• Nenhum resultado encontrado

SERVIÇO DE LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA UTILIZANDO WEB SERVICE DINÂMICO

No documento WWW/INTERNET 2012 (páginas 170-174)

SERVIÇO DE LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

2. SITES DE REDES SOCIAIS MÓVEIS

Os sites de rede social ou SNS (Social Network Sites) são serviços baseado na Web que permitem ao indivíduo: 1) a construção de um perfil público ou semi-público dentro do sistema; 2) gerenciar uma lista de usuários com quem o indivíduo compartilha uma conexão; 3) visualizar e pesquisar sua lista de conexões e as listas feitas por outros usuários dentro do sistema (Boyd, 2011).

Existem redes sociais on-line (Web-based), redes sociais móveis e redes sociais híbridas. Uma rede social híbrida é desenvolvida pela primeira vez como sendo on-line, e migra ou se estende a plataformas móveis mais tarde (Tong, 2008). O que diferencia uma rede social on-line de uma rede social móvel são as facilidades tecnológicas dos novos dispositivos móveis combinadas com as características das redes sociais on-line.

Na tabela 1 podemos ver um resumo de algumas redes sociais móveis com sua respectiva tecnologia de localização, bem como as principais vantagens de desvantagens de cada uma. Não foi identificada nenhuma rede social móvel que utilize Web Service Dinâmico para localizar geograficamente seus usuários.

Tabela 1. Comparação entre algumas redes sociais móveis.

Rede Social Móvel

Tecnologia de

Localização Vantagens Desvantagens

Dodgeball Celular Simplicidade; O usuário é quem informa a localização;

Facebook Places GPS, WiFi,

3G e GPRS Preocupação com a segurança Necessidade de check-in;

Não personaliza distância de notificação FourSquare GPS, WiFi,

3G e GPRS Atrativa – funciona como um jogo. Necessidade de check-in;

Não personaliza distância de notificação Gowalla GPS, WiFi,

3G e GPRS

Executado em aparelhos mais modestos

Necessidade de check-in;

Falta de Privacidade

MSNSs Wi-Fi, GPS, GPRS Independe de Tecnologia Módulo de localização no cliente;

MySocial Wi-Fi, GPS Integração com redes sociais on-line.

Necessidade de Plugins;

Ambiguidade de perfis.

Orkut

GPS, WiFi, 3G e GPRS (Google Latitude)

Suporte as várias tecnologia de localização

Solução Proprietária. Não personaliza distância de notificação

A ideia de implementar uma rede social móvel própria surgiu diante da inexistência de uma rede social móvel sem fins comerciais e de código aberto para realizarmos as pesquisas da instituição. O que diferencia o SocialNetLab dos demais SNS móveis é que, além de integrar pessoas facilitando a localização de usuários e a notificação de proximidade de amigos, fará uso de Web Service Dinâmico possibilitando atender o maior número de tecnologia de localização, servirá também de laboratório para pesquisas em redes sociais fornecendo um ambiente propício ao ensino, a pesquisa e a extensão, sem esquecer a possibilidade de integração de outras ferramentas.

3. SOCIALNETLAB

O SocialNetLab é um SNS que permitirá que um usuário localize e seja notificado da proximidade de um amigo, independente da tecnologia de localização disponível no seu equipamento e de acordo com a configuração de distância estabelecida pelo usuário.

Para fazer a localização do dispositivo móvel utilizaremos inicialmente a API (Application Programming Interface) de Geolocalização que já vem incorporada ao HTML 5 (Meyer, 2011). Essa API é uma tecnologia de posicionamento híbrido, proposta pelo grupo de trabalho Ubiquitous Web Applications1 do consórcio W3C (World Wide Web). A ideia é que a obtenção das coordenadas (latitude e longitude) ocorra no momento em que o usuário acessar um determinado site, que no caso seria o site do SocialNetLab.

A API de Geolocalização atende apenas a quatro tipos de tecnologias de localização, assim percebemos a necessidade de implementarmos outra solução que possibilite atender ao maior número de tecnologias de localização disponíveis no mercado. Numa tentativa de garantir a independência da tecnologia de localização

1

no dispositivo móvel é que faremos uso do Web Service Dinâmico (Murray et al, 2006), de forma que o sistema irá buscar automaticamente o serviço adequado para a tecnologia de localização disponível no equipamento. Na figura 1 podemos ver a arquitetura do SNS SocialNetLab. Nessa arquitetura um cliente com acesso a Internet acessa a aplicação SocialNetLab e sua localização e a localização de um “amigo”

cadastrado na aplicação será feita via API de Geolocalização ou via Web Service Dinâmico, dependendo da disponibilidade do serviço.

 

Figura 1. Arquitetura do SocialNetLab

4. RESULTADOS PRELIMINARES

A rede social SocialNetLab está sendo implementada e foi dividida em três cenários conforme figura 2.

Figura 2. Cenários de implementação do SocialNetLab

O cenário 01 foi desenvolvido para dispositivos móveis com sistema operacional Android (Lecheta, 2010) e utiliza Web Service dinâmico para fazer a localização. Para que a aplicação funcione é necessária a instalação e execução do aplicativo cliente no dispositivo móvel. Essa aplicação com Web Service dinâmico foi desenvolvida utilizando a linguagem de programação Java, o protocolo SOAP (Simple Object Access Protocol), a linguagem de marcação de texto XML (eXtensible Markup Language) (Murray et al, 2006) e o banco de dados utilizado foi o MySQL (Milani, 2006). No cenário 01 estão disponíveis apenas os serviços de localização para as tecnologias GPS, Wi-Fi e 3G. A disponibilização dos serviços de localização para outras tecnologias estão em fase de estudo e de pesquisa para obtermos a solução mais adequada.

O cenário 02 está na fase final da implementação e está sendo desenvolvido para que qualquer dispositivo (móvel ou desktop) com acesso a Internet possam executar o software. O grande objetivo é implementarmos o cenário 03 com sucesso, possibilitando que, além dos dispositivos móveis com Android, todos os demais equipamentos com acesso a Internet tenham acesso aos serviços de localização dinâmico. A integração do cenário 01 com o cenário 02 poderá ser feita através da conexão A, onde o acesso ao Web Service seria feito no acesso ao browser, ou através da conexão B, onde o acesso ao Web Service seria feito no servidor. Com o término das implementações de todos os cenários daremos inicio aos testes com análise dos resultados.

Na figura 3 podemos ver a tela de “Login” e a tela de “Amigos” do SocialNetLab para Android. Além dos testes e avaliações do cenário 01, do cenário 02 e do cenário 03, faremos também uma comparação dos resultados encontrados entre o cenário 01 e o cenário 02 para verificarmos qual das duas tecnologias sozinhas é mais eficiente. Ao término dos testes é esperado que a rede social SocialNetLab esteja disponível

para todos os alunos do departamento de computação da instituição de ensino, independente do tipo de dispositivo móvel que eles utilizem.

Figura 3. Tela de “Login” e a tela de “Amigos” do SocialNetLab para Android

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A rede social móvel SocialNetLab já está funcionando para dispositivos móveis que utilizam Android. Já para os outros tipos de dispositivos (móveis ou desktop) a aplicação está na fase final de desenvolvimento, de forma que o objetivo principal da implementação é a integração entre as soluções de localização via Web Service dinâmico e via API de Geolocalização tornado a aplicação sempre disponível para o usuário e podendo ser executada em qualquer dispositivo com acesso a Internet. Por fim iremos fazer os testes e as análises dos resultados encontrados.

Como trabalho futuro sugerimos a integração de todas as ferramentas que irão compor o ambiente educacional, bem como inclusão de novas funcionalidades que agreguem valor ao SNS. As questões de privacidade e segurança também serão tratadas com mais detalhes futuramente.

REFERÊNCIAS

Boyd, D. M. e Ellison, N. B. 2011. Social network sites: Definition, history, and scholarship. Disponível em:

http://jcmc.indiana.edu/vol13/issue1/boyd.ellison.html.

Ferrari, B. 2010. Onde os brasileiros se encontram. Disponível em:

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/1,,EMI143701-15224,00.html

Fonseca, P. 2011. “Boom” nos dispositivos móveis, bolha nas redes sociais. Disponível em:

http://www.computerworld.com.pt/2011/02/09/boom-nos-dispositivos-moveis-bolha-nas-redes-sociais/.

Lecheta, R. R. 2010. Aprenda a Criar Aplicações Para Google Android. Novatec. São Paulo-SP.

Meyer, J. 2011. O Guia Essencial do Html 5. Ciência Moderna. São Paulo-SP Milani, A. 2006. Mysql - Guia Do Programador. Novatec. São Paulo-SP.

Murray, G; Singh, I.; Brydon, S.2006. Projetando Web Services com a Plataforma J2ee 1.4 - Tecnologias Jax-rpc , Soap e Xml. Ciencia Moderna, São Paulo-SP.

Tong, C. 2008. Analysis of some popular mobile social network system. Helsinki University of Technology.

ARQUITETURA PARA GERENCIAMENTO SEGURO DE

No documento WWW/INTERNET 2012 (páginas 170-174)