• Nenhum resultado encontrado

Verdade central : Quando sopram os ventos da adversidade, podemos fazer exatamente como a Palavra de Deus nos manda Não precisamos atormentar-

Você, às vezes, ora a respeito de um problema, e parece que não há resultado? As orações não atendidas, usualmente, são o resultado de orarmos fora de harmonia com a Palavra de Deus.

Freqüentemente há ocasiões em que precisamos orar a oração da entrega. Pedro estava falando desse tipo de oração quando disse: Lançando sobre Ele toda vossa

ansiedade, porque ele tem cuidado de vós (1Pe 5.7). Creio que "A Bíblia Amplificada"

ilumina e esclarece esse cersículo muito bem ao dizer: "Lançando sobre ele a totalidade do seu problema - todas as suas ansiedades, preocupações, pesares, de uma vez para sempre; porque Ele tem cuidado afetuoso por vós, e cuida de vós com zelo."

Ora Segundo as Leis que Regem a Oração

Se as pessoas tão somente orassem essa oração da confiança, já não surgiriam alguns dos problemas a respeito dos quais oram! As orações de algumas pessoas não são respondidas, porque não estão fazendo aquilo que Deus mandou fazer no tocante aos cuidados, ansiedades, preocupações, e pesares.

Outros cristãos parecem satisfeitos em pensarem que Deus sabe e entende tudo a respeito dos problemas deles - mais ainda se apegam a esses cuidados. Por isso, suas orações não são respondidas. Não basta sabermos que Deus compreende e Se interessa por nosso caso. Devemos fazer o que Ele mandou fazer, se é que queremos estar livres dos nossos problema.

Lança sobre Ele toda a sua ansiedade, todas as suas preocupações, porque Ele tem cuidado de você. Essa é a oração da confiança - a oração de lançar ou rolar sobre Ele toda a nossa ansiedade, todos os nossos fardos.

Um texto nos Salmos pode nos ajudar a ver mais claramente aquilo que Pedro está aludindo aqui: Agrada-te do SENHOR, e Ele satisfará aos desejos do teu coração. Entrega

o teu caminho ao SENHOR, confia nEle, e o mais Ele fará (Salmo 37.4,5). Uma referência

ao texto original diz: "Rola o teu caminho sobre o Senhor”.

Entregue, lance, role seu fardo sobre o Senhor. Não é Ele quem vai arrancá-lo de você. Alguns pedem: "Ore para o Senhor aliviar esse fardo". Ele não vai fazer isso. Ele não quer simplesmente aliviar o fardo que você tem; Ele quer carregar a totalidade desse fardo. Mas há um papel vital que devemos desempenhar nisso. É a oração da confiança.

Deus não quer que Seus filhos se preocupem, que fiquem cheios de ansiedade, ou que sejam sobrecarregados pelos problemas da vida. Mas há algo que você deve fazer.

Nas frases imperativas, tais como estas em 1 Pedro 5:7 e Salmos 37:5, o sujeito da frase é subentendido como "vocês". O Senhor disse: "Você deve lançar sobre Ele toda a sua ansiedade". "Você deve entregar o seu caminho ao Senhor”.

Nós devemos cumprir a nossa parte - devemos obedecer ao Senhor antes de Ele vir socorrer-nos. Devemos cessar de nos agarrar ao nosso problema antes de Ele poder assumir o controle.

Isso á algo que se faz uma vez para sempre; não é algo que fazemos todos os dias. Quando, realmente, lançamos sobre Ele a nossa ansiedade, já não ficamos com ela. Estamos livres dela. Ela já não está em nossas mãos, mas nas dEle.

Há tanta coisa que o Senhor teria feito em nosso favor,as nos não Lha permitimos. Podemos ter sido honestos e sinceros em nossas orações, mas não vimos resposta às nossas

orações porque não comparecemos diante dEle segundo Suas regras e leis que regem a operação da oração. Não fizemos aquilo que Ele nos mandou fazer, e estranhamos porque Ele não solucionou certas coisas para nós.

Às vezes, temos trazido, nosso fardo até à mesa da comunhão, para orar. Oramos longamente a respeito dele. Depois, ao nos levantarmos para ir embora, pegamos nosso fardo de cima da mesa e o levamos conosco para casa!

Há, ainda, aqueles que realmente não querem livrar-se dos seus problemas.

Certamente alegam - que querem. Mas não querem - não realmente - porque, nesse caso, já não teriam nada para atrair a atenção e a simpatia dos outros. Não teriam mais motivos de queixas. Quase teriam que acbar com todas as conversas!

A Futilidade da Preocupação MATEUS 6.25-27

25. Por isso vos digo: Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que as vestes?

26. Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?

27. Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?

Jesus estava simplesmente dizendo, nesse trecho: "Qual de você, mediante a preocupação e ansiedade excessivas, vai transformar alguma coisa?" Todos nós sabemos que a preocupação é como uma cadeira de balanço: Ela nos mantém ocupados, mas não nos leva a lugar nenhum.

O Evangelho segundo Lucas registra o mesmo ensino, e diz: Por isso vos advirto:

Não andeis ansiosos pela vossa vida... (Lucas 12.22). Outra tradução desse versículo diz:

"Não fiquem ansiosos a respeito do amanhã."

É claro que temos que planejar a preparar-nos para o amanhã. Temos que tomar certas providências para o futuro. Mas o que o Senhor aqui é que Ele não quer que fiquemos cheios de ansiedade e de preocupação a respeito do amanhã. Podemos dizer, juntamente com o escritor deste cântico evangélico: "Nada sei a respeito do amanhã, mas sei Quem segura a minha mão." É só isso que é importante.

A Ansiedade anula a oração FILIPENSES 4.6

6. Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça.

A tradução Amplificada desse versículo nos ajudará. Diz: "Não se atormentem nem fiquem ansiosos de coisa alguma". De novo, "vocês" é o sujeito oculto da frase. O Senhor estava dizendo: "Não andeis [vós] ansiosos..." Em outras palavras: "Você não deve atormentar-se nem ficar ansioso de coisa alguma”.

oração. Você ainda não a lançou sobre o Senhor; você ainda ficou com o problema. Se você ficou com o problema, ele não está nas mãos de Deus. Se Ele levou o problema, você já está sem ele.

Enquanto você ainda estiver preocupado com seu problema, sem conseguir dormir, virando de um lado da cama para o outro, procurando a solução, o problema não está não mãos dEle. Está com você. E, na realidade, todas as orações que você faz a esse respeito, não surtirão efeito, porque você não fez conforme Ele ordenou. Ele prometeu que tudo cumprirá, mas somente depois de você "entregar o seu caminho ao Senhor".

Quando lançamos nossa ansiedade sobre o Senhor, já não ficamos com ela. Como ilustração: se eu tirasse os últimos cinco dólares da minha carteira, e desse a você, aquela soma já não ficaria comigo; estaria com você. Depois, se alguém aparecesse e pedisse um dólar emprestado, e prometesse que o devolveria no dia seguinte, eu seria obrigado a dizer: "Não tenho nenhum dólar".

Pastoreei durante cerca de doze anos. Ocasionalmente, durante aquele período, surgiam problemas, e eu era tentado a preocupar-se com eles. Quando percebia que

começava a ficar ansioso a respeito de alguma coisa, passava a falar comigo mesmo: "Ora, Kenneth, você conhece coisa melhor. Você está começando a atormentar-se. Não faça isso. Você sabe que não é certo”.

Muitas vezes, acordava durante a noite, e o diabo trazia à minha mente um retrato de certas condições que existiam na igreja. Ficava tentado a preocupar-me, mas ao invés de ficar com ansiedade, passava a rir bem alto, dizendo: "aquele problema não está comigo. Louvado seja o Senhor, porque estou livre de ansiedade. Não estou com ele, "seu"diabo. Você pode me mostrar um retrato dele se quiser, mas eu não estou com ele. Esse problema está com o Senhor".

É maravilhoso o que Deus pode fazer com os nosso problemas, quando estão nas mãos dEle! Mas enquanto procuramos mantê-lo sob nosso controle - enquanto nós

procuramos solucioná-los para Ele ou procuramos ajudá-Lo a solucioná-los - nenhum deles fica por conta dEle. Você fica com todos eles.

Quando soprarem os ventos da adversidade, podemos fazer exatamente conforme manda a Palavra de Deus. Não precisamos atormentar-nos nem ficar ansiosos; podemos lançar os nossos fardos sobre o Senhor.

Se você ainda não fez assim, agora é o momento mais propício para desligar-se dos eus problemas e dormir em paz nesta noite. Se o diabo procurar colocar um retrato deles diante de você, afaste-os imediatamente da sua mente e diga: "Não, esses problemas não são comigo. Não tenho nenhum problema. Entreguei todos eles ao Senhor, e estão todos com Ele."

Deus tratará do problema enquanto você está dormindo. Ele nunca dormita, nem dorme (Salmos 121.4). Você precisa de sosno, mas Ele não,...Dá Ele aos seus amados o

sono (Salmos 127.2). Você é seu amado, porque você foi aceito no Amado, no Senhor

Jesus Cristo (Ef 1.6). Por isso, você opde dormie em paz. Se realmente cremos na Bíblia e praticamos a Palavra de Deus, nunca devemos ter ansiedade. Se realmente cremos naquilo que Jesus disse: - Se me pedirdes alguma coisa em meu Nome, eu o farei (João 14.14) - não ficamos ansiosos, mesmo se nossa casa ficar totalmente incendiada na nosdsa ausência. Não nos preocuparíamos nem nos atormentaríamos. Diríamos: "Louvado seja Deus, vamos ter uma cas melhor". Essa é a atitude que Deus quer que adotemos. Resolva no seu coração hoje que você vai pôr em prática a Palavra de Deus, que você vai praticar a fé.

Texto Para memorizar:

Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós (1 Pedro 5.7). _________________________________________________________________________

A LIÇÃO EM AÇÃO:Tornai-vos,pois, praticantes da palavra, e não somente ouvintes...(Tg 1.22)

_______________________________________________________

LIÇÃO 16

O Que Jesus Disse a Respeito da Oração (Parte 1)

Outline

Documentos relacionados