• Nenhum resultado encontrado

Boletim DIREITO GV - maio - 2009

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Boletim DIREITO GV - maio - 2009"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

B O L E T I M I N F O R M A T I V O D A E S C O L A D E D I R E I T O D E S Ã O P A U L O D A F U N D A Ç Ã O G E T U L I O V A R G A S

:EVENTOS ACADÊMICOS DIREITO GV

: PARTICIPAÇÕES EM EVENTOS E SEMINÁRIOS

: INSCRIÇÕES PARA CURSOS DE INVERNO DO GVlaw

:PUBLICAÇÃO DE IMPACTO INTERNACIONAL

:DIREITO GV NA MÍDIA

: NOVOS WORKING PAPERS DIREITO GV

: DESTAQUES DO MÊS : SEÇÕES

RUA ROCHA, 233 SÃO PAULO SP BRASIL

TEL (11) 3281.3310 (11) 3281.3306

: INSTITUCIONAL p 01

: EVENTOS ACADÊMICOS DIREITO GV p 01

: PARTICIPAÇÕES EM EVENTOS p 03

: GVLAW p 04

: PONTES p 05

: NOTÍCIAS p 06

: DIREITO GV NA MÍDIA p 06

: WORKING PAPERS p 08

(2)

: LINKS DIREITO GV

: INSTITUCIONAL

GRADUAÇÃO

PÓS- GRADUAÇÃO GVlaw

MESTRADO EM DIREITO E DESENVOLVIMENTO

EVENTOS

REVISTA DIREITO GV

REVISTA GETÚLIO

PONTES

BOLETIM DIREITO GV

BOLETIM EDUCAÇÃO JURÍDICA

WORKING PAPERS

CADERNOS DIREITO GV

: GRUPO SCHINCARIOL É A PRIMEIRA INDÚSTRIA A PATROCINAR UMA SALA NO PRÉDIO DA DIREITO GV

O Grupo Schincariol é o primeiro representante da indús-tria a patrocinar uma sala na DIREITO GV. O acordo permite ao patrocinador obter descontos em cursos de especialização para os seus funcionários e utilizar espa-ços físicos livres da escola para eventos e outras ativi-dades da companhia.

Integram o time de patrocinadores os bancos Itaú, Safra e Votorantin. A BM&F Bovespa foi a primeira instituição a patrocinar uma sala, em 2007.

: EVENTOS ACADÊMICOS DIREITO GV

: DIREITO GV PROMOVEU DEBATE SOBRE DIREITO E DESENVOLVIMENTO COM DAVID TRUBEK A Coordenação de Pesquisas da DIREITO GV organizou, em 30 de abril, a primeira mesa de debates sobre direito e desenvolvimento de 2009. Os participantes do encontro debateram uma agenda contemporânea dos estudos e proposições no campo do direito e

desenvolvimento. A mesa contou com David M. Trubek, professor do Center for World Affairs and the Global Economy, da Universidade de

Wiscosin, e foi coordenada por Mario Schapiro.

Trubek é um dos fundadores e, ainda hoje, um dos principais autores da agenda Law and Development. É autor, dentre outros, do livro The new law and economic development: A Critical Appraisal(2006) e de diversos textos sobre o assunto.

: DIREITO GV PROMOVE OFICINA ESPECIAL SOBRE JURISPRUDÊNCIA

A jurisprudência é cada vez mais importante para o operador do direito no momento de tomar decisões, firmando-se como uma importante fonte do direito.

Para debater a importância da jurisprudência na formação do futuro advogado, o professor Yuri Carajelescov(DIREITO GV) promoveu uma aula especial sobre o assunto. Para isso, convidou, para uma conversa com os alunos, Paulo Furtado (juiz e assessor da Presidência do TJ/SP), Paulo Thadeu Gomes da Silva (procurador regional da República - 3ª Região) e Paulo Mulato (gerente jurídico da Elektro S/A).

“A idéia foi mostrar aos alunos que a

(3)

<< volta... Certamente, isso será um grande diferencial no momento em que ele começar a exercer as suas atividades”, complementa o professor.

: DIREITO GV PROMOVEU EVENTO COM FIESP, PNUD, OIT E FUNDAÇÃO CARNEGIE PARA A PAZ INTERNACIONAL SOBRE ECONOMIA MUNDIAL O núcleo de direito global da DIREITO GV, coordenado pelo professor Salem Nasser (DIREITO GV), promoveu, em 3 de abril, o seminário “O Brasil na Economia Mundial: Medindo os Ganhos Comerciais”, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), a Fundação Carnegie para a Paz Internacional (Carnegie Endowment for International Peace), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (PNUD). No mesmo dia, foi lançado o debate de relatório com o mesmo título.

O propósito do estudo foi contribuir para a geração de uma base de dados que possa auxiliar o governo e o público brasileiro, bem como a comunidade internacional, a avaliar as opções políticas enfrentadas pelo país no âmbito comercial. A metodologia irá se valer de modelos de equilíbrio geral para simular como acordos

comerciais e mudanças na economia global podem afetar o país e suas relações comerciais com outros países.

: DIREITO GV PROMOVE PALESTRA SOBRE MEIOS ALTERNATIVOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS A DIREITO GVpromoveu, em 6 de abril, palestra sobre meios alternativos de resolução de conflitos, que contou com a participação de Diego Faleck (chefe de gabinete da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça e presidente do Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos). Faleck foi um dos responsáveis pelo desenho da Câmara de Indenização da TAM Vôo 3054.

Para debater com o professor, a DIREITO GV convidou Antonio Marzagão Barbuto Neto (advogado sênior da equipe de Contencioso e Arbitragem do Tozzini Freire Advogados e membro do Comitê de Mediação e Arbitragem da OAB/SP). Marzagão Neto foi associado estrangeiro do escritório Debevoise & Plimpton LLP, na área de Resolução de Disputas Internacionais, entre 2005 e 2006.

Para complementar o painel, também estarão presentes a advogada Maria Rita Drummond e Paulo Eduardo Alves da Silvae Salem Nasser (DIREITO GV). Maria Rita Drummond atuou como

pesquisadora da LSE/Inglaterra, na área de direito contratual, foi advogada na British-American Tobacco e mediadora do Centre of Effective Dispute Resolution(CEDR). Atualmente, faz parte da lista de mediadores e árbitros da Câmara de Mediação e Arbitragem da Associação Comercial do Rio de Janeiro.

O seminário integrou a programação da semana de atividades complementares da escola, que ocorreu entre 6 e 8 de abril. Durante essa semana, os alunos visitaram o Juizado Especial Federal, para conhecer de perto o funcionamento da gestão da Justiça e do processo judicial, e acompanharam sessão de julgamento da 8ª Câmara do Tribunal de Justiça, sob orientação do professor Yuri Carajelescov(DIREITO GV).

: PROFESSOR DA DIREITO GV LEVA ALUNOS A SESSÃO DE JULGAMENTO NA CVM Em 28 de abril, o professor Francisco Satiro (DIREITO GV) levou um grupo de alunos da graduação à sede da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), no Rio de Janeiro, para assistir a uma sessão de julgamento. A CVM tem por política deixar públicas todas as sessões.

(4)

<< volta ... professores do GVlaw. O grupo de alunos da DIREITO GVdefendeu uma das partes do caso hipotético, enquanto um grupo de alunos do curso de graduação da FGV-DIREITO Rio defendeu a parte oposta.

: PARTICIPAÇÕES EM EVENTOS

: EURICO DE SANTI PARTICIPOU DE SEMINÁRIO SOBRE SONEGAÇÃO FISCAL EM BRASÍLIA

Eurico de Santi(DIREITO GV) participou do seminário Arrecadação de Tributos e Sonegação Fiscal no Brasil, em 25 de março, em Brasília.

O encontro foi organizado pela diretoria executiva nacio-nal do Sindicato Nacionacio-nal dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco Sindical). O profes-sor Euricofalou sobre O aperfeiçoamento da legislação tributária brasileira.

Além dele, também participaram do debate Bernard Appy (secretário de Reformas Econômico-Fiscais do Ministério da Fazenda), que falou sobre a reforma tributária e o desenvolvimento do país; Márcio Pochmann (presiden-te do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea); Ciro Gomes (deputado federal – PSB/CE); Sérgio Gobetti (jornalista d’O Estado de São Paulo); Sidney Rezende (jornalista do programa Conta Corrente, da Globonews); Virgílio Guimarães (deputado federal – PT/MG); e Ana

Teresa Holanda de Albuquerque (chefe da assessoria econômica do Ministério do Planejamento).

: ÉRICA GORGA PROFERE PALESTRAS NOS ESTADOS UNIDOS

Érica Gorga(DIREITO GV) foi convidada para proferir palestra na Harvard Law School em 27 de março, em Harvard, juntamente com os Professores Lucian Bebchuk, Mark Roe, John Coffee, John Coates, Robert Clark, entre outros. O evento, denominado Harvard Law School/Sloan Foundation Corporate Governance Research Conference, foi financiado pela Sloan Foundation for Corporate Governancee discutiu gover-nança corporativa mundial.

Ainda em março, Érica Gorga participou de evento sobre fusões e aquisições internacionais patrocinado pelas uni-versidades Vanderbilt e Armsterdan e com professores de ambas as universidades, advogados e juízes da Corte de Delaware. O evento, denominado Vanderbilt/Amsterdam Mergers and Acquisitions Conference, ocorreu em 20 e 21 de março.

: SALEM NASSER PARTICIPA DE DEBATE SOBRE O FUTURO DA PALESTINA

Salem Nasser(DIREITO GV) participou de debate sobre o futuro da Palestina, em 2 de abril, na PUC-SP. O even-to foi organizado pelo Institueven-to Árabe de Cultura e con-tou com a participação do sociólogo Emir Sader.

: FLÁVIA SCABIN PARTICIPOU DE FÓRUM PARA DESENVOLVIMENTO DA ZONA LESTE

Flávia Scabin (coordenadora da Clínica Avina de Negócios Sustentáveis da DIREITO GV) participou, em 4 de abril, do Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste, uma das mais populosas e pobres de São Paulo.

O evento foi realizado no Sesc Itaquera, no Espaço Benfeitores da Natureza. A professora deu uma pales-tra sobre Direitos humanos e os catadores, em que expli-cou detalhadamente a atividade de catadores de latas de alumínio em São Paulo. Durante o evento, também houve uma sessão de atividades de reciclagem e de rea-proveitamento de material usado.

: PESQUISADORA DA DIREITO GV PARTICIPA DE ENCONTRO SOBRE REESTRUTURAÇÕES E PROCESSOS FALIMENTARES INTERNACIONAIS

Ligia Paula Pires Pinto Sica(pesquisadora do núcleo de metodologia de ensino e do núcleo de negócios da DIREITO GV) participou do Seminário INSOL Internacio-nal – Reestruturações e Processos Falimentares Interna-cionaisque aconteceu, em 2 de abril, na Escola de Magis-tratura do Estado do Rio de Janeiro.

(5)

<< volta ... crise financeira; e investigação de fraude e recuperação de ativos.

A Insol International é uma congregação mundial de asso-ciações nacionais de contadores e advogados especia-lizados em reestruturações e processos falimentares que conta com mais de 9.900 membros.

: SALEM NASSER PARTICIPA DE DEBATE COM MEDIAÇÃO DE HERÓDOTO BARBEIRO

O professor Salem Nasser(DIREITO GV) participou, em 18 de abril, de debate com mediação do jornalista Heródoto Barbeiro para discutir o livro O novo relatório da Cia – como será o amanhã (Geração Editorial) na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. O debate foi trans-mitido ao vivo pela rádio CBN.

Salem Nasserdebateu com o jornalista Marcio Pugliese (pesquisador do núcleo de análise interdisciplinar de polí-ticas e estratégia – Naippe/USP – e mestre em national securitypela Georgetown University Gunthter Rudzit).

O Relatório da CIA - Como será o mundo em 2020 deli-neia as forças que moldarão e construirão o futuro. Superportências se defrontarão não com a guerra con-vencional, mas, sim, em batalhas ferrenhas por tecno-logia, mercado, armas de destruição em massa, corrida espacial e biotecnologia em busca da supremacia.

Economia, demanda energética, criminalidade, combus-tíveis, meio ambiente, mudança climática e terrorismo

são abordados de forma inteligente, articulada e sutil. Um trabalho profundo e embasado em um aparato estatís-tico abrangente, produzindo um relatório completo com prognósticos e especulações.

: EURICO DE SANTI PARTICIPA DE SEMINÁRIO NA FEA-USP SOBRE REFORMA TRIBUTÁRIA

O professor Eurico de Santi(DIREITO GV) participou, em 27 de abril, de workshoprealizado na Faculdade de Economia e Administração da USP (FEA-USP) sobre a reforma tributária, ao lado de Bernard Appy (secretário extraordinário das Reformas Fiscais e Tributárias), sobre a análise da proposta do sistema tributário brasileiro.

Segundo Eurico, o comparecimento de diversos repre-sentantes da indústria e do varejo atesta a preocupação desses segmentos em relação às mudanças necessárias no sistema tributário nacional. “É necessário criar um sis-tema racional que não onere ainda mais o empresaria-do”, defende Eurico de Santi.

O encontro na FEA-USP foi balizado em três temas: (1) os impactos da proposta sobre a reforma tributária; (2) a proposta da reforma tributária à luz do desenvol-vimento regional; e (3) a proposta da reforma tributária e competitividade.

Eurico de Santi também ministrou uma palestra em Maceió (AL) sobre sigilo fiscal, com a presença de Fernanda Vilela (secretária de finanças do Estado).

: INSCRIÇÕES PARA CURSOS DE INVERNO DO GVlaw

A partir de 6 de abril, estão abertas as inscrições para os cursos de inverno do GVlaw(programa de educação executiva da DIREITO GV). Ao todo, são sete programas de curta duração voltados ao aprimoramento da formação de profissionais das mais variadas áreas.

O primeiro curso, Dealing with The United States: U.S. Business Law in International Transactions, é voltado a advogados e profissionais que se dedicam a negócios e que têm interesse em aprofundar suas competências de negociação com os Estados Unidos.

O GVlawtambém oferecerá um curso de Legal Englishpara profissionais que necessitam aumentar a capacidade de compreensão de textos em inglês referentes a negociações complexas. A ênfase será dada na interpretação de contratos. Ainda nesta linha, também haverá vagas para o curso Contractual Aspects of International Investment Transactions, voltado a profissionais e estudantes na área de direito empresarial, dos contratos ou outras áreas que demandem grande competência na área de acordos e negociações.

(6)

: PONTES

Ainda entre os programas em língua inglesa, vale

destacar o curso International Etiquette for Lawyer, criado para desenvolver nos participantes atitudes, comportamentos e técnicas que permitam a interação efetiva com executivos e pessoas de outras nações e culturas. Esses quatro programas serão ministrados em inglês, sendo a fluência nesse idioma um dos pré-requisitos exigidos no momento da matrícula.

Os outros três programas serão ministrados em português e abordarão os seguintes temas: Joint venture – negociação, constituição

e administração; Aspectos relevantes de governança, comunicação e finanças e relação com investidorese Contratos em infra-estrutura.

: VALORES ENVOLVIDOS EM ARBITRAGEM CRESCEM 42% EM 2008

Levantamento inédito produzido pela professora Selma Ferreira Lemes(advogada e coordenadora do curso de arbitragem do GVlaw) junto às principais Câmaras de Arbitragem do país em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte que se dedicam à area empresarial aponta que os valores envolvidos em arbitragem passaram de R$ 594,2 milhões para R$ 844 milhões entre 2007 e 2008, o que equivale a um salto de 42%.

“O dado comprova que a arbitragem se tornou a modalidade de resolução de controvérsias mais adequada para as grandes empresas”, explica a especialista. Segundo a professora Selma, o fato de ser um procedimento mais rápido, simplificado e os árbitros indicados serem especialistas nas matérias tratadas vem atraindo maior atenção das empresas. A arbitragem é regulada, no Brasil, pela lei 9.307, de 1996.

No total, desde 2005, as principais câmaras de arbitragem do país registraram o valor de R$ 2,425 bilhões em 121 procedimentos. Entre 2007 e 2008, houve um aumento de 53% nesse número, que passou de 30 para 46 procedimentos.

Selma Ferreira Lemesacredita que as empresas recorrerão ainda mais à arbitragem devido à crise econômica. “O Novo Código Civil consolidou uma série de inovações existentes na jurisprudência que favorecem a renegociação ou resolução de contratos, como o conceito de onerosidade excessiva e a alteração de circunstâncias no decorrer do tempo.

Seguramente, serão instrumentos importantes a serem avaliados em eventuais repactuações ou resoluções de contratos que ainda deverão ocorrer”, assinala a professora.

Em 27 de abril, foi publicado o Pontes Quinzenal, número 7, volume 4. Nesta edição:

Notícias multilaterais

* Fórum Econômico mundial para a américa latina tErmina Em clima dE otimismo.

* lamy convoca paísEs a pErmanEcErEm vigilantEs contra protEcionismo.

Notícia regional

* v cúpula das américas tErmina sEm assinatura dE dEclaração.

Breves multilaterais

* rEunião Em Bonn: nEgociadorEs pEdEm maior ênFasE Em agricultura.

* china quEstiona proiBição dos Eua à importação dE Frango.

* KirK Busca acalmar prEocupaçõEs rElacionadas a imposto soBrE carBono.

Breve regional

* govErno Firma pactos com sEtor privado Em prol da sustEntaBilidadE amBiEntal.

(7)

: PUBLICAÇÃO DE IMPACTO INTERNACIONAL

Marta Rodriguez de Assis Machado, Flavia Portella Püschele José Rodrigo Rodriguez(DIREITO GV) publicaram o artigo The Juridification of Social Demands and the Application of Statutes: An Analysis of the Legal Treatment of Antiracism Social Demands in Brazil na Fordham Law Review.

O artigo discute a aplicação das normas jurídicas sobre racismo pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP) para questionar a suposta indiferença do poder judiciário em relação a demandas desta natureza. CLIQUE AQUi para ler o texto.

A Fordham Law Reviewtem fator de impacto 1,182, segundo o Journal Citation Report, e está classificada em 17º lugar entre as revistas norte-americanas pela combinação dos critérios levados em conta no rankingda Washington & Lee University School of Law(CLIQUE AQUIpara ver).

: DIREITO GV NA MÍDIA

1º DE ABRIL

: O portal Jusbrasil Noticias trouxe matéria sobre seminá-rio da DIREITO GVa respeito da gestão da justiça, orga-nizado por Paulo Eduardo Alves da Silva (DIREITO GV).

: O Conjur entrevistou Enesto Tzirulnik (GVlaw) para falar sobre a relação entre o mercado de seguros e o judiciário.

2 DE ABRIL

: O jornal O Estado de São Paulo trouxe reportagem sobre o uso de softwares antiplágio por universidades, com depoimento de Emerson Ribeiro Fabiani (DIREITO GV). A reportagem foi replicada nos seguintes veículos: Ages-tado, Último Segundo, Jornal da Tarde, Jornal da Tarde online, Cosmo online, CM Consultoria, Cruzeiro do Sul onli-ne, UAI (MG), Paraná onlionli-ne, Yahoo! Notícias, Bol Notícias, Jornal do Estado online (PR),Correio Braziliense online, Jor-nal de Piracicaba online,Comuniweb (DF), Último Segun-do online, Repórter Diário online, Gazetaweb.com (AL), Por-tal G1, Yahoo! Notícias, Espaço ViPor-tal (RS), Jusbrasil Notí-cias, BondeNews (PR), Diário do Grande ABC online, CM News, Gazeta do Povo online (PR), JM News, A Tarde onli-ne (BA), Rádio Eldorado.

: O site Migalhas trouxe nota informando a nomeação do professor Marcel Leonardi(GVlaw), como participante do Google Policy Fellowship.

3 DE ABRIL

: O site Migalhas noticiou evento sobre Economia no mundo, organizado pelo professor Salem Nasser (DIREITO GV). : A Gazeta Mercantil trouxe matéria sobre o crescimento das ações trabalhistas de executivos, com o professor Paulo Sérgio João (GVlaw).

7 DE ABRIL

: O jornal Valor Econômico entrevistou o professor Celso Vilardi(DIREITO GV) para matéria sobre proposta da MP para restaurar crime de sonegação.

8 DE ABRIL

: O Correio Braziliense trouxe artigo do professor do Pérsio Ferreira Rosa(GVlaw) sobre direito do trabalho e arbitragem.

10 DE ABRIL

: o professor Mario Engler(DIREITO GV) foi entrevistado pela Folha de São Paulo para comentar sobre a interven-ção do Estado nas empresas públicas. O gancho para a matéria foi a troca de diretores no Banco do Brasil.

13 DE ABRIL

: a Folha de São Paulo trouxe nota sobre crescimento do uso de arbitragem, com a professora Selma Ferreira Lemes(GVlaw). A nota foi replicada nos sitesMaxpress, Migalhas, JusBrasil Notícias, Portal Fator Brasil, DCI, MSN, Gazeta Mercantil online, DCI online, Santos Arbitral, Infomoney, Panorama Brasil e uma matéria na Gazeta Mercantil.

14 DE ABRIL

(8)

<< volta... do GVlaw) participaram de reunião na redação da Folha de São Paulo, com acompanhamento da assessoria de imprensa.

: Camila Duran-Ferreira(DIREITO GV) esteve em Brasília, nos Estúdios da TV Justiça, para gravar o programa Defen-da Sua Tese.

: Laurindo Dias Minhoto(DIREITO GV) concedeu entrevista à rádio Bandeirantes, de Porto Alegre, sobre PPPs de prisões.

15 DE ABRIL

: a Folha de São Paulo trouxe nota noticiando a visita de Ary Oswaldo Mattos Filho, Leandro Silveira Pereirae Rui San-tos(DIREITO GV) à redação do jornal.

: Ary Oswaldo Mattos Filho concedeu entrevista à rádio Bandeirantes sobre decisão do governo em cortar o IPI da linha branca.

: A revista Visão Jurídica trouxe nota sobre lançamento de livro coordenado por Fernando Zilvetti, da série GVlaw.

16 DE ABRIL

: O jornal Valor Econômico trouxe matéria com participação da professora Érica Gorga (DIREITO GV).

: A rádio CBN trouxe entrevista com o professor Oscar Vilhe-na Vieirasobre direitos humanos na China.

: O professorCarlos Ari Sundfeld(DIREITO GV) falou a Teletime News sobre a legalidade da cobrança de caixa de passagem.

17 DE ABRIL

: A coluna assinada pelo jornalista César Giobbi e veicula-da na Gazeta Mercantil analisou lançamento de livro de negociação para advogados de Renato Ochman, em que o GVlawé citado.

: Sérgio Pompeu, editor do caderno Edu.com (Estadão), entrevistou a professora Adriana Ancona de Faria (DIREITO GV).

19 DE ABRIL

: Mais!, suplemento cultural da Folha de São Paulo, trouxe nota sobre a Revista DIREITO GV8.

20 DE ABRIL

: Matéria do Valor Econômico analisou mudanças nos esta-tutos das empresas com as alterações das regras das poi-son pills, com participação da professora Érica Gorga (DIREITO GV).

: Foi divulgada no site Portal Fator Brasil nota sobre pales-tra minispales-trada pelo professor Kleber Luiz Zanchim (GVlaw).

: A revista Isto É Dinheiro trouxe matéria sobre cuidados das empresas relacionados ao sigilo de informações, com parti-cipação do professor Wanderley Fernandes (GVlaw).

: O jornal Valor Econômico trouxe matéria analisando decisões do STF em relação aos planos de estabilização monetária, baseada em tese elaborada por Camila Duran-Ferreira (DIREITO GV).

22 DE ABRIL

: Fuga do Direito, de José Rodrigo Rodriguez (DIREITO GV), foi resenhado pelo Jornal do Commercio.

23 DE ABRIL

: O professor Ronaldo Porto Macedo Jr. (DIREITO GV) concedeu entrevista à rádio Justiça sobre os direitos do consumidor.

: O professor Carlos Guilherme Mota (DIREITO GV) este-ve no centro do programa Roda Viva (TV Cultura).

: A palestra sobre direito e seguros, com participação do professor Kleber Luiz Zanchim (DIREITO GV), foi noticia-da na Gazeta Mercantil online, Portal Fator Brasil, Monitor Mercantil online, Cobertura online, Segs.com, Seguros.com, Portal Nacional de Seguros, Monitor Mer-cantil e Apólice online.

: A coluna Direito da Fonte (Estado de São Paulo) trouxe nota do professor Ary Oswaldo Mattos Filho (DIREITO GV) comentando a crise no STF entre os ministros Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa.

: A professora Larissa Teixeira(GVlaw) teve obra na ses-são Indicação de Leitura do site Jurídico Bovespa.

24 DE ABRIL

(9)

: Matéria tratando de dividendos da Petrobrás foi divulgadA no DCI, com participação da professora Viviane Muller Prado (DIREITO GV).

: A Agencia Estado trouxe repercussão da crise do STF com participação do professor Oscar Vilhena (DIREI-TO GV). Houve repercussão no site Matogrosso.com. : O jornal Valor Econômico publicou artigo sobre a hori-zontalidade da política externa, escrito pela Professora Michelle Ratton Sanchez(DIREITO GV), em parceria com Cássio França. Artigo replicado no blog do Luiz Nassif (IG).

25 DE ABRIL

: a Folha de São Paulo trouxe ampla matéria analisan-do comportamento analisan-do STF, com participação analisan-dos pro-fessores Oscar VilhenaVieira e José Reinaldo de Lima Lopes (DIREITO GV).

: O site executivosfinanceiros.com trouxe artigo sobre Resseguros e D&O com o professor Kleber Luiz Zanchim(GVlaw).

28 DE ABRIL

: os sites Migalhas e o Última Instância deram notas sobre simulação de julgamento da CVM feito para os alu-nos da DIREITO GVe da FGV-DIREITO Rio.

: O Jornal do Commercio do Rio trouxe matéria especial sobre como o funcionamento dos cartórios atrapalha o

desenvolvimento econômico, com participação do pro-fessor Paulo Eduardo Alves da Silva (DIREITO GV). : Adriana Aguiar (repórter do Valor Econômico) esteve na DIREITO GVpara entrevistar Ligia Paula Pires Pinto Sicasobre recuperação extrajudicial.

29 DE ABRIL

: O portal Edu.com, do grupo O Estado de São Paulo, trouxe matéria sobre processo seletivo da DIREITO GV, com entrevistas da professora Adriana Ancona de Faria (DIREITO GV), de José Garcez Ghirardi (DIREITO GV) e depoimento de Gustavo Akkerman. A matéria foi divulgada no caderno especial que circu-lou em 30 de abril no Estado de São Paulo e no Jornal da Tarde.

30 DE ABRIL

: o jornal Valor Econômico trouxe matéria sobre recupe-ração extrajudicial com dados de pesquisa de Ligia Paula Pires Pinto Sica (DIREITO GV).

: Bruno Meyerhof Salama(DIREITO GV) participou de extensa matéria no Eu & Fim de Semana (Valor Econômico) sobre a imagem do judiciário.

: Working paper 30

NOTASSOBREADISCIPLINAINFRA-LEGALDA REVERSIBILIDADEDOSBENSAFETADOSAOSSERVIÇOS

PÚBLICOSDETELECOMUNICAÇÕES: INOVAÇÕES E ILEGALIDADES DA RESOLUÇÃO ANATEL N. 447/2006

Caio Mário da Silva Pereira Neto, José Inacio

Ferraz de Almeida Prado Filho, Mateus Piva Adami

: Working paper 31

RESPONSABILIDADE Flavia Portella Püschel

: Working paper 32

PARAUMAPEDAGOGIADAINCERTEZA:

REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA DOGMÁTICA JURÍDICA José Rodrigo Rodriguez

: Working paper 33

INVERTEROESPELHO: O DIREITO OCIDENTAL EM NORMATIVIDADES PLURAIS

José Rodrigo Rodriguez

: Working paper 34

REPENSANDOARELAÇÃOENTREESTADO, DIREITO EDESENVOLVIMENTO: OS LIMITES DO PARADIGMA RULE OF LAW NO AMBIENTE FINANCEIRO E A PREVALÊNCIA DO BNDES NO PANORAMA BRASILEIRO

(10)

Working paper 35

O JUDICIÁRIOEOIMPÉRIODO BRASIL: O SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA (1828-1889) Andréa Slemian, José Reinaldo de Lima Lopes, Paulo Macedo Garcia Neto

EXPEDIENTE

JOSÉ RODRIGO RODRIGUEZ COORDENADOR DE PUBLICAÇÕES

FÁBIO LUIZ L. DE CARVALHO REDAÇÃO E EDIÇÃO

Referências

Documentos relacionados

: FGV DIREITO SP RECEBEU PROFESSOR PORTUGUÊS PARA TRATAR DE DEFESA DA CONCORRÊNCIA E PARTICIPOU DE EVENTO SOBRE INFRAESTRUTURA A FGV DIREITO SP recebeu o professor Luis

: Anna Luiza Carvalhido, pesquisadora da FGV DIREITO SP, analisou o caso de racismo sofrido pelo goleiro Aranha, do Santos, em partida contra o Grêmio. O artigo foi publica- do

Na área de Direito Tributário, o GVlaw oferece, entre ou- tros, os cursos Contencioso Tributário Federal: Causas, Efeitos e Desafios, que aborda temas relevantes que cau- sam

Se a informação for analisada segundo o nível de renda, entre os que ganham até 2 salários mínimos, 73% afir- mam que a possibilidade de conciliação contribui para o aumento

: O jornal Valor Econômico publicou matéria sobre as leis de saneamento, com participação do professor Carlos Ari Sundfeld ( DIREITO GV ).. A reportagem foi replicada no site

O Núcleo de Tributação e Finanças Públicas da Direito GV apresentou em 26 de outubro no auditório da Escola os resultados parciais da pesquisa sobre a (in)correta destina- ção

Destaque para o texto de David Trubek: “Max Weber sobre Direito e Ascensão do Capitalismo”, trabalho de referência para os temas de Direito e Desenvolvimento e para especialistas na

: Desde o início de 2006, a Professora Maíra Rocha Machado participa de projeto de pesquisa sobre a internacionalização do direito coordenado pela Professora Mireille Delmas-