• Nenhum resultado encontrado

Aluno(a): Código: 2 Rua T-53 Qd. 92 Lt. 10/11 nº 1356 Setor Bueno

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aluno(a): Código: 2 Rua T-53 Qd. 92 Lt. 10/11 nº 1356 Setor Bueno"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Aluno(a):_____________________________________________________________ Código:__|__|__|__|__

Série: 2ª

Turma: _______

Data: ___/___/___

01. Os fungos são organismos eucarióticos heterotróficos unicelulares ou multicelulares. Os fungos multicelulares têm os núcleos dispersos em hifas, que podem ser contínuas ou septadas, e que, em conjunto, formam o micélio.

a) Mencione uma característica que diferencie a célula de um fungo de uma célula animal, e outra que diferencie a célula de um fungo de uma célula vegetal. ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ b) Em animais, alguns fungos podem provocar intoxicação e doenças como micoses; em plantas, podem causar doenças que prejudicam a lavoura, como a ferrugem do cafeeiro, a necrose do amendoim e a vassoura de bruxa do cacau. Entretanto, os fungos também podem ser benéficos. Cite dois benefícios proporcionados pelos fungos.

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ 02. A seguir são apresentadas duas situações, A e B.

Situação A

Um agricultor, ao observar de perto uma das plantas de sua cultura, verificou que as folhas apresentavam manchas negras provenientes da presença de um determinado micro-organismo. Após algum tempo, essa planta deixou de produzir frutos.

Situação B

Numa segunda cultura, o agricultor constatou a presença de determinado micro-organismo nas raízes das plantas. As plantas desenvolveram-se saudáveis e, após algum tempo, apresentaram boa produção de frutos.

Curioso sobre os micro-organismos, o agricultor enviou amostras das plantas a um laboratório. Na análise, detectou-se que os exemplares presentes nas folhas e também nas raízes eram de diferentes espécies de um mesmo grupo de organismos.

Após a análise das duas situações apresentadas, responda: a) A qual reino os micro-organismos em questão pertencem?

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ b) Pode-se afirmar que esses micro-organismos apresentam o mesmo hábito de vida em relação às plantas? Justifique sua resposta.

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________

c) Qual a principal função do micro-organismo em relação ao caso da planta descrita na situação B?

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ 03. As leveduras são fungos unicelulares que participam de processos biológicos importantes. Evidências da ação desses micro-organismos podem ser identificadas no experimento a seguir descrito.

Em dois tubos de ensaio, foram colocados 2 ml de uma solução que contém fermento biológico – leveduras vivas – e 4 ml de suco de uva. Na extremidade aberta de ambos os tubos, colocou-se um balão de borracha. Isso feito, cada tubo foi submetido a uma destas condições:

- 60 min na geladeira, a 10 ºC; - 60 min em estufa, a 30 ºC.

Os resultados obtidos estão mostrados nestas figuras:

1. Com base nos resultados desse experimento e em outros conhecimentos sobre o assunto, INDIQUE o tubo – I ou II – que foi colocado na estufa e EXPLIQUE o resultado obtido, considerando o processo metabólico envolvido.

2. Analise estas figuras, em que estão representados os ciclos reprodutivos de duas espécies de leveduras:

(2)

Com base nas informações dessas figuras e em outros conhecimentos sobre o assunto, faça o que se pede.

a) CITE os tipos de divisão celular envolvidos no ciclo de vida de cada uma das espécies de leveduras representadas.

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ b) Leveduras com ciclo de vida semelhante à representada em II são, preferentemente, utilizadas na indústria alimentícia ou química.

EXPLIQUE o porquê dessa preferência.

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ 04. O nematelminto Ascaris lumbricoides (lombriga) é um parasita que provoca graves danos à saúde humana.

a) Quantos hospedeiros o Ascaris lumbricoides tem durante seu ciclo de vida?

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ b) Em que fase de seu ciclo de vida o Ascaris lumbricoides entra no corpo humano?

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ c) Em que parte do corpo humano ocorre a reprodução do Ascaris

lumbricoides?

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ d) Que medidas podem evitar a contaminação do ambiente por Ascaris

lumbricoides?

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ 05. Monteiro Lobato, renomado escritor brasileiro, em algumas de suas obras, retrata a figura do Jeca Tatu como um homem preguiçoso, bêbado e idiota. O desânimo característico era o sintoma de uma verminose popularmente conhecida como “amarelão”.

Sobre esta doença, responda ao que se pede: a) Qual a forma possível de transmissão dessa verminose?

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ b) Enumere três medidas profiláticas para combater essa verminose. ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________

06.

Fonte: <http://www.frivasa.com.br/qualidade>. Acesso em: 13 set. 2010. Um menino acompanhava sua mãe durante as compras em um supermercado, quando notou que o pedaço de carne de porco que ela havia colocado no carrinho estava com a marca azul de um carimbo escrito “S.I.F.”. A mãe esclareceu que aquele carimbo indicava que a carne fora fiscalizada e que poderia ser ingerida sem que se contraísse uma determinada verminose.

a) Com relação ao descrito acima, identifique o nome da verminose (ou do parasita), os estágios do parasita e os órgãos em que ele se instala, tanto no porco como em humanos.

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ b) No caso dessa verminose, identifique duas adaptações do parasita para viver no órgão humano. Justifique sua resposta.

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ c) Suponha que existam três espécies de parasitas hipotéticos que descendem de um ancestral comum e exclusivo a elas. Cada parasita apresenta morfologia adaptada para habitar uma espécie distinta de hospedeiro e para infestar diferentes órgãos (p. ex. estômago, dutos biliares e intestino grosso). Indique o fenômeno evolutivo que explica essa situação e justifique sua resposta.

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________

07. Para determinar a profundidade de um poço artesiano vazio, um estudante que se encontra próximo da abertura desse poço, liga uma fonte que emite onda sonora de frequência 100,0Hz e de comprimento de onda 1,5m. Considerando-se que, no poço, a temperatura seja constante e sabendo-se que o eco é registrado por um aparelho após 4,0s, CALCULE a profundidade desse poço, em m.

(3)

08. Um ferreiro molda uma peça metálica sobre uma bigorna (A) com marteladas a uma frequência constante de 2 Hz. Um estudante (B) pode ouvir os sons produzidos pelas marteladas, bem como os ecos provenientes da parede (C), conforme ilustra a figura.

Considerando-se o exposto, qual deve ser a menor distância d, entre a bigorna e a parede, para que o estudante não ouça os ecos das marteladas?

Dado: Velocidade do som no ar: 340 m/s

09. A maior sensibilidade do sistema auditivo humano ocorre para ondas sonoras com comprimento de onda no ar da ordem de 12 cm. Se a velocidade de propagação do som no ar é igual a 330 m/s, a frequência, em hertz, em que o sistema auditivo humano apresenta a maior sensibilidade é.

10. Os seres humanos e muitos outros animais usam sons para se comunicar; contudo, alguns animais como os morcegos usam ondas sonoras para localizar suas presas. Para isso, o morcego emite uma onda sonora que é refletida na presa. Pelo tempo que a onda leva para retornar, ou seja, o tempo gasto até que o animal perceba o eco do som emitido, dá para se estimar a distância em que se encontra a presa. Esse processo é conhecido como ecolocalização. Os morcegos podem emitir ondas sonoras extremamente agudas, cuja frequência pode chegar a 150.000 Hz e velocidade de 340 m/s no ar. Considerando que o morcego está em repouso em relação à presa, se após emitir uma onda sonora um morcego percebe o eco após 0,02 s, qual a distância em que se encontra sua provável presa?

11. Um circuito de malha dupla é apresentado na figura a seguir.

Sabendo-se que R1 = 10Ω, R2 = 15Ω,

ε

1 = 12V e

ε

2= 10V , calcule: a) o valor da corrente i;

b) o valor da corrente que passa pelo resistor R2

12. Considere o circuito da figura a seguir.

a) Utilize as leis de Kirchhoff para encontrar as correntes I1, I2, I3

b) Encontre a diferença de potencial VA - VB .

(4)

13. No circuito elétrico representado no esquema a seguir, as fontes de tensão de 12 V e de 6 V são ideais; os dois resistores de 12 ohms, R1 e R2,

são idênticos; os fios de ligação têm resistência desprezível.

Nesse circuito,determine:

a) a intensidade de corrente elétrica em R1;

b) a intensidade de corrente elétrica em R2.

14. As novas moedas de centavos, que começaram a circular no mercado, apresentam uma tonalidade avermelhada obtida por eletrodeposição de cobre a partir de uma solução de sulfato de cobre II.

Para recobrir um certo número de moedas foi efetuada a eletrólise, com uma corrente elétrica de 5 ampères, em 1 L de solução 0,10 mol. L-1 em CuSO4, totalmente dissociado.

a) Escreva a equação química que representa a dissociação do sulfato de cobre II e calcule a concentração dos íons sulfato, em mol. L-1 , na solução inicial.

b) Determine o tempo necessário para a deposição de todo o cobre existente na solução, considerando 1F = 96500 C.

15. As regiões mais favoráveis para a obtenção de coreto de sódio a partir da água do mar são as que apresentam grande intensidade de insolação e ventos permanentes. Por esse motivo, a Região dos Lagos do Estado do Rio de Janeiro é uma grande produtora de sal de cozinha.

a) Considerando que a concentração de NaCl na água o mar é 0,5M, determine quantos quilogramas de NaCl, no máximo, podem ser obtidos a partir de 6000 L de água do mar.

b) Além de sua utilização como sal de cozinha, o cloreto de sódio é também empregado como matéria-prima para a produção, por eletrólise, de hidróxido de sódio e gás cloro, segundo a reação:

2 NaCl + 2 H2O

 

eletrólise

2 NaOH + Cl2 + H2

Determine, em quilogramas, a massa de gás cloro produzida a partir de 11,7 kg de coreto de sódio.

16. O níquel é um elemento químico que, através de processos eletroquímicos, permite uma série de aplicações no nosso cotidiano. Uma delas é a niquelação, processo no qual a superfície de uma peça metálica é revestida com uma fina camada de níquel metálico. Outra aplicação seria a produção de baterias que, além de serem recarregáveis, também são bastante leves e adequadas para telefones celulares e calculadoras. O quadro abaixo mostra as semi-reações e os potenciais-padrão de redução dos processos eletroquímicos citados; a partir dessas informações, responda os itens abaixo.

V 81 , 0 Eº 2OH Cd 2e d(OH) C V 52 , 0 Eº OH Ni(OH) e O H iO(OH) N (Bateria) 2 P rocesso 1,36V Eº 2Cl e 2 Cl V 24 , 0 Eº Ni e 2 Ni o) (Niquelaçã 1 P rocesso ) aq ( (s) 2(s) (aq) 2(s) (l) 2 (s) ) aq ( ) g ( 2 (s) ) aq ( 2                               

a) Calcule os valores de Eo para formação do níquel metálico, no Processo 1, e para formação do hidróxido de cádmio, no Processo 2.

b) Com base nos valores de Eo, responda se os processos são espontâneos ou não. Justifique sua resposta.

c) No caso de processos não espontâneos, explique como é possível a ocorrência das reações.

d) Escreva a reação global balanceada do Processo 2 e identifique o agente oxidante e o agente redutor.

(5)

e) Como poderia obter-se a recarga da bateria? Explique do ponto de vista das reações químicas envolvidas.

17. Tanques reservatórios para combustíveis em postos de abastecimento e tubulações para oleodutos são fabricados a partir de aço. O aço comum é basicamente constituído por ferro. Para proteção desses tanques e tubulações subterrâneas contra corrosões, eles são revestidos por uma camada de magnésio que, periodicamente, deve ser substituída. 0,44 -Fe 2e Fe 0,74 -Cr 3e Cr 2,36 -Mg e 2 Mg (V) Eº reações -Semi -2 -3 -2         

a) Com base nos potenciais de redução da tabela acima, explique qual é o processo que ocorre para a proteção dos tanques e tubulações confeccionados com aço comum.

b) O aço inoxidável é mais resistente a corrosões do que o aço comum. Ele possui em sua composição cerca de 20% de crômio. Como a presença desse metal atribui ao aço inoxidável essa propriedade?

c) Escreva a reação global balanceada da pilha galvânica formada por ferro e crômio, indicando os agentes, oxidante e redutor.

d) Quais seriam os danos para o meio ambiente no caso de corrosão desses tanques e tubulações?

18. “[...] Era o carro do Fábio que tinha acabado o freio. Mandei que ele apertasse o pedal e vi que ia até o fundo. Percebi que era falta de fluido. [...] Perguntei ao Luis se ele tinha fluido de freio e ele disse que não tinha. E ninguém tinha. Então falei com o Antonino que o jeito era tirar um pouco de cada carro, colocar naquele e ir assim até chegar numa cidade.” FRANÇA JÚNIOR, Oswaldo. Jorge, um brasileiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988. p. 155-156. O fluido para freios, ou óleo de freio, é responsável por transmitir às pastilhas e lonas do sistema de freios a força exercida sobre o pedal do automóvel quando se deseja frear. Em sua composição básica há glicois e inibidores de corrosão.

Disponível em: <http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/fluidos.asp> [Adaptado] Acesso em: 26 out. 2011.

Considere as informações acima e os dados da tabela abaixo, obtidos sob pressão de 1 atm e temperatura de 20 0C:

Escreva:

a) o nome da função orgânica presente nos compostos apresentados na tabela.

b) a fórmula estrutural de cada um dos compostos, conforme a ordem da tabela I, II e III.

c) o nome da força intermolecular responsável pelo elevado valor do ponto de ebulição dos compostos citados.

19. A seguir se fornecem informações sobre duas substâncias.

O álcool metílico, ou metanol, é uma substância tóxica, que pode causar cegueira e até a morte quando ingerido, inalado ou absorvido pela pele em determinada quantidade, como aconteceu em Salvador no início de 1999, quando 40 pessoas morreram devido ao consumo de aguardente contaminada com metanol. Esse tipo de álcool é usado como solvente, como combustível ecológico e na síntese de compostos orgânicos.

O álcool etílico, ou etanol (também um álcool), tem aplicação na indústria de bebidas, e é usado como solvente e como combustível ecológico.

Sobre essas substâncias responda:

a) Uma pessoa encontrou dois frascos, cada um com um rótulo no qual aparecia somente a palavra ÁLCOOL, sendo que um continha etanol e o outro metanol. Escreva as fórmulas estruturais do metanol e do etanol, que devem ser colocadas nos frascos a fim de diferenciá-los e evitar um acidente.

(6)

b) O metanol é uma substância que, nas condições ambientais de 25ºC e 1 atm, se apresenta como um líquido e não como um gás ou um sólido. Baseando-se na sua composição e estrutura, explique esse comportamento do metanol nas condições dadas.

20. Assinale as funções orgânicas presentes nas estruturas abaixo e indique a nomenclatura adequada.

a) CH3CH2CH2CHOHCH3

b) CH3CH2CH(C6H5)COCH3

Referências

Documentos relacionados

• Não é permitido participação societária em qualquer empresa que tenha qualquer tipo de relação comercial com a Fockink, e nenhum

Os rendimentos e gastos financeiros para todos os instrumentos financeiros, excepto aqueles classificados como mantidos para negociação ou todas outras variações do justo valor

Esse trabalho trata da atuação da Mestra Joana no Grupo de maracatu de baque virado Baque Mulher na comunidade do Bode, no bairro do Pina em Recife/PE só com

São contabilizados os números de encontros com convidados externos, campanhas de esclarecimentos, pareceres gerados pelos Grupos, artigos enviados pelos Grupos

5.4 Para candidatos ao doutorado, na análise do projeto de pesquisa, a nota classificatória será de 0 a 10 (dez), que será avaliada segundo critérios estabelecidos neste edital

Assim, considerando a relação do setor de construção civil com o desenvolvimento econômico mensurado pelo PIB e que, consequentemente, a geração de riquezas nos

224. Em sua manifestação, a LMTE aduziu que se opõe ao enquadramento e às alegações expostas na Não Conformidade N.21, destacando que em nenhuma ocasião a

A Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) torna público processo seletivo interno, no âmbito do Projeto Institucional de Internacionalização