• Nenhum resultado encontrado

Verdade central : Quando oramos no Espírito, nosso espírito não está restrito pelas limitações humanas.

Algumas pessoas perguntam: "Qual é a utilidade de falar em línguas?" Há, também, aqueles que foram cheios do Espírito santo e que falam em línguas, mas que não vêem motivo para falar em línguas na sua vida diária de oração.

Parece claro que Deus considera o falar em línguas muito importante, porque inspirou o Apóstolo Paulo a dedicar a esse assunto um capítulo inteiro da Bíblia - 1 Coríntios 14.

Embora todos nós concordemos quanto à grande importância da oração, onde na Bíblia podemos achar um capítulo inteiro sobre a oração? O pagamento dos dízimos e das ofertas é outro assunto importante; não poderíamos levar adiante a obra de Deus sem dinheiro. Mas onde na palavra de Deus vemos um capítulo inteiro dedicado a esse assunto? O batismo nas águas também é importante. Mas, nesse caso também, não achamos um capítulo inteiro dedicado ao assunto.

O que quero dizer com isso é que Deus não coloca na Sua Palavra coisas

desnecessárias. Não encheu a Bíblia de assuntos sem importância. Logo, os ensinos sobre o assunto de falar em línguas são vitais e necessários para cada cristão

bem-sucedido.

Falando em Mistérios com Deus 1 CORÍNTIOS 14.2,4,18

2. Pois quem fala em outra língua, não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém o entende,e em espírito fala mistérios.

4. O que fala em outra língua a si mesmo se edifica, mas o que profetiza edifica a Igreja.

18.Dou graças a Deus, porque falo em outras línguas mais do que todos vós.

No v.2, quando Paulo disse: Pois quem fala em outra língua, não fala a homens,

senão a Deus, não se referia a ministrar em línguas numa assembléia pública; estava

falando a respeito do crente cheio do Espírito falando línguas na sua vida de oração particular (Isso também inclui orar em línguas durante os cultos de oração na frente da igreja, porque vamos até lá a fim de falar com Deus).

Paulo continuou: e em espírito fala mistérios. Moffat traduziu assim esse

versículo:...Está falando de segredos divinos no Espírito. Deus elaborou um meio pelo qual possamos falar com Ele de modo sobrenatural! No Espírito, falamos com Deus em segredos divinos! (Aleluias)

o pastor me contou a história de um menino Judeu. Não tinha muitos amigos, de modo que um dos meninos da igreja fez amizade com ele e o convidou para ir à igreja.

De início, o menino judeu se recusou, dizendo que não acreditava em Cristo. Começou, porém, a pensar que não devia ser tão obstinado, porque esse menino cristão era o único que o tratava com bondade. Concordou em ir com ele.

Durante o culto, uma mulher se levantou e deu uma mensagem em línguas. Nenhuma interpretação foi dada. O pastor me disse: "Esperei alguns minutos, mas,

finalmente, quando não houve interpretação da mensagem em línguas, prosseguimos com o culto. Quando eu cumprimentava as pessoas depois do culto, o menino judeu me

perguntou: 'Quem foi aquela senhora que falou comigo?'

De início, não compreendi a que ele se referiu. Passou a explicar: 'aquela senhora que se colocou em pé no culto falou meu idioma (hebraico) e até mesmo me chamou pelo nome. ela me contou aquilo que eu estava pensando. Disse-me que Cristo era o Messias, e que eu devia crer nEle.'

Ele parecia ressentido porque ela falou diretamente com ele na frente de todos. Falei-lhe: 'aquela senhora é uma viúva que só chegou à quinta série na escola. Ela se sustenta por meio de lavar roupas para fora. Ela não fala nenhum idioma senão o inglês'.

Então, chamei aquela mulher e a apresentei a ele, e fim de o menino poder ver por conta própria que ela era uma mulher muito inculta.

No domingo seguinte, à noite, o menino judeu estava de volta em nosso culto, e naquela noite entregou seu coração a Cristo."

Esse menino judeu recebeu Cristo como seu Messias e Salvador, como resultado de uma viúva humilde ter-se cedido à operação do Espírito, para falar a um menino perdido.

A Edificação Espiritual

1 Coríntios 14.4 diz: O que fala em outra língua a si mesmo se edifica... Isso significa que ele se constrói espiritualmente. Judas 20 diz: Vós, porém, amados, edificando-

vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo.

Isso não diz que orar no Espírito Santo nos dar fé; diz que nos edifica "na nossa fé santíssima". É um meio de edificação espiritual. Quando eu era um jovem pastor de uma igreja comunitária lá longe, no interior, fiquei hospedado com um dos casais da igreja. A mulher estava gravemente enferma com úlceras no estômago, e não podia comer nada, senão comida para nenéns, e ovos crus batidos no leite. Até mesmo isso era difícil para ela manter no estômago.

Depois, ela recebeu o batismo no Espírito Santo. Eu não estava presente, mas ela me contou a respeito da sua experiência de receber a plenitude do Espírito Santo e de falar em outras línguas.

Ninguém lhe impôs as mãos para orar em favor da cura dela, mas a partir do momento em que ela recebeu o Espírito Santo, foi curada instantaneamente, e podia comer o que lhe apetecia.

Decerto, ninguém pode pôr defeito numa experiência que pode trazer tanto a cura quanto a bênção. Essa mulher era uma crente, uma maravilhosa filha de Deus, uma cristã dedicada. Por meio de falar em línguas, ela se edificara na sua fé santíssima, e a sua fé começo a operar.

Vi acontecer assim muitas vezes. Já vi pessoas com doenças incuráveis receber o batismo do Espírito Santo, falarem em línguas, e serem curadas instantaneamente.

Tínhamos orado por algumas destas mesmas pessoas antes, com a imposição das mãos, mas não tinham recebido sua cura.

Sabemos que falar em línguas é uma verdadeira tônica espiritual para a pessoa. edifica-a - só constrói.

Novas Dimensões no Louvor

Falar em línguas é uma maneira de podermos engrandecer a Deus. Lemos em Atos 10.46 a respeito de Cornélio e da sua casa: pois os ouviam falando em línguas e

engrandecendo a Deus...

Ministrei como pastor durante vários anos antes de receber o batismo no Espírito Santo. Durante aqueles anos, passei alguns tempos maravilhosos em oração, mas muitas vezes saía decepcionado do meu local de oração, apesar de ter recebido uma bênção. Sentia que faltava alguma coisa.

Procurava dizer a Deus o quanto O amava, usando todos os adjetivos descritivos à minha disposição. Mas esgotava o meu vocabulário. No meu espírito, sentia que eu não dissera aquilo que queria dizer. Era porque meu espírito queria orar à parte do meu

entendimento. Porque, se eu orar em outra língua, o meu espírito ora de fato, mas a minha

mente fica infrutífera (1 Coríntios 14.14)

Tudo isso ficou diferente depois de eu receber o Espírito Santo e orar em língua. Agora, posso comunicar-me com Deus numa nova dimensão. Meu espírito já não é

limitado por vocabulários terrestres; pode levantar vôo além das limitações da fala humana. Meu espírito é capacitado, pelo Espírito Santo que em mim habita, a dizer aquilo que ele deseja dizer.

Não posso nem começar a calcular o valor de orar no Espírito na minha vida.

Durante muitos anos, viajava no campo evangelístico, e precisava gastar longos períodos de tempo longe da minha família. Repetidas vezes, o Espírito Santo me alertava às

necessidades da minha família. O Espírito me acordava de noite, conclamando-me a orar a respeito de um problema que surgira em casa. Passava imediatamente à oração, dizendo: “Não sei o que está errado - não sei qual é a causa do problema - mas Tu saber tudo".

Pedia ao Espírito Santo dentro em mim, que é meu Ajudador, que me ajuda a orar a respeito dessa situação, fosse qual fosse, da maneira certa. Então, começava a orar em línguas.

Já cheguei a orar até seis horas em línguas. Freqüentemente, o Senhor me deixava saber a respeito de que eu orava, e qual era a resposta. Mas independentemente se Ele me permitia saber ou não, eu sabia que a minha oração era certa, e dentro de poucos dias ficava sabendo qual era o resultado.

Orar no Espírito tem sido uma bênção tão grande na minha vida que desejo encorajar os cristãos, em todos os lugares, a fazer disto uma parte da sua vida de oração, também.

Quero que você conheça a alegria de ter comunhão com o Senhor no Espírito santo. Quero que você deixe o Espírito ajudar você nas suas orações. Quero convidar você a entrar pela porta da frente e comunicar-se com Deus de modo sobrenatural.

Deus quer fazer muito mais em seu favor. Ele quer comunicar-se com você de uma maneira melhor.

Texto Para memorizar:

Porque, se eu orar em outra língua, o meu espírito ora... (1 Coríntios 14.14)

_________________________________________________________________________

A LIÇÃO EM AÇÃO:Tornai-vos,pois, praticantes da palavra, e não somente ouvintes...(Tg 1.22)

_______________________________________________________

LIÇÃO 11

Outline

Documentos relacionados