• Nenhum resultado encontrado

Boletim DIREITO GV - julho - 2010

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Boletim DIREITO GV - julho - 2010"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

B O L E T I M I N F O R M A T I V O D A E S C O L A D E D I R E I T O D E S Ã O P A U L O D A F U N D A Ç Ã O G E T U L I O V A R G A S

: DESTAQUES DO MÊS : SEÇÕES

RUA ROCHA, 233 SÃO PAULO SP BRASIL

TEL (11) 3281.3310

: INSTITUCIONAL P 01

: PUBLICAÇÕES P 01

: PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS P 02

: DIREITO GV NA MÍDIA P 03

: WORKING PAPERS P 05

: REVISTA DIREITO GV INDICA P 05

: CADERNOS DIREITO GV P 06

: PARTICIPAÇÕES EM EVENTOS E SEMINÁRIOS

: DIREITO GV SELECIONA PESQUISADORES

: DIREITO GV NA MÍDIA

(2)

GRADUAÇÃO

PÓS- GRADUAÇÃO GVlaw

MESTRADO EM DIREITO E DESENVOLVIMENTO

EVENTOS

REVISTA DIREITO GV

REVISTA GETÚLIO

PONTES

BOLETIM DIREITO GV

BOLETIM EDUCAÇÃO JURÍDICA

WORKING PAPERS

CADERNOS DIREITO GV

: LINKS DIREITO GV

: INSTITUCIONAL

: PUBLICAÇÕES

: DIREITO GV SELECIONA PESQUISADORES

A DIREITO GV selecionou pesquisadores para traba-lhar no tema A quantificação do dano moral no Brasil: justiça, segurança e eficiência. A pesquisa será

desen-volvida na DIREITO GV, no âmbito do projeto Pensando o Direito da Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça (SAL-MJ) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A equi-pe de equi-pesquisa é composta equi-pelos professores José Rodrigo Rodriguez, Bruno Meyerhof Salamae André Rodrigues Corrêa(DIREITO GV). A coordenação fica-rá a cargo da professora Flavia Portella Püschel

(DIREITO GV).

: DIREITO GV NO TWITTER

A DIREITO GVadotou o Twitter como canal de comu-nicação. Pelo endereço TWITTER.COM/DIREITOGV, os segui-dores terão acesso a novidades sobre a escola: pesquisas, publicações, informações sobre vestibular e mestrado, atividades e entrevistas de professores, lan-çamentos de cursos de curta duração e especialização, eventos e outros acontecimentos. A adesão ao Twitter vai ao encontro da necessidade de ampliar os canais de

relacionamento da DIREITO GVcom a comunidade.

: REVISTA GETULIO ANALISA A

INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS

Tomando como mote o bem-sucedido processo de internacionalização das empresas brasileiras, a revista Getulio (publicação bimestral do GVlaw)

foi a fundo para analisar o fenômeno, chegando à primeira conclusão de que ele não se restringe às grandes empresas.

A redação da Getulio foi a campo e reuniu diversos exemplos de empresas de médio e pequeno porte que estão crescendo ao vender seus produtos a outros países. Além disso, a publicação conversou com o professor João Alves (doutor em direito pela Universidade de Buenos Aires e pesquisador de direito

comparado entre Mercosul e União Europeia pelo Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Castilla-La Mancha, em Toledo, Espanha).

Em Brasília, a revista Getulio também procurou o economista Ivan Ramalho (secretário do

(3)

: PROFESSORA DA DIREITO GV PARTICIPA DE ENCONTRO NO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

Maíra Rocha Machado(Núcleo de Estudos sobre o Crime e da Pena da DIREITO GV) participou de evento promo-vido pela Secretaria de Assuntos Legislativos (SAL) do Ministério da Justiça em 22 e 23 de julho, em Brasília, para discutir os resultados parciais da pesquisa “Atividade legis-lativa e obstáculos à inovação em matéria penal no Brasil”, realizada pela DIREITO GV, no âmbito do projeto Pensando o Direito. O evento contou com a parceria do Laboratório da Cátedra de pesquisa em tradições jurídicas e racionalidade penal, da Universidade de Ottawa (Canadá). Por dois dias, pesquisadores e membros da Secretaria debateram temas relacionados ao estudo das justifica-tivas para a elaboração das normas penais, objeto da pesquisa da DIREITO GV. “Tivemos a oportunidade de comentar, criticar e agregar novas perspectivas trazidas por outros pesquisadores que estão trabalhando com temas conexos, o que facilitará a nossa redação final”, disse Maíra Rocha Machado. O relatório final da pes-quisa será lançado em novembro.

: OSCAR VILHENA MINISTRA CURSOS SOBRE CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA NO MÉXICO

Oscar Vilhena Vieira (coordenador do programa de mestrado da DIREITO GVe especialista em direito cons-titucional) ministrou um curso de curta duração sobre constituição brasileira entre 12 e 16 de julho no Instituto Tecnológico Autónomo de Mexico (Itam), no México.

O encontro permitiu abrir um espaço para reflexão teó-rica sobre diversos temas jurídicos e políticos pertinen-tes à realidade latino americana.

Para Oscar Vilhena, a oportunidade de poder ministrar este curso no México consolida uma série de diálogos necessários sobre a influência do direito no desenvolvi-mento e na consolidação da democracia nos países da América Latina.

“Depois da experiência bem-sucedida ocorrida na Colômbia no primeiro semestre, será a vez de estreitar-mos os laços com a comunidade acadêmica mexicana, com o objetivo de cada vez mais reforçar a mensagem de que o verdadeiro desenvolvimento só se dará com o respeito às instituições e às leis”.

: PROFESSOR PALESTRA SOBRE INTERPRETAÇÃO JURÍDICA EM EVENTO NOS EUA

O professor Ronaldo Porto Macedo Jr. (DIREITO GV) viajou aos EUA, onde participou do XVIII Congresso de Direito Internacional Comparado, em Washington D.C., promovido pela Academia Internacional de Direito Comparado, entre 25 de julho e 1º de agosto.

O professor participou de uma sessão especial, ocorrida no dia 30, sobre interpretação do direito em perspectiva comparada na América Latina, em mesa que também contou com a participação dos professores Imer Benjamin Flores Mendoza (Universidade Nacional Autónoma do México, UNAM); Raquel Yrigoyen Fajardo (Instituto Internacional do Direito e Sociedade, Peru); Jorge

González Jacome (Universidade Javeriana, da Colômbia); e Jorge Esquirol (Escola de Direito da Universidade Internacional da Florida, EUA).

: PROFESSORA MICHELLE RATTON SANCHEZ BADIN PARTICIPA DE CONGRESSOS INTERNACIONAIS

Michelle Ratton Sanchez Badin(professora de direito global da DIREITO GV) participou de dois congressos internacionais. O primeiro, organizado pela Society of International Economic Law (Siel), ocorreu em Barcelona entre 8 e 10 de julho.

Em 10 de Julho, Michelle Rattonapresentou o paper The International trade regime and policy space safeguards in Brazil: an Analysis of the intellectual property´s and the trade finance domestic regulation, em mesa que contou com pro-fessores da Nova Zelândia, Japão e Bangladesh. Ainda na Espanha, Michelle participou do workshop Socio-Legal Perspectives on the Adjudication of International Economic Disputes, entre 15 e 16 de julho. Na ocasião, a professora apresentou o paper“The WTO adjudicatory system, global administrative rules and their influence in the Brazilian foreign policy: a study on export credits regulation”.

: PROFESSOR DA DIREITO GV PARTICIPA DO

II CONGRESSO BRASILEIRO DE CARREIRAS JURÍDICAS

(4)

Com a presença de diversos especialistas na área e tam-bém de autoridades, o congresso procurou analisar as oportunidades de carreiras jurídicas para agentes jurídi-cos do Estado em diversos segmentos da sociedade.

Luciano Godoycoordenou a oficina que tratou da atua-ção do jurista no agronegócio e desenvolvimento susten-tável. O professor da DIREITO GVtambém participou da coordenação científica do evento.

: DIREITO GV NA MÍDIA

1º DE JULHO

: Carlos Ari Sundfeld(DIREITO GV) concedeu entrevista à radio CBN comentando sobre os entraves que a burocracia impõem ao desenvolvimento.

2 DE JULHO

: O jornal Valor Econômico publicou reportagem sobre a compra da Vivo, com análise do professor Ary Oswaldo Mattos Filho(diretor da

DIREITO GV) acerca da Golden Share.

: O professor Carlos Ari Sundfeld(DIREITO GV) analisou o processo de falência de empresa de ônibus em Curitiba, na Gazeta do Povo (PR). Houve também uma continuação da matéria em

4 de julho, sobre o mesmo tema no mesmo jornal. O jornal do Commercio do Amazonas replicou a reportagem em 8 de julho.

4 DE JULHO

: Alexandre Montonaga(professor do GVlaw) escreveu artigo sobre definição de patente de marcas para o Estadão (caderno de Negócios e Oportunidades).

: O ICJBrasilfoi citado em matéria publicada na revista CRN, especializada em tecnologia, sobre o processo de digitalização do TJ de Pernambuco.

: Matérias sobre processo seletivo para graduação e também para contratação de estagiários foram nos seguintes veículos: Bol Notícias, Canal Executivo, EPTV.com, Folha Dirigida, Jornal dos Concursos, Último Segundo, Migalhas.

: A Folha de São Paulo publicou editorial que tratou dos custos da burocracia impedindo o desenvolvimento, fruto de uma entrevista com o professor Carlos Ari Sundfeld (DIREITO GV).

: O professor Eurico Marcos Diniz de Santi

(DIREITO GV) concedeu entrevista ao Estado de São Paulo, em que falou sobre a necessidade de se fortalecer a lei para incrementar o sistema

tributário: a reportagem foi replicada em: Agência Estado, Congresso em Foco, Extra Alagoas online, O Liberal (PA), Sindaf.

5 DE JULHO

: O jornal da Tarde publicou análise do professor

Oscar Vilhena Vieira(DIREITO GV) sobre proposta que flexibiliza o estatuto do desarmamento.

: O mesmo veículo publicou artigo do professor

Roberto Garcia(GVlaw) sobre a necessidade de se preservar o sigilo entre presos e seus advogados.

: O livro Direito tributário – política fiscal

(série GVlaw) foi objeto de nota do Jornal do Commercio.

06 DE JULHO

: O Correio Braziliense publicou nota sobre seminário que analisou os Recursos Educacionais Abertos.

: OESP publicou artigo co-produzido pelo professor Roberto Pfeiffer(GVlaw), sobre

(5)

: O professor Roberto Garcia(GVlaw) foi entrevistado pela Globonews e comentou sobre o caso do goleiro Bruno.

: O ICJBrasil do segundo trimestre publicou uma pesquisa comparativa entre o judiciário e outras instituições. Foi objeto de matéria exclusiva no jornal O Estado de São Paulo e também na Agência Estado. Outros veículos que noticiaram: Abril.com, Agencia Estado, Agora (MS), A Notícia online, A Tarde online, Banco Itaú online,

Bandnews, Bem Paraná (PR), Congresso em Foco (DF), Conjur, Diário do Comercio online, Diário Catarinense, Diário da Manhã (GO), Diário do Nordeste (CE), Diário do Noroeste (SP), Extra Alagoas online, Fátima News, Gazeta do Povo online, Hoje em Dia online, JM online, Mais Comunidade, O Diário de Maringá, Paraná online, Portal Exame, R7 notícias, Repórter Diário online, Revista Isto É online, Revista Isto É Dinheiro online, Último Segundo, Yahoo!Noticias, Zero Hora online.

: A aprovação da nova lei do divórcio contou com análise da professora Regina Beatriz Tavares da Silva(GVlaw) em matérias veiculadas nos seguintes veículos: Agora, Bol Notícias, Capital do Pantanal, CNT (RJ), Consultor Jurídico, Correio Popular (SP), Diário

do Noroeste online (SP), Espaço Vital (RS), Farol da Cidade (BA), Folha de São Paulo, Folha de Londrina, Folha online, Gazeta do Povo (PA), Infonet (SE), JusBrasil Notícias, O Dia online (PI), Rondonoticias (RO), Todo Dia (SP), Tudo na Hora (AL), TV Gazeta , Zero Hora, Zero Hora online.

: O jornal Brasil Econômico publicou matéria analisando o papel da Golden Share na compra da Vivo, com participação do professor Ary Oswaldo Mattos Filho (DIREITO GV). A matéria foi replicada no site da Carta Capital.

9 DE JULHO

: A necessidade de aprovação da venda da Vivo pelo CADE foi objeto de matéria no jornal Brasil Econômico, com participação do professor

Arthur Barrionuevo.

: O professor Marcel Leonardi(GVlaw) foi convidado a analisar as implicações jurídicas do vídeo sobre infidelidade postado por advogada de Sorocaba. A matéria foi divulgada no site Olhar Direto e originalmente na revista Época.

12 DE JULHO

: O professor Oscar Vilhena Vieira(DIREITO GV) concedeu entrevista à Isto É analisando a

aproximação da política externa brasileira a ditadores africanos e a questão dos direitos humanos. A matéria foi replicada no Terra.

: O professor Diego Barreto(GVlaw) analisou

a ajuda externa para a área de relações com investidores na edição de julho da revista Capital Aberto.

20 DE JULHO

: O professor Rabih Nasser (GVlaw) falou ao canal Infomoney sobre as possibilidades de julgamento pelo tribunal Europeu da compra da Vivo pela Telefônica. A matéria replicada no portal MSN.

21 DE JULHO

: O jornal DCI publicou matéria destacando o crescimento da arbitragem no país, com dados de pesquisa da DIREITO GV. A matéria foi replicada no site Aduaneiras.com, portal Abras e no DCI online.

22 DE JULHO

(6)

23 DE JULHO

: O professor Roberto Garcia(GVlaw) esteve no Entre Aspas (Globonews) debatendo soluções para diminuir a violência no trânsito da cidade.

: O site do Ministério da Justiça noticiou seminário sobre reforma da legislação penal, com participação de Maíra Rocha Machado

(DIREITO GV). O IOB também noticiou o seminário em seu site.

: A Folha de São Paulo trouxe matéria sobre imunidade tributária na compra do Kindle, com participação de Marcel Leonardi(GVlaw). A

reportagem foi replicada nos seguintes sites: Bol Notícias, Conjur, Diário de S.Paulo, Diário do Comercio – MG, Folha online, Hoje em Dia, Info online, JusBrasil Notícias, O Tempo, TV Cultura, Uol Notícias, Valor Econômico.

23 DE JULHO

: A coluna Mercado Aberto (Folha de São Paulo) trouxe nota sobre dicas de leitura do professor

Ary Oswaldo Mattos Filho (DIREITO GV).

26 DE JULHO

: Vera Monteiro(GVlaw) concedeu entrevista à TV Gazeta sobre autonomia administrativa da Av. Paulista.

: A coluna do professor Walter Ceneviva (FSP) divulgou a publicação do livro “Construçao de um sonho”, que narra a história da DIREITO GV.

29 DE JULHO

: O jornal Valor Econômico publicou artigo do professor Kleber Luiz Zanchim (GVlaw) sobre a reforma do CPC.

30 DE JULHO

: O jornal Valor Econômico publicou artigo de

Adriana Braghetta(professora do GVlawe presidente do CBAr) sobre arbitragem, citando dados de pesquisas da DIREITO GV.

: Working paper 54

2ND STAGEOFTHE RESEARCHON “ARBITRATIONAND THE JUDICIARY”. THEME REPORT: VALIDITY, EFFICIENCY AND

EXISTENCE OF THE ARBITRATION AGREEMENT DIREITO GV e CBAr

: Working paper 55

GOVERNANÇAADMINISTRATIVA, DINÂMICA INSTITUCIONAL EFINANCIAMENTOINDUSTRIALNO BRASIL: NOVOS PARÂMETROS, VELHOS PROBLEMAS

Mario Gomes Schapiro

: Working paper 56

ZONASDEAUTARQUIANAS DECISÕESJURISDICIONAIS:

ESTADODE DIREITO, INDETERMINAÇÃOEDEMOCRACIA

José Rodrigo Rodriguez

: REVISTA DIREITO GV INDICA

: A filosofia hermenêutica para uma jurisdição constitucional democrática:

fundamentação/ aplicação da norma jurídica na contemporaneidad

Valéria Ribas do Nascimento

O percurso para o desenvolvimento do Estado Democrático de Direito inclui a valorização da jurisdição constitucional. É necessário ...continua >>

: WORKING PAPERS

: Working paper 52

COMOINTERPRETARASNORMASEMITIDASPELO BACEN

E CMN? UMA RESPOSTA A PARTIR DA EVOLUÇÃO DO

MODELO DE ESTADO BRASILEIRO Bruno Meyerhof Salama

: Working paper 53

ISLAMICLAWANDINTERNATIONALLAW:

(7)

<< volta... o desvelar da materialidade dos direitos fundamentais presentes na carta fundamental, principalmente, em países com profundas desigualdades sociais, como é o caso do Brasil. Dessa forma, considerando o papel da

hermenêutica, desenvolvem-se alguns apontamentos sobre teorias que envolvem a interpretação das normas jurídicas, até o desenvolvimento da filosofia heideggeriana-gadameriana, bem como a influência desses autores para o direito na contemporaneidade, de forma a evitar decisionismos e arbitrariedades. Posteriormente, sublinha-se a transformação operada na jurisdição com o surgimento do neoconstitucionalismo. Vale observar que a discussão em torno do debate entre as teorias discursivas/ argumentativas e a filosofia

hermenêutica não pretende ser exaustiva, apenas traçar aspectos para auxiliar a busca pela resposta hermeneuticamente adequada ao caso concreto. Ainda que pesquisa indique a utilização de um método de abordagem dialético, opta-se por não se utilizar uma metodologia tradicional, já que os métodos fecham-se à realidade, bem como podem ser todos e nenhum ao mesmo tempo. Assim, entende-se que a fenomenologia hermenêutica é mais adequada aos objetivos deste artigo.

: Estabilidade constitucional e acordos constitucionais: os processos constituintes de Brasil (1987-1988) e Espanha (1977-1978) Antonio Gomes Moreira Maués

e Élida Lauris dos Santos

O artigo analisa os acordos que formaram as maiorias nas assembléias constituintes de Brasil (1987-1988) e Espanha (1977-1978), buscando indentificar sua contribuição para a estabilidade constitucional dos dois países. O estudo foi desenvolvido em três níveis: estudo das normas regimentais das assembléias constituintes;

tabulação das votações que aprovaram dispositivos constitucionais; e análise dos debates

constitucionais, na qual foram identificados três processos de formação de maiorias, concessões mútuas, não-decisão e maioria aritmética. O trabalho demonstra que o uso de concessões mútuas e da não-decisão na constituinte favorece o processo de construção do consenso em torno da constituição, contribuindo para sua estabilidade.

: Caderno DIREITO GV 31

METODOLOGIADEENSINOJURÍDICONO BRASIL: ESTADO DA

ARTE E PERSPECTIVAS. EXPOSIÇÕES, DEBATES E RELATOS DO WORKSHOP NACIONAL DE METODOLOGIA DE ENSINO

José Garcez Ghirardi (coord.), Ieda Dias de Lima, Ligia Paula P. Pinto Sica, Luciana de Oliveira Ramos

: Caderno DIREITO GV 32

ARBITRAGEMEPODERJUDICIÁRIO: UMA RADIOGRAFIA DOS

CASOS DE ARBITRAGEM QUE CHEGAM AO JUDICIÁRIO BRASILEIRO Adriana Braghetta; Daniela Monteiro Gabbay; Eleonora Coelho Pitombo; Rafael Francisco Alves; Selma Ferreira Lemes (coord. geral)

: CADERNOS DIREITO GV

EXPEDIENTE

JOSÉ RODRIGO RODRIGUEZ COORDENADOR DE PUBLICAÇÕES

FÁBIO LUIZ L. DE CARVALHO REDAÇÃO E EDIÇÃO

Referências

Documentos relacionados

: O professor Oscar Vilhena Vieira (DIREITO GV) participou de matéria sobre protestos de ONGs contra o presidente Lula em Genebra, produzida pelo jornal O Estado de São Paulo.. :

O professor Oscar Vilhena Vieira, diretor da FGV DIREITO SP, abriu o diálogo afirmando que o momento para debater o tema é oportuno, já que a Escola está debruçada sobre a nova Lei

: O portal IG publicou uma matéria sobre os 25 anos da Constituição Federal de 1988 e citou o evento que a DIREITO GV promoveu na mesma data.. O professor Oscar

“Nosso objetivo, como uma Escola de Direito, é abrir espaço para que as diversas vozes interessadas no aprofundamento da democracia e na ampliação dos direitos possam dialogar

negócios, o Grupo de Ensino e Pesquisa em Inovação (GEPI) da DIREITO GV, com apoio da Buscapé Company, realizou em São Paulo, em 17 e 18 de maio, o evento “A Estratégia do Novo

Oscar Vilhena Vieira, diretor da DIREITO GV, passou a ser o único brasileiro a integrar o Conselho Mundial da Human Rights Initiative, responsável pela orientação de toda a

A DIREITO GV participou da Comissão de Avaliação do debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo, pro- movido em 17 de setembro pelo grupo O Estado de S.Paulo,

A parceria firmada entre a DIREITO GV e o grupo Estado para a cobertura da Ação Penal 470, que julga os acusa- dos no processo do Mensalão, começou em 2 de agosto com a publicação de