• Nenhum resultado encontrado

Rev. LatinoAm. Enfermagem vol.13 número5

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Rev. LatinoAm. Enfermagem vol.13 número5"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

607

Rev Latino- am Enferm agem 2005 setem bro- outubro; 13( 5) : 607- 8

www.eerp.usp.br/ rlae Edit orial

A ENFERMAGEM BRASI LEI RA NA ERA DA I NFORMAÇÃO E DO CONHECI MENTO

Mar ia Helen a Palu cci Mar ziale1

I sabel Am élia Cost a Men des2

E

st am os vivendo grandes m udanças de valorização da inform ação e uso da t ecnologia, a cham ada Er a da I nfor m ação ou Sociedade do Conhecim ent o, car act er izada pela v ir t ualização do ser hum ano: pelos vet ores da flexibilidade, dest errit orialização e rapidez do processo de inform ação( 1).

A rede m undial de com put adores “ I nt ernet ” é responsável pela veiculação de inform ações virt uais de uso m ist o, com ercial e acadêm ico e vive um crescim ent o exponencial em núm ero de redes e o núm ero de usuários ult rapassa 200 m ilhões( 2).

No que se r efer e à pesquisa cient ífica, a I nt er net t em r epr esent ado um am bient e essencial, não som ent e para a propagação da inform ação, m as t am bém para a cooperação ent re inst it uições. Ela perm it e ao pesquisador pensar globalm ente e gerar, com m aior eficiência e rapidez, produtos de valor para a com unidade. Há, por um lado, a aceleração da difusão do conhecim ento científico e, por outro, o fortalecim ento dos paradigm as dom inant es( 3).

A I nt er net é um a fer r am ent a v it al par a colabor ação na com unidade de pesquisa. Os av anços de r apidez e r obust ez da r ede, acoplados com o alcance int er nacional, t am bém pr opor cionam opor t unidades m aior es par a descober t as que unem nações e disciplinas cient íficas. Ut ilizando t ecnologias av ançadas de v isualização e am bient es colabor at iv os, os colegas cient ist as podem cont r olar e int er agir com um a única experiência a part ir de inúm eros locais( 4).

Na utilização da I nternet para a difusão da inform ação em saúde m erece destaque a Scientific Eletronic Libr ar y Online – SCI ELO do Cent r o Lat inoam er icano e do Car ibe de I nfor m ação em Ciências de Saúde – BI REME e financiada pela Fundação de Am paro a Pesquisa do Est ado de São Paulo – FAPESP ( 5). O proj et o foi

elaborado para aum ent ar a visibilidade e a acessibilidade das revist as cient íficas brasileiras, t ant o em nível nacional e int ernacional, est endendo- se post eriorm ent e para o Chile, Cuba, Espanha e Venezuela e at ualm ent e t em iniciat ivas em desenvolvim ent o na Argent ina, Colôm bia, Cost a Rica, México, Peru, Port ugal e Uruguai.

O im pact o posit ivo dest e proj et o na com unidade cient ífica m ost ra o reconhecim ent o da necessidade de m inim izar desigualdades, entre elas a publicação dos resultados das investigações científicas m aj oritariam ente no idiom a inglês, independent e do País onde a pesquisa foi realizada. A SCI ELO possibilit a a divulgação do conhecim ento científico em I nglês, Português e Espanhol e conta com vários recursos dentre os quais destaca-se a bibliom et r ia, fer r am ent a que disponibiliza o fat or de im pact o das publicações, m uit o v alor izado pelos órgãos de avaliação e financiam ent o de pesquisas( 5).

A área de Enferm agem na Coleção SCI ELO est á at ualm ent e represent ada por apenas cinco revist as ( Revist a Lat inoam ericana de Enferm agem , Revist a Cubana de Enferm eira, Ciência y Enferm ería, Revist a I ndex de Enferm ería e Revist a de la Sociedad Espanõla de Enferm ería Nefrológica) , núm ero considerado incipient e diant e da expressiva quant idade de revist as qualificadas da área publicadas nos idiom as espanhol e port uguês e pelo grande volum e de pesquisas científicas produzidas pelos program as de pós- graduação e pelos enferm eiros que at uam na docência e na prát ica assist encial( 6).

Esforços estão sendo envidados pelas lideranças encarregadas da editoração destas revistas na Am érica Lat ina, de m odo que a m aior par t e delas t enha os m esm os padr ões de qualidade e possam aum ent ar sua represent at ividade na Coleção SciELO e cont ribuir para o desenvolvim ent o da invest igação em saúde.

A dim ensão da dem anda de divulgação científica na Enferm agem da Am érica Latina pode ser verificada no Dir et ór io Liv r e de Rev ist as de Enfer m agem da Am ér ica Lat ina, publicado pelo Pr ogr am a de Cooper ação Técnica em Enferm agem da Unidade de Recursos Hum anos da Área de Desenvolvim ent o Est rat égico de Saúde da OPS( 7).

Est e esforço colet ivo é balizado sem pre pela busca cont ínua de excelência, padrões de qualidade e das novas exigências da com unicação cient ífica na era do conhecim ent o( 8).

Nest e cont ext o, é de se salient ar que a m et odologia SciELO t am bém est rut ura a Bibliot eca Virt ual de

Edit ores da Revist a Latino- Am ericana de Enferm agem da Escola de Enferm agem de Ribeirão Pret o, da Universidade de São Paulo, Cent ro Colaborador da OMS para o desenvolvim ento da pesquisa em enferm agem : 1 Professor Associado, e- m ail: m arziale@eerp.usp.br; 2 Diretor, Professor Titular, e- m ail:

(2)

608

Sa ú d e - BVS, u m o u t r o i m p o r t a n t e p r o d u t o d a BI REME/ OPAS/ OMS, e st r a t é g i co p a r a d e se n v o l v e r cooper at ivam ent e um a r ede de font es de infor m ações elet r ônicas na I nt er net com acesso univer sal par a a divulgação de inform ações em saúde.

A BVS, com o bibliot eca, é um a coleção descent ralizada e dinâm ica de font es de inform ação que t em com o obj et iv o o acesso eqüit at iv o ao conhecim ent o cient ífico em saúde. Est a coleção oper a com o r ede de produt os e serviços na I nt ernet , de m odo que sat isfaça progressivam ent e às necessidades de inform ação em saúde de aut oridades, adm inist radores, pesquisadores, professores, est udant es, profissionais, dos m eios de com unicação e do público em geral. Dist ingue- se do conj unt o de font es de inform ação disponíveis na I nt ernet por obedecer a crit érios de seleção e cont role de qualidade( 9).

A Enferm agem brasileira apresent ou a rede BVS durant e a 4ª Reunião de Coordenação Regional da BVS realizada na cidade de Salvador, Bahia – Brasil em setem bro passado, oficialm ente ao Diretor da BI REME/ OPAS/ OMS - Dr Abel Packer, o proj eto BVS Enferm agem , liderado pelo Dr Francisco Carlos Felix Lana, coordenador da Base de Dados em Enferm agem – BDENF, e elaborado em conj unt o por represent ant es da BI REME/ OPAS/ OMS, de vár ias Univer sidades br asileir as, edit or es de r evist as de Enfer m agem , da Associação Br asileir a de Enferm agem e de Bibliot ecas.

Est e proj et o inserirá, de m odo pioneiro na Am érica- Lat ina, a Enferm agem na era da inform ação. Den t r e os su b - p r oj et os q u e com p õem a BVS- En f er m ag em d est acam os n est e ed it or ial o “ Tex t o Com pleto”, que obj etiva a disponibilizar a divulgação de artigos na integra, publicados nas 17 revistas brasileiras da área de Enferm agem indexadas na Base de dados LI LACS, o que oportunizará visibilidade e a acessibilidade e o relacionam ent o dessas revist as com out ras bases de dados e sit es que cert am ent e auxiliarão em novas indexações, contribuindo para a equidade no acesso a inform ação do conhecim ento produzido pela Enferm agem br asileir a.

A BVS- Enferm agem será lançada durante o 58º Congresso Brasileiro de Enferm agem que será realizado no próxim o m ês de novem bro na cidade de Goiânia- GO e a visualização do proj et o est á disponível no sit e da BVS pelo URL: ht t p: / / enfer m agem .bv s.br com o iniciat iv a em desenv olv im ent o; no ent ant o, o pr oj et o ser á realm ent e desenvolvido a part ir de financiam ent o, cuj a solicit ação est á sendo encam inhada ao Minist ério da Saúde e ao Minist ério de Ciência & Tecnologia da República Federat iva do Brasil.

O Cent ro Colaborador da OMS para o desenvolvim ent o da Pesquisa em Enferm agem - EERP/ USP t em t am bém com o m issão cont ribuir para a int egração dos enferm eiros na Am érica Lat ina at ravés da divulgação cient ífica( 10) e por isso m esm o est á sem pre engaj ado nos m ovim ent os e est rat égias de ação que perm it am

conv er gência par a a apr ox im ação dos pr ofissionais da r egião, t endo em v ist a a sincr onicidade de m edidas necessárias e relevant es para o at endim ent o à saúde da população.

REFERÊNCI AS BI BLI OGRÁFI CAS

1. Lévy P. O que é virt ual? São Paulo: Ed. 34, 1996. 157p.

2. Base de Dados Tropical [ hom epage na I nt ernet ] . Cam pinas: Fundação André Toseclo; c 2005. [ acessado 22 ago 2005] . Biodiv er sidade: per spect iv as e opor t unidades t ecnológicas; [ 1 t ela] . Disponív el em : ht t p: / / w w w .bdt .fat .or g.br / publicacoes/ padct / bio/

3. VI CI NFORM: Encont ro Nacional de Ciência da I nform ação - I nform ação, Conhecim ent o e Sociedade Digit al [ hom epage na I n t er n et ] . Salv ador : Un iv er sidade Feder al da Bah ia; c 2 0 0 5 . [ acessado 2 3 m ar ço 2 0 0 5 ] . Medeir os, Mar isa. A pesqu isa cient ífica e a I nt ernet ; [ 1 t ela] . Disponível em : ht t p: / / www.cinform .ufba.br/ I V_anais/ fram es.ht m l

4. U.S. Depar t m ent of St at e. I nt er nat ional I nfor m at ion Pr ogr am s [ hom epage na I nt er net ] . Washingt on: USI NFO; c 2005. [ updat e 2005 Oct ober 27; acess 2005 March22] . Perine, Lori A. A I nt ernet com o plat aform a em cont ínua expansão para a pesquisa global; [ 1 t ela] . Disponível em : ht t p: / / usinfo.st at e.gov/ Journals/ ét gic/ 1100/ ij gp/ ij gp1105.ht m

5. Andrés CP. Conecer para t ransform ar. La inform ación y el conocim ient o para la equidad de la salud. Rev Esp Salud Publica 2001 m ar zo; 75( 2) : 1- 5.

6. Marziale MHP. Produção cient ífica da enferm agem brasileira: a busca pelo im pact o int ernacional. Rev Lat ino- am Enferm agem 2 0 0 5 m aio- j u n h o; 1 3 ( 3 ) : 2 8 5 - 9 0 .

7. Or ganización Panam er icana de la Salud [ página en la r ed] . Washingt on: OPS; c 2005. [ cit ado en 16 noviem br e 2005] . Malvaréz SM, Velandia Mora AL, Lópes R. Revist as de enferm ería de Am érica Lat ina: direct orio libre; [ 42 t elas] . Disponivel en: http: / / www.who.int

8 . Men des I AC, Mar ziale MHP. As n ov as ex igên cias da com u n icação cien t íf ica n a er a do con h ecim en t o. Rev Lat in o- am Enfer m agem 2002 m aio- j unho; 10( 3) : 259- 60.

9. BVS m odelo da bibliot eca virt ual em saúde [ hom epage na I nt ernet ] . São Paulo: BI REME/ OPAS/ OMS; c 2005. O que é a BVS? [ acessado 2 set em bro 2005] . Disponível em : ht t p: / / bvsm odelo.bvsalud.org/ m y faq/ index.php?act ion= art ikel&cat = / &j d= / &art lam g= pt

10. Mendes I AC. Cart a ao leit or. Rev Lat ino- am Enferm agem 1993 j aneiro; 1( 1) : 7- 10.

Rev Latino- am Enferm agem 2005 setem bro- outubro; 13( 5) : 607- 8 www.eerp.usp.br/ rlae A enferm agem brasileira na era...

Referências

Documentos relacionados

President a do Conselho Diret or e Edit ora da Revist a Lat ino- Am ericana de Enferm agem , Professor Tit ular, Diret or da Escola de Enferm agem de Ribeirão Pret o, da

President e del Consej o Direct or de la Revist a Lat inoam ericana de Enferm ería, Direct or, Profesor Tit ular de la Escuela de Enferm ería de Ribeirão Pret o, de la Universidad

Edit or da Revist a Lat ino- Am ericana de Enferm agem , Diret or, Professor Tit ular da Escola de Enferm agem de Ribeirão Pret o, da Universidade de São Paulo, Cent ro Colaborador

1 Enferm eira, Doutoranda em Enferm agem , Docente da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, 2 Enferm eira, Doutor em Enferm agem , Docente da Escola de Enferm agem

Enferm agem , Docente da URI / Santiago; 5 Enferm eiro; 6 Enferm eira, Mestranda em Enferm agem da Universidade Federal de Santa Catarina... No processo t ecnológico, revela-

2 Enferm eira, Dout oranda do Program a de Pós- Graduação em Enferm agem Fundam ent al da Escola de Enferm agem de Ribeirão Pret o, da Universidade de São Paulo, e- m ail: m

à Escola de Enferm agem da Universidade de São Paulo; 2 Enferm eira est om at erapeut a, Diret ora da Divisão de Enferm agem Cirúrgica do Hospit al.. Universitário da

Álcool e out ras drogas: levant am ent o prelim inar sobre a pesquisa produzida no Brasil pela enferm agem.. Rev Lat ino- am Enferm agem 2005 novem bro- dezem bro; 13( núm