, o “caderno 8” não está bem divulgado, o que de alguma forma aleija a proposta de atividade apresentada pela

SEED/MEC aos professores. Consideramos ainda que, se para nós que estivemos tenazmente na busca da pesquisa, de forma intencional, tendo todos os recursos tecnológicos à nossa disposição, os mesmos que os professores também têm em suas escolas, foi complicado encontrar tal documento, imaginamos que para o professor este fato se concretize através da justifica do contrainte tempo como dimensão limitadora para o uso do vídeo.

Juntos, vídeo, propostas para o uso do artefato e da série, constituem-se num grande fator motivador para o uso adequado, pois não seria apenas a impressão do professor de Matemática, mas as contribuições sociais que estariam apoiando a ação, como se fundamentando sua prática.

Os sete episódios da Série Mão na Forma possuem uma estrutura de roteiros bem parecidos, tratam de forma envolvente aos adolescentes, público a que se destinam especificamente, lhes propondo ilustrações e simulações gráficas apenas possíveis em computador ou em atividades de vídeo.

Na decupagem do episódio Nas malhas da geometria, evidenciamos uma proposta de atividade chamada “Vamos Fazer!”. Neste trecho do episódio os estudantes são estimulados a construir.

Hoje nós não vamos fazer sólidos, vamos fazer planos, vamos fazer uma malha de quadrado e de triângulos. Vamos fazer? cena 1 Só que o seguinte, os quadrados e os triângulos têm que ter lados dos mesmos tamanhos para figura ficar mais bonita! cena 2

Ah! Os quadrados não podem encostar seus lados nos outros quadrados, só podem se encostar pelos vértices. cena 3

Isso! Tá ficando bom muito legal!

Agora pegue uma caneta de cor diferente. Vamos marcar o centro de cada quadrado e de cada triângulo. Aí vamos ligar os pontos com aquela caneta de cor diferente, fazendo só linhas retas. Essas retas não podem passar por nenhum vértice tá? cena 5

Pronto! Agora é só me afastar para ver isso melhor. Nada como observar as coisas da perspectiva certa! Olha como ficou bacana isso.

Espera aí, isso tá parecendo com alguma coisa que eu já vi antes! cena 6 cena 7 cena 8 O que acontece se eu continuar dividindo essa figura? Vamos fazer?! cena 9

Agora com uma terceira cor vamos marcar os lados dos quadrados e dos triângulos e vamos ligar esses pontos. Agente vai fazer uma terceira malha com essa terceira cor.

E a gente pode ficar sempre dividindo, dividindo, sempre dividindo, dividindo e ligando os pontos, a gente pode fazer muitas malhas diferentes. cena 10

Nossa, agora ficou muito louco! Parece até que tem linhas curvas no desenho, num parece?

Isto daí é uma ilusão de óptica por que eu só

desenhei linhas retas.

Agora, quanto mais a gente olha, quanto mais a gente divide, mais a gente descobre que essas formas estão na natureza. cena 11

Olha só essa imagens! Não é que a Geometria aparece em tudo que é forma da natureza. cena 12

cena 13 cena 14

Tentamos com essa rápida decupagem, mostrar um pouco do que trata a série através de um trecho do episódio Nas malhas da geometria. Todos os episódios desta série trazem este elemento motivador, que permite um pouco de interação no processo de construção da ação didática do professor de Matemática.

6. CAPÍTULO