• Nenhum resultado encontrado

COMUNICADO. 1. Transferência de Gerenciamento para a nova Entidade Multiprev

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMUNICADO. 1. Transferência de Gerenciamento para a nova Entidade Multiprev"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1 São Paulo, 21 de novembro de 2018. Ct-Dir 034/2018

COMUNICADO

AOS PARTICIPANTES ATIVOS, BPDs, AUTOPATROCINADOS E ASSISTIDOS DA RHODIA ACETOW BRASIL INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. VINCULADOS AOS PLANOS

GERENCIADOS PELA PRHOSPER

Prezados Participantes e Assistidos,

Conforme informado aos Participantes e Assistidos vinculados à RHODIA ACETOW, em correspondência datada de 08/06/2018, a RHODIA ACETOW BRASIL INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA (“Rhodia Acetow”) comunicou a PRhosper a intenção de transferir o gerenciamento dos Planos, atualmente administrados pela PRhosper, para uma outra Entidade Fechada de Previdência Complementar denominada Multiprev.

Atendendo ao disposto na legislação vigente, em especial, no artigo 6º, da Resolução CNPC nº 25, de 13/09/2017, comunicamos abaixo o resumo dos documentos Termo de Cisão e Transferência de Gerenciamento dos Planos de Aposentadoria Básico, Plano de Aposentadoria Suplementar - CNPB nº 1996.0031-19 e Plano Aposentadoria SolvayPrev - CNPB nº 2017.008-92,

1. Transferência de Gerenciamento para a nova Entidade Multiprev

A transferência de gerenciamento consiste em transferir a gestão dos Planos, atualmente sob responsabilidade da PRHOSPER, para a nova Entidade Multiprev.

A transferência de gerenciamento será apenas dos Participantes e Assistidos vinculados à Patrocinadora RHODIA ACETOW, sendo necessário realizar duas operações:

Operação prévia denominada “Cisão”, que consiste basicamente de segregar as reservas e direitos dos Participantes/Assistidos vinculados à Rhodia Acetow das demais Patrocinadoras dos Planos; e

Efetuar a “Transferência” destas reservas para a nova Entidade de Previdência escolhida pela Rhodia Acetow, a Multiprev.

(2)

2 Válido registrar aos Participantes/Assistidos, que estas duas etapas serão bem transparentes ao longo de todo o processo de Cisão e Transferência.

Na Data Efetiva de transferência, os Participantes e Assistidos receberão todas as informações necessárias dos procedimentos para continuidade dos Planos de Aposentadoria na nova Entidade – Multiprev.

Fique atento aos comunicados da PRHOSPER divulgados na área restrita do Projeto RHODIA ACETOW.

2. Sobre a Alteração dos Regulamentos dos Planos

Para que seja possível a Transferência para a Entidade Multiprev, os Regulamentos dos Planos serão alterados para adequação aos procedimentos operacionais pela nova Entidade. Clique nos links para conhecer a íntegra dos Regulamentos alterados:

 Plano de Previdência Rhende+ Básico

 Plano de Previdência Rhende+ Suplementar

 Plano de Previdência Rhende+Prev

3. Responsabilidades

A responsabilidade da transferência está a cargo da PRHOSPER obedecidas as disposições dos Regulamentos dos Planos, do Termo de Cisão e Transferência de Gerenciamento, da regulamentação do órgão regulador (PREVIC), bem como o disposto nos Estatutos da PRHOSPER e do Multiprev.

A RHODIA ACETOW e o Multiprev, no que lhes competem, comprometem-se a cooperar com a PRHOSPER, empreendendo os melhores esforços nas providências de toda a documentação necessária para cumprimento dos objetivos da transferência, observados os prazos e diretrizes constantes na legislação aplicável à matéria.

(3)

3 4. Direitos dos Participantes e Assistidos

As alterações nos Regulamentos dos Planos não acarretam qualquer perda de direitos ou obrigações adquiridas pelos Participantes e Assistidos, visto que essas alterações visam, essencialmente, a inclusão de disposições relativas a operação de transferência conforme descrito no item (1) acima.

Os Participantes e Assistidos impactados pelo processo de transferência terão asseguradas todas as carências constituídas até então nos Planos administrados pela PRHOSPER, sendo aproveitadas quando da nova gestão pelo Multiprev.

5. Nova denominação dos Planos

Os Planos transferidos para a nova Entidade Multiprev serão denominados da seguinte forma: Plano de Previdência Rhende+ Básico (Plano Básico), Plano de Previdência Rhende+ Suplementar (Plano Suplementar Plano de Previdência Rhende+Prev (Plano SolvayPrev). 6. Cálculos dos direitos e reservas (Saldos) dos Participantes/Assistidos

Cada Participante/Assistido terá direito a uma Reserva Matemática de Transferência Individual calculada na data base, conforme descrito no documento Nota Técnica Atuarial de cada Plano.

Na Data Efetiva de transferência, a PRHOSPER providenciará o cálculo da Reserva Matemática (Saldos), para fins de destinação aos Planos transferidos, futuramente administrados pelo Multiprev.

Os cálculos serão executados por atuários devidamente habilitados e contratados pela PRHOSPER.

7. Término da Relação de Patrocínio entre Rhodia Acetow e PRhosper

A partir da Data Efetiva, representada pela concretização da Transferência das Reservas e dos Ativos Financeiros correspondentes aos Participantes/Assistidos, fica rescindido o Convênio de Adesão e encerrada, de pleno direito, a relação de Patrocínio existente entre a RHODIA ACETOW e a PRHOSPER, em relação aos Planos transferidos.

Na Data Efetiva, encerra-se também a relação entre PRHOSPER e os Participantes/Assistidos transferidos vinculados à RHODIA ACETOW.

(4)

4 Na Data Efetiva, RHODIA ACETOW e a PRHOSPER se dão plena, total e irrevogável quitação quanto aos direitos e obrigações decorrentes do Patrocínio.

8. Avaliação Atuarial

Para determinação do compromisso Previdencial (determinação das Reservas e Saldos dos Participantes).

O compromisso Previdencial Referencial de Responsabilidade de cada Plano será apresentado por meio de Avaliação Atuarial “especial”, executada por Atuários habilitados para tanto.

O compromisso Previdencial corresponde ao somatório do valor das Reservas Matemáticas Individuais Totais dos Participantes/Assistidos (direitos dos Participantes/Assistidos).

A Avaliação Atuarial especial determinará também os exigíveis (contingências), a parcela dos fundos que compete à RHODIA ACETOW, bem como o Plano de Custeio, a viger a partir da Data Efetiva na nova Entidade de Previdência, observado o Regulamento do Plano, a Nota Técnica Atuarial e a legislação vigente.

9. População envolvida na Transferência

Na Data Base (31/07/2018), a parcela vinculada à RHODIA ACETOW possui a seguinte população:

a) Plano Básico se encontra com 99 (noventa e nove) Participantes Ativos, 6 (seis) Participantes demitidos aguardando opção, nenhum Participante em BPD, nenhum Participante Autopatrocinado, 2 (dois) Assistidos, estando fechado a novas adesões;

b) Plano Suplementar se encontra com 91 (noventa e um) Participantes Ativos, 6 (seis) Participantes demitidos aguardando opção, 1 (um) Participante em BPD, nenhum Participante Autopatrocinado, 1 (um) Assistido, estando fechado a novas adesões;

c) Plano SolvayPrev se encontra com 10 (dez) Participantes Ativos, 2 (dois) Participantes demitidos aguardando opção, nenhum Participante em BPD, nenhum Participante Autopatrocinado, nenhum Assistido. O Plano SolvayPrev encontra-se aberto para adesões de novos Participantes.

(5)

5 10. Procedimentos Operacionais do Multiprev

O Multiprev disponibilizará materiais e informações aos Participantes/Assistidos alvos da Cisão e Transferência de Gerenciamento, por meio do Portal da MetLife (Estatuto, Regulamento do Plano, Manual Explicativo, Certificado, Formulários, Relatório Anual, informativos em geral, dentre outros).

O Multiprev deverá comunicar à RHODIA ACETOW os procedimentos operacionais para ingresso de novos Participantes nos Planos transferidos.

11. Segregação dos Planos na Entidade de destino – Multiprev

Após a operação da transferência, os Planos serão mantidos pelo Multiprev distintamente, segregado e independente, sem nenhuma vinculação a qualquer outro Plano de Benefícios operado pela Multiprev, tanto nos aspectos das Reservas Matemáticas como nos Ativos Financeiros.

O custeio dos Benefícios para a formação da poupança de aposentadoria dos Participantes/Assistidos seguem os mesmos critérios dos Regulamentos.

As taxas de administração e gestão serão calculadas pelos atuários habilitados, custeadas conforme o acordo firmado entre RHODIA ACETOW e Multiprev e disposto no Regulamentos dos Planos.

12. Processos administrativos e judiciais

Caso haja eventual processo administrativo e/ou judicial relativo aos Planos até a Data Efetiva, o Multiprev obriga-se, após a Data Efetiva e desde que seja possível, a solicitar a substituição processual da PRHOSPER pelo Multiprev, no prazo de 60 (sessenta) dias, a contar da autorização dos órgãos reguladores, mediante protocolo de petição assinada em conjunto pelas Entidades.

Caso haja discordância da parte contrária com o pedido de substituição processual ou indeferimento do pedido pelo juízo competente, o Multiprev, mediante aprovação prévia e expressa da PRHOSPER, deverá intervir no processo na qualidade de assistente, observado o disposto no Termo de Cisão e Transferência de Gerenciamento.

(6)

6 13. Prazo para concretização das Transferências das Reservas e Ativos Financeiros

O prazo para finalização da Transferência das Reservas (Saldos) e Ativos Financeiros respeitará o período não superior a 90 (noventa) dias úteis, a contar do primeiro dia útil da Data de Autorização, podendo ser prorrogado por igual intervalo, mediante prévio e expresso acordo entres as partes envolvidas na operação.

14. Glossário

Conforme disposto no Termo de Cisão e Transferência de Gerenciamento, as expressões abaixo terão seus significados conforme a seguir, ora de forma sintetizada:

a) Avaliações Atuariais de Cisão e Transferência – são os instrumentos específicos pelos quais o Atuário, responsável pelo processo de Cisão e Transferência de Gerenciamento, promoverá os cálculos referenciais posicionados na Data Base e, posteriormente, reposicionados na Data Efetiva, que servirão para instrumentalizar o processo de Cisão com Transferência de Gerenciamento;

b) Cisão – significa a divisão de um Plano de Benefícios que resulta na criação de um ou mais Planos de Benefícios;

c) Data Base – significa a data fixada pelo órgão estatutário da PRHOSPER, em que serão posicionados os cálculos referenciais que servirão para a instrumentalização do processo de Cisão e Transferência de Gerenciamento, observando, ainda, as disposições contidas nos estudos técnicos aplicáveis à operação;

d) Data de Autorização – é a data em que será publicado, no Diário Oficial da União, o ato da Superintendência Nacional de Previdência Complementar - PREVIC que autoriza a operação de Transferência;

e) Data Efetiva – aquela acordada formalmente entre as entidades de origem (PRHOSPER PREVIDÊNCIA RHODIA) e de destino (MULTIPREV - FUNDO MÚLTIPLO DE PENSÃO) e a Patrocinadora (RHODIA ACETOW BRASIL INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA.), em que deverá ocorrer o cumprimento dos compromissos previstos no Termo de Cisão e Transferência de Gerenciamento;

(7)

7 f) Termo de Cisão e Transferência de Gerenciamento – instrumento particular firmado entre as entidades de origem (PRHOSPER PREVIDÊNCIA RHODIA) e de destino (MULTIPREV - FUNDO MÚLTIPLO DE PENSÃO) e a Patrocinadora (RHODIA ACETOW BRASIL INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA.), que estabelece direitos e obrigações da Patrocinadora, dos Participantes e das entidades envolvidas, na operação de Cisão e Transferência de Gerenciamento, bem como o tratamento a ser dado aos Ativos e Passivos, às ações judiciais, às contingências, às provisões, aos fundos, aos excedentes e insuficiências técnicas e às despesas com o processo de Transferência; e

g) Transferência de Gerenciamento ou Transferência – operação que consiste na Transferência de Gestão do Plano resultante da Cisão do Plano de Aposentadoria Básico - CNPB nº 1980.0005-65, do Plano de Aposentadoria Suplementar - CNPB nº 1996.0031-19 e do Plano de Aposentadoria SolvayPrev - CNPB nº 2017.0008-92, da PRHOSPER PREVIDÊNCIA RHODIA para o MULTIPREV FUNDO MÚLTIPLO DE PENSÃO, mantida a mesma Patrocinadora RHODIA ACETOW BRASIL INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA., abrangendo a totalidade dos Participantes a ela vinculados e a integralidade dos Ativos e Passivos respectivos, incluindo os direitos e obrigações previstas no Regulamento.

15. Foro

Restou estabelecido o Foro da Comarca de São Paulo/SP, com renúncia expressa a qualquer outro, para dirimir quaisquer questionamentos decorrentes da aplicação do referido instrumento.

16. Planos e Patrocinadoras que permanecem na PRHOSPER

Reforçamos que os Participantes, Assistidos, Vinculados, Autopatrocinados que não estejam vinculados à RHODIA ACETOW, portanto não impactados pela operação de Cisão e Transferência, permanecem nos Planos Básico, Suplementar e SolvayPrev administrados pela PRHOSPER.

Não hesite em nos contatar, em caso de dúvidas, enviando um e-mail para rhodia.prhosper@solvay.com ou através do FALE CONOSCO, do portal www.prhosper.com.br.

Atenciosamente, Valeria Bernasconi Diretora Superintendente PRHOSPER – Previdência Rhodia

Referências

Documentos relacionados

Considerando que a área da sua superfície externa é equivalen- te à de uma esfera com raio igual a 3 cm, que o ambiente está a 20ºC, que o coeficiente médio de transfe- rência

O modelo do meio contínuo tem validade somente para um volume macroscópico no qual exista um número muito grande de partículas, ou seja, tem como limite de validade o

Para encontrar a função de transferência, vamos : 1) Encontrar o ponto de operação (ou de equilíbrio), 2) Se o sistema não for linear, então se vai linearizar 2) Se o sistema

Desenvolvimento da capacidade para modelar matematicamente, simular e avaliar processos de transferência de massa com ênfase em equipamentos de contato direto.. TRANSFERÊNCIA

29 sendo A, a área de transferência de massa perpendicular ao fluxo de massa, e ∆C A a driving-force, isto é, a causa para ocorrer a transferência de massa (p.e. Consoante se

necessidade técnica imprescindível de uso dos bens conjuntamente, não autoriza a utilização da margem de lucro do pacote de bens (basket approach) para fins de apuração do

Mecanismo de transferência de energia entre uma superfície sólida e um fluido (líquido ou gás) adjacente em movimento quando estão a diferentes temperaturas.. Envolve

c) A Administradora não repassa informações do processo a terceiros, sendo assim, só poderemos prestar informações ao comprador/cessionário, após o recebimento