• Nenhum resultado encontrado

Boletim DIREITO GV - maio - 2010

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Boletim DIREITO GV - maio - 2010"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

B O L E T I M I N F O R M A T I V O D A E S C O L A D E D I R E I T O D E S Ã O P A U L O D A F U N D A Ç Ã O G E T U L I O V A R G A S

: DIREITO GV PUBLICA RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE 2009

: EVENTOS ACADÊMICOS DIREITO GV

: PARTICIPAÇÕES EM EVENTOS E SEMINÁRIOS

: DIREITO GV NA MÍDIA

: WORKING PAPERS

: CADERNOS DIREITO GV

: REVISTA DIREITO GV INDICA

: DESTAQUES DO MÊS : SEÇÕES

: 01 : 02 : 03 : 04 : 05 : 06 : 07 : 08

RUA ROCHA, 233 SÃO PAULO SP BRASIL

TEL (11) 3281.3310 (11) 3281.3306

: INSTITUCIONAL P 01

: EVENTOS ACADÊMICOS P 02

: PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS P 03

: DIREITO GV NA MÍDIA P 04

: PUBLICAÇÕES P 07

: WORKING PAPERS P 07

: REVISTA DIREITO GV INDICA P 07

(2)

: DIREITO GV PUBLICA RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE 2009

A DIREITO GVacaba de publicar o seu primeiro relatório de atividades, retratando um panorama das principais ati-vidades da Escola durante 2009. “Ao completar 10 anos, sentimos a necessidade de aumentar o canal de

presta-ção de contas à sociedade”, explica Emerson Ribeiro

Fabiani(coordenador executivo da DIREITO GV). Com 41 páginas, o relatório contempla os principais

acon-tecimentos na graduação, no GVlaw (programa de

edu-cação continuada da DIREITO GV) e no mestrado, além

de informar sobre os eventos, seminários, publicações e participações em atividades internacionais de professo-res, pesquisadores e colaboradores.

A tiragem inicial deste relatório é de 500 exemplares.

Porém, ele está disponível online para consulta (CLIQUE AQUI).

: NEF COMEMORA UM ANO DE ATIVIDADES

Em 13 de maio, o Núcleo de Estudos Fiscais (NEF) da

DIREITO GV completou um ano de atividades, consolidan-do-se como espaço público de discussão de assuntos rela-cionados à transparência nas contas públicas, reforma fiscal e simplificação nos procedimentos tributários.

“Desde o início, o NEF buscou o apoio de atores das ins-tituições governamentais, empresas e formadores de políticas públicas para refletir e discutir o Brasil em cinco pilares: transparência, horror à corrupção, pesquisa empírica, supremacia do interesse público e sonho do

desenvolvimento social”, explica Eurico Marcos Diniz de

Santi(coordenador do NEF).

O núcleo, composto por dez profissionais, entre pesqui-sadores e alunos, esteve envolvido em diversas ativida-des, entre elas a produção de uma pesquisa sobre as decisões tomadas pelo Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) e a organização do Congresso sobre direito tributário, desenvolvimento, transparência e sustentabilidade, em novembro do ano passado.

Em 2010, o NEF tem desafio de estudar e construir uma proposta de reforma fiscal e tributária a ser submetida aos candidatos à presidência da República.

: ALUNOS DA DIREITO GV PARTICIPAM DE MUTIRÃO DA CIDADANIA NA VIRADA CULTURAL EM SÃO PAULO O fim de semana dos dias 15 e 16 de maio, que marcou a Virada Cultural 2010 em São Paulo, não se restringiu a shows dos mais variados estilos musicais. Houve um significativo espaço para o exercício da cidadania, com

participação dos alunos da DIREITO GV. Na Praça 14

Bis, próxima à sede da Escola, alunos da clínica de mediação participaram do Mutirão da Cidadania, que ocorreu no dia 15, das 9h às 17h.

Segundo Daniela Gabbay (professora da clínica de

mediação), foi uma excelente oportunidade para que os alunos divulgassem a mediação na comunidade e promo-vessem a cultura do diálogo por meio de atividades que

contribuam para o protagonismo comunitário...continua >>

GRADUAÇÃO

PÓS- GRADUAÇÃO GVlaw

MESTRADO EM DIREITO E DESENVOLVIMENTO

EVENTOS

REVISTA DIREITO GV

REVISTA GETÚLIO

PONTES

BOLETIM DIREITO GV

BOLETIM EDUCAÇÃO JURÍDICA

WORKING PAPERS

CADERNOS DIREITO GV

(3)

<< volta... no gerenciamento e solução de conflitos.

“O saldo foi muito positivo. Foi um grande exemplo de conscientização e exercício de cidadania, com milhares de atendimentos realizados pelos órgãos públicos no local. Um grande privilégio aos alunos da clínica de mediação

estarem lá para participar e conferir”, explica Daniela.

Estiveram presentes no Mutirão da Cidadania represen-tantes de cartórios, bancos, da Defensoria Pública da União, do INSS, da Justiça Federal, do Ministério Público Federal, do Ministério Público do Trabalho, da Secretaria da Fazenda, da Secretaria do Verde do Meio Ambiente e da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

O Mutirão é uma iniciativa do Ministério Público Federal e da Rede Social Bela Vista, que tem como missão pro-mover um modelo de desenvolvimento sustentável por meio da articulação e fortalecimento das organizações sem fins lucrativos, governos e iniciativa privada. Contou, ainda, com o apoio da São Paulo Turismo, da Fiesp/Sesi, da CET, da Prefeitura de São Paulo, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, da Guarda Civil Metropolitana e da Polícia Militar.

: CENTRO ACADÊMICO DA DIREITO GV INAUGURA NOVA SEDE.

Em 20 de maio, o Centro acadêmico da DIREITO GV

promoveu coquetel de inauguração de sua nova sede, localizada na rua Itapeva, 72.

: CRI-DIREITO GV RECEBE ESPECIALISTAS DE HARVARD

A Coordenadoria de Relações Internacionais da DIREITO GV(CRI-DIREITO GV), sob

responsabilidade da professora Maria Lúcia

Pádua Lima, recebeu dois professores de

Harvard, que ministraram cursos de curta duração.

Diane Rosenfeld é especialista em direitos humanos, focando seus estudos na proteção de direitos humanos das mulheres e outras minorias sexuais. Durante o seu curso, entre 10 e 13 de maio, a professora discorrereu sobre as origens históricas da violação dos direitos das mulheres pelo do mundo; a violência patriarcal, a coerção sexual e as respostas jurídicas ao combate dessas práticas; tráfico de mulheres, prostituição e estupro; e, por fim, a construção de alianças entre as mulheres com o objetivo de alterar esse quadro.

Já o professor William Fisher tratou, em seu curso, de alguns pontos controversos no direito de propriedade intelectual. As aulas compararam os mecanismos pelos quais diferentes países tratam o tema, passando pela indústria da moda, conhecimentos tradicionais, a indústria da saúde e a crise na indústria do entretenimento. O curso foi ministrado entre 10 e 14 de maio.

: GEEF SE REUNIU EM 11 DE MAIO O Grupo de estudos de empresas familiares

(Geef), coordenado pela professora Roberta

Nioac Prado(DIREITO GV), se reuniu em 11 de maio para debater o caso Excelsior, que trata de uma bem sucedida recuperação de empresas para venda posterior.

O responsável pela apresentação foi o consultor Telmo Schoeler (administrador de empresas pela UFRGS, mestre pela Michigan State University, especialista em treinamento gerencial e participante de diversos conselhos de administração).

: DIREITO GV RECEBE PROFESSORA BETH SCHWARTZ PARA CURSO DE CURTA DURAÇÃO SOBRE MEDIAÇÃO

A Coordenadoria de Relações Internacionais da

DIREITO GV(CRI-DIREITO GV) organizou o curso de curta duração sobre Dispute Resolution Course, com a professora Beth Schwartz (Fordham Law School), que ocorreu entre 24 e 28 de maio.

Beth Schwartz leciona na clínica de mediação da Fordham desde 1987, participando da primeira clínica sobre competências para o litígio daquela

instituição. A professora possui ... continua >>

(4)

<< volta... certificado como mediadora e atua nesta área para a corte unificada de Nova York.

: CRI-DIREITO GV ORGANIZA DEBATE SOBRE CRISE FISCAL NA ZONA DO EURO

Os desdobramentos da crise fiscal em alguns países europeus, com foco na Grécia, Portugal, França e Itália, foi o tema do encontro “Brasil e União Europeia: repercussões da crise fiscal em países da Zona do Euro”. O encontro foi no auditório da

DIREITO GV e foi organizado pela professora Maria

Lucia Pádua Lima(coordenadora de relações

internacionais da DIREITO GV). Estarão presentes

Marco Chirullo (Conselho Comercial para Assuntos União Europeia-Brasil e União Europeia Mercosul junto à Delegação da Comissão Europeia em Brasilia), Fernando Maida Dall´Acqua (professor do departamento de planejamento e análise econômica aplicados à administração da EAESP/FGV) e Claudio Filkenstein (diretor do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional e coordenador da pós-graduação em direito internacional da PUC-SP).

O evento integra o projeto “Crise internacional: câmbio, protecionismo e recuperação econômica. Perspectivas da relação entre União Europeia e

Brasil”, coordenado pela professora Maria Lúcia

Pádua Limacom apoio da Delegação da Comissão Europeia no Brasil. Por meio de uma séria de encontros no decorrer de 2010, pretende-se promover a análise e a discussão multidisciplinar das perspectivas europeia e brasileira sobre os rumos da situação internacional.

: FGV PROMOVE PALESTRA COM MASSIMO D´ALEMA (DEPUTADO E EX-PRIMEIRO MINISTRO DA ITÁLIA) SOBRE OPORTUNIDADES DE

INTEGRAÇÃO ENTRE BRASIL E UNIÃO EUROPÉIA O Salão Nobre da FGV recebeu, em 13 de maio, o deputado e ex-ministro Massimo D’Alema, que proferiu a palestra Brasil e União Européia: oportunidades em tempos de crise. O encontro conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Comitato Degli Italiani all’Estero (Comites) e foi organizado pelas Escolas de Administração, Direito e Economia, representadas pelo diretor Francisco Mazzucca.

Massimo D´Alema é jornalista e político italiano. Foi militante do Partido Comunista Italiano e primeiro ministro da Itália entre 1998 e 2000. D´Alema também assumiu o Ministério dos Negócios Estrangeiros durante o governo de Romano Prodi, entre 2006 e 2008. Desde 2007, é um dos expoentes do Partido Democrático.

: SALEM NASSER PALESTRA SOBRE RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS ENTRE BRASIL E PAÍSES ÁRABES

Salem Nasser(coordenador do núcleo de direito global da DIREITO GV) participou, em 7 de maio, de encontro promovido pela faculdade de Relações Internacionais da ESPM com um público aproximado de 200 pessoas. O professor falou sobre os principais elementos que caracterizam as relações diplomáticas entre o Brasil e os países de língua árabe.

: PROFESSOR JOSÉ GARCEZ REPRESENTA A DIREITO GV EM SEMINÁRIO SOBRE EDUCAÇÃO JURÍDICA EM SALVADOR (BA)

José Garcez Ghirardi (DIREITO GV) viajou a Salvador, onde participou nos do I Seminário Luso-Brasileiro de Edu-cação Jurídica em 6 e 7 de maio, que ocorrer na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Ghirardi falou sobre o tema “Ensino jurídico e representa-ções do direito: implicarepresenta-ções políticas de escolhas meto-dológicas” e particpou do workshop “Experiências em metodologias de docência jurídica”, em que desdobrou a aplicação de métodos de caso no ensino do direito.

: EURICO DE SANTI PARTICIPA DE ENCONTRO DA RECEITA FEDERAL EM BONITO (MS)

Eurico de Santi (coordenador do NEF da DIREITO GV)

par-ticipou do encontro da Associação Nacional dos Auditores

Fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIP),...continua >>

(5)

<< volta... realizado no centro de Convenções de Bonito (MS), de 20 a 22 de maio.

Entre os assuntos abordados, destaque para a Lei Orgânica do Fisco (LOF) e o modelo de tributação ideal para o Brasil, além de questões referentes ao funciona-lismo público e à carreira de auditor fiscal.

: PROFESSOR OSCAR VILHENA PARTICIPA DE ENCONTRO COM MARINA SILVA

O professor Oscar Vilhena Vieira (coordenador do

Mestrado em Direito e Desenvolvimento da DIREITO GV)

participou, em 10 de maio, da Roda de Conversa sobre Segurança Pública, do Instituto de Democracia e Sustentabilidade, presidido pela pré-candidata Marina

Silva (PV-AC). Durante o encontro, Oscar Vilhena

deba-teu a respeito do atual estado da segurança pública no país e quais os principais cenários para a solução dos conflitos nessa área. O debate também contou com a participação do sociólogo José Luiz Ratton, Luis Flavio Sapori (coordenador do curso de ciências sociais da PUC-MG), Luiz Eduardo Soares (antropólogo e cientis-ta político) e Marcos Rolim (jornaliscientis-ta especialiscientis-ta em segurança pública e direitos humanos).

: MARTA MACHADO E FLAVIA PÜSCHEL PARTICIPAM DO CONGRESSO LAW & SOCIETY EM CHICAGO

Marta Rodriguez de Assis Machadoe Flavia Portella Püschel (DIREITO GV) participaram do Law and

Society Annual Meeting, realizado em Chicago, entre 27

a 30 de maio. Marta Machado apresentou o paper

Responsabilidade penal de pessoas jurídicas: o para-doxo de sua interpretação pelos Tribunais brasileiros, na sessão Globalização e democracia nos países emergentes: economia, educação, meio ambiente e investimentos no Brasil, China e Índia.

O tema da professora Flavia Püschelfoi Criminal

liabi-lity and its adaptation to legal entities: an analysis of legis-lation drafts in Brazil (Responsabilidade criminal e sua adaptacao as pessoas juridicas: uma analise de proje-tos de lei no Brasil).

(MG), Rádio CBN, Rádio Eldorado, Rádio Joven Pan, STJ-DF, TV Brasil.

1º DE MAIO

: A Coluna Direto da Fonte (O Estado de São

Paulo), da jornalista Sonia Racy, publicou uma nota sobre o lançamento coletivo das obras da

DIREITO GV. A nota foi republicada no Diário do Pará. O site Migalhas também publicou release sobre o assunto, assim como o Ministério do Planejamento.

2 DE MAIO

: O jornal O Estado de São Paulo publicou

entrevista com o professor Oscar Vilhena Vieira

(DIREITO GV), em que analisa a configuração das instituições democráticas na América Latina. A entrevista foi comentada pelos sites consultor jurídico e do Ministério do Planejamento.

3 DE MAIO

: A reunião do Núcleo de Estudos Fiscais da

DIREITO GVfoi noticiada pelo site Migalhas.

4 DE MAIO

: Artigo da professora Viviane Müller Prado

(DIREITO GV) sobre a atuação do ... continua >>

: DIREITO GV NA MÍDIA

: A professora Roberta Prado(DIREITO GV)

participou de especial da revista Capital Aberto sobre profissionalização de empresas familiares.

: O ICJBrasil, divulgado no final de abril, ainda

continuou a repercutir nos seguintes veículos: Bandnews, Comercio de Jahu, Cruzeiro do Sul online, ELO Internet (MA), Entrevista no

(6)

<< volta... Judiciário nas decisões envolvendo remuneração de executivos foi publicado no Migalhas. O artigo também foi publicado no site Espaço Jurídico Bovespa em 14 de maio.

6 DE MAIO

: O professor Oscar Vilhena(DIREITO GV)

concedeu entrevista ao site Ultima Instância, comentando sobre a Lei de Anistia.

: O professor Edison Fernandes(GVlaw)

publicou o artigo “Debêntures de sociedades limitadas” no espaço Opinião Jurídica do jornal Valor Econômico.

9 DE MAIO

: A entrevista do professor Oscar Vilhena

(DIREITO GV) inspirou artigo do articulista Gaudêncio Torcuato, publicado no jornal O Estado de São Paulo. O artigo foi republicado nos sites Intelog, O Tempo online, Correio Popular (Campinas) e Ministério do Planejamento.

: O Estado de São Paulo também publicou

reportagem com balanço de um ano da Lei

antifumo, com participação do professor Carlos

Ari Sundfeld (DIREITO GV). A matéria foi replicada na Agência Estado, Jornal da Tarde e Folha Noroeste online.

: O Portal IG publicou importante matéria a

respeito da expansão da arbitragem no país,

com dados e análise da professora Selma

Ferreira Lemes (DIREITO GV).

: Encontro dos auditores fiscais, ocorrido em

Bonito (MS), com a participação do professor

Eurico de Santi(DIREITO GV) foi divulgado nos sites A Crítica online (MS), Bonito News (MS), Fátima News (MS), Jovem Sul News (MS), ‘Midiamax, MS Notícias (MS), Portal Bonito (MS).

: Marcel Leonardi (GVlaw) participou de

matéria sobre o novo marco civil na internet, publicada no caderno Link do Estado de São Paulo.

: A participação do professor Oscar Vilhena

(DIREITO GV) em reunião sobre segurança pública em ONG presidida pela candidata Marina Silva (PV-AC) foi notícia no Abong, Bol, Ecos da Notícia (AC), Folha de São Paulo, Folha online e Ministério do Planejamento.

11 DE MAIO

: Os cursos de curta duração promovidos pela

DIREITO GV dirigidos pelos professores William Fisher e Diane Rosenfeld, de Harvard, foram objeto de nota do Migalhas.

12 DE MAIO

: Em especial sobre infraestrutura para a Copa,

publicado pelo Valor Econômico, o professor

Carlos Ari Sundfeld(DIREITO GV) contribuiu para entrevista sobre contratos administrativos. A matéria replicada no site do Ministério do Planejamento e do Brazil Modal.

13 DE MAIO

: Artigo da pesquisadora Juliana Bonacorsi de

Palma(DIREITO GV) foi publicado no espaço Opinião Jurídica do jornal Valor Econômico.

: O início das inscrições para o GVlawfoi

noticiado pelo Jornal dos Concursos online, Migalhas, Última Instância.

: Reportagem do Estadão denunciando a

contratação de serviços da Telebrás sem

licitação, com participação do professor Carlos

Ari Sundfeld (DIREITO GV), foi divulgada no site do Ministério do Planejamento, Yahoo! Brasil Groups, Yahoo! Notícias, Estadão online.

14 DE MAIO

: O Migalhas publicou nota sobre o aniversário

de um ano do NEF.

: O Jornal da Tarde publicou artigo do professor

(7)

<< volta... sobre o uso de scannerscorporais e a questão do direito à privacidade.

18 DE MAIO

: O jornal DCI entrevistou o professor Dimitri

Dimoulis(DIREITO GV) para comentar a possibilidade de uma assembléia constituinte para tratar de reformas vitais para o país.

: O professor Salem Nasser(DIREITO GV)

participou da bancada do jornal das Dez (Globonews) e foi entrevistado pelo jornalista Carlos Alberto Sardenberg sobre o acordo nuclear assinado entre Brasil, Irã e Turquia.

20 DE MAIO

: Alexis Vargas (GVlaw) escreveu artigo na

Folha de São Paulo analisando a efetivação constitucional do princípio da moralidade.

: Regina Beatriz Tavares da Silva

(coordenadora do GVlaw) participou de matéria

sobre a importância de participar de recallspara

o portal Exame.

: O professor Oscar Vilhena Vieira(DIREITO

GV) concedeu entrevista à rádio CBN tratando

sobre mudanças constitucionais sobre as competências das polícias. A matéria replicada no dia 21 na CBN do Rio.

21 DE MAIO

: Dados da pesquisa da professora Selma

Ferreira Lemes (DIREITO GV) sobre arbitragem foram replicados no Jornal do Commercio do Rio.

22 DE MAIO

: Gustavo Haddad (GVlaw) concedeu entrevista

à rádio CBN sobre a MP que altera as regras para a declaração de Imposto de Renda.

: Manoel Pereira dos Santos(coordenador do

GVlaw) foi citado em nota sobre a relação entre

redes sociais e direitos humanos, publicada no UniBrasil (PR).

: A Coluna Mercado Aberto (Folha de São

Paulo) publicou nota em 22 de maio, noticiando encontro que trataria da crise econômica na Zona do Euro e os impactos para as relações entre Europa, Brasil e Mercosul. O encontro, realizado no dia 27, teve cobertura do jornal Brasil Econômico, que trouxe ampla matéria na edição do dia seguinte, replicada no Intelog (RS). Houve também registro no site Migalhas.

: A última edição do caderno Mais! (suplemento

dominical da Folha de São Paulo sobre cultura) publicou nota sobre o lançamento do livro

“O Oráculo de Delfos – O Conselho de Estado no Brasil-Império”.

27 DE MAIO

: O Valor Econômico publicou matéria sobre

a pesquisa do Comitê Brasileiro de Arbitragem

(Cbar) e da DIREITO GVsobre homologação

de sentença estrangeira. A matéria foi replicada nos sites Conjur, JusBrasil Notícias, Ministério do Planejamento, Última Instância.

: O professor Ronaldo Porto Macedo Jr.

(DIREITO GV) concedeu entrevista à rádio Jovem Pan, analisando o impacto das últimas movimentações do mercado de cartão de crédito para o consumidor.

28 DE MAIO

: O professor Rabih Nasser (DIREITO GV)

comentou sobre as irregularidades em obras de licitação na copa do mundo da África do Sul na rádio Eldorado.

29 DE MAIO

: A professora Viviane Müller Prado(DIREITO

GV) concedeu entrevista ao jornal Brasil

(8)

: PROFESSOR DA DIREITO GV PARTICIPA DE

LANÇAMENTO DE LIVRO SOBRE DIREITO DO TRABALHO

Antonio Rodrigues de Freitas Junior (professor de

direito do trabalho da DIREITO GV) participou da obra

coletiva Direito coletivo do trabalho – curso de revisão e atualização, com lançamento pela editora Campus-Elsevier. O lançamento foi feito em 13 de maio.

O livro é organizado por Cancy Florencio Thome e Rodrigo Garcia Schwarz. Durante o lançamento ocorre-rá a palestra “O Direito coletivo do trabalho na atualida-de: perspectivas”. O professor focou sua exposição no tema “Sindicato na experiência jurídica brasileira: auto-nomia e liberdade X favoritismo estatal”.

: PROFESSOR JOSÉ REINALDO RECEBE MEDALHA DE HONRA AO MÉRITO CIENTÍFICO

O professor José Reinaldo de Lima Lopes (DIREITO

GV) recebeu, em 20 de maio, Medalha Nacional do

Mérito Científico no campo das ciências humanas. José

Reinaldo é o primeiro jurista a receber a distinção. A entrega da medalha e do diploma foi realizada em ceri-monial da Presidência da República.

: Working paper 50

REGULAÇÃO CAMBIAL ENTRE A ILEGALIDADE E A ARBITRARIEDADE: OCASODACOMPENSAÇÃO PRIVADADECRÉDITOSINTERNACIONAIS

Bruno Meyerhof Salama

: Working paper 51

PHARMACEUTICAL PATENT BARGAINS: THEBRAZILIANEXPERIENCE

Daniel Benoliel e Bruno Meyerhof Salama

: Working paper 52

COMO INTERPRETAR AS NORMAS EMITIDAS PELO BACEN E CMN? UMARESPOSTAAPARTIRDA EVOLUÇÃO DOMODELODE ESTADOBRASILEIRO

Bruno Meyerhof Salama

: Working paper 53

ISLAMIC LAW AND INTERNATIONAL LAW: THETERMSOFARELATIONSHIP

Salem Hikmat Nasser

: Working paper 54

2ND STAGE OF THE RESEARCH ON “ARBITRATION AND THE JUDICIARY”.

THEME REPORT: VALIDITY, EFFICIENCYAND

EXISTENCEOFTHE ARBITRATION AGREEMENT

DIREITO GV e CBAr

: Working paper 55

GOVERNANÇA ADMINISTRATIVA, DINÂMICA INSTITUCIONAL E FINANCIAMENTO INDUSTRIAL NO BRASIL: NOVOSPARÂMETROS, VELHOSPROBLEMAS

Mario Gomes Schapiro

: REVISTA DIREITO GV INDICA

Leia on lineos artigos publicados na Revista DIREITO GV:

: Cláusula resolutiva expressa por insolvência nos contratos empresariais: uma análise econômico-jurídica

Deborah Kirschbaum

No começo de 2005, o congresso brasileiro aprovou a nova lei de insolvência empresarial. Em conseqüência, diversas questões têm sido debatidas pela primeira vez, enquanto outras são rediscutidas, agora sob uma nova perspectiva. Este artigo discute a legitimidade das cláu-sulas resolutivas expressas por insolvência de uma das partes (ipso facto) nos contratos relevantes. Sob a lei anterior, havia um relativo consenso nas decisões judi-ciais e na literatura especializada em interpretar o texto legal como invalidante da cláusula. Ainda assim, muitos contratos empresariais previam a ipso facto. Este artigo discute e repele argumentos em favor de sua validade.

Argumenta que a ipso facto é incompatível,...continua >>

(9)

<< volta... com um regime orientado pela maximização do valor da empresa. Em termos econômicos, a cláu-sula implica a transferência de ativos sem contraparti-da. Essa válvula de escape a preço zero potencialmente prejudica a recuperação da empresa e os direitos dos demais credores no caso de liquidação.

: Fundamentos jurídicos e econômicos da OPA a posteriori (tag along) e a questão sob a ótica de empresas que praticam boas práticas de governança corporativa

Roberta Nioac Prado

O texto trata da oferta pública de alienação de contro-le, atualmente prevista pelo artigo 254-A da Lei Societária n. 6404/76, e regulada pela instrução CVM n. 361. Trata da questão sobre “a quem deve pertencer o ágio pago pelo poder de controle”, elencando funda-mentos jurídicos invocados por autores estrangeiros e nacionais, e fundamentos econômicos levantados e demonstrados em pesquisas empíricas, por autores estrangeiros. ao final, busca demonstrar que, em alguns aspectos, o fundamento econômico se sobres-sai quando a questão é vista por empresários que bus-cam capitalizar-se via mercado de capitais e, para tanto, oferecem a seus investidores normas tidas como “boas práticas de governança corporativa.

: CADERNOS DIREITO GV

: Caderno DIREITO GV 31

METODOLOGIA DE ENSINO JURÍDICO NO BRASIL: ESTADO DAARTEE PERSPECTIVAS. EXPOSIÇÕES,

DEBATESE RELATOSDO WORKSHOP NACIONAL

DE METODOLOGIA DE ENSINO

José Garcez Ghirardi (coord.), Ieda Dias de Lima, Ligia Paula P. Pinto Sica, Luciana de Oliveira Ramos

: Caderno DIREITO GV 32

ARBITRAGEM E PODER JUDICIÁRIO: UMARADIOGRAFIADOSCASOSDEARBITRAGEM

QUECHEGAMAOJUDICIÁRIO BRASILEIRO

Adriana Braghetta; Daniela Monteiro Gabbay; Eleonora Coelho Pitombo; Rafael Francisco Alves; Selma Ferreira Lemes (coord. geral)

EXPEDIENTE

JOSÉ RODRIGO RODRIGUEZ

COORDENADOR DE PUBLICAÇÕES

FÁBIO LUIZ L. DE CARVALHO

REDAÇÃO E EDIÇÃO

ULTRAVIOLETA DESIGN

Referências

Documentos relacionados

O professor Oscar Vilhena Vieira, diretor da FGV DIREITO SP, abriu o diálogo afirmando que o momento para debater o tema é oportuno, já que a Escola está debruçada sobre a nova Lei

: O portal IG publicou uma matéria sobre os 25 anos da Constituição Federal de 1988 e citou o evento que a DIREITO GV promoveu na mesma data.. O professor Oscar

“Nosso objetivo, como uma Escola de Direito, é abrir espaço para que as diversas vozes interessadas no aprofundamento da democracia e na ampliação dos direitos possam dialogar

negócios, o Grupo de Ensino e Pesquisa em Inovação (GEPI) da DIREITO GV, com apoio da Buscapé Company, realizou em São Paulo, em 17 e 18 de maio, o evento “A Estratégia do Novo

Oscar Vilhena Vieira, diretor da DIREITO GV, passou a ser o único brasileiro a integrar o Conselho Mundial da Human Rights Initiative, responsável pela orientação de toda a

A DIREITO GV participou da Comissão de Avaliação do debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo, pro- movido em 17 de setembro pelo grupo O Estado de S.Paulo,

A parceria firmada entre a DIREITO GV e o grupo Estado para a cobertura da Ação Penal 470, que julga os acusa- dos no processo do Mensalão, começou em 2 de agosto com a publicação de

Se a informação for analisada segundo o nível de renda, entre os que ganham até 2 salários mínimos, 73% afir- mam que a possibilidade de conciliação contribui para o aumento