• Nenhum resultado encontrado

Sobre os autores

No documento Chico Buarque, sinal aberto! (páginas 101-105)

ANA CLARA MAGALHÃES DE MEDEIROS é mestre, pesquisadora bolsista

CAPES em nível de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (Pós-LIT/UnB). Membro do Grupo de Pesquisa e Performance Vivoverso (UnB/CNPq) (a.claramagalhaes@gmail.com).

ANA CLAUDIA DA SILVA é doutora em Estudos Literários. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Mayombe: Literatura, História e Sociedade, com investigação sobre representações das marginalidades nas literaturas africanas de língua portu- guesa e sobre a circulação dessas literaturas no Brasil. Coordenadora da Cátedra Agostinho da Silva e chefe do Departamento de Teoria Literária e Literaturas da UnB (naaclsv@uol.com.br).

ANAZILDO VASCONCELOS DA SILVA é doutor em Letras. Professor de Literatura e Semiologia da UFRJ, aposentado e professor visitante em várias uni- versidades no exterior. Autor de Quem canta comigo? (Garamond, 2013), além de inúmeros ensaios e livros pioneiros sobre a obra poética de Chico Buarque de Hollanda (avsilva@gmail.com).

ANDRÉ LUÍS GOMES é doutor em Literatura, professor do Departamento de Teoria Literária e Literaturas do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília. Diretor do Grupo Dramaturgia Contemporânea (CNPq/ UnB) Autor de Ensino Teatro: dramaturgia, leitura e inovação (2014), entre outros livros (andrelgunb@gmail.com).

AUGUSTO RODRIGUES DA SILVA JUNIOR é doutor em Literatura, professor do Departamento de Teoria Literária e Literaturas da Universidade de Brasília. Bolsista

CAPES em Estágio Pós-Doutoral na Universidade do Minho – Portugal. Membro do Grupo de Pesquisa e Performance Poéticas Contemporâneas Vivoverso (UnB/

BRUNNA GUEDES MARQUES DE LIMA é doutora em Literatura pela UnB com a tese A cidade toda em contramão: uma leitura da hipermodernidade nas can- ções contemporâneas de Chico (2015). Professora universitária. Membro do Grupo de Pesquisa e Performance Poéticas Contemporâneas Vivoverso (UnB/CNPq) (lima.brunna@yahoo.com.br).

CLODO FERREIRA é doutor em História Cultural e mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília, onde foi professor por 25 anos. Compositor popular com mais de cem canções gravadas por grandes intérpretes (clodoferreira@uol.com.br).

CLÁUDIA FALLUH BALDUINO FERREIRA é doutora em Teoria Literária, profes- sora de literaturas francesa e árabe na Universidade de Brasília e escritora. Dirige o Grupo de Pesquisa Estudos Literários Magrebinos e é editora chefe da Revista Cerrados (PosLit/UnB). (cbffer@yahoo.com.br).

ELGA PÉREZ LABORDE é doutora em Teoria Literária e pesquisadora perma- nente do Departamento de Teoria Literária e Literaturas, da UnB. Líder do Grupo de Pesquisa Literatura Latino-americana e membro do Grupo de Pesquisa e Performance Poéticas Contemporâneas Vivoverso (CNPq/UnB). Coordenadora dos Congressos Internacionais de Humanidades (elgaplaborde@gmail.com).

ELIZABETE BARROS DE SOUSA LIMA é pesquisadora bolsista da CAPES como estudante de mestrado do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasília, representante discente no Programa e pesquisadora do Grupo Literatura e Cultura (elizabete.bs001@gmail.com).

ENRIQUE HUELVA UNTERNBÄUMEN é doutor em Linguística pela Universidade de Bielefeld (Alemanha). Professor da Universidade de Brasília. Atuou como coor- denador dos cursos de graduação, chefe do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, entre outros cargos. Atualmente é o diretor do Instituto de Letras. Líder do grupo de pesquisa Textualidades Americanas: Processos de Hibridação (UnB-Brasil /UMCE-Chile) (enriquehuelva@gmail.com).

HERMENEGILDO BASTOS é doutor em Teoria Literária com Pós-doutorado na Universidade Autônoma do México. Professor titular do Departamento de Teoria Literária e Literaturas da Universidade de Brasília. Publicou As artes da ameaça. Ensaios sobre literatura e crise (Outras Expressões, 2012) (hjbastos@unb.br).

JOSÉ CASTELLO é jornalista, crítico literário e escritor. Vencedor do Prêmio Jabuti 2012 com o romance Ribamar (josecastello@creta.com.br).

JOSÉ MAURO BARBOSA RIBEIRO é doutor em Teatro Educação pelas Universidades Federal da Bahia/Universidade de Paris, professor e pesquisador vinculado à Universidade de Brasília. Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES) – UnB (zemauro@unb.br).

JÚLIO CESAR VALADÃO DINIZ é doutor em Letras, com Pós-Doutorado pela Universidad de Salamanca (Espanha), professor da área de Estudos de Literatura e ex-diretor do Departamento de Letras da PUC-Rio. Autor de inúmeros artigos, ensaios e livros publicados no Brasil e no exterior, coordena o NELIM (Núcleo de Estudos em Literatura e Música). Foi membro do Conselho Estadual de Cultura do Rio de Janeiro e é bolsista do CNPq (jcvdiniz@gmail.com).

KELLY FABÍOLA VIANA DOS SANTOS é mestre pelo Programa de Pós-graduação da Universidade de Brasília, professora de artes pela Secretaria de Estado de Educação do DF, autora de poemas, contos e romances e presidente da Aslas – Academia Samambaiense de Letras. Membro do Grupo de Pesquisa e Performance Poéticas Contemporâneas Vivoverso (UnB/CNPq) (kvyanna@gmail.com).

LEMUEL DA CRUZ GANDARA é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília. É pesquisador dos processos receptivos que envolvem literatura e cinema. Membro do Grupo de Pesquisa e Performance Vivoverso UnB/CNPq (gandara21@hotmail.com).

LUDMILA GONDIM é mestre e doutoranda em Literatura pela Universidade de Brasília. Membro do Grupo de Pesquisa e Performance Poéticas Contemporâneas Vivoverso (ludgondim@hotmail.com.br).

LUIS TURIBA é poeta, ensaísta, jornalista e agitador cultural. Foi assessor de imprensa do Ministro da Cultura Gilberto Gil. Autor de vários livros premiados, entre eles Meia oito (Prêmio Funarte). Lançou em 2014 o livro de poemas Qtais, pela Editora 7Letras (turibapoeta@gmail.com).

MANOEL DOURADO BASTOS é doutor em Literatura, professor de Comunicação e Cultura na Universidade Estadual de Londrina. Membro do grupo de pesquisa Modos de Produção e Antagonismos Sociais, da FUP-UnB (manoeldb@uol.com.br).

MARCIA ELIZABETH BORTONE é doutora em Linguística Aplicada. Professora do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas da Universidade de Brasília (marciabortone@terra.com.br).

MAXÇUNY A. N. DA SILVA é mestre e doutoranda em Literatura pela UnB, pro- fessora de Língua Portuguesa na rede pública de ensino no DF e escritora de livro didático. Membro do Grupo de Pesquisa e Performance Vivoverso (CNPq /UnB). (maxcuny@gmail.com).

MÁRCIA FERNANDES RIBEIRO é mestranda em Literatura na Universidade de Brasília. Graduada em Letras e em Jornalismo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria do Texto Literário e também em Jornalismo com ênfase em Telejornalismo Nacional (marciafernandes.jornal@gmail.com).

RINALDO DE FERNANDES é doutor em Letras e professor da UFPB. Organizador dos livros Chico Buarque do Brasil (2004) e Chico Buarque: o poeta das mulheres, dos desvalidos e dos perseguidos (2013). Autor dos romances Rita no pomar (2008) e Romeu não estará (2014) (rinaldofernandes@uol.com.br)

ROZANA REIGOTA NAVES é doutora em Linguística. Professora do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP/UnB). Coordenadora ins- titucional do projeto da UnB no Programa de Consolidação das Licenciaturas – Prodocência/CAPES. Vice-diretora do Instituto de Letras da UnB (rnaves@unb.br).

SARA ALMARZA é doutora em Teoria Literária e professora titular de Teoria Literária da Universidade de Brasília com Pós-Doutorado no Chile. Coordena o grupo de pesquisa Estudos sobre a Memória do Programa de Pós-Graduação, cadastrado no diretório de pesquisa do CNPq (salmarza@unb.br).

SYLVIA HELENA CYNTRÃO é doutora em Literatura, com Pós-Doutorado na

PUC-Rio. É professora da Universidade de Brasília. Tem publicados diversos ensaios teóricos sobre canção e sobre Chico Buarque de Hollanda. Organizou livros que permitem a atualização da crítica sobre o papel do cancionista no Brasil, entre eles O verso vivo de Vinicius de Moraes. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Literatura do Instituto de Letras da UnB, coordena o Grupo de Pesquisa e Performance Vivoverso (ssylvia.c@gmail.com). http://vivoverso.blogspot.com. Agradecemos ao escritor Affonso Romano de Sant’Anna as lições,

impresso em maio de 2015 na gráfica da editora vozes para viveiros de castro editora.

No documento Chico Buarque, sinal aberto! (páginas 101-105)