• Nenhum resultado encontrado

Atividades Pedagógicas Complementares 19 a 30 de Julho 9º ano

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Atividades Pedagógicas Complementares 19 a 30 de Julho 9º ano"

Copied!
33
0
0

Texto

(1)

Atividades Pedagógicas

Complementares

19 a 30 de Julho

9º ano

Juntos somos mais fortes!

(2)

Conteúdo Específico: Mosaico Habilidades: (MS.EF69AR31.s.34)

Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética

MOSAICO

Uma arte que exige paciência e delicadeza do artista. A história dessa técnica tem origem há muito tempo, na história, o mosaico era muito popular em Roma principalmente em Pompeia.

A palavra mosaico deriva da palavra mosaico, que significa “musa”. O mais antigo mosaico que se tem conhecimento foi encontrado na região que hoje é o Iraque. Esse mosaico foi feito com argila moldada em forma de estaca que eram prensadas na parede. Além das paredes, os mosaicos foram encontrados em pavimentos de calçadas.

Igrejas, casas, prédios antigos e novos, nas calçadas e nos muros, todos esses locais se renderam à bela arte do mosaico. Uma arte feita com pequenas peças coloridas, que podem ser pedras de granito, pedaços de vidro, pedras semipreciosas e pode ser aplicada em qualquer superfície formando determinado desenho. O objetivo do mosaico é preencher algum tipo de plano, como pisos e paredes.

Existem registros de calçadas pavimentadas com o mosaico na Macedônia, que datam de VI a.c. Nessas calçadas, seixos (um tipo de pedra) pretos e brancos, foram utilizados. No fim do século V a.c pedras coloridas começaram a ser utilizadas para a produção de mosaicos.

No século I a.c o corte de pedras começou a ser possível e serviu para o aperfeiçoamento das técnicas do mosaico, com as pedras cortadas em cubos os detalhes nas artes ficaram mais detalhados.

Os mosaicos ganham destaques na arte bizantina, sendo confeccionados com pequenos pedaços de pedra e vidro sobre uma superfície de gesso ou argamassa. Além das

(3)

passagens bíblicas, procuravam ilustrar retratos do imperador. O mosaico foi utilizado pelos gregos na colocação de pisos, já os romanos trouxeram para a decoração de paredes. Mas foi com os bizantinos que o auge da técnica foi desenvolvido. Além dos quadros de mosaicos, estenderam a técnica para as paredes das igrejas, de forma que nenhuma época conseguiu reproduzir.

Os mosaicos foram bastante destacados no período e constituem a expressão máxima da arte bizantina, atingindo nesse momento a mais impecável realização.

Entre outras coisas, eles retratavam o imperador, bem como profetas. Eram aplicados no interior das igrejas e exibiam cores intensas e materiais nobres que refletiam a luz, concedendo suntuosidade aos templos. Eram criados a partir de pequenos pedaços de pedras em cores distintas, colocados sobre cimento fresco em uma parede e que compunham, assim, um desenho.

É importante saber que em 395 D.C., Teodósio, Imperador de Roma, dividiu seu império entre seus filhos Honório e Arcárdio. Roma tornou-se capital do Império Ocidental, que ficou com Honório, e o Império Romano Oriental ficou com Arcádio, cuja capital passou a ser Constantinopla, antiga Bizâncio e atual Istambul. A arte bizantina se desenvolveu no Império Romano Oriental, e com ela a força da produção de mosaicos. Quando o Cristianismo passa a ser oficialmente a religião do Império Romano, a arte que vinha sendo produzida, desde que os cristãos eram intolerados e perseguidos pelos romanos, uma arte de pinturas em paredes e tetos das catacumbas, os novos mausoléus e templos passam a ser decorados por mosaicos, abordando os temas de histórias do Antigo e Novo Testamento. Neste período a técnica se desenvolve, os artistas se tornam mais hábeis, e a qualidade das obras aumentam devido o desenvolvimento da técnica, sendo a expressão máxima na arte bizantina do período românico. Os sarcófagos decorados pelos fiéis chegavam a sofisticação de possuírem relevos em seus mosaicos. Com a revolução industrial, o aperfeiçoamento das técnicas da arquitetura e a arte sendo incorporado aos produtos industrializados oferecidos ao mercado em expansão, o mosaico passam a ser produzido em lajotas ou pequenos quadrados de cerâmica, que ao se unir formavam imagens decorativas surpreendentes em painéis coloridos. No final do século XIX e início do século XX, o arquiteto do catalão Antoni Gaudí (1852-1926), desenvolveu uma estética própria na sua arte. Gaudí utilizava recursos do mosaico em sua arquitetura, integrando a obra à natureza de forma harmoniosa. Ele rompeu com a forma plana nos edifícios e também passou a explorar as superfícies produzidas pela própria natureza utilizando a arte do mosaico. O Parque Güell, a Casa Milá e a Casa Batló, na Espanha, são exemplos fabulosos da multiplicidade de técnicas, incluindo o mosaico. Nos anos cinquenta e sessenta do século XX, a moda era a utilização de pastilhas de azulejos nos pisos e paredes das construções, e na década de noventa a utilização do vidrotil na arte do mosaico. Nos dias de hoje, o mosaico ressurgiu, despertando grande interesse, sendo cada vez mais utilizado, artisticamente, na decoração de ambientes interiores e exteriores . A técnica do mosaico se resume à junção de pequenas peças de pedra, vidro, mármore e cerâmica (ou até mesmo conchas), utilizando-se argamassa, com a finalidade de formar desenhos e preencher com eles um piso, uma parede ou a superfície de um móvel. No

(4)

caso dos exemplos, temos formas que representam, de maneira estilizada, as ondas do mar.

Outro grande artista brasileiro que se especializou em produzir mosaicos incríveis e um tanto quanto inusitados é Vik Muniz que utiliza lixo, componentes descartáveis ou orgânicos para produzir suas peças e instalações, todas em grande escala. Uma de suas instalações feitas com lixo a partir de uma foto de um casal se beijando, foi tema do clipe de abertura da novela Passione, de 2010, produzida pela Rede Globo.

Mosaico da Arte bizantina

Referências:

https://pointdaarte.webnode.com.br/news/a-historia-da-arte-do-mosaico

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rodrigo_de_Haro

https://pointdaarte.webnode.com.br/news/a-historia-da-arte-do-mosaico https://www.todamateria.com.br/arte-bizantina

www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/historia-do-mosaico/48918

(5)

Atividades 1:

A palavra Mosaico deriva da palavra mosaicon que significa:

A) ( ) Moda.

B) ( ) Musa.

C) ( ) Música.

D) ( ) Muda.

Atividades - 2

Os mosaicos ganham destaques na arte bizantina, sendo confeccionados com pequenos pedaços de pedra e vidro sobre uma superfície de gesso ou argamassa. De acordo com o texto além das passagens bíblicas, qual outra figura procuravam ilustrar?

A) ( ) Bailarinas. B ( ) Imperador.

c) ( ) Musas. D) ( ) Sábios.

Atividade 3:

Conforme o texto exposto em 395 D.C. Teodósio, Imperador de Roma, dividiu seu império entre seus dois filhos? qual o nome dos filhos de Teodósio e qual o nome do Império que cada um ficou?

_________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ ____________________

Atividade 4:

Observe o desenho de mosaico abaixo e pinte com as cores primárias.

(6)

Agora crie o desenho de um mosaico, conforme sua criatividade e pinte com as cores quentes.

Atividade 5:

Faça colagem com papel colorido.

(7)

Bons Estudos!!

Referências:

https://pointdaarte.webnode.com.br/news/a-historia-da-arte-do-mosaico

II CICLO DE ESTUDO DO ENSINO DE ARTE

SINOP, MT 2017

Orientadora. Silvana N C Lopes

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rodrigo_de_Haro

https://pointdaarte.webnode.com.br/news/a-historia-da-arte-do-mosaico

(8)

https://www.todamateria.com.br/arte-bizantina

www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/historia-do-mosaico/48918

Atividades 1:

A palavra Mosaico deriva da palavra mosaicon que significa:

A) ( ) Moda.

B) ( ) Musa.

C) ( ) Música.

D) ( ) Muda.

Atividades - 2

Os mosaicos ganham destaques na arte bizantina, sendo confeccionados com pequenos pedaços de pedra e vidro sobre uma superfície de gesso ou argamassa. De acordo com o texto, além das passagens bíblicas, qual outra figura procuravam ilustrar?

A) ( ) Bailarinas. B ( ) Imperador.

c) ( ) Musas. D) ( ) Sábios.

conheça mais sobre os conteúdos propostos: https://youtu.be/AhyapktVOFk

https://youtu.be/XmP8IEfKEV0 https://youtu.be/lBw7bfsH1-U

\\Referências:

(9)

https://www.redbull.com/br-pt/music/A-influencia-da-musica-africana-na-musica-brasileira https://youtu.be/J-Q_fIJ5zXI

www.significados.com.br/musica/

Conteúdo Específico: Conceitos Básicos da Genética Habilidades: MSEF09CI08S08

OlÁ Alunos!!!! Tudo bem com vocês????

Estamos retornando às nossas atividades e agora neste 3º bimestre vamos estudar um pouco mais sobre as leis de mendel , pois é um assunto muito importante . É importante você saber sobre a história de Gregor Mendel e as Leis de Mendel !

Importante sobre precisa identificar a Primeira lei de Mendel e a Segunda lei de Mendel Então vamos lá!!!!

Vamos começar explicando sobre a história de gregor Mendel

Gregor Mendel nasceu em 1822, em Heinzendorf, na Áustria. Era filho de pequenos fazendeiros e, apesar de bom aluno, teve de superar dificuldades financeiras para conseguir estudar. Em 1843, ingressou como noviço no mosteiro de agostiniano da cidade de Brunn, hoje Brno, na atual República Tcheca.

Entre 1856 e 1865, realizou uma série de experimentos com ervilhas, com o objetivo de entender como as características hereditárias eram transmitidas de pais para filhos.

Agora vamos lembrar sobre a as leis de mendel ? Leis de Mendel

As Leis de Mendel são um conjunto de fundamentos que explicam o mecanismo da transmissão hereditária durante as gerações.

Os estudos do monge Gregor Mendel foram a base para explicar os mecanismos de hereditariedade. Ainda hoje, são reconhecidos como uma das maiores descobertas da Biologia. Isso fez com que Mendel fosse considerado o "Pai da Genética".

Gregor Mendel conduziu seus experimentos utilizando ervilhas pelos seguintes motivos: 1º )Planta de fácil cultivo e desenvolvimento em curto período; 2º ) Produção de muitas sementes; 3º ) Rápido ciclo reprodutivo; 4º ) Facilidade de controlar a fecundação das plantas; 5º ) Capacidade de realizar autofecundação.

(10)

Os seus experimentos analisaram sete características das ervilhas: cor da flor, posição da flor no caule, cor da semente, textura da semente, forma da vagem, cor da vagem e altura da planta.

Leis de Mendel

● Primeira Lei de Mendel

A Primeira Lei de Mendel também recebe o nome de Lei da Segregação dos Fatores ou Moibridismo. Ela possui o seguinte enunciado:

“Cada caráter é determinado por um par de fatores que se separam na formação dos gametas, indo um fator do par para cada gameta, que é, portanto, puro”.

Mendel chegou a essa conclusão, quando percebeu que linhagens diferentes, com os diferentes atributos escolhidos, sempre geram sementes puras e sem alterações ao longo das gerações. Ou seja, plantas de sementes amarelas

sempre produziam 100% dos seus descendentes com sementes amarelas.

● Segunda Lei de Mendel

A Segunda Lei de Mendel também recebe o nome de Lei da Segregação Independente dos Genes ou Diibridismo. Ela possui o seguinte enunciado:

“as diferenças de uma característica são herdadas independentemente das diferenças em outras características”.

Nesse caso, Mendel também realizou o cruzamento de plantas com diferentes características. Ele cruzou plantas com sementes amarelas e lisas com plantas de sementes verdes e rugosas. Mendel já esperava que a geração F1 seria composta por 100% de sementes amarelas e lisas, pois essas características apresentam caráter dominante. Por isso, fez o cruzamento dessa geração, pois imaginava que iriam surgir sementes verdes e rugosas, e ele estava certo.

(11)

Fonte: Autora: Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.

Site: https://www.todamateria.com.br/introducao-a-genetica/

Exercícios da APC -

Leia e estude com atenção a apostila antes de responder às questões

1. Os estudos deste monge foram a base para explicar os mecanismos de hereditariedade. Ainda hoje, são reconhecidos como uma das maiores descobertas da Biologia. Isso fez com que __________ fosse considerado o "Pai da Genética". a) Picasso. b) Isaac Newton . c) Mendel. d) Morgan.

2. Gregor Mendel conduziu seus experimentos utilizando ervilhas pelos seguintes motivos:

a) Mendel amava ervilhas, por isso decidiu trabalhar com as ervilhas para aumentar a produção.

b) Rápido ciclo reprodutivo e capacidade de realizar autofecundação. c) Pelas ervilhas apresentarem ciclo de vida muito curto

d) Devido a produção de poucas sementes

3. Os seus estudos de Mendel foram fundamentais para a compreensão dos mecanismos de:

a) Forças b) Hereditariedade c) Massa e Peso d) Gravidade

4. Observando esta imagem refere-se a 1º Lei Mendel. Mendel concluiu que:

Observe a geração F1:

(12)

a) Mendel chegou a essa conclusão, quando percebeu que linhagens diferentes, com os diferentes atributos escolhidos, sempre geram sementes não puras e com alterações ao longo das gerações.

b) Mendel chegou a essa conclusão, quando percebeu que linhagens diferentes, com os diferentes atributos escolhidos, sempre geram sementes com alterações ao longo das gerações

.c) Mendel chegou a essa conclusão, quando percebeu que linhagens iguais , com os diferentes atributos escolhidos, sempre geram sementes com alterações ao longo das gerações.

d) Mendel chegou a essa conclusão, quando percebeu que linhagens diferentes, com os diferentes atributos escolhidos, sempre geram sementes puras e sem alterações ao longo das gerações

(13)

Conteúdos Específicos: Capacidades físicas

Habilidades : Experimentar e aprender exercícios físicos que solicitem diferentes capacidades físicas, experimentar, fruir e recriar diferentes movimentos.

Atividade 1

Tema: capacidades físicas.

As capacidades físicas básicas são fundamentais para o desenvolvimento motor de uma pessoa, mas será que você conhece quais são essas capacidades físicas? Trata-se de estimular a flexibilidade, força, resistência, agilidade, velocidade, equilíbrio e a coordenação motora.

O que são capacidades físicas?

As capacidades físicas básicas nada mais são do que todo atributo físico treinável em um corpo humano. Falando de uma forma mais simples de compreender, são todas as qualidades físicas e motoras que podem ser estimuladas, treinadas e melhoradas.

Caso você não saiba as capacidades físicas são classificas em diversos tipos. Um detalhe importante é que através das capacidades físicas, podemos executar as diversas ações motoras durante a nossa vida. Quando falamos de ações motoras estamos falando desde as mais simples como caminhar e saltar, até as mais complexas que são executadas durante a natação, corrida ou qualquer outra pratica esportiva.

Engana-se quem pensa que as capacidades físicas estão relacionadas apenas às pessoas que praticam exercícios físicos. A deficiência em alguma destas capacidades físicas, pode fazer com que a pessoa tenha dificuldades para executar diversas atividades do cotidiano e também do seu posto de trabalho.

Capacidades físicas: Agilidade

A agilidade é classificada como a capacidade de executar movimentos rápidos e ligeiros com mudança de direção.

Capacidade física: Coordenação Motora

A coordenação motora é classificada como a destreza que permite a realização de uma sequência de exercícios de forma coordenada.

Capacidades físicas: Flexibilidade

A flexibilidade é classificada como a capacidade de amplitude que as articulações tem de realizar movimentos apropriados.

Capacidades físicas: Força

A força é classificada como a capacidade de exercer tensão contra uma resistência, que ocorre por meio de ações musculares. A capacidade física força pode ser subdividida em:

(14)

Força dinâmica ou força isotônica – Neste tipo de força os músculos dos membros que estão envolvidos naquela determinada ação, geram movimento ou suportam o peso do próprio corpo em movimentos repetidos.

Força estática ou força isométrica – Neste tipo de força os músculos dos membros envolvidos naquela determina ação, não produzem trabalho em forma de movimento. Força explosiva ou potência – Neste tipo de força, temos a habilidade de exercer o máximo de energia em um ato explosivo.

Capacidades físicas: Resistência

A resistência é classificada como a capacidade de sustentar uma determinada carga de atividade pelo tempo mais longo possível sem fadiga. A capacidade física resistência pode ser subdividida em:

Resistência aeróbica – Este tipo de resistência é que permite manter um determinado esforço por um tempo onde o consumo de oxigênio equilibra-se à sua absorção, ou seja, em esforços fracos ou moderados.

Resistência anaeróbica – Este tipo de resistência é que permite manter um determinado esforço por um tempo onde o consumo de oxigênio é superior à sua absorção, ou seja, em esforços de grande intensidade. Este débito de oxigênio só é restaurado após um período de repouso.

Resistência muscular localizada – Este tipo de resistência é a capacidade que o músculo tem para trabalhar contra uma resistência moderada por longos períodos de tempo.

Capacidades físicas: Velocidade

A velocidade é classificada como a capacidade de executar movimentos cíclicos na maior velocidade individual possível. A capacidade física velocidade pode ser subdividida em: Velocidade de deslocamento – Este tipo de velocidade é a capacidade máxima que uma pessoa consegue se deslocar de um ponto a outro.

Velocidade de reação – Este tipo de velocidade é a rapidez na qual uma pessoa é capaz de responder à um determinado estímulo, que pode ser visual, auditivo ou tátil. Portanto, a velocidade de reação é o tempo entre o estímulo e o início da resposta motora.

Capacidades físicas: Equilíbrio

O equilíbrio é classificado como a qualidade física obtida através da combinação de ações musculares que tem o objetivo de sustentar o corpo sobre uma base. A capacidade física equilíbrio pode ser subdividida em:

Equilíbrio estático – Manutenção de uma determinada posição adquirida.

Equilíbrio dinâmico – Manutenção do equilíbrio durante a realização de movimentos. Equilíbrio recuperado – Capacidade de adquirir uma posição de equilíbrio após o corpo ter estado em movimento.

É importante compreender que apesar das capacidades físicas serem treináveis, cada

(15)

pessoa tem o seu ponto máximo de evolução, ou seja, o que faz uma pessoa ser muito forte, muito veloz ou muito ágil pode estar relacionada à sua origem hereditária. Porém, todas as capacidades físicas devem ser estimuladas e desenvolvidas para favorecer uma excelente qualidade de vida para determinada pessoa.

https://youtu.be/ikWiiy0Hdos

Responda as perguntas:

1) Como é classifica a capacidade física residência? 2) Como é classifica a capacidade física velocidade? 3) Como é classifica a capacidade física força? 4) Como é classifica a capacidade física equilíbrio?

(16)

SERIE: 9ª ANO PROFESSORA:CrislaineRomero

ALUNO(A):____________________________________________________________________Unidade Temática: O mundo Ocidental e o mundo Oriental

Objetivos de conhecimento: Associar a divisão do mundo em Ocidente e Oriente ao Sistema Colonial implantado pelas potências europeias, considerando não apenas a divisão geográfica, mas também a religião, valores e cultura.

Habilidades: MS.EF09GE06.s.09

O mundo Ocidental e o Mundo Oriental

O território europeu pode ser regionalizado em Europa Ocidental e Europa Oriental. No entanto, essa divisão, como aquela proposta para os hemisférios Ocidental e Ocidental da Terra, delimitada pelo meridiano de Greenwich e que podemos observar em qualquer planisfério.

Trata-se da divisão do mundo entre Ocidente e o Oriente, cuja regionalização é mais complexa extrapola os critérios geográficos. Para compreender essa divisão, devemos analisar sobretudo, fatores históricos, culturais e religiosos.

De modo geral, podemos definir o mundo oriental como a porção da Terra formada pelas nações da Ásia e do Oriente Médio, enquanto o mundo ocidental engloba a Europa e grande parte dos territórios que foram colonizados pelos europeus, notadamente a América a Austrália e a Nova Zelândia.

No mundo oriental predominam o islamismo o Hinduísmo e o Budismo como religiões principais e as culturas orientais muito tradicionais. No mundo ocidental predomina o Cristianismo e outros aspectos culturais são intensamente influenciados pelas culturas europeia e estadunidense.

Diversas nações situadas na África, na Europa Oriental e na porção ocidental da Ásia apresentam influencias significativas tanto das culturas ocidentais como das culturas orientais, estando situadas no entroncamento entre essas duas porções do mundo.

Para que possamos entender o motivo pelo qual essa divisão começou, devemos lembrar de que no século XIX e início do século XX as potências industrializadas da Europa colonizaram grande parte do mundo, incluindo terras e povos que os europeus pouco conheciam ou compreendiam.

Nesse período, o termo ¨oriente¨ passou a ser usado para se referira esse mundo que era culturalmente diverso, mas igualmente exótico e diferente para os povos europeus, justamente por ser desconhecido.

De modo a justificar o processo colonial, muitos europeus compartilhavam a visão de

(17)

mundo na qual os seus povos eram naturalmente superiores, o que ajudou a consolidar a disseminação de sua cultura e seus hábitos nas áreas colonizadas.

Embora o mundo ocidental e o mundo oriental continuem sendo culturalmente, é importante compreender que tanto em uma como em outra dessas regiões podemos encontrar países culturalmente diversos. Esse país também tem diferentes sistemas de governo e influencias de diversos processos históricos, igualmente importantes e ricos culturalmente, seja em escala local, seja em escala global.

Atualmente, essa divisão tem tido como principal motivo a religião, sobretudo no caso da oposição entre Cristianismo e Islamismo e a atuação de alguns grupos extremistas que se identificam como ¨ inimigos do Ocidente¨.

A globalização e os processos migratórios têm contribuído, na atualidade, para diminuir as diferenças e integrar as culturas entre os povos de todo o mundo, tornando essa regionalização, em certos aspecto, cada vez mais difícil de delimitar

ATIVIDADES

1- Como o Território Europeu pode ser regionalizado assinale a alternativa correta de acordo com o texto:

a. ( ) Europa Ocidental e Europa Oriental b. ( ) Europa asiática e Africana

c. ( ) Brasil e Argentina d. ( ) Europa e América

2- Trata-se da divisão do mundo entre Ocidente e o Oriente, cuja regionalização é mais complexa e extrapola os critérios geográficos. Para compreender essa divisão, devemos analisar sobretudo:

a. ( ) fatores históricos, culturais e religiosos. b. ( ) Fatores digitais

c. ( ) Mapeamento e Fatores religiosos

d. ( ) Fatores religiosos e Blocos econômicos

3- De acordo com o texto assinale a alternativa que completa a afirmação: De modo geral, podemos definir o mundo oriental como a porção da Terra formada pelas nações da Ásia e do Oriente Médio, enquanto o mundo ocidental engloba:

a. ( ) No entanto, essa divisão, como aquela proposta para os hemisférios Ocidental e Ocidental da Terra, delimitada pelo meridiano de Greenwich e que podemos observar em qualquer planisfério.

b. ( ) a Europa e grande parte dos territórios que foram colonizados pelos europeus,

(18)

notadamente a América a Austrália e a Nova Zelândia.

c. ( ) No mundo oriental predominam o islamismo o Hinduísmo e o Budismo como religiões principais e as culturas orientais muito tradicionais

d. ( ) De modo a justificar o processo colonial, muitos europeus compartilhavam a visão de mundo na qual o seus povos eram naturalmente superiores, o que ajudou a consolidar a disseminação de sua cultura e seus hábitos nas áreas colonizadas

4- Quais religiões predominam no mundo Oriental? Assinale a alternativa correta: a. ( ) O islamismo o Hinduismo e o Budismo como religiões principais e as culturas orientais muito tradicionais

b. ( ) O cristianismo o Hinduismo como religiões principais e as culturas orientais muito tradicionais

c. ( ) O islamismo o catolicismo e o Budismo como religiões secundárias e as culturas orientais muito tradicionais

d. ( ) Somete o Budismo como religião

5- Quais religiões predominam no mundo Ocidental? Assinale a alternativa correta: a. ( ) O Cristianismo e outros aspectos culturais são intensamente influenciados pelas culturas europeia e estadunidense.

b. ( ) O Islamismo o Hinduísmo e o Budismo como religiões principais e as culturas orientais muito tradicionais

c. ( ) O islamismo o catolicismo e o Budismo como religiões secundárias e as culturas orientais muito tradicionais

d. ( ) Somete o Budismo como religião

(19)

Olá󰨼Sejam bem vindos -3º Bimestre.

Atividades Pedagógicas Complementares -APC 1- 19/07/2021 a 30/07/2021.

👉 Tema – A Primeira Guerra Mundial (1914-18) É o acontecimento que realmente dá início ao século XX, pondo fim a Belle Époque – 1871-1914: período em que as grandes potências europeias não entraram em guerra e a burguesia viveu sua época de maior fastígio, graças à expansão do capitalismo imperialista e à exploração imposta ao proletariado.

Os fatores que provocaram a I Guerra Mundial podem ser divididos em gerais e específicos. Fatores gerais:

· Disputa dos mercados internacionais pelos países industrializados, que não conseguiam mais escoar toda a produção de suas fábricas. Tal concorrência era acirrada entre a Grã-Bretanha e a Alemanha.Atritos entre as potências devido a questões coloniais. Alemanha, Itália e Japão participaram com atraso da corrida neocolonialista e estavam insatisfeitos com as poucas colônias que haviam adquirido. Exacerbação dos nacionalismos europeus, manipulados pelos respectivos governos como um meio de obter a adesão popular à causa da guerra. Há que considerar ainda o nacionalismo das populações que se encontravam sob o jugo do Império Austro-Húngaro ou do Império Russo e ansiavam pela independência.

Fatores específicos:

· A França alimentava em relação à Alemanha um forte sentimento de revanchismo, por causa da derrota sofrida na Guerra Franco-Prussiana de 1870-71, e desejava recuperar a região da Alsácia-Lorena, perdida para os alemães naquele conflito.

· A Itália, cujo processo de unificação política ocorrera no século XIX, desejava incorporar as cidades “irredentas” que continuavam em poder da Áustria-Hungria.

· O Reino da Sérvia aspirava à formação da Grande Sérvia; pretendia anexar o vizinho Reino do Montenegro e as regiões da Bósnia-Herzegovina, Croácia e Eslovênia, pertencentes ao Império Austro-Húngaro.

· As ambições sérvias eram respaldadas pela Rússia, desejosa de consolidar sua influência nos Bálcãs para ter acesso ao Mar Mediterrâneo.

· O decadente Império Otomano (Turquia), apelidado O Homem Doente da Europa, vinha sofrendo uma dupla pressão: da Rússia, que tencionava apossar-se dos estreitos do Bósforo e dos Dardanelos, e da Grã-Bretanha, que desejava libertar as populações árabes do domínio turco, a fim de poder explorar o petróleo do Oriente Médio. Tal situação levou o governo otomano a se aproximar da Alemanha, em busca de ajuda técnica e militar.O resultado foi a formação de dois blocos opostos: Tríplice Aliança: Alemanha, Áustria-Hungria e Itália. Esta uniu-se à Alemanha em represália à França, que frustrou a pretensão italiana de conquistar a Tunísia. Tríplice Entente: Inglaterra (ou melhor, Grã-Bretanha), França e Rússia. Esse nome vem de Entente Cordiale (“Entendimento Cordial”) – forma como o governo francês definiu sua aproximação com a Inglaterra, de quem a França era adversária tradicional. O período que antecedeu a eclosão da I Guerra Mundial é conhecido pelo nome de Paz Armada, as grandes potências, convencidas da inevitabilidade do conflito aceleraram seus preparativos bélicos (exceto a Itália, que não estava bem certa do que iria fazer).

󰜺 Leia o texto para realizar a atividade.

01-Complete a palavra-chave: A Primeira Guerra Mundial (_____________) e o acontecimento que dá início ao século XX, pondo fim a _______________________________ – 1871-1914: período em que as grandes potências europeias não entraram em guerra entre si e a __________________

(20)

viveu sua época de maior fastígio, graças à expansão do capitalismo imperialista e à exploração imposta ao proletariado.

02 - Caracterize o que foi a Paz Armada e por que ela ocorreu:

R______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ 03- Identifique e complete a tabela - com o nome dos países que se uniram nos blocos

(alianças)formadas na primeira guerra mundial: TRÍPLICE ALIANÇA:

______________________________ ______________________________ ______________________________

TRÍPLICE ENTENTE:

____________________________________ ____________________________________ ____________________________________

04- Identifique um fator que contribuíram para o início da Primeira Guerra (1914-1918): A- ( ) A corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética.

B- ( ) A França tinha em relação à Alemanha um forte sentimento de revanchismo, por causa da derrota sofrida na Guerra Franco-Prussiana de 1870-71, e desejava recuperar a região da

Alsácia-Lorena, perdida para os alemães naquele conflito. C- ( ) A invasão do Japão pelas tropas da Alemanha.

05- Assinale o que e V verdadeiro ou F falso nas questões referente a Primeira Guerra Mundial: A-( ) Os atritos entre as potências devido a questões coloniais. Alemanha, Itália e Japão participaram com atraso da corrida neocolonialista e estavam insatisfeitos com as poucas colônias que haviam adquirido.

B- ( ) O Reino da Sérvia aspirava à formação da Grande Sérvia; pretendia anexar o Reino do Montenegro e as regiões da Bósnia-Herzegovina, Croácia e Eslovênia.

C- ( ) Exacerbação do nacionalismo europeu e o nacionalismo das populações que se encontravam sob o jugo do Império Austro-Húngaro ou do Império Russo e ansiavam pela independência.

D –( ) Os países europeus se enfrentaram sem o período denominado Paz Armada.

(21)

Conteúdo Específico: Opnion Text

Habilidades: MS.EF09LI11.s.11, MS.EF09LI12.s.12

Frases para Expressar Opinião em Inglês

Uma maneira bem legal de vocêdesenvolver a fluência em inglêsé aprendendo algumas frases (ou sentenças) geralmente usadas em certas situações. Portanto, nesta dica você aprenderá algumas frases para expressar opinião em inglês.

● I think it’s… » Acho que está…; Acho que é…

● In my opinion, … » Na minha opinião, …

● In my view, … » No meu ponto de vista, …

● I believe that… » Eu acredito que…; Eu creio que…

● It seems to me that… » Me parece que…

● The way I see it… » Do modo como vejo…; Do jeito como encaro…; Da forma como vejo…

● From where I stand… » Do modo como vejo…

● From my perspective… » Do modo como vejo…; Da forma como vejo…

● To my mind, … » Do modo como vejo…; Em minha opinião…

● As far as I’m concerned… » Até onde eu sei…

● My impression is that… » Minha impressão é que…

● I am under the impression that… » Eu tenho a impressão que…

● Can I sleep on it before giving you my decision? » Posso pensar um pouquinho mais antes de me decidir?

● I’m not so sure, I’d like to think it over. » Não tenho tanta certeza, gostaria de pensar melhor.

Usos e Exemplos

Como você pode notar, várias dessas frases não são difíceis de usar. Tudo o que você precisa é saber o que deseja dizer.

● I think it’s just perfect.

● I think it’s awful.

● I think it’s too late for that.

● In my opinion, he’s not the right person to do that.

● In my opinion, this is unacceptable.

● In my point of view, you did that right thing.

● From my perspective, it is just terrible.

● The way I see it, this looks like a very good deal.

● The way I see it, she’s not going to achieve her goals doing the same thing she always does.

● As far as I’m concerned, the whole process needs some improvement.

● In my point of view, they’re not going solve this too soon.

● I believe that they’re totally wrong.

● I believe that he isn’t good enough to take that position.

● It seems to me that we’re really in trouble.

● It seems to me that your sister isn’t helping us tomorrow.

● From where I stand, it appears that you’re going to have to pay a lot of money to get this matter settled.

Acesse os videos abaixo no You tube que trazem o vocabulário sobre como elaborar frases em inglês dando sua opinião, dicas para serem usadas nos exercícios 6 ao 8 nessa atividade.

- Como dar sua opinião em INGLÊS byTeacher Allie. https://www.youtube.com/watch?v=ttB4nbAzY64

(22)

- 50 Frase utéis para expressar OPINIÃO em inglês | Inglês para Iniciantes by English in Brazil by Carina Fragozohttps://www.youtube.com/watch?v=lzdjYt4

Leia o texto e responda as questões abaixo

The World of Work The world of work is changing rapidly.

Today, the working week is 8 hours a day, from Monday to Saturday, but in the future people will work less, perhaps five our four days a week.

Today, people work in the same job for 30 years or more and retire at the age of 65. In the future they will change their jobs more frequently and will retire younger.

In the past, people had to work hard all their lives but it's not going to be like that in the future: robots will do their jobs and they will have more free time to enjoy life. But, in the other side, “robotization” will provoke serious problems in many factories unemployment in large scale.

Today, men generally earn more than women, but in the future they will both have the same opportunities and will get the same wages.

1) O que está acontecendo no mundo do trabalho em nossos dias?

_________________________________________________________________________ 2) Segundo o texto, os trabalhadores irão trabalhar mais ou menos no futuro?

_________________________________________________________________________

3) Indique um ponto positivo da robotização apresentado pelo texto?

_________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ 4) Indique um ponto negativo da robotização apresentado pelo texto?

_________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ 5) Quem ganha mais em nossos dias, os homens ou mulheres?

_________________________________________________________________________

(23)

Conteúdtura e interpretação de textos com gramática contextualizada. Habilidade: MSEF08LP03S03os Específicos: Lei

Instruções: Assista as vídeo aulas antes de começar as atividades.https://youtu.be/pSxQKyvQPe4

*Descrição https://www.youtube.com/watch?v=4t4mzxFZev0

* Substantivo https://www.youtube.com/watch?v=qL3NM9z54h4

* TIPOS DE DISCURSOS https://www.youtube.com/watch?v=wbvmO_5QVpw

* CONTO https://www.youtube.com/watch?v=c-rge5nGRyk

* ADVERBIO https://www.youtube.com/watch?v=dbJYXZ7uAeY

* CONJUNÇÃO https://www.youtube.com/watch?v=589N9KHjVGI Conto

O conto é um texto curto em que um narrador conta uma história desenvolvida em torno de um enredo - uma situação que dá origem aos acontecimentos de uma narrativa.

Há poucos personagens e poucos locais, pois como a história é breve não é possível incluir vários lugares e personagens diferentes.

Há vários tipos de contos: realistas, populares, fantásticos, de terror, de humor, infantis, psicológicos, de fadas.

A estrutura desse gênero textual é composta por quatro partes: apresentação do enredo, desenvolvimento dos acontecimentos, momento de tensão - clímax, e solução - desfecho.

Narração: Tipos de Narradores

· O narrador-personagem conta na 1ª pessoa a história da qual participa também como personagem. ...

● · O narrador-observador conta a história do lado de fora, na 3ª pessoa, sem participar das ações. ...

● · O narrador-onisciente conta a história em 3ª pessoa e, às vezes, permite certas intromissões narrando em 1ª pessoa

Advérbio é toda palavra invariável que acompanha o verbo, o adjetivo ou outro advérbio, modificando o seu sentido. Exemplo: Cheguei cedo. Esse carro é muito bom. Ele estava muito bem.

Conjunções coordenativas adversativas

Indicam uma relação de oposição bem como de contraste ou compensação entre as unidades ligadas. Também pode gerar um sentido de consequência a algo dito anteriormente. São elas: mas, porém, todavia, entretanto, no entanto, senão, não obstante, contudo, etc.

Atividades de Língua Portuguesa -19 de Julho a 02 de Agosto 2021 O JUMENTO

Aluna Raylane Furtado de Sousa Era uma vez, numa fazenda muito distante da cidade, um fazendeiro que possuía um jumento que sabia falar. Esse animal era muito sabido, tudo que o dono dele pedia, ele prontamente fazia. Mas o pobre do animal, apesar da sua capacidade de falar e entender o que seu dono dizia, não era valorizado, alimentava-se da pior comida e dormia no relento da noite fria.

Certa vez, o fazendeiro precisava ir à cidade, uma viagem muito longa, que demoraria dois dias para chegar. Levou consigo seu jumento para trazer as mercadorias que compraria. Durante o percurso,

(24)

o fazendeiro tropeçou e caiu dentro de um buraco, mas logo conseguiu se levantar. O jumento começou a caçoar do seu dono, rindo e relinchando sem parar.

O fazendeiro não se conteve e se revoltou com o pobre, além de batê-lo, falava muitos palavrões com o desprovido animal. Não demorou em chamar a atenção das pessoas que por ali transitavam. Um camponês que passava por perto se admirou da sabedoria do animal em compreender toda aquela situação e se encantou com o bicho. O fazendeiro, com muita raiva do jumento, foi até onde estava aquele pobre camponês e disse:

__Você quer comprar este jumento?

__Quero, mas só tenho dez moedas. Respondeu o homem.

__Tá bom, você leva o jumento e eu fico com suas dez moedas! Disse o fazendeiro.

Assim, o fazendeiro vendeu seu animal pelas míseras dez moedas de tão pouco valor que não davam para comprar nem sequer um saco de milho. Retornou para sua casa e desistiu da sua viagem.

Dias depois, o fazendeiro estava despreocupado, deitado em sua rede feliz, pois não precisava alimentar o jumento, quando de repente chegou seu amigo, outro fazendeiro, e lhe apresentou o jornal que destacava um camponês que possuía um jumento que sabia falar, muito feliz e rico, pois o animal estava fazendo um sucesso tremendo na cidade.

__ Minha nossa senhora, olha onde está meu jumento!!! Admirou-se o fazendeiro. __ Como é que é seu jumento, se você o vendeu? Ponderou seu amigo.

O fazendeiro ficou pensativo ao descobrir que o jumento foi parar no jornal. Então, quando na rua passava, as pessoas perguntavam a razão de ter vendido seu animal, já que ele era diferente e sabia falar. Mas nem ele compreendia a burrice que havia feito.

E assim o fazendeiro ficou sem o jumento, na pobreza, todo o resto da sua vida. Não aproveitou a sabedoria do bicho. Agora, dizem que o jumento vive comendo da melhor comida e bebendo do melhor vinho.

De Sousa, Raylane Furtado.

1ª) O gênero do texto é:

a) crônica, porque apresenta fatos do cotidiano.

b) conto, porque narra uma história ficcional, criada pela imaginação da autora. c) lenda, pois apresenta personagens místicos e enredo fantasioso.

d) relato, porque o narrador apenas apresenta fatos vividos por ele.

2ª) O acontecimento central do texto é:

a) o jumento que caçoou do homem numa viagem.

(25)

b) a fazenda distante da cidade:

c) um jumento que sabia falar e fazia o que o dono pedia. d) a venda do jumento por dez míseras moedas.

3ª) Segundo o texto, o jumento: a) era bem tratado na fazenda. b) dormia dentro de casa. c) se revoltou com seu dono.

d) era bem alimentado pelo camponês.

4ª) O jumento foi vendido por quê?

a) estava dando muito prejuízo para o fazendeiro. b) caçoou do dono ao cair no buraco.

c) o camponês ofereceu uma boa quantia pelo animal.

d) relinchava todos os dias, fazendo um barulho ensurdecedor.

5ª) Há uma opinião em:

a) “O fazendeiro não se conteve e se revoltou com o pobre...”.

b) “O fazendeiro ficou pensativo ao descobrir que o jumento foi parar no jornal.”. c) “Esse animal era muito sabido...”.

d) “E assim o fazendeiro ficou sem o jumento, na pobreza, todo o resto da sua vida.”.

6ª) A finalidade do texto é:

a) informar algo ocorrido no passado.

b) noticiar um fato inusitado sobre um jumento. c) entreter o leitor com uma história ficcional. d) criticar as pessoas que maltratam os animais.

7ª) O trecho abaixo que apresenta uma linguagem informal é:

(26)

a) “__Tá bom, você leva o jumento...”. b) “... o fazendeiro precisava ir à cidade...”.

c) “Era uma vez, numa fazenda muito distante da cidade...”. d) “...o fazendeiro tropeçou e caiu dentro de um buraco...”.

8ª) No trecho: “... e eu fico com suas dez moedas...”, a palavra destaca se refere: a) ao fazendeiro.

b) ao camponês. c) ao menino d) ao jumento Boa sorte!

(27)

Conteúdos Específicos

Equações polinomiais de 2º grau

Habilidades

MS.EF09MA11.s.11 MS.EF09MA12.s.12)

Instruções:

Exercícios faça no caderno.

Faça sua atividade com calma, pensando bem antes de responder às questões;

Não se esqueça de revê-las antes de enviá-las.

Olá alunos, tudo bem , espero sim, lembrando que podemos buscar formas de comunicação para tirar dúvidas, utilizando o Classroom , google meet, email ou mesmo na escola. Segue as atividades qualquer dúvida entre em contato.

Video Aula:https://youtu.be/POvR6qPxi_o Equações do 2⁰ grau

Equações do tipo ax²+ bx + c = 0, com a, b e c reais e a

≠ 0, são denominadas equações do 2 grau.

a, b e c são os coeficientes da equação. O coeficiente c é chamado termo independente. Exemplo:

Escreva a equação que representa a área deste paralelogramo:

Área = ( x - 2) . ( 5x - 3), usando a regra de

multiplicação de polinômios por polinômios escrevo: x.5x + x.(-3) -2.5x - 2 . (-3)

(Aplico a multiplicação respeitando as propriedades.)

5x²- 3x -10x +6 5x² -13x + 6 ax² + bx + c

logo o valor de cada coeficiente pode ser observado: a= 5, b = -13 e c =6

Vamos praticar:

1- Determine os valores dos coeficientes a, b e c destas equações.

a) 5x²– 7x – 3 = 0

b) x²– 4x + 2 = 0 c) x²– x – 1 = 0 d) 8+ 2x²+ 7x = 0 e) – 13x – 10 + 5x² = 0

Equações do 2 grau incompletas

São equações que possuem os coeficientes b e c nulos, ou apenas um deles nulo.

Exemplos:

5x² = 0; 3x² + 2x = 0; 3x² + 9 = 0

2- Dados os valores dos coeficientes a, b e c,

determine as equações do 2-o grau com incógnita x. Exemplo: a = 1; b = 5; c = –3

x² + 5x – 3 = 0 a) a = 1; b = –6; c = 5

b) a = 3; b = 7; c = 8 c) a = 5; b = 10; c = 0 d) a = 3; b = 0; c = –75 e) a = 8; b = 0; c = 0

(28)

f) a = 1; b = –3; c = 4 g) a = 7; b = 1; c = –15

Resolução de equações do 2 grau incompletas em R. Video aula:https://youtu.be/YDNdv3L1ZXw

Resolver uma equação é determinar seu conjunto solução S = { }.

1 caso: Quando os coeficientes b e c são nulos, ou seja, b = 0 e c = 0.

b = 0 e c = 0 ax²= 0 x²= 0 ax²= 0 x · x = 0 S = {0}

2 caso: Quando somente o coeficiente c é nulo, ou seja, b ≠ 0 e c = 0.

ax²+ bx = 0

Colocando x em evidência:

x (ax + b) = 0, um produto só é nulo quando um dos fatores é zero; assim:

𝑥 = 0 𝑜𝑢 𝑎𝑥 + 𝑏 = 0⇒

𝑥 =

−𝑏 𝑎 S = { 0, −𝑏𝑎

}

3. Determine o conjunto solução das equações, sendo U = R.

a) 5x² = 0

b) 3x² = 0 c) 4x² = 0 d) x²– 5x = 0

e) x²– 7x = 0 f) x²+ 3x = 0 g) 5x²+ 10x = 0

h) 3x²– 6x = 0 i) 4x²– 7x = 0

K) 9x²– 9x = 0

m) 3x²+ 5x = 0

3 caso: Quando somente o coeficiente b é nulo, ou seja, b = 0 e c ≠ 0.

ax²+ c = 0ax² = –c x²= −𝑐𝑎

Então, x =± −𝑐𝑎 ⇒ 𝑆 = {± −𝑐𝑎 }

4. Resolva as equações do 2-o grau, sendo U = R: a) 6x² = 0

b) x²– 49 = 0

c) x²– 9 = 0

d) 2x²– 32 = 0

e) x² + 25 = 0

f) x²– 7 = 0

g) 5x²+ 20 = 0

h) –3x² + 7 = 0

3 caso: Resolução de equações do 2 grau completas em R.

Video Aula:https://youtu.be/1N4uqlJKWlA Considere a equação completa ax² + bx + c = 0. Para determinar os valores de x que satisfazem essa equação (raízes), utilizamos o seguinte procedimento:

• Determinamos o valor do discriminante, por meio da expressão

∆ = b²– 4ac

• Para determinar as raízes da equação, substituímos o Valor obtido na fórmula

𝑥 =

−𝑏± △ ,

2𝑎

comumente conhecida como fórmula de Bhaskara. Exemplo: Determine as raízes da equação

x² – 7x + 6 = 0.( primeiro separa-se os coeficientes da equação). a = 1 ; b =-7; c = 6

Agora calcule o discriminante.

∆ = 𝑏² − 4 𝑎𝑐

∆ = (− 7)² − 4 . 1 . 6

∆ = 49 − 24

∆ = 25

Usando a fórmula conhecida por Bhaskara.

(29)

𝑥 =

−𝑏± △2𝑎

𝑥 =

−(−7)± 252.1

𝑥 =

+7±52

𝑥' =

7+52

𝑥' =

122

𝑥' = 6

𝑥'' =

7 − 52

𝑥'' =

22

𝑥'' = 1 S={ 1, 6}

Agora é sua vez!

5. Resolva as equações do 2-o grau em R. a) x²– 8x + 15 = 0

b) x²+ 10x + 25 = 0

c) 3x²+ 4x + 1 = 0

d) –x²+ 12x – 20 = 0

e) x²+ 5x + 6 = 0

f) x²– 7x + 12 = 0

g) 2x²+ 3x + 1 = 0

h) 5x²– 11x + 2 = 0

Para determinar as raízes de uma equação do 2 grau com o auxílio da fórmula de Bhaskara, a equação deve ser expressa na forma geral ax² + bx + c = 0.

Exemplo:

(x + 3)²= 1 ⇒ (𝑥 + 3) . (𝑥 + 3) = 1 (aplicando a propriedade de multiplicação de polinômios por polinômios temos o quadrado do 1 membro + 2 vezes o 1 membro vezes o 2 membro + o quadrado do 2 membro)

x²+ 2.x.3+3² x.x+ 2.x.3+3.3 x² + 6x + 9 = 1 x²+ 6x + 8 = 0

∆ = 36 – 32

∆ = 4

𝑥 =

−𝑏± △2𝑎

𝑥 =

−(6)± 42.1

𝑥 =

−6±22

𝑥' =

−6+22

(30)

𝑥' =

−42

𝑥' = − 2

𝑥'' =

−6 − 22

𝑥'' =

−82

𝑥'' = − 4

S={ -4, -2}

6. Resolva as equações em R. a) (3x + 1)²= 0

b) (2x – 4)²= 0

c) (x – 3)²= –2x²

d) x (x – 5) = –6

e) x (3x + 4) = –1

f) 𝑥²

= 0

2

+ 𝑥

g) 𝑥²6

=

−1𝑥²

+ 1

(x ≠ 0)

h) 1𝑥

=

𝑥9 (x ≠ 0)

i) (x – 5)²= 4

j) x (2x – x) = 5x – 6

k) (x + 5) (x – 5) = 0

n) 5𝑥²

3

2𝑥

5

= 0

(31)

Conteúdo Específico:Validade das informações

Forma de Avaliação: formativa, contínua, participação e interação nos ambientes virtuais, registro no caderno, produções, discussões, entrega das atividades, assiduidades e compromisso.

Habilidades:Analisar e debater sobre as informações encontradas referentes à questão de pesquisa verificando a validade das informações encontradas.

Instruções:Leia o texto com calma, concentre-se, anote as dúvidas e questione. Dúvidas pelo google sala de aula ou pelo e-mail: charlene.475674@edutec.sed.ms.gov.br

Gênero Notícia e no campo de atuação vida pública

O gênero notícia pode ser entendido como um texto no qual se divulga um fato ou acontecimento, veiculado principalmente por jornais, artigos, revistas, rádios, TV e internet, sendo por meios impressos, eletrônicos ou televisivos. Por ser um gênero massivo de comunicação atinge a todas as camadas da população, trazendo informações e contribuindo para a formação de opinião. Esses textos são dinâmicos, atuais e periódicos, e, como não é qualquer fato que vira notícia, ele deve ser marcado pelo ineditismo, gerar interesse e identificação no leitor. Tendo em vista que há diversos públicos que leem as notícias, cada linha editorial se adequa ao que entende que chamará mais a atenção de seu público alvo, determinando assim seu vocabulário, extensão do texto, temáticas e o nível de parcialidade no tratamento das informações. A notícia é composta por três partes: título, lead e corpo.

O título e subtítulo (quando houver): deve despertar o interesse no leitor, títulos com maior destaque em uma publicação são conhecidos também como manchetes;

Lead: (1º parágrafo do texto) deve apresentar as informações essenciais do fato: o quê, quem, quando, onde, como, por quê;

Corpo do texto:informações serão mais detalhadas no corpo do texto. As fotos e legendas também são marcas desse gênero e servem como um resumo da notícia.

Para se escolher a notícia que se vai ler, dentre tantas em um jornal ou artigo é comum se ater ao título e a imagem, por isso essas escolhas são feitas com muito critério pelos autores.

Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf>. 1. Em sua opinião o que é Fake News?

2. Cite as partes que compõem uma notícia:

(32)

Conteúdos Específicos:Declaração Universal dos Direitos Humanos Habilidades:Empatia,Respeito e Resiliência.

Leia o texto com atenção e responda às questões abaixo.

Empatia, aflorada na quarentena, é a regra de ouro da inteligência emocional. Identificar-se com o sofrimento do outro e ajudá-lo são alguns dos efeitos desta pandemia. Deixar de enxergar só a si e buscar o altruísmo. Lilian Monteiro

É possível pensar que a pandemia do novo coronavírus deixará um legado? Será que existirá uma transformação sólida da sociedade e a empatia estaria neste contexto? Como as respostas a tais questões só serão formuladas no futuro, por ora, podemos analisar possíveis efeitos. A psicóloga Renata Mafra, coordenadora do curso de Psicologia da Estácio, propõe a análise sobre um tripé: empatia, altruísmo e felicidade. Renata Mafra explica que, mais do que se colocar no lugar do outro, empatia é sentir o que o outro sente, ainda que imaginariamente. Ela destaca a abordagem do psicólogo Daniel Goleman,

(33)

considerado o pai da inteligência emocional: “A empatia é a regra de ouro da inteligência emocional para experimentar a emoção do outro, se sensibilizar, ter consciência, contextualizar, enxergar e estar, de alguma forma, em equilíbrio com as emoções”. No entanto, Renata Mafra destaca que o mundo pré pandemia vivia no piloto automático: “Ela chega e obriga todos a prestarem atenção à vida. A sociedade mundial foi convocada, forçosamente, a enxergar o entorno. O piloto automático leva as pessoas para o egoísmo. Egocentradas, não escutam o outro [...]. Para Renata Mafra, a pandemia tem feito o mundo sair do umbigo.

“E não há metáfora melhor do que as janelas. Elas ganharam um lugar quase artístico. O olhar para fora do próprio umbigo, ver o vizinho, a árvore em frente ao prédio, o cantor que, sem palco, encontra a plateia na varanda”, diz. Dentre os aspectos fundamentais da inteligência emocional está a EMPATIA.

Atividades

1.O que significa “enxergar o entorno”?

Quero te conhecer um pouquinho! Então responda com sinceridade! Sem medo de ser feliz! 2. A.Por que a Pandemia fez o mundo sair do “piloto automático” e do “umbigo”?

2 B. Na sua opinião, quais as lições você acha que a pandemia trouxe para a sociedade mundial?

C.Quais foram as maiores dificuldades que você e sua família enfrentaram e estão enfrentando durante a pandemia ?

Referências

Documentos relacionados

aceita divide o relevo do Brasil em planalto, planície e depressão. Esse tipo de relevo pode ser encontrado em diferentes partes do país, sendo caracterizado pela

indígenas. Há comunidades indígenas circulando por beiradões de rios, em cidades amazônicas e até em algumas capitais brasileiras. Isso acontece principalmente porque, para os

Não esqueça que, para cada uma delas, é importante estudar utilizando o livro didático, mas também os exercícios resolvidos em sala, as atividades complementares trabalhadas,

Isto é, as formas que a camada externa apresenta devido as ações dos agentes internos (endógenos) e externos (exógenos). b) ( ) São terrenos normalmente planos, localizados

No Brasil, grande parte do relevo é formado por planaltos, planícies e depressões, ainda que outros grupos, como serras, chapadas, tabuleiros e patamares, possam ser

a) ( ) A redução da diversidade da fauna e da flora nessas áreas. 2- Complete as frases sobre o desmatamento das formações vegetais sobre o PANTANAL de acordo com o

Por se tratar de um teste progressivo, a intensidade do esforço será aumentada sistematicamente em 0,5 km a cada estágio, partindo de uma velocidade média inicial de 8,5 km/h

Vamos escrever juntos uma lista de desejos para as férias do verão, o professor deve ajudar os alunos a encontrarem dez coisas que eles desejam muito fazer na hora de aproveitar