• Nenhum resultado encontrado

V ARIÁVEIS I NDEPENDENTES OU E XPLICATIVAS

3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

3.5. D EFINIÇÕES OPERACIONAIS DAS VARIÁVEIS

3.5.2. V ARIÁVEIS I NDEPENDENTES OU E XPLICATIVAS

As variáveis independentes ou explicativas são aquelas que serão utilizadas para teste das hipóteses já elaboradas.

Essas variáveis serão obtidas por meio do relatório de informações anuais das empresas (IAN), divulgado por meio da CVM no sistema DIVEXT. Somente serão classificadas as empresas que estiverem com estes dados atualizados e disponíveis. Dessa forma, é necessária a explicação de cada uma das variáveis independentes.

3.5.2.1.Variável para definição de controle concentrado

A variável CCON é uma dummy para Controle Concentrado. (Sim=1; Não=0). O controle concentrado foi definido pela quantidade de ações ordinárias nas mãos de uma pessoa ou grupo de pessoas física ou jurídica. CCON = 1 se a empresa listada na Bovespa possui 50%

ou mais ações ordinárias nos informativos da CVM no nome de uma só pessoa ou grupo de pessoas (≥ 50%. Caso contrário, CCON = 0.

3.5.2.2.Variável para definição de influência significativa

A variável ISIG é uma dummy para Influência Significativa. (Sim=1; Não=0). A influência significativa foi definida pela quantidade de ações ordinárias nas mãos de uma ou grupo de pessoas física ou jurídica. ISIG = 1 se a empresa listada na Bovespa apresenta acionistas com capital igual ou maior de 20% e menos de 50% de ações ordinárias em nome de uma só pessoa ou grupo de pessoas (≥ 20% 9 ≤ 50%. Caso contrário ISIG = 0.

3.5.2.3.Variável para definição de empresa familiar

A variável FAM é uma dummy para Empresa Familiar. (Sim=1; Não=0). A empresa familiar foi definida, de acordo com o item 2.2.2 e utilizada por Fiegener (2010), como o envolvimento da família nos negócios. Considerou-se envolvimento da família nos negócios as seguintes características: a) Dois ou mais membros de uma mesma família estão na

diretoria ou conselho da empresa; b) dois ou mais membros de uma mesma família possuem ações desta empresa — dentre os 5 maiores acionistas — e/ou c) a empresa é controlada por uma holding familiar (esta informação foi verificada nas informações da holding ou na internet). É importante observar que uma empresa considerada familiar nesta classificação pode também ser classificada como empresa de controle concentrado (CCON) ou de influência significativa (ISIG), dependendo da porcentagem de ações nas mãos de todos os familiares. Fam = 1 se a empresa for familiar. Caso contrário, Fam = 0.

Nesta classificação não está incluída a gestão familiar. Uma empresa pode ser classificada por FAM=1 e não possuir gestão de seus proprietários, portanto, esta é apenas uma empresa de propriedade familiar. A gestão será observada nas variáveis CEOC, CFOC, PCAC, CEOI, CFOI e PCAI. A empresa de gestão e controle familiar terá IFAM=1 e pelo menos uma das variáveis CEOC, CFOC, PCAC também igual a 1. Caso contrário, será apenas IFAM=1 e as outras variáveis (CEOC, CFOC, PCAC) igual a zero (controle familiar, mas não apresenta gestão familiar). A empresa que possuir influência familiar será classificada como IFAM=1 e também apresentará pelo menos uma das variáveis CEOI, CFOI e PCAI igual a 1.

Caso contrário, as variáveis CEOI, CFOI e PCAI serão representadas por zero. Não houve observações de empresas que possuíam apenas gestão familiar, mas não apresentavam propriedade familiar, portanto, não foram consideradas.

3.5.2.4.Variáveis para definição de gestor controlador

Também foram utilizadas dummies sobre o tipo de gestão da empresa. Foram utilizadas as nomenclaturas de gestão feita pelo controlador (PCAC, CEOC e CFOC) ou pelo acionista com influência significativa (PCAI, CEOI e CFOI). Os critérios estão descritos a seguir.

A variável PCAC é uma dummy para identificar que o Presidente do Conselho de Administração também é o controlador da empresa. (Sim=1; Não=0). PCAC = 1 se o nome do Presidente do Conselho de Administração é também controlador da empresa. Caso contrário, PCAC = 0.

A variável CEOC é uma dummy para identificar que o Diretor Presidente (Chief Executive Officer) é também o controlador da empresa. (Sim=1; Não=0). CEOC = 1 se o nome do Diretor Presidente é o mesmo controlador da empresa. Caso contrário, CEOC = 0.

A variável CFOC é uma dummy para identificar que o Diretor Financeiro (Chief Financial Officer) é também o controlador da empresa. (Sim=1; Não=0). CFOC = 1 se o nome do Diretor Financeiro é mesmo controlador da empresa. Caso contrário, CFOC = 0.

Além desta análise foi elaborada uma variável para a Gestão do controlador da empresa, denominada de GCON. Esta variável é a combinação da variável controle concentrado (CCon=1) com pelo menos um cargo sendo ocupado por seu controlador (CEO, PCA e CFO).

3.5.2.5.Variáveis para definição de gestor com influência significativa

A variável PCAI é uma dummy para identificar que o Presidente do Conselho de Administração é também acionista com Influência Significativa. (Sim=1; Não=0). PCAI = 1 se o Presidente do Conselho de Administração constante na CVM é também o Acionista já identificado como Influência Significativa no tópico ISig (ISig = 1). Caso contrário, PCAI = 0 A variável CEOI é uma dummy para identificar que o Diretor Presidente (Chief Executive Officer) é também acionista com Influência Significativa. (Sim=1; Não=0). CEOI = 1 se o Diretor Presidente constante na CVM é também o Acionista já identificado como Influência Significativa no tópico ISig (ISig = 1). Caso contrário, CEOI = 0.

A variável CFOI é uma dummy para identificar que o Diretor Financeiro (Chief Financial Officer) é também acionista com Influência Significativa. (Sim=1; Não=0). CFOI = 1 se o Diretor Financeiro constante na CVM é também o Acionista já identificado como Influência Significativa no tópico ISig (ISig = 1). Caso contrário, CFOI = 0.

A junção destas variáveis resulta na gestão do acionista influente, denominada GINF.

Esta variável é a combinação da variável Influência Significativa (ISig=1) com pelo menos um cargo sendo ocupado por seu acionista influente (CEO, PCA e CFO).

3.5.2.6.Variável para definição do controle familiar

O Controle Familiar foi identificado pela variável Cfam. É uma combinação de controle concentrado (CCon=1) com empresas classificadas como familiares (Fam).

3.5.2.7.Variável para definição de gestão familiar

A Gestão Familiar foi denominada por Gfam. É uma combinação de empresas classificadas como familiares e que possuem seus acionistas familiares em um dos cargos de CEOC, CFOC, PCAC, CEOI, CFOI ou PCAI.

3.5.2.8.Variável para definição de influência familiar

A Influência Familiar foi denominada por Ifam. É uma combinação de influência significativa (ISig) com empresas classificadas como familiares (Fam).

3.5.2.9.Variável para definição de gestão familiar e do fundador

A Gestão da familiar e do fundador foi denominada por GFFund. É uma combinação de empresa classificada como familiar e com seu fundador ocupando um dos cargos de CEOC, CFOC, PCAC, CEOI, CFOI ou PCAI.

3.5.2.10. Variável para definição do gestor fundador

Para completar as análises de propriedade e gestão, identificou-se, dentre os gestores, se havia ainda a gestão do próprio fundador da empresa. A variável FUND é uma dummy para identificar que o Fundador da empresa está presente em algum dos cargos de Presidente do Conselho de Administração, Chief Executive Officer ou Chief Financial Officer. (Sim=1;

Não=0). FUND =1 se o fundador da empresa exerce algum dos cargos apresentados, independentemente da quantidade de ações que possui. Em alguns casos, a empresa pode não

ser considerada familiar, mas possui um fundador que exerce o cargo de PCA, CFO ou CEO.

Caso contrário Fund = 0.