• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO II. Percursos Metodológicos da Pesquisa

2.4. Visão do loci de pesquisa – estado de São Paulo

Considerando que nosso objeto envolve profissionais da educação que atuam nas instituições do ensino do estado de São Paulo, julgamos apropriado entender os cenários onde foi realizada nossa pesquisa empírica.

Os dados oficiais da educação no Estado de São Paulo foram obtidos a partir do Censo Escolar 2014, elaborado pela Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação

Educacional (CIMA), da Secretaria de Estado da Educação (SEE). As instituições de ensino na Educação Básica (Figura 22) estão organizadas nas redes municipais e particulares.

Figura 21: Organização da Educação Básica no Brasil.

O informe de 2014 apresenta o número de escolas em São Paulo. (Figura 23)

Figura 22: Escolas por rede de ensino segundo o tipo de ensino ministrado.

Fonte: Censo Escolar

Dentre os estabelecimentos escolares cujos conteúdos produzidos e desenvolvidos no currículo se baseiam em experiências e saberes sobre o movimentar-se nas aulas do componente curricular Educação Física que tenham como base na concepção da Cinesiologia Humana, foram selecionados e incluídos em nossa pesquisa os que se apresentam a seguir.

Educação

Básica

Educação

Infantil

Ensino

Fundamental

Ensino

Médio

O Colégio Renovação – projetado com 4 unidades, na capital de São Paulo na região do Bosque da Saúde/Cursino, atende: Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio. O campus de Indaiatuba atende a Educação Infantil ao Fundamental II, Ensino Médio e o Pré-Vestibular. As unidades são constituídas pela seguinte infraestrutura: salas, Laboratórios de Informática, Ciências, Física, Química e Biologia, Quadras Poliesportivas, Piscina Aquecida, Centro de Estudos e um Centro de Convivência com mais de 5.000m2 (em

São Paulo), onde são oferecidos cursos livres e diversas atividades esportivas. A filosofia está permeada no trabalho com potencialidades e habilidades individuais e coletivas dos alunos (COLÉGIO RENOVAÇÃO, 2019).

O Colégio Soka do Brasil contempla em sua sede os níveis do Ensino: Fundamental I, Fundamental II e o Ensino Médio Soka. O conceito arquitetônico das salas de aula e demais espaços procuram atender os padrões de sustentabilidade auditados pela Fundação Vanzolini, da USP, e têm o selo de excelência em Sustentabilidade. A sede conta com os seguintes espaços. Térreo: catracas eletrônicas, recepção, atendimento, horta e refeitório. 1º andar: salas de aula, estúdio, sala de leitura e quadra, sala de orientação. 2º andar: salas de aula, laboratório, sala de artes visuais, sala de orientação. 3º andar: salas de aula, laboratório, sala dos professores, sala de leitura e administrativo. 4º andar: quadra poliesportiva e vestiários. O colégio está localizado no Jardim da Saúde, São Paulo, e sua missão é promover uma educação humanística que visa criar valores de ação criativa pela paz, a saber: Criação de Valores, Cultura de Paz; Direitos Humanos Coexistência com a Natureza; Estudo de Línguas Estrangeiras; Leituras Diversas e Intercâmbio, assim privilegiando o desenvolvimento de um processo que instiga a pesquisa e a participação do aluno no processo pedagógico (COLÉGIO SOKA DO BRASIL, 2019).

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Cleomenes Campos faz parte da rede municipal de ensino da cidade de São Paulo, maior sistema do país. As unidades de educação estão organizadas em Diretoria Regional de Educação (DRE). São 13 diretorias que dividem o munícipio de São Paulo. A EMEF Cleomenes Campos faz parte do Distrito de São Lucas na DRE: Ipiranga e conta com a seguinte estrutura apresentada na Tabela 5.

Tabela 5: EMEF Cleomenes Campos e sua estrutura física.

Brinquedoteca 1

Parque 1 Quadra 2 Rampa 1 Sala de Aula 16 Sala de Leitura 1 Sanitário Deficiente 1 Fonte: prefeitura.sp.gov.br

Para dar conta das finalidades no processo de escolarização dos alunos, a SME considera que:

A chegada a essa etapa da Educação Básica se dá ainda na infância, quando o processo de alfabetização acontece. A leitura de mundo da criança passa a ganhar novas dimensões de expressão. A fim de expandir essas expressões, o processo de alfabetização e letramento caminha na busca de formar um cidadão solidário, crítico e autônomo. Essa busca lida não só com as diversas linguagens do mundo atual, como também com as questões que perpassam a infância e a juventude. Diante de uma responsabilidade dessa natureza, a proposta da Coordenadoria Pedagógica (COPED) Ensino Fundamental e Médio é, respeitando sempre a autonomia das Unidades Educacionais, implementar a Reorganização Curricular e Administrativa por meio de permanentes discussões com os educadores, a fim de garantir os direitos de acesso, permanência e aprendizagem qualitativa de cada um de nossos estudantes. (SME, 2019)

A Escola Carlitos, localizada na região de Higienópolis em São Paulo, contempla uma pedagogia apoiada na concepção do aluno que atua em seu próprio desenvolvimento e que deve fazer parte do ambiente cultural, social e cívico de seu mundo. Ação educativa se fundamenta na erudição, na tradição, na inovação, permeada sempre pelos princípios éticos, mediante uma base humanista. A escola tem como premissa o convívio e a democratização do conhecimento. Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I e II, busca garantir a formação social, artística, linguística e científica de seus alunos pela descoberta e desenvolvimento de suas possibilidades, num ambiente mais solidário que competitivo, no qual o saber e o aprender acontecem de forma compartilhada (ESCOLA CARLITOS, 2019).

O Colégio Anglo 21, localizado na zona sul da capital paulista, em Santo Amaro, a escola da rede privada atende: a Educação Infantil, o Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Possui os seguintes espaços: dois prédios, sala de professores,

quadra de esportes descoberta, cozinha, parque infantil, banheiro adequado a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, refeitório, pátio coberto e pátio descoberto com piscina. No Anglo 21, busca-se assegurar o desenvolvimento de habilidades essenciais para crianças e jovens, preparando-os para compreenderem fenômenos sociais e naturais e viverem em sociedade de forma crítica, participativa, cooperativa e solidária. Incorporar ao ensino oportunidades acadêmicas para crianças e jovens, favorecendo ações autônomas, cooperativas e sustentáveis. O colégio busca também ter uma equipe de professores e diretores qualificados e engajados para construir e implementar práticas de ensino de qualidade (COLÉGIO ANGLO 21, 2019).

O Colégio Harmonia encontra-se localizado em Rudge Ramos, São Bernardo do Campo, São Paulo, com um espaço físico de mais de 12 mil metros quadrados, e conta a seguinte infraestrutura: área verde, laboratórios de inglês, informativa, química, física e biologia, sala de pesquisa, multimídia, artes e biblioteca, ginásio poliesportivo, quadra coberta e salas para ginástica, dança e artes marciais. O Colégio Harmonia nasceu em 1993 com a proposta de oferecer ensino em período integral para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Sua missão é atuar e contribuir para o aprimoramento cultural e educacional, estimulando o senso de cidadania e responsabilidade social, gerando oportunidade de desenvolvimento humano dos cidadãos. Seus valores envolvem: Tradição e Cultura Japonesa, Respeito, Gratidão, Honestidade, Trabalho em Equipe, Harmonia, Ética e Cidadania. A proposta pedagógica é dar a oportunidade de formação e aperfeiçoamento pessoal e cultural para seus estudantes e incluir sentimentos de respeito e generosidade, na grade curricular e inclui disciplinas diversificadas, tais como: idiomas (inglês, espanhol, japonês), taikô, música, teatro, xadrez, robótica e informática, além das disciplinas da base do núcleo comum (COLÉGIO HARMONIA, 2019).