• Nenhum resultado encontrado

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO PARA GESTORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Etapa III – Criação de relação entre os códigos

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO PARA GESTORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Você está sendo convidado a participar da pesquisa “A ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE APOIO NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DOS ALUNOS PAEE (PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL)”, sob responsabilidade da pesquisadora Mariana Moraes Lopes. O objetivo principal deste estudo consiste em descrever e analisar o perfil e função dos profissionais de apoio no contexto da Inclusão Escolar deste município.

Pensamos que este estudo nos possibilitará um conhecimento sobre a realidade dos profissionais de apoio, a fim de identificar e discutir as práticas existentes e ideais, a partir das discussões dos grupos focais. Diante dos resultados obtidos é possível promover mudanças na prática das escolas envolvidas na pesquisa e contribuição na área da Educação Especial.

Esperamos que esta pesquisa promova reflexão sobre a prática, perfil, função dos profissionais de apoio no processo de inclusão escolar.

Você foi indicado porque atende ao critério de seleção dos participantes da pesquisa, que é ser responsável pela Educação Especial do município.

Sua participação não é obrigatória e a qualquer momento você poderá desistir de participar e retirar seu consentimento. Não será gerado nenhum custo para o participante e caso venha a gerar é de responsabilidade única do pesquisador. A sua recusa na participação não trará nenhum prejuízo à sua relação com a pesquisadora ou com o órgão na qual você trabalha.

No decorrer da pesquisa, o participante não correrá riscos graves, seja de natureza física, psicológica, social ou econômica. No entanto, o participante poderá sentir pequeno desconforto em expor suas práticas. Vale ressaltar que a pesquisadora estará atenta a qualquer sinal de desconforto por parte do participante e buscará minimizá-los, retirando dúvidas e adaptando as estratégias de ação.

Uma das técnicas utilizada para coleta de dados será a entrevista semiestruturada, a qual este termo está relacionado, através de gravações em câmeras ou gravador da conversa. Todas as informações obtidas através dessa pesquisa serão confidencias e asseguramos o sigilo.

Os resultados serão utilizados para a conclusão da pesquisa acima citada, sob orientação da professora Dra. Enicéia Gonçalves Mendes. O material coletado é de fim exclusivo de estudo e divulgação científica, podendo ser apresentado em comunicações orais e pôsteres em eventos científicos, artigos científicos, capítulos de livros e na dissertação do mestrado.

Você receberá uma cópia deste termo onde constam os dados para contato com a pesquisadora e com sua orientadora. Você poderá entrar em contato a qualquer momento, a fim de retirar suas dúvidas sobre o projeto e sua participação na pesquisa.

Assinatura do Pesquisador

Eu, , declaro que entendi

os objetivos, riscos e benefícios de minha participação na pesquisa e concordo em participar.

, de de 2017.

Assinatura do Sujeito da Pesquisa

Pesquisador responsável

Nome: MARIANA MORAES LOPES RG: 1291720499 CPF: 03332092570 Instituição: Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Departamento: Programa de Pós-Graduação em Educação Especial / Doutorado.

Endereço:Rua Prof José Ferraz de Camargo,243, Vila Celina – São Carlos E-mail: mamarylopesedespecial@gmail.com

Orientador

Nome: ENICÉIA GONÇALVES MENDES CPF: 07583678803

Instituição: Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Departamento: Departamento de Psicologia e Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Endereço: Rod. Washington Luis, Km 235 - Caixa Posta 676. São Carlos/SP - Brasil, CEP: 13565-905. Telefone: (16) 33519358

APÊNDICE E

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO PARA PROFISSIONAIS DE APOIO

Você está sendo convidado para participar de uma pesquisa, como voluntário. Você precisa decidir se quer participar ou não. Antes de concordar em participar desta pesquisa e responder aos instrumentos de coleta de dados, é muito importante que você compreenda as informações e instruções contidas neste documento. Leia cuidadosamente o que se segue e pergunte ao responsável pelo estudo sobre qualquer dúvida que tiver. Este estudo está sendo conduzido pela pesquisadora Mariana Moraes Lopes sob a orientação da Professora Drª. Enicéia Gonçalves Mendes.

Após ser esclarecido sobre as informações a seguir, no caso de aceitar fazer parte do estudo, assine este documento, que está em duas vias. Uma delas é sua e a outra é da pesquisadora responsável. Em caso de recusa você não será penalizado de forma alguma.

A pesquisa tem como tema: A ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE APOIO NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DOS ALUNOS PAEE (PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL), e como objetivo principal: descrever e analisar o perfil e função dos profissionais de apoio no contexto da Inclusão Escolar deste município.

Essa é uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva e será utilizada com os profissionais de apoio como técnica o grupo focal, um grupo de discussão com seis profissionais de apoio ao mesmo tempo, onde serão geradas perguntas norteadoras e cada um terá um tempo e vez para responder, gerando discussões importantes para a coleta de dados.

Pensamos que esta pesquisa possibilitará reflexões acerca da sua prática como profissional de apoio, com novas discussões e pontos de vista diferentes entre o grupo. Além de fortalecer a função e contribuir com a realidade existente destes profissionais e para área da Educação especial que pouco se discute este tema.

Você foi indicado para ser participantes desta pesquisa porque faz parte dos critérios de inclusão:

Ser um profissional de apoio que atua com alunos público alvo da educação especial no ensino fundamental I e II

Sua participação não é obrigatória podendo ser encerrada a qualquer momento, e ser retirado o termo de consentimento. Não será gerado nenhum tipo de custo para os participantes, caso seja gerado é de única responsabilidade da pesquisadora.

No decorrer da pesquisa, o participante não correrá riscos graves, seja de natureza física, psicológica, social ou econômica. No entanto, o participante poderá sentir pequeno desconforto em expor suas práticas. Vale ressaltar que a pesquisadora estará atenta a qualquer sinal de desconforto por parte do participante e buscará minimizá-los, retirando dúvidas e adaptando as estratégias de ação.

Os resultados serão utilizados para a conclusão da pesquisa acima citada, sob orientação da professora Dra. Enicéia Gonçalves Mendes. O material coletado é de fim exclusivo de