• Nenhum resultado encontrado

Relações entre a coleta de dados, diagnósticos e prescrições de enfermagem a pacientes adultos de uma unidade de terapia intensiva.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Relações entre a coleta de dados, diagnósticos e prescrições de enfermagem a pacientes adultos de uma unidade de terapia intensiva."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

RELAÇÕES ENTRE A COLETA DE DADOS, DI AGNÓSTI COS E PRESCRI ÇÕES DE

ENFERMAGEM A PACI ENTES ADULTOS DE UMA UNI DADE DE TERAPI A I NTENSI VA

1

Em ilia Cam pos de Car v alho2 Fer nanda Tit ar eli Mer izio Mar t ins3 Mar ia Célia Bar cellos Dalr i4 Silvia Rit a Marin da Silva Canini4 Ana Mar ia Laus4 Mar ia Mar cia Bachion5 Lidia Apar ecida Rossi6

Trabalho descrit ivo, ret rospect ivo, que t eve com o obj et ivo analisar a relação ent re a colet a de dados, diagnóst icos e prescrições de enferm agem est abelecidas por enferm eiros para 26 pacient es adult os que est iveram int ernados num a unidade de t erapia int ensiva de um hospit al de ensino de grande port e, com perm anência m ínim a de 24 h or as. Por m eio d a an álise d os p r on t u ár ios, f or am est ab elecid os 1 3 5 d iag n óst icos e 4 2 1 p r escr ições d e enfer m agem , sendo ident ificadas 24 difer ent es cat egor ias diagnóst icas e 20 difer ent es it ens par a pr escr ição. O diagnóst ico de risco para infecção foi o de m aior freqüência, present e no pront uário de 22 ( 84,60% ) pacient es. Das pr escr ições, 175 ( 42% ) r elacionar am - se a esse diagnóst ico. Obser v a- se que os dados r egist r ados pelos enfer m eir os na colet a de dados for am suficient es par a o est abelecim ent o dos diagnóst icos de enfer m agem e a m aior ia das pr escr ições ( 87, 9% ) apr esent ou r elação com os diagnóst icos.

DESCRI TORES: pr ocessos de enfer m agem ; diagnóst ico de enfer m agem ; unidades de t er apia int ensiv a

RELATI ONS BETW EEN NURSI NG DATA COLLECTI ON, DI AGNOSES AND PRESCRI PTI ONS

FOR ADULT PATI ENTS AT AN I NTENSI VE CARE UNI T

This descr ipt iv e, r et r ospect iv e st udy aim ed t o analy ze t he r elat ion bet w een nur sing dat a collect ion, diagnoses an d pr escr ipt ion s f or 2 6 adu lt pat ien t s w h o w er e h ospit alized at t h e in t en se car e u n it of a lar ge t each in g h osp it al f or at least 2 4 h ou r s. Th r ou g h t h e an aly sis of m ed ical r ecor d s, 1 3 5 d iag n oses an d 4 2 1 n u r sin g pr escr ipt ions w er e est ablished, and 24 differ ent diagnosis cat egor ies and 20 differ ent it em s for pr escr ipt ions w er e ident ified. The m ost fr equent diagnosis r isk w as t hat for infect ion, pr esent in t he m edical r ecor ds of 22 ( 84.60% ) pat ient s, w it h 175 prescript ions ( 42% ) relat ed t o t his diagnosis. The dat a t he nurses collect ed w ere sufficient t o est ablish t he nur sing diagnoses, and t he m aj or it y of pr escr ipt ions ( 8 7 . 9 % ) w er e r elat ed t o t he d iag n oses.

DESCRI PTORS: nur sing pr ocess; nur sing diagnosis; int ensiv e car e unit

RELACI ONES ENTRE LA RECOLECCI ÓN DE DATOS, DI AGNÓSTI COS Y PRESCRI PCI ONES

DE ENFERMERÍ A A PACI ENTES ADULTOS EN UNA UNI DAD DE TERAPI A I NTENSI VA

La finalidad de est e est udio descr ipt iv o y r et r ospect iv o fue analizar la r elación ent r e la r ecolección de dat os, diagnóst icos y pr escr ipciones de enfer m er ía par a 26 pacient es adult os que est uv ier on hospit alizados en una unidad de t erapia int ensiva en un hospit al de enseñanza de gran port e, con perm anencia m ínim a de 24 horas. Median t e el an álisis de los ar ch iv os se est ablecier on 1 3 5 diagn óst icos y 4 2 1 pr escr ipcion es de en f er m er ía, sien do iden t if icados 2 4 cat egor ías de diagn óst ico y 2 0 dif er en t es ít em s de pr escr ipción . El diagn óst ico de riesgo para la infección fue el m ás frecuent e, que est uvo present e en el regist ro de 22 ( 84,60% ) pacient es. De las pr escr ipciones, 175 ( 42% ) se r efir ier on a est e diagnóst ico. Se obser v a que los dat os r egist r ados por los enfer m er os en la r ecolección de dat os fuer on suficient es par a est ablecer los diagnóst icos de enfer m er ía y que la m ay or ía de las pr escr ipciones ( 87, 9% ) est uv ier on r elacionadas con los diagnóst icos.

DESCRI PTORES: pr ocesos de enfer m er ía; diagnóst ico de enfer m er ía; unidades de t er apia int ensiv a

1 Proj eto desenvolvido no Laborat ório de Com unicação em Enferm agem , da Escola de Enferm agem de Ribeirão Pret o, da Universidade de São Paulo, Cent ro

Colaborador da OMS para o Desenvolvim ent o da Pesquisa em Enferm agem , Brasil, e apoiado pelo CNPq; 2 Enferm eira, Professor Tit ular, e- m ail:

ecdcava@eerp.usp.br; 3 Enferm eira, e-m ail: titareli@eer.usp.br; 4 Enferm eira, Docente, e-m ail: m acdalri@eerp.usp.br, canini@eerp.usp.br, analaus@eerp.usp.br.

Escola de Enferm agem de Ribeirão Pret o, da Universidade de São Paulo, Cent ro Colaborador da OMS para o Desenvolvim ent o da Pesquisa em Enferm agem , Brasil; 5 Enferm eira, Professor Tit ular da Escola de Enferm agem da Universidade Federal de Goiás, Brasil, e- m ail: m bachion@fen.ufg.br; 6 Enferm eira,

(2)

I NTRODUÇÃO

A

prát ica de enferm agem , apoiada em base

in t u it iv a, v em se est r u t u r an d o p ela ap licação d e p r i n cíp i o s ci e n t íf i co s p o r m e i o d e m o d e l o s e abor dagen s t eór icas, car act er izada por at iv idades sist em at icam en t e deliber adas, lógicas e r acion ais, su b sid ian d o a av aliação d o est ad o d e saú d e d os client es.

O p r o ce sso d e e n f e r m a g e m , co m o m odalidade de m et odologia da assist ência, pr ov ê a est r u t u r a p a r a o cu i d a d o d e en f er m a g em . Essa m et odologia com pr eende cinco com ponent es int er -r e l a ci o n a d o s: co l e t a d e d a d o s, d i a g n ó st i co d e e n f e r m a g e m , p l a n e j a m e n t o , i m p l e m e n t a çã o e avaliação( 1- 2).

O i m p a ct o n a p r á t i ca cl ín i ca d e ssa m e t o d o l o g i a , e m e sp e ci a l e m p r e g a n d o a s classif icações de diagn óst icos( 3 ), in t er v en ções( 4 ) e result ados( 5), t em sido obj et o de est udos de revisão; e, dentre os achados, a contribuição favorável do uso d a co l e t a d e d a d o s e d o e st a b e l e ci m e n t o d e d i a g n ó st i co n a q u a l i d a d e d a d o cu m e n t a çã o d e enferm agem t em sido evidenciada( 6).

O desenv olv im ent o de t odas as et apas do p r o ce sso d e e n f e r m a g e m e st á d i r e t a m e n t e relacionado à com petência da equipe de enferm agem , filosofia do ser v iço e r ecur sos disponív eis. Est udos e v i d e n ci a m q u e a e d u ca çã o co n t i n u a d a d e e n f e r m e i r o s so b r e e ssa m e t o d o l o g i a m e l h o r a significat ivam ent e o em prego de suas fases. Porém , n e m se m p r e a a cu r á ci a n a f o r m u l a çã o d o s diagnóst icos de enferm agem at endem os crit érios de qualidade par a car act er íst icas definidor as e m enos ain da, par a os f at or es r elacion ados. Recom en dam que o est abelecim ent o de diagnóst icos, int ervenções e r esult ados devem ser exam inados em conj unt o e não isoladam ent e( 6).

O conj unt o de diagnóst icos de enferm agem , q u e u m p acien t e ( ou u m a d et er m in ad a clien t ela) apr esent a, ev idencia t ant o a com plex idade de seu q u a d r o cl ín i co e , co n se q ü e n t e m e n t e , o t i p o d e int ervenções requeridas para resolução dos m esm os com o, t am bém , o respect ivo conj unt o de at ividades n e ce ssá r i a s, e x p r e ssa s n a s p r e scr i çõ e s d e enfer m agem( 7).

O n ú m e r o e o t i p o d e i n t e r v e n çõ e s d e e n f e r m a g e m r e ce b i d a s p e l o p a ci e n t e t ê m si d o

considerados com o indicadores do cuidado prestado(

8-1 0 ). Co n t u d o , o e f e i t o d o d i a g n ó st i co e d a s

intervenções sobre os resultados no paciente não tem m ost rado evidências sat isfat órias, por out ro lado, a q u an t i d ad e e a q u al i d ad e d e d o cu m en t ação n o s pront uários t êm se elevado( 11- 13).

Além disso, essa for m a de or ganização do t r a b a l h o d e e n f e r m a g e m é co n ce b i d a co m o im por t an t e f er r am en t a de gest ão do cu idado( 1 4 ) e

perm ite atendim ento individualizado ao paciente e de qualidade( 15). Para alcançar todas essas possibilidades,

as etapas desse instrum ento de trabalho devem estar dev idam ent e r egist r adas.

Nesse sent ido, a análise das anot ações de e n f e r m a g e m e m p r o n t u á r i o s d e p a ci e n t e s p o d e con t r ib u ir p ar a a id en t if icação d e n ecessid ad es e resultados de processos de educação perm anente em saúde( 16- 17), favorecer a ident ificação da part icipação

da enferm agem nos result ados de saúde alcançados pelos pacient es( 6) com o, t am bém , ev idenciar dados p ar a a g er ên ci a d os set or es e p ar a o g est or d a inst it uição.

Nã o f o r a m o b se r v a d o s n a l i t e r a t u r a d e enferm agem estudos nacionais que tratem dos efeitos da qualidade dos regist ros e do uso de t axonom ias de diagnósticos e de intervenções sobre os resultados obt idos no pacient e. I gualm ent e, não se ident ificou análises da pert inência dos dados colet ados com os d i a g n ó st i co s e st a b e l e ci d o s, d a co r r e sp o n d ê n ci a d e sse s d a d o s co m o s f a t o r e s r e l a ci o n a d o s o u car act er íst icas definidor as e da ident ificação desses elem ent os com o det er m inant es das pr escr ições.

Tais aspect os foram obj et o de int er esse no present e est udo. Nesse sent ido, o obj et ivo geral foi an al i sar as r el açõ es en t r e a co l et a d e d ad o s, o est ab elecim en t o d e d iag n óst icos e elab or ação d e prescrições de enferm agem a adult os int ernados em um a unidade de t erapia int ensiva.

Fo r a m e st a b e l e ci d o s co m o o b j e t i v o s específicos:

- analisar os r egist r os de enfer m agem t endo com o f o co o p e r f i l d e d i a g n ó st i co s d e e n f e r m a g e m ident ificados;

- analisar a relação das prescrições de enferm agem a o s e l e m e n t o s co n st i t u t i v o s d o s d i a g n ó st i co s ident ificados;

(3)

d e a v a l i a çã o d o p a ci e n t e e a p e r t i n ê n ci a d e prescr ições a ele est abelecidas.

MATERI AL E MÉTODOS

Tr at a- se d e est u d o d escr it iv o, d e car át er retrospectivo, a partir das inform ações sobre a coleta d e d a d o s, o s d i a g n ó st i co s e a s p r e scr i çõ e s d e enferm agem registradas nos prontuários de pacientes internados em um a Unidade de Terapia I ntensiva ( UTI ) de um hospital de ensino, de grande porte, do interior paulist a. Est e est udo foi apr ov ado pelo Com it ê de Ét ica em Pesquisa da referida inst it uição.

Fo r a m se l e ci o n a d o s o s p r o n t u á r i o s d e pacient es m aiores de 18 anos, de am bos os sexos, que foram internados na UTI , no período de agosto a n o v e m b r o d e 2 0 0 4 e q u e t i v e r a m p e r m a n ê n ci a m ínim a de 24 horas. A seleção desse cenário ocorreu por ser um dos locais pioneir os na im plant ação do pr ocesso de en f er m agem da in st it u ição em qu e o est udo foi r ealizado. No per íodo est ipulado par a a pesquisa, foram int ernados na unidade 65 pacient es que preenchiam os crit érios de inclusão. A am ost ra foi constituída por 26 ( 40% ) prontuários, que estavam disponíveis no Serviço de Arquivo Médico e Estatístico da referida inst it uição.

O p r o n t u á r i o co n t i n h a i n st r u m e n t o padronizado, específico para ut ilização da equipe de enferm agem , com post o por quat ro part es: colet a de d a d o s ca t eg o r i za d o s p o r n ecessi d a d es h u m a n a s b ásicas, r elação d e d iag n óst icos d e en f er m ag em , pr escr ição de enfer m agem e folha de ev olução de enfer m agem ( que cor r esponde à av aliação) .

Os dados relat ivos à adm issão, assim com o os r egist r os cont endo os diagnóst icos est abelecidos par a cada client e e as pr escr ições pr opost as for am t ranscrit os dos im pressos em pregados na inst it uição em f i ch a sem el h an t e à u t i l i zad a p el a eq u i p e d e enferm agem , sendo ut ilizado um inst rum ent o para o r e g i st r o d a co l e t a d e d a d o s e o u t r o p a r a o s diagnóst icos e pr escr ição de enfer m agem . A colet a d os d ad os f oi r ealizad a p or u m en f er m eir o, com e x p e r i ê n ci a p r á t i ca e t e ó r i ca d o p r o ce sso d e enfer m agem . Foi r esguar dado o sigilo e anonim at o dos pacient es e dos profissionais envolvidos.

Os dados colet ados dos pr ont uár ios for am a n a l i sa d o s p o r ci n co p e sq u i sa d o r e s p e r i t o s n a t e m á t i ca . Em ca d a ca so f o r a m e x a m i n a d o s o s r e g i st r o s b u sca n d o i d e n t i f i ca r a a cu r á ci a d o est abelecim en t o dos diagn óst icos de en fer m agem , co n f o r m e p r o p o st o n a l i t er a t u r a( 1 8 ). Qu a n t o a o s

registros referentes aos diagnósticos de enferm agem , observou- se t ant o a presença de seus com ponent es ( t ít u l o / ca t e g o r i a d i a g n ó st i ca , ca r a ct e r íst i ca s definidoras e fat ores relacionados/ fat ores de risco) , com o a pertinência dos m esm os aos dados coletados. A análise das prescrições de enferm agem t eve com o foco a su a r elação com os com pon en t es descr it os e m ca d a u m d o s d i a g n ó st i co s d e e n f e r m a g e m estabelecidos. Para tanto, os autores analisaram cada pr escr ição, iden t if ican do se ela er a decor r en t e da cat egor ia diagn óst ica, dos fat or es r elacion ados ou cat egorias definidoras para os diagnóst icos reais ou da categoria diagnóstica ou dos fatores de risco, para os diagnóst icos de risco.

Após a av aliação de t odos os pr ont uár ios, optou- se por analisar, com m aior profundidade, a título de exem plificação, o diagnóst ico risco para infecção, por t er sido aquele de m aior freqüência.

RESULTADOS E DI SCUSSÃO

Est udos realizados a part ir de anot ações de p r o n t u á r i o s m o st r a m q u e o s d i a g n ó st i co s d e enferm agem e as int ervenções variam , dependendo do propósito da assistência a ser prestada ao paciente ad m i t i d o n o ser v i ço d e saú d e( 1 9 ). I g u al m en t e, o

n ú m e r o d e d i a g n ó st i co s e st a b e l e ci d o s t a m b é m a p r e se n t a r e l a çã o co m a s ca r a ct e r íst i ca s d o s pacientes dos diferentes setores( 6). O cenário de um a

u n i d a d e d e t e r a p i a i n t e n si v a e a f i n a l i d a d e d a assist ên cia p r est ad a con t r ib u em p ar a o p er f il d e d i a g n ó st i co s e o d e p r e scr i çõ e s, co m o a q u e l e s descrit os a seguir.

Nota- se que os enunciados diagnósticos estão ap r esen t ad os seg u in d o or ien t ações d e Car p en it o, r ef er en cial adot ado pelos en f er m eir os n a u n idade set or est udada( 2).

(4)

15 diagnóst icos reais ( 62,5% ) e 9 de risco ( 37,5% )

( Tabela 1) .

Tais diagn óst icos per t en cem aos dom ín ios

n u t r i çã o( 2 ), e l i m i n a çã o( 2 ), a t i v i d a d e / r e p o u so( 6 ) e

segurança/ proteção( 10) propostos pela North Am erican

Nur sing Diagnosis Associat ion( 3). Quat r o deles, não

cont idos nessa t axonom ia, apresent am relação com

o s d o m ín i o s se g u r a n ça / p r o t e çã o( 1 ), a t i v i d a d e /

repouso( 2) e conforto( 1). Tais dom ínios de diagnósticos

são car act er íst icos de pacient es cr ít icos. Os dem ais

nove dom ínios e suas respect ivas classes( 3), em bora

não t enham sido cont em plados no j ulgam ent o clínico

dos enferm eiros, incluem diagnóst icos fact íveis para

os suj eitos observados. No local do estudo, a atenção

dos profissionais prioriza os aspect os m ais im ediat os

da at enção à saúde dos pacient es.

Fo r a m e st a b e l e ci d o s d e q u a t r o a n o v e

d i a g n ó st i co s p o r p a ci e n t e , se n d o , e m m é d i a , 5

diagnósticos reais ou de risco por paciente, totalizando

135 diagnóst icos est abelecidos par a essa client ela;

desses, 57 ( 42% ) eram reais e 78 ( 58% ) de risco.

Os diagnósticos m ais freqüentes foram : risco

para infecção ( 84,6% ) , m obilidade física prej udicada

( 69,2% ) , risco para aspiração ( 65,3% ) e risco para

lesão ( 61,5% ) . Seguem 8 diagnósticos com freqüência

e n t r e 3 8 , 4 e 1 5 , 3 % . As 1 4 o u t r a s ca t e g o r i a s

apresentaram ocorrências iguais ou inferiores a 7,6% .

Est udo realizado com pacient es em unidades

d e cu i d a d o s i n t en si v o s( 2 0 ) a p o n t o u o s seg u i n t es

diagnóst icos de enfer m agem m ais fr eqüent es: dor,

pot en cial par a in j ú r ia, an siedade, débit o car díaco

d i m i n u íd o , p o t e n ci a l p a r a i n f e cçã o e d é f i ci t d o

conhecim ent o.

No p r esen t e est u d o , al g u n s d i ag n ó st i co s

f o r a m o b se r v a d o s n a m a i o r i a d o s p r o n t u á r i o s,

su g er i n d o p er f i l ca r a ct er íst i co d a p o p u l a çã o em

atendim ento em UTI s, enquanto outros são específicos

para cada indivíduo. Esse aspecto sugere que, m esm o

e m co n t e x t o d e a t u a çã o n a e sp e ci a l i d a d e , o s

e n f e r m e i r o s n ã o p e r d e m d e v i st a a a b o r d a g e m

indiv idualizada.

Tabela 1 - Dist ribuição das cat egorias diagnóst icas, segundo os regist ros de enferm agem nos pront uários e x a m i n a d o s e m u m h o sp i t a l e sco l a d o i n t e r i o r paulist a, 2004

Ex am in an do- se os elem en t os con st it u t iv os dos diagnóst icos, not a- se que os 135 diagnóst icos ( reais e de risco) apresent aram cat egoria diagnóst ica ( 100% ) fundam ent ada na t ax onom ia adot ada pelo ser v iço( 2 ), con t u do, est av am f or m u lados de m odo

incom plet o, um a vez que os fat ores relacionados ou de risco est iveram present es em 133 ( 98,5% ) , e 39 ( 2 8 , 8 % ) m e n ci o n a r a m su a s ca r a ct e r íst i ca s d ef in id or as in com p let as, p ar a cer ca d e 1 4 % d os su j e i t o s n e n h u m a ca r a ct e r íst i ca d e f i n i d o r a f o i con sid er ad a. Cab e lem b r ar q u e, d os d iag n óst icos observados, 42% eram reais, ist o é, devem t am bém ap r esen t ar car act er íst icas d ef in id or as. Tais d ad os sugerem que os enferm eiros não est ão valorizando, em seus regist ros de rot ulação dos diagnóst icos de enfer m agem , as ev idências clínicas ( car act er íst icas

s o d i c e l e b a t s e s o c i t s ó n g a i

D %

o ã ç c e f n i e d o c s i

R 22 84,6

a d a c i d u j e r p a c i s íf e d a d il i b o

M 18 69,2

o ã ç a r i p s a a r a p o c s i

R 17 65,3

o ã s e l a r a p o c s i

R 16 61,5

a d a c i d u j e r p e l e p e d a d ir g e t n i e d o c s i

R 10 38,4

z a c if e n i o ir ó t a r i p s e r o ã r d a p / a d a r e tl a a ir ó t a r i p s e r o ã ç n u

F 9 34,6

a d a c i d u j e r p e l e p a d e d a d ir g e t n

I 8 30,7

a e n â t n o p s e o ã ç a li t n e v r e t n a m a r a p e d a d i c a p a c n

I 5 19,2

a d a c i d u j e r p r a l u s s it e d a d ir g e t n

I 4 15,3

a d a r e tl a a c ir é fi r e p r a l u s s it o ã s u f r e

P 4 15,4

o ã ç a n i m il e / s a e r é a s a i v z a c if e n i o ã ç u r t s b o s e D z a c if e n i a c i u q n ô r b o e u q a r

t 3 11,5

o ã ç c e f n i a d o ã s s i m s n a r t a r a p o c s i

R 2 7,6

a d a c i d u j e r p s e s a g e d a c o r

T 2 7,6

a d a r e tl a o ã ç e t o r

P 2 7,6

s e d a d i s s e c e n e u q r o n e m a d a r e tl a o ã ç ir t u

N 2 7,6

o ir ó t a li t n e v e m a m s e d l a n o i c n u f s i d a t s o p s e r o c s i

R 1 3,8

a e n â t n o p s e o ã ç a li t n e v r e t n a m e d a d i c a p a c n i o c s i

R 1 3,8

a d a r e tl a a c a í d r a c r a l u s s it o ã s u f r e

P 1 3,8

a c ir é fi r e p r a l u c s a v o r u e n o ã ç n u f s i d a r a p o c s i

R 1 3,8

a d a r e tl a l a r b e r e c r a l u s s it o ã s u f r e

P 1 3,8

s o d i u q íl e d e m u l o v o s s e c x

E 1 3,8

a d a r e tl a a ir á n ir u o ã ç a n i m il e e d o ã r d a

P 1 3,8

o d a c i d u j e r p o t r o f n o

C 1 3,8

l a r o p r o c a r u t a r e p m e t a d o ã ç a r e tl a a r a p o c s i

(5)

d ef i n i d o r a s) , i d en t i f i ca d a s n o s p a ci en t es. Nesse sent ido, não se sabe se o profissional incluiu ou não d e t e r m i n a d a s e v i d ê n ci a s e m se u p r o ce sso d e j ulgam ento clínico, em bora o dado estivesse disponível n o r eg ist r o d a av aliação d o est ad o d e saú d e d os pacient es.

A a cu r á ci a n a d e t e r m i n a çã o d e u m d iag n óst ico t em sid o ap on t ad a com o im p or t an t e dificuldade( 6,18), e tem apresentado variação( 21). Estudo

apont a que 3 0 % dos diagnóst icos de enfer m agem ex am inados apr esent ar am baix a acur ácia, segundo a avaliação de especialist as( 22).

Na p r e se n t e p e sq u i sa , se l e ci o n o u - se o diagnóst ico r isco par a infecção para a análise desse aspect o por ser o de m aior incidência nest e est udo. Foi ident ificado pelos pesquisador es que 100% dos pacientes apresentaram , na coleta de dados registrada pelos enferm eiros nos pront uários, pist as relevant es, específicas e coerent es com t al diagnóst ico, cont udo, ele n ão f oi est abelecido pelos en f er m eir os par a 4 pacient es. Dessa form a, ent ende- se que não houve acurácia para sua form ulação em 15,3% dos suj eitos. Esse ín dice é in f er ior ao obser v ado n a lit er at u r a, em bora tenha sido considerado apenas para um título diagnóst ico. Por out ro lado, cum pre dest acar que em duas sit uações os enfer m eir os afir m ar am cat egor ia diagnóst ica real am pla, com o pr ot eção alt er ada, ao invés de diagnóst icos de r isco par a infecção.

O j ulgam ento e a tom ada de decisões que o enfer m eir o faz fr ent e a um a dada sit uação podem reflet ir, além do conhecim ent o específico da sua área d e a t u a çã o , o co n h e ci m e n t o d a s a l t e r n a t i v a s e lim it ações inerent es às classificações de diagnóst ico. As habilidades t écnicas e de relação int erpessoal do d i a g n o st i ca d o r, a l é m d o p e n sa m e n t o cr ít i co e conhecimento, bem como o contexto da situação afetam a in t er p r et ação d os d ad os p elo en f er m eir o, com repercussão na acurácia dos seus diagnósticos(22-23).

Merece estudo futuro o raciocínio diagnóstico realizado pelo profissional, que m ostra tendência para selecion ar d iag n óst icos m ais esp ecíf icos ao in v és daqueles m ais am plos.

A o b se r v a çã o d e t o d o s o s p r o n t u á r i o s possibilit ou ident ificar 421 prescrições est abelecidas para os diagnósticos de enferm agem arrolados, tendo variado de 11 a 22 por paciente, sendo em m édia 16 p r escr i çõ es p o r p aci en t e. Cab e d est acar q u e as at ividades prescrit as são direcionadas pelo result ado que se espera no pacient e.

O co n h e ci m e n t o d a s i n t e r v e n çõ e s d e enferm agem a det erm inado grupo de pacient es pode t ant o ident ificar v azios de conhecim ent o na pr át ica ob ser v ad a com o id en t if icar n ov as ab or d ag en s d e

resolução de um diagnóst ico. Nesse sent ido, t ant o a Classificação de I ntervenções de Enferm agem( 4) com o a taxonom ia adotada no setor( 2) têm colaborado para

a divulgação de int ervenções e at ividades/ ações nos diagn óst icos de en fer m agem com o, t am bém , par a as decisões dos enfer m eir os.

Em e st u d o j á ci t a d o , co m p a ci e n t e s d e u n idade de cu idado in t en siv o, as at iv idades/ ações m a i s e m p r e g a d a s e st a v a m d i r e ci o n a d a s à s int ervenções de m onit oram ent o de parâm et ros vit ais, disponibilização de supor t e em ocional, ensino e de coor denação( 20).

A especificidade das prescrições, ou sej a, o quant o elas são pr ópr ias aos com ponent es de um d ad o d i ag n ó st i co , t am b ém f o i o b j et o d e an ál i se ( obj etivo 2) . Entre as 379 prescrições pertinentes aos d i a g n ó st i co s r e g i st r a d o s, 3 2 , 4 % e st a v a m r elacion adas às cat egor ias diagn óst icas, 9 0 % aos f a t o r e s r e l a ci o n a d o s o u d e r i sco e 1 9 , 5 % à s caract eríst icas definidoras. Das prescrições, a m aioria ( 8 7 , 9 % ) apr esen t av a r elação com os diagn óst icos est ab elecid os, m as 5 2 ( 1 2 , 1 % ) n ão er am a eles relacionadas, evidenciando ainda o uso da prescrição independentem ente do estado registrado do paciente. I sso p o d e se r d e v i d o a o f a t o q u e , p a r a pr escr ev er as ações de enfer m agem , o pr ofissional pode t er levado em cont a, com o foco, o diagnóst ico m é d i co ; n e sse se n t i d o , e st u d o e v i d e n ci a q u e enferm eiras ident ificam m ais problem as relacionados ao d iag n óst ico m éd ico d o q u e ao d iag n óst ico d e en f er m a g em( 2 4 ). Po d e a i n d a est a r r el a ci o n a d o à

dificuldade para ident ificar, na t axonom ia ut ilizada, qual er a a r espost a hum ana pr esent e na sit uação, m e sm o t e n d o cl a r e za d e q u a l a t i v i d a d e se r i a necessária. A literatura aponta que, em determ inadas sit u ações, est abelecer diagn óst ico de en fer m agem t o r n a - se i n v i á v e l o u o s p r o b l e m a s n ã o sã o identificados e, nesses casos, a educação perm anente d o s m e m b r o s d a e q u i p e d e e n f e r m a g e m p o d e cont ribuir para o adequado uso dos diagnóst icos de e n f e r m a g e m e d a s i n t e r v e n çõ e s a e l e cor r espondent es( 24).

Risco de infecção: relação com os dados da avaliação do pacient e e pert inência das prescrições

(6)

em risco de ser invadido por um agent e oport unist a ou pat ogênico ( vírus, fungo, bact éria, prot ozoário ou out r o parasit a) de font es endógenas ou ex ógenas”. Esse diagnóst ico est á agrupado na Taxonom ia I I da NANDA no Dom ínio 11( 3), que t r at a de Segur ança/

Pr ot eção, significando “ est ar livr e de per igo, lesões físicas ou danos no sist em a im unológico, prescrição contra perdas e proteção da segurança e seguridade” e na Classe 1 infecçõesque são as r espost as do hospedeiro após a invasão pat ogênica”.

O conceito de um diagnóstico, seu dom ínio e cl a sse co n st i t u e m o p r i n ci p a l e l e m e n t o p a r a a d eclar ação d e f at o d o p r ob lem a id en t if icad o p elo enferm eiro e, nesse caso, o diagnóstico foi construído a part ir da vulnerabilidade para a qual o pacient e se encont r a ex post o.

A presença desse diagnóst ico em 84,6% dos p r o n t u á r i o s e v i d e n ci a q u e o s p r o f i ssi o n a i s co n si d e r a r a m o s f a t o r e s d e r i sco p r e se n t e s e m sit uação de int ernação em UTI , onde, via de regra, os pacient es est ão sob um ou m ais pr ocedim ent os invasivos. Um a vez que, ao determ inar um diagnóstico e seus elem entos, o enferm eiro passa a ter condições d e selecion ar as in t er v en ções q u e ir á p r escr ev er, então, a partir desse diagnóstico, espera- se que sej am prescrit as e im plem ent adas as m edidas de prot eção necessár ias à sit uação.

Exam inando- se os elem entos constitutivos do diagnóst ico de r isco par a infecção not a- se que nos 22 pront uários foram regist rados um ou m ais fat ores de risco ident ificados ( Tabela 2) .

Tabela 2 - Dist r ibuição dos fat or es de r isco para o diagnóstico risco de infecção atribuído nos prontuários observados ( n= 22) , em um hospital escola do interior paulist a, 2004

D e i x a r d e b a se a r o s d i a g n ó st i co s d e enferm agem em seus fatores etiológicos tem sido um a d a s d i f i cu l d a d e s a p o n t a d a s n a l i t e r a t u r a( 2 5 ). No

p r e se n t e e st u d o , f o r a m e n co n t r a d o s r e g i st r o s referentes a sete diferentes fatores de risco. Em 100% not a- se a presença do fat or de risco procedim ent os invasivos. Em alguns pront uários as vias de invasão não estão especificadas, enquanto em outros estavam cit ad as com o, p or ex em p lo, as p u n ções v en osas, so n d a s, ca t et er es, si st em a d e v en t i l a çã o , en t r e out r os.

Esses dados reforçam a existência de padrão de com port am ent o dos enferm eiros quant o à form a de estabelecim ento desse diagnóstico para a clientela est udada, em relação t am bém aos fat ores de risco e aos t erm os em pregados, perm it indo a caract erização de um a das nuances m arcant es dos pacient es.

Em r elação às pr escr ições, algum as for am d i r eci o n ad as ao t i t u l o d o d i ag n ó st i co ( cat eg o r i a diagnóst ica) , enquant o out ras aos fat ores de risco.

Par a esse diagn óst ico for am est abelecidas 175 prescrições, tendo variado de 6 a 11, com m édia de oit o pr escr ições, por pacient e. Obser v ou- se 2 0 d i f e r e n t e s i t e n s d e p r e scr i çã o r e l a t i v o s, p r in cip alm en t e, à h ig ien e cor p or al, h ig ien e or al, higiene ínt im a, curat ivos, lim peza de bolsa colet ora de urina e t roca de sondas e cânulas.

Com o se pode per ceber, apr ox im adam ent e 42% das prescrições estão relacionadas ao diagnóstico r i sco d e i n f ecção . As car act er íst i cas d a u n i d ad e observada e a fort e polít ica inst it ucional de cont role de indicadores nesse setor, com o as taxas de infecção e d e m a i s d i r e t r i ze s i n st i t u ci o n a i s, p o d e m e st a r relacionadas a esses result ados.

Nã o se p o d e a f i r m a r q u e a s p r escr i çõ es r elat iv as ao diagnóst ico r isco par a infecção digam respeit o exclusivam ent e a esse diagnóst ico, um a vez que há int er venções que podem ser indicadas par a difer ent es r espost as hum anas, cont udo, per cebeu-se que, no precebeu-sente estudo, tais itens tinham relação com os elem en t os d esse d iag n óst ico: 4 2 % er am pertinentes ao título do diagnóstico ( n= 73) , denotando ações de cont role de infecção e 58% das prescrições ( n = 1 0 2 ) est a v a m d i r et a m en t e r el a ci o n a d a s a o s fat or es de r isco, denot ando ações de pr evenção de in fecção.

CONCLUSÕES

O uso de registros para estudos retrospectivos d o p r o ce sso d e e n f e r m a g e m p o d e a p r e se n t a r alg u m as lim it ações r elacion ad as ao con t eú d o d e

s e õ ç a n r e t n i e d l a t o

T Freqüência Percentual(%)

s o v i s a v n i s o t n e m i d e c o r

P 22 100

s o d i c e t e d o ã ç i u rt s e

D 04 18,1

a c i n ô r c a ç n e o

D 03 13,6

o c it u ê c a m r a f e t n e g

A 01 4,5

o n e g ó t a p a l a t n e i b m a o ã ç i s o p x

E 01 4,5

a d a u q e d a n i a ir á m ir p a s e f e

D 02 9,0

a d a u q e d a n i a ir á d n u c e s a s e f e

(7)

inform ações contidas nos prontuários, j á m anifestadas n a lit er at u r a, r elacion adas à f alt a de r egist r os, à qu alidade dos m esm os, pr esen ça de div er gên cias, abrangência ou represent at ividade do real quadro do p a ci e n t e , b e m co m o à p o ssív e l d u p l i ci d a d e o u descont inuidade dessas infor m ações.

Po r ém , m esm o co m t ai s v i eses, ai n d a é positiva a análise de tais inform ações. Esses aspectos foram considerados ao se propor o present e est udo. De acor d o com os r eg ist r os ex am in ad os, sobre o at endim ent o a pacient es adult os int ernados em UTI , os enferm eiros:

- est abelecer am 2 4 t ipos difer en t es de cat egor ias d i a g n ó st i ca s ( t ít u l o s d i a g n ó st i co s) , se n d o 1 5 referent es a diagnóst icos reais ( 62,5% ) e 9 de risco ( 3 7 , 5 % ) , p e r t e n ce n d o p r e d o m i n a n t e m e n t e a o s d o m ín i o s a t i v i d a d e / r e p o u so ( 6 ) e se g u r a n ça / pr ot eção( 10) ;

- ident ificaram m ais freqüent em ent e os diagnóst icos de: r isco par a infecção ( 8 4 , 6 % ) , m obilidade física prej udicada ( 69,2% ) , risco para aspiração ( 65,3% ) e risco para lesão ( 61,5% ) ;

- r egist r ar am os diagnóst icos de m odo incom plet o, ou sej a, d os 1 3 5 d iag n óst icos ( r eais e d e r isco) ar r olad os, os 1 3 3 ( 9 8 , 5 % ) ap r esen t ar am f at or es r elacion ados ou de r isco e apen as 3 9 ( 2 8 , 8 % ) as car act er íst icas definidor as. Cabe lem br ar que 42% eram reais, isto é, deveriam apresentar características definidor as;

- est abelecer am a m aior ia das pr escr ições ( 87,9% ) p e r t i n e n t e s a o s d i a g n ó st i co s d e e n f e r m a g e m ident ificados, havendo ainda 12,1% que não eram a eles r elacionadas;

- q u an d o est ab elecer am p r escr ições f ocad as n os diagnósticos de enferm agem , voltaram - se, na m aioria das v ezes ( 90% ) , par a fat or es r elacionados ou de risco e apenas 19,5 % às caract eríst icas definidoras; - det er m inar am o diagnóst ico de r isco de infecção co m b a se n o s d a d o s r e g i st r a d o s n a co l e t a , ev i d en ci a n d o a cu r á ci a su p er i o r a o r ef er i d o p el a lit erat ura para diagnóst icos em geral;

- est abelecer am pr escr ições de en f er m agem par a esse diagnóst ico de m aneira consist ent e com o t ít ulo ( 42% ) ou com os fat ores de risco ( 58% ) .

O em prego das diferent es fases do processo d e e n f e r m a g e m e o u so d e t a x o n o m i a s p a r a d e n o m i n a çã o d o s d i a g n ó st i co s e i n t e r v e n çõ e s r et r at am a busca, pelos enfer m eir os, de um a base segura para assistência. Contudo, esse processo nem sem pr e é isent o de dificuldades. E um a delas é o regist ro dessas et apas, passo im prescindível para o desenvolvim ent o e cont role do processo de assist ir. Ta l r e g i st r o p e r m i t e a i n d a o a co m p a n h a m e n t o cont inuado par a o efet iv o e eficaz em pr ego dessa m et odologia, o que se suger e r ealizar no local de est udo, face aos dados obt idos.

REFERÊNCI AS

1 . Gr i f f i t h - Ken n ey J, Ch r i st en sen PJ. Nu r si n g Pr o cess: Applicat ion of t heories, fram eworks and m odels. 2nd, St Louis

( MI ) : Mosby ; 1 9 8 6 .

2. Carpenit o- Moyet LJ. Diagnóst ico de enferm agem : aplicação à prát ica clínica. 10ª ed. Port o Alegre ( RS) : Art m ed; 2005. 3. Nort h Am erican Nursing Diagnosis Associat ion - NANDA. D i a g n ó st i co s d e En f e r m a g e m d a NAND A: d e f i n i çõ e s e classificação, 2005- 2006. Port o Alegre ( RS) : Art m ed; 2006. 4 . McCl o sk e y JC, Bu l e ch e k GM. Cl a ssi f i ca çã o d a s I nt ervenções de Enferm agem ( NI C) . 3ª ed. São Paulo ( SP) : Ar t m ed; 2 0 0 4 .

5 . Moor h ead S, Joh n son M, Maas ML. Nu r sin g ou t com es classificat ion 3r d ed St Louis ( MO) : Mosby; 2003.

6. Müller- St aub M, Lavim MA, Needham I , vanAcht erberg T. Nursing diagnoses, int ervent ions and out com es: applicat ion and im pact on nur sing pr act ice: sy st em at ic r ev iew . J Adv Nu r s 2 0 0 6 ; 5 6 ( 5 ) : 5 1 4 - 3 1 .

7. Helberg JL. Patients’ status at hom e care discharge. I m age J Nur s Sch 1993; 25( 2) : 93- 9.

8. Lim a LR, St ival MM, Lim a LR, Oliveira CR, Chianca TCM.

Proposta de instrum ento para coleta de dados de enferm agem em um a unidade de terapia int ensiva fundam ent ado em Hort a. Rev ist a Elet r ôn ica de En f er m [ on lin e] 2 0 0 6 8 ( 3 ) : 3 4 9 - 5 7 . Av a i l a b l e f r o m : URL: h t t p : / / w w w . f e n . u f g . b r / r e v i st a / r ev ist a7 _ 2 / or iginal_ 0 2 . ht m .

9. Cunha SMB, Bar r os ALB. Análise da im plem ent ação da Sist em at ização da Assist ência de Enfer m agem , segundo o Modelo Conceit ual de Hort a. Rev Bras Enferm 2005; 58( 5) : 5 6 8 - 7 2 .

1 0 . Le e TT, Mi l l s ME. Th e r e l a t i o n sh i p a m o n g m e d i ca l diagnosis, nur sing diagnosis, and nur sing int er v ent ion and t he im plicat ions for hom e healt h car e. J Pr of Nur s 2 0 0 0 ; 1 6 ( 2 ) : 8 4 - 9 1 .

11. Currel R, Urquhart C. Nursing record syst em s: effect s on n u r si n g p r a ct i ce a n d h e a l t h ca r e o u t co m e s. Co ch r a n e Dat abase of Syst em at ic Review 2003 ( 3) .

12. Nahm R, Post on I . Measur em ent s of t he effect s of an int egrat ed, point - of care com put er syst em on qualit y of nursing docum ent at ion and pat ient sat isfact ion. Com put Nurs 2000; 1 8 ( 5 ) : 2 2 0 - 9 .

(8)

1 4 . Sánchez RR, Lander os MS, Cont r er as MFP, Sepúlv eda EC, Mu ñ o z GP. Pr o ce ss o f n u r si n g : a t t e n t i o n t o o l i n m anagem ent of t he care. Enferm ería 2002; 37( 120) : 2- 5. 1 5 . Ma r q u e s LVP; Ca r v a l h o D V. Si st e m a t i za çã o d a a ssi st ê n ci a d e e n f e r m a g e m e m ce n t r o d e t r a t a m e n t o int ensivo: percepção das enferm eiras. Rev Min Enferm 2005; 9 ( 3 ) : 1 9 9 - 2 0 5 .

1 6 . Müller - St aub M, Needham I , Odem br eit M, Lav in MA, VanAcht erberg T. I m proved quality of nursing docum ent at ion: result s of a nursing diagnoses, int ervent ions and out com es i m p l em en t at i o n st u d y. I n t Nu r s Ter m i n o l Cl assi f 2 0 0 7 ; 1 8 ( 1 ) : 5 - 1 7 .

17. Considine J. The r ole of nur ses in pr ev ent ing adv er se event s relat ed t o inspirat ory dysfunct ion: lit erat ure review. J Adv Nur s 2005; 49( 6) : 624- 33.

1 8 . Lu n n e y M. Pe n sa m e n t o cr ít i co e d i a g n ó st i co s d e enferm agem . Est udos de caso e análises. Port o Alegre( RS) : Ar t m ed; 2 0 0 4 .

1 9 . Og a sa w a r a C, Ha se g a w a T, Ku m e Y, Ta k a h a sh i I , Kat ay am a Y, Fu r u h ash i Y et al . Nu r si n g d i ag n o ses an d in t er v en t ion s of j apan ese pat ien t s w it h en d- st age br east can cer ad m i t t ed f o r d i f f er en t car e p o u r p o ses. I n t Nu r s

Ter m inol Classif 2 0 0 5 ; 1 6 ( 3 - 4 ) : 5 4 - 6 4 .

20. Coenem A, Ryam P, Sut t on J, Devine E, Werley HH, Kelber S. Use of t he Nursing Minim um Dat a Set t o describe nursing int ervent ions for select nursing diagnoses and relat ed fact ors in an acut e care set t ing. Nurs Diagn 1995; 6( 3) : 109- 14. 2 1 . Lev in RF, Lu n n ey M, Kr ain ov ich - Miller B. I m p r ov in g diagnost ic accuracy using an evidence- based nursing m odel. I nt Nur s Ter m inol Classif 2004; 15( 4) : 114- 22.

22. Lunney M, Karlic B, Kiss M, Musphy P. Accuracy of nurse’s d iag n oses of p sy ch osocial r esp on ses. Nu r s Diag n 1 9 9 7 ; 8 ( 4 ) : 1 5 7 - 6 6 .

23. Jesus CAC, Car v alho EC. Br azilian Nur ses Accur acy in Nam in g Diagn ost ic St at em en t s. I n : Ran t z MJ, LeMon e P. ( o r g a n i za t o r s. ) . Cl a ssi f i ca t i o n o f Nu r si n g D i a g n o se s -Pr oceedings of t he Four t eent h Confer ence. Glendale ( CA) : Cinahl I nform at ion Syst em s; 2002. p. 122- 6.

24. Lee TT. Nursing diagnoses: fact ors affect ing t heir use in chart ing st andardized care plans. J Clin Nurs 2005; 14: 640-4 7 .

25. Sm it h- Higuchi KA, Dulberg C, Duff V. Fact ors associat ed wit h nursing diagnosis ut ilizat ion in Canada. Nurs Diagn 1999; 1 0 ( 4 ) : 1 3 7 - 4 7 .

Referências

Documentos relacionados

Escola de Enferm agem de Ribeirão Pret o, da Universidade de São Paulo, Cent ro Colaborador da OMS para o desenvolvim ento da pesquisa em enferm agem ; 3 Docent e da Faculdade

Professor Dout or da Escola de Enferm agem de Ribeirão Pret o da Universidade de São Paulo, Cent ro Colaborador da OMS para o desenvolvim ent o da Pesquisa em Enferm agem ,

Escola de Enferm agem de Ribeirão Pret o da Universidade de São Paulo, Cent ro Colaborador da OMS para o desenvolvim ento da Pesquisa em Enferm agem , Brasil... 378 casos

Escola de Enferm agem de Ribeirão Pret o, da Universidade de São Paulo, Cent ro Colaborador da OMS para o desenvolvim ent o da Pesquisa em Enferm agem , Brasil.. PREPARO E ADMI

Psicóloga, Professor Doutor da Escola de Enferm agem de Ribeirão Pret o da Universidade de São Paulo, Cent ro Colaborador da OMS para o desenvolvim ent o da pesquisa em

Enferm eira, Dout oranda em Enferm agem Escola de Enferm agem de Ribeirão Pret o, da Universidade de São Paulo, Cent ro Colaborador da OMS para o desenvolvim ent o da pesquisa em

Escola de Enferm agem de Ribeirão Pret o da Universidade de São Paulo, Cent ro Colaborador da OMS para o desenvolvim ento da pesquisa em enferm agem... No ent ant o, após adquirirm

Escola de Enferm agem de Ribeirão Pret o, da Universidade de São Paulo, Cent ro Colaborador da OMS para o desenvolvim ento da pesquisa em enferm agem... Eu não sei explicar direit