• Nenhum resultado encontrado

Coaching Gerando Transformacoes

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Coaching Gerando Transformacoes"

Copied!
160
0
0

Texto

(1)

(2)

(3) Conacon Congresso Nacional de Coaching. COACHING Gerando Transformações. Distribuição digital gratuita. Caso prefira a versão impressa a PREÇO DE CUSTO, acesse: hƩps://goo.gl/lnIMdh. São Paulo - SP INC Editora 2016.

(4)

(5) Copyright 2016 - INC Editora Produção Editorial: INCorpora va - SP Editor Responsável: Rogerio Lubk Foto de capa: iStockphoto Revisão: Marina Salesiana. Depósito Legal na Biblioteca Nacional conforme Decreto nº 1825 de 20 de dezembro de 1907. Lubk, Rogerio (Ed.), 1966 Coaching: gerando transformações / Rogerio Lubk (Comp.) São Paulo -- INC Editora, 2016 160 p. ; 14x21 cm 1. Desenvolvimento Pessoal - 2. Coaching - I. Título CDD 150 CDU 156.96. Índice para catálogo sistemáƟco 1. 159.92 2. 150. É permi da a reprodução total ou parcial desde que citada a fonte..

(6) Editorial Rogerio Lubk. 6 - Coaching: Gerando Transformações.

(7) Talvez eu esteja errado. Fatalmente sou tomado por um saudosismo estranho toda vez que termino a edição de um livro e começo a escrever o editorial. Sou do po que gosta de saber como as coisas funcionam, seja o carro, o computador, o cubo mágico, não me basta apenas apertar o botão, girar a chave e esperar pelo resultado, quero saber como é o processo até ele. Talvez querer reinventar a roda seja estupidez em algumas a vidades, mas não quando o assunto é você mesmo. Saiba como você funciona, assim como um mecânico conhece um motor, e saberá como reagir posi vamente diante de um “defeito”. Com cinquenta anos nas costas, metade deles na área editorial e redação publicitária, já pulei de jornais para revistas e editoras e rádios e agências de publicidade, secretarias de governos e agentes financeiros, porém sempre acabo aqui, no mesmo lugar: na reunião de dados e produção de conteúdo, de conhecimento. É com indisfarçado orgulho que posso dizer que ve o prazer de conhecer todas as etapas da produção de livros. E este reúne dezoito “mecânicos” de pessoas Passei pelo lino po, pelos clichês, pelas máquinas de escrever e pranchetas, pelo cheiro de graxa e nta das offsets, cola de benzina nos pastups, redações diversas, editores raivosos e jornalistas esgotados. Já produzi muito para que outros exibissem orgulhosamente os trabalhos que nunca fizeram, já escrevi, já editei e já fotografei o que muitos assinaram como autores e depois exibiram-se orgulhosos na foto, enquanto meu nome sequer constava no expediente. Nunca me importei com isso. Quando em 2014 organizei meu primeiro congresso online já havia programado fazer um livro como este, o primeiro livro com par cipantes de um congresso online, porém como fiz tudo sozinho - reinventando a roda – não deu tempo e a oportunidade só veio agora com a seCoaching: Gerando Transformações- 7.

(8) gunda edição do CONACON. A ideia me parecia maluca também, mas e daí? Editar um livro com vários palestrantes de um evento online, mantendo padrão editorial, com baixo custo de produção e ainda distribuir de graça? Fiquei quase surpreso quando o Roberto de Oliveira e Willian Sanaggo, diretores da Saggaz, acharam que a ideia era boa, deram total apoio e carta branca. E agora aqui, escrevendo este editorial totalmente fora dos padrões, mantenho aquele risinho torto dos vilões de filmes. Havia uma intenção oculta por detrás de uma ideia aparentemente inocente e arriscada. Completei minha vingança contra aqueles editores todos que esmurravam a mesa, espalhavam perdigotos enquanto gritavam que eu deveria transformar todos os textos, de todos os autores, em uma única linguagem, todos iguais, como se fossem um só, esquecendo a individualidade. Ouçam agora meu riso maligno ecoando! Deixei que cada autor deste livro escrevesse como bem quisesse e que fossem apenas eles mesmos, que passassem seus conhecimentos da forma que achassem mais conveniente e de maneira que não parecessem estranhos a quem os conhece. Que se apresentassem ao público como são, sem maiores formalidades. E que o leitor possa encontrar página a página informações tão transformadoras que pense consigo ao chegar à quarta capa: “Só mesmo uma mente muito maquiavélica faria um livro assim e o distribuiria de graça, sem lucro algum, sequer na versão impressa”. Talvez eu esteja errado. Mas e daí? Pois de punho em riste, aqui no topo do mundo, sob raios e ventos uivantes, ao bom e velho es lo Dr. Evil, grito com eles a célebre frase: Ninguém poderá nos deter! Nós conseguimos! (Aqui entra mais um riso maligno para fechar a cena e ficar um quinho mais dramá co. Agora vamos ao conteúdo). Rogerio Lubk Editor, escritor e copywriter E-mail: editor@incorpora va.com.br Facebook: facebook.com/rogeriolubk.

(9)

(10) Prefácio Samuel Magalhães. 10 - Coaching: Gerando Transformações.

(11) Você precisa de um coach? Muito tem se ouvido falar por aí em coaching. No entanto, por se tratar de uma profissão ainda pouco conhecida no Brasil, o coach, muitas vezes, é visto com desconfiança e, em alguns casos, como sinônimo de charlatanismo. Tudo que se relaciona ao tema virou sinônimo de modismo e, na cabeça de muitos, essa moda já já vai passar. Mas será que vai? Para que você possa criar o seu juízo de valor sobre isso é necessário, primeiramente, que entenda alguns conceitos importantes. Vamos a eles... O coaching nada mais é do que o processo no qual, a par r de uma série de ques onamentos e reflexões, um coach – profissional de coaching – auxiliará o seu coachee – cliente – a descobrir o caminho mais adequado a seguir para a ngir seus obje vos. Esses obje vos podem ser nos mais diversas searas da vida: relacionamento, saúde, intelectual, familiar, profissional, financeira, dentre outras. O coachee leva até seu coach uma demanda específica: “Quero arranjar uma namorada!”, “Quero ser promovido!”, “Quero melhorar o desempenho da minha empresa!”, “Quero conquistar a minha independência financeira!”. Ao longo do processo de coaching - que dura cerca de dez sessões – coach e coachee trabalharão em parceria para que esse obje vo seja alcançado. Em geral, esse trabalho se baseia na reflexão sobre o estado atual e procura o melhor caminho para chegar ao estado desejado. Através da u lização de algumas ferramentas, de perguntas poderosas e da definição de planos de ação para avançar em direção à meta traçada, coach e coachee caminham juntos em um processo de desenvolvimento e ajuda mútua. Coaching: Gerando Transformações- 11.

(12) Já fui coachee e sou coach! Por conhecer bem os dois lados do processo, vejo como é importante o papel que um coach pode ter nas nossas vidas. Enquanto coachee, pude perceber como o processo é poderoso e me ajudou a colocar em prá ca algumas coisas que foram fundamentais para eu obter os resultados que almejava, mas que, por uma série de razões, eu ainda não nha feito. Enquanto coach, percebo exatamente a mesma coisa! Muitas vezes, o que as pessoas precisam é de alguém para fazê-las refle r sobre as coisas, ques onar certas verdades absolutas. Alguém que possa ajudá-las a ter um norte quando, muitas vezes, estão totalmente perdidas. Este é o papel do coach: ajudar você a descobrir aonde deseja chegar e o que precisa fazer para chegar lá. O processo de coaching é focado em resultados, portanto, tudo que é feito é mensurado, o que ajuda principalmente aquelas pessoas que são um pouco indisciplinadas para certas a vidades. Antes que as pedras dos cé cos comecem a voar em minha direção, eu digo: não, o coaching não é a solução de todos os problemas do universo, muito menos a salvação do mundo... Não é! Mas de uma coisa eu tenho certeza: para uma imensa parcela da população que não sabe aonde quer chegar ou que sabe, mas está com dificuldade em conseguir chegar até lá, o coaching pode ser o melhor caminho. Se esse for o seu caso, busque um coach qualificado para iniciar essa caminhada. Se na sua cidade não ver nenhum, não tem problema, pois as sessões podem ser feitas à distância por Skype. Um coach pode ser o que está faltando para você a ngir seus obje vos! Samuel Magalhães Coach especializado em Finanças e Negócios Fundador do Portal www.invistafacil.com E-mail: contato@samuelmagalhaes.com.br. 12 - Coaching: Gerando Transformações.

(13)

(14) Sumário. 14 - Coaching: Gerando Transformações.

(15) EDITORIAL......................................................... .......................................................06. PREFÁCIO..................................................................................................................10. O LÍDER QUE INSPIRA Amarilio Silva. 18. O COACHING E SUA CONTRIBUIÇÃO NA TRANSIÇÃO PARA A APOSENTADORIA Ana Teles. 24. SUPERANDO OBSTÁCULOS EM 6 PASSOS Ednei Souza. 32. COACHING, PSICOLOGIA POSITIVA E MÉTODO COGNITIVO Edson S. Lima. 40. APLICAÇÃO DO COACHING NA SEGURANÇA DO TRABALHO Emerson Franco. 48. VOCÊ É MARCANTE? Gi Oliveira. 56. AS LEIS DE NEWTON APLICADAS AO COMPORTAMENTO HUMANO NA VISÃO DE UM COACH Gilson Chaves. 66. COMO SOBREVIVER BEM A UMA SEPARAÇÃO Ludmila Moura. 74. QUEM TEM CORAGEM, AGE! Maíra YamiƟara. 84 Coaching: Gerando Transformações- 15.

(16) COMO POSSO TE AJUDAR? Mariza Almeida. 90. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL VERSUS LIDERANÇA Mônica Bastos. 94. A TRANSFORMAÇÃO É O QUE GERA O RESULTADO E NÃO O CONTRÁRIO Otavio Castanho. 102. OS 5 COMPORTAMENTOS INDISPENSÁVEIS DE UM LÍDER DE SUCESSO Priscilla Belletate. 110. CRENÇAS LIMITANTES, O QUE SÃO? DE ONDE VÊM? E COMO TRANSFORMÁͳLAS? Sara Soares. 118. AUTO CONHECIMENTO, MISTURA PERFEITA ͳ A APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL E O LIFE COACH Sheìla Machado. 124. SUA MELHOR VERSÃO NA GESTÃO DA EMOÇÃO Têneli Müller. 130. TÉCNICAS DE VOZ, POSTURA E COMUNICAÇÃO PARA PALESTRANTES Thiago Rinnaldi. 140. HOLOCENO E O HOMO ECONOMICUS William P SanƟaggo. 152. 16 - Coaching: Gerando Transformações.

(17)

(18) Amarilio Silva. O Líder que Inspira Uma das principais virtudes de um líder Inspirador é a aƟtude. Neste arƟgo você aprenderá como eliminar seus sabotadores internos e construir uma equipe vencedora com resultados extraordinários.. 18 - Coaching: Gerando Transformações.

(19) Você já parou para pensar para que você nasceu? “VOCÊ NASCEU PARA DAR CERTO” Como está a sua equipe hoje? Como você se vê no futuro? Se você demora para me responder mais que cinco segundos a estas duas úl mas perguntas, quer dizer que algo não está saindo de acordo com o planejado. Crie uma visão vencedora e tenha a a tude necessária para a mudança. O que é a tude para você? A tude é modo de proceder ou agir: maneira, comportamento e procedimento. A tude tem três primícias básicas: intelectual, emocional e a ação. “A a tude é a maior virtude de uma pessoa.” O desejo de prosperar está em todos, mas são poucos que conseguem. Para alcançar este resultado você precisa ter uma mente próspera e vencedora e acreditar no seu potencial. Seja uma pessoa de a tude e use todas as virtudes que a vida o presenteou para prosperar hoje e sempre. A sua vida é baseada em lições diárias, crenças, valores e culturas que estão ligadas à maneira na qual você foi criado por seus pais, avós, bisavós, ou seja, seus ancestrais. Desafie suas crenças limitantes e elimine seus sabotadores internos. Você deve estar se perguntando: O que são sabotadores internos e crenças limitantes? São aqueles pensamentos que te limitam e fazem acreditar que não é capaz de realizar seus sonhos. Internalizam crenças com frases do po “Há trinta anos é assim e não pode ser mudado.” Os sabotadores internos são pensamentos que roubam os seus sonhos. Veja abaixo oito sabotadores e as ações necessárias para eliminá-los: DramaƟzar - Há pessoas que tem pensamentos e a tudes de lamentar, passam a vida inteira no drama, precisam ser mais obje vas para eliminar este sabotador. Coaching: Gerando Transformações- 19.

(20) Desculpar - São pessoas que jus ficam seus fracassos e falta responsabilidade necessária para alcançar o sucesso. Distrair - Às vezes falta autodisciplina, perde-se no meio do caminho e não alcança seus obje vos, deve desenvolver autodisciplina para direcionar a sua vida rumo ao propósito que deseja alcançar. Duvidar - Você precisa ter determinação e acreditar no seu potencial para alcançar os seus sonhos. Dormir - A falta de inicia va te faz dormir, o tempo passa e você não realiza os seus sonhos e obje vos que eram prioridades em sua vida. Desviar - Para eliminar este sabotador, mantenha o foco; Saiba onde você está, aonde quer chegar e o que precisa ser feito para realizar o seu sonho. Mantenha o foco, sempre. Por mais que você saiba o que tem que produzir, não pode deixar que este sabotador atrapalhe a sua vida. Desanimar - Este sabotador faz com que fique desmo vado, desanimado, para eliminá-lo você terá de que buscar a automo vação. DesisƟr - Grande parte das pessoas quando estão bem próximas de alcançar o sucesso deixam que este sabotador as neutralize. Para eliminar este sabotador você deve ser persistente. Pense sempre na prosperidade, jamais no insucesso. Quando es ver diante de um desafio, pense: “Eu vencerei”. Quando concorrer a algo, pense: “Eu sou igual aos melhores”. Jamais entre em uma compe ção por disputar, não entre como se você fosse um derrotado, seja igual aos melhores, pois se algo não sair de acordo como planejado você saberá que deu o melhor de si, que você realizou 100% do melhor que poderia fazer naquele momento. E quando surgir uma oportunidade acredite no seu potencial, é muito importante acreditar que você é capaz de fazer. Lembre-se condicionalmente que você é melhor que precisa ser. Valorize-se! Acredite com fé e convicção plena, projete com sonhos e transforme em trabalhos. Quando traçar uma meta, um obje vo, coloque no papel, trabalhe esta meta projetando os seus sonhos. A par r do momento em que você começa a realizar os seus sonhos, obterá novas visões, criará novas a tudes e desenvolverá as suas competências, adquirindo com isso autoconfiança, autocontrole, disciplina e foco. Ao realizar o que foi planejado você a ngirá sua sa sfação pessoal. A par r deste momento desenvolva a gra dão como parte de si, pode não haver um amanhã para agradecer e honrar as pessoas envolvidas em nossas conquistas. 20 - Coaching: Gerando Transformações.

(21) Nos momentos mais desafiantes em que precisa mo var a sua equipe é importante a valorização de cada membro dela, agradecendo por tudo que eles fizeram, valorizando as conquistas, deixando bem claro a importância de cada um. Assuma a tudes e responsabilidades para o progresso próprio e cole vo. Não adianta você pensar só no seu setor, na sua equipe, é preciso pensar na organização como um todo. Se o seu setor é fundamental para o desenvolvimento da empresa, pense em como você pode criar uma integração entre os setores de forma que todos sejam fortes, parceiros, trabalhando como equipe, onde um apoia o outro, criando uma harmonia entre os setores dentro da organização. Veja as oito habilidades das pessoas de a tude, ou seja, o que você precisa desenvolver para ter uma carreira vencedora, para sair da zona de conforto e alcançar o estado desejado: A primeira habilidade de uma pessoa de a tude é aƟngir a éƟca como parte de si. Suas ações têm que ser de acordo com o seu discurso, não adianta propor mudanças se você como líder está fazendo tudo diferente. A segunda habilidade é estudar sempre e muito. Você precisa estar preparado para as novas possibilidades e antecipar-se, preparar-se para o futuro. Quando você tem uma mente clara com o obje vo traçado e uma mente vencedora, você já sabe aonde quer chegar e o que precisa desenvolver para conquistar seus sonhos e obje vos. Quando surgir uma oportunidade você terá se antecipado ao futuro e estará pronto para assumir novas responsabilidades. A terceira habilidade é elevar as suas expectaƟvas aumentando a produƟvidade dentro da empresa. Preparando o futuro, você estará melhor profissionalmente, elevando as suas expecta vas hoje e sempre. A quarta habilidade é agradecer todos que parƟciparam de suas conquistas, valorização dos membros da equipe, de todos que estão envolvidos no processo, agradecer a todos que se dedicaram, que se doaram para o cumprimento daquela meta. O “muito obrigado” faz diferença como sen mento de gra dão, de reconhecimento por todos que parcipam do sucesso da equipe. A quinta habilidade: Amplie seus relacionamentos profissionais parcipando de associações, sindicatos, congressos, feiras e outros, para que possa saber sobre as tendências de mercado, as oportunidades, os desafios, criando um grupo forte de empresas do mesmo segmento. Deve estar presente para saber como o mercado tem atuado no ceCoaching: Gerando Transformações- 21.

(22) nário econômico, polí co, social, meio ambiente, entre outros que podem ser abordados. A sexta habilidade é ter mestres, você deve ter referências. Os mestres podem ser os doutores, escritores, professores, o seu líder atual ou líderes do passado que con nuam sendo referência profissional em sua vida. Ter referências no momento de decisão e saber iden ficar o po de liderança exercer facilita o engajamento da equipe, alcançando resultados surpreendentes. Tenha metas claras e bem definidas: Quando criá-las é necessário que sejam a ngíveis, mas também você não deve criar uma meta abaixo do potencial da sua equipe. Ela está ligada ao tamanho da sua crença, podendo ser um fator limitante de acordo com a sua confiança na equipe. No momento em que o líder determina uma meta mo vante e desafiadora, ele es mula e impulsiona a equipe rumo ao crescimento profissional. Se es ver muito acima do potencial, pode ter um efeito reverso e desmo vá-la; Se es ver muito abaixo, poderá fazer com que demore a alcançar o obje vo e não estará explorando a capacidade máxima de produção. Para finalizar, uma úl ma habilidade de pessoas de a tude: tenha amigos vencedores. O que vai definir o grau de sucesso são aquelas pessoas que estão com você. Se você tem amigos vencedores, eles irão impulsioná-lo ao crescimento pessoal e profissional. Crie um grupo de relacionamento de pessoas vencedoras que buscam sempre o desenvolvimento pessoal e profissional, que pretendem ser melhores do que já são hoje. Quando você desenvolve estas oito habilidades, cria um poder pessoal contagiando e mo vando toda equipe, passando uma a tude posiva e desenvolvendo a autoconfiança, autocontrole e autonomia. A parr do momento que você souber lidar com as adversidades e es ver preparado para liderar, construirá uma equipe forte e vencedora com resultados extraordinários. Como você vai liderar a sua equipe a par r de agora?. 22 - Coaching: Gerando Transformações.

(23) Bibliografia: - Silveira, Michelle/A tude: a virtude dos vencedores Michelle & Paulo Silveira – São Paulo: Editora Ser Mais, 2014. - Solar/Manual para Líderes: Suryavan Solar São Paulo: Editora Gransol, 2013. - Marques/Coaching & Carreiras: técnicas poderosas e resultados extraordinários Jose Roberto Marques. – Goiânia: Editora IBC, 2013. Sobre Amarilio Silva Coach, administrador, especialista em controladoria e finanças • Associado a AICP (Associação Internacional de Coaches Profissionais) • Atua com o coaching para lideres em indústrias, no atacado e varejo desde 2013, quando fez a primeira formação, tendo experiência com mais de 10 anos em liderança • Fundador da empresa Plus Coaching desenvolvimento Humano, a sua missão é ajudar as pessoas a se tornarem melhores do que elas já são. Onde mora: Belo Horizonte/MG Site: www.pluscoachingbh.com.br Celular: 55 (31) 9-8822-3212 Whatsapp: 55 (31) 9-8822-3212 Facebook: facebook.com/Pluscoaching TwiƩer: twi er.com/PlusCoachingbh LinkedIn: linkedin.com/in/amarilio-silva-21232a57 Coaching: Gerando Transformações- 23.

(24) Ana Teles. O Coaching e Sua Contribuição na Transição Para a Aposentadoria Tão importante quanto o aumento da longevidade é desenhar o seu pós-carreira com as ferramentas de um novo projeto de vida e a Implementação com um processo de coaching. O profissional que escolhe submeter-se a um processo de coaching na fase de sua pré-aposentadoria, com certeza terá uma pós-carreira com autonomia, sustentabilidade e êxito.. 24 - Coaching: Gerando Transformações.

(25) I ͵ INTRODUÇÃO Na nossa vida profissional existem dois momentos de muito impacto psicológico e emocional: o primeiro emprego, para o qual ficamos ansiosos e nos preparamos bastante, pois significa a nossa entrada no mundo corpora vo, e o segundo momento, tão importante quanto o primeiro, a nossa saída do mercado de trabalho por ocasião da aposentadoria. As organizações precisam cada vez mais se conscien zar e promover um programa de pós-carreira para seus colaboradores como uma iniciava que beneficie aqueles que dedicaram as melhores décadas de suas vidas produ vas à ins tuição. Devem incen var estas pessoas a encontrar um novo sen do para suas vidas e orientá-las para uma pós-carreira a va e/ou produ va. Esta postura traria uma contribuição posi va para o clima organizacional e muito ajudaria a seus funcionários a fazerem uma transição com mais tranquilidade, segurança e confiança em um pós-carreira com êxito, autorrealização e sustentabilidade.. II ͵ SOBRE A APOSENTADORIA A expecta va de vida do homem triplicou em relação ao século passado como resultado de estudos na área da ciência e da tecnologia a serviço da longevidade. O aposentado terá uma sobrevida maior na sua fase pós-trabalho e terá maior disponibilidade de tempo para colocar em prá ca aqueles planos e sonhos não realizados. A aposentadoria é mais uma das fases da nossa vida que traz consigo grandes mudanças de ordem sica, psicológica, social, econômica, dentre outras. Isto contribui para a formação de um quadro peculiar ao funcionário pré-aposentado que, segundo pesquisas, costuma apresentar alguns sintomas comuns como a síndrome do pânico, sen Coaching: Gerando Transformações- 25.

(26) mento de inu lidade, sensação de abandono, decorrentes destas mudanças em sua vida. A forma como cada pessoa recebe este momento depende muito do seu mapa mental, isto é, como esta pessoa “funciona” e como se posiciona diante dos desafios que a vida lhe apresenta, com que filtros vê a si mesma, a sociedade e o mundo. As pessoas comportam-se de duas formas: 1. Focando e invesƟndo nos aspectos posiƟvos: percebem o momento como uma conquista e acolherão e celebrarão a aposentadoria com muita mo vação, transformando o momento em uma oportunidade de novos projetos pessoais e profissionais; 2. Focando somente os aspectos negaƟvos: outras pessoas que fizeram do trabalho o mo vo principal de sua vida, muitas vezes confundindo a missão da empresa com a sua própria missão de vida, percebem esta fase focando somente os aspectos nega vos do evento e apresentam dificuldade no momento da ruptura com a ins tuição patronal. Ficam desmo vados, com baixa autoes ma e baixa autoconfiança para prosseguir a sua vida sem o respaldo que a organização lhe oferecia, principalmente o nome da empresa, que tornara-se até então o “sobrenome” do funcionário e concedia a este certo “status” no meio corpora vo e social. Neste caso o profissional chega ao “portal da aposentadoria” sem construir uma vida social a va, sem uma rede de relacionamentos e outras a vidades culturais e de lazer que, certamente, seriam um grande suporte no processo de transição.. III ͵ PLANEJAMENTO A aposentadoria requer um modelo mental que a maioria das pessoas não possui, até porque a preparação para ela geralmente não está incluída no projeto de vida do profissional a vo. Ele está muito ocupado com o trabalho, seu desenvolvimento e com os melhores resultados para a sua organização. Na maioria das vezes o funcionário não definiu sua própria missão de vida, mas sabe e conhece de maneira “precisa” a missão da empresa, tal é o seu comprome mento. Abdica de seus projetos pessoais, muitas vezes em função dos projetos profissionais. Você já se percebeu assim? Então considere-se um bom profissional, pois este é o modelo que as organizações buscam! O planejamento para a aposentadoria deve começar com um programa de preparação, contemplando os principais aspectos da vida pessoal e profissional do cidadão, de forma a viabilizar um equilíbrio entre todos eles. 26 - Coaching: Gerando Transformações.

(27) A maioria das pessoas acredita que o planejamento da aposentadoria limita-se ao aspecto financeiro e passa anos planejando, executando e acompanhando seus inves mentos, confiante de que está preparada para a vida pós-carreira. Tão importante quanto assegurar recursos financeiros é preparar-se para viver uma vida a va e produ va nos anos que virão. E esse processo deve começar muito antes do momento da ruptura com a organização, por que a realidade da aposentadoria costuma ser muito diferente do que se imagina. A aposentadoria é um evento que traz consigo ganhos e perdas e vale a pena fazer uma reflexão:. Ganhos Tempo: de todos os ganhos, consideramos que o principal é o resgate do nosso tempo, pois é o a vo mais valioso que temos. Ele nos dá autonomia para redimensionar a nossa vida nesta nova etapa, reavaliando nossa missão de vida, entrando em contato com os nossos valores e com a nossa essência enquanto pessoa. É grande sacada da aposentadoria: reencontrar-se e reinventar-se pessoal e profissionalmente, desenhando o seu pós-carreira alinhado com a sua missão e propósito de vida! Agora você pode escolher e fazer da sua exper se uma nova a vidade, ou transformar o seu hobby favorito em trabalho que lhe dê prazer, realização e qualidade de vida. Muitas são as oportunidades quando você é o dono do teu tempo e tem saúde para usufruir do tempo que conquistou após tantos anos de trabalho. Você pode se permi r agora, trabalhar em novo ritmo em uma agenda que contemple tempo para os seus cuidados pessoais, fazendo deste momento a realização do seu projeto de vida pós-carreira. Demais ganhos a ser considerados: - Resgate da iden dade pessoal; - Mais tempo para a vidades pessoais, lazer, família.. Perdas Financeira - Em geral a perda mais visível apresentada por ocasião da aposentadoria é a de nível financeiro, principalmente para a maioria dos trabalhadores que não têm um plano de complementação. Coaching: Gerando Transformações- 27.

(28) No entanto, enganam-se aqueles que pensam que somente uma reserva financeira viabilizando o mesmo padrão de vida em sua pós-carreira é suficiente para garan r uma aposentadoria bem sucedida. Existem outros aspectos tão importantes quanto o financeiro que precisam de uma atenção especial. Consideramos tais aspectos dentro de uma ferramenta muito u lizada nos processos de coaching, conhecida como Roda da Vida, que nos mostra um painel com os níveis de sa sfação em cada aspecto considerado. Demais aspectos negaƟvos: perda de status, perda de um papel social, de relacionamentos no ambiente corpora vo. Outros aspectos do programa de preparação para a aposentadoria: 01. Conhecimento O profissional ao longo da sua carreira deve estar sempre atualizado tanto a nível de conhecimento técnico, como atualidades e no cias do mercado. No entanto é fundamental, principalmente na fase da transição para a aposentadoria, que este conhecimento comece pelo autoconhecimento que em muito vai ajudar ao pré-aposentado construir o seu projeto de vida pós- carreira. Saber quem é você, fora do ambiente corpora vo, quais os seus valores, crenças, a sua missão de vida, a bagagem profissional e cultural, etc, para viabilizar a construção do seu Projeto. 02. Saúde sob Controle A saúde é um dos principais aspectos a ser considerado na aposentadoria. Organizar-se nesta fase significa ter a vidades que permitam um enriquecimento pessoal, criação de laços sociais, a conservação da saúde e das potencialidades intelectuais. A chave para a nova organização interior é certamente aprender sobre esta nova fase e criar novos obje vos. Manter a vida social a va é o que mais deve ser levado em consideração para con nuar o seu caminho com qualidade de vida. 03. Aspecto Profissional Há algumas décadas atrás a aposentadoria significou o final de uma vida produ va. Hoje é vista como ponto de transição para o pós-carreira. Na sociedade do conhecimento, cada vez menos encontraremos pessoas que aposentarão suas carreiras. Em vez disso, quando chegarem à maturidade, adotarão novos modelos para a entrega de suas competências. O trabalho contribui para a saúde mental e sica, proporcionando uma melhor qualidade de vida. No entanto, aqueles que pretendem permanecer ou retornar ao ambiente corpora vo precisam estar sempre atualizados. 28 - Coaching: Gerando Transformações.

(29) Observe alguns pontos: 3.1. Escolha uma área de atuação alinhada à sua missão de vida, para que seja uma a vidade prazerosa e traga mo vação e realização pessoal. 3.2. Começar a pesquisa no mercado de trabalho antes mesmo do seu desligamento da organização à qual presta serviço. A forma de seleção do mercado para os profissionais que ainda estão no mercado de trabalho é mais favorável quando ainda se mantém o vínculo emprega cio. As empresas não têm muita segurança em contratar pessoas que já estão desligadas do ambiente corpora vo. 3.3. Manter-se sempre atualizado, principalmente em relação às novas tecnologias e redes sociais. O profissional atualizado torna-se sedutor ao mercado de trabalho e fica na mira dos headhunters. 3.4. Desenvolver-se em áreas que promovam maior autonomia, tais como consultoria, empreendedorismo, docência, coach, etc. 3.5. Atualizar também o seu currículo. 04. Aspecto Financeiro: O planejamento para este aspecto da aposentadoria deve acontecer com bastante antecedência para viabilizar uma poupança construída com tranquilidade. Algo muito importante a ser considerado no contexto financeiro é a Educação Financeira: tão importante quanto receber o seu salário é saber como gastar e comprometer seus rendimentos. 05. Construir uma rede de relacionamentos (afeƟvos/profissional): Ao chegar à aposentadoria, mais importante do que ter recursos financeiros para aproveitar a melhor fase da vida, é mudar a rotina e as atividades para construir um novo círculo de amigos e novos hábitos sociais. Se na aposentadoria as pessoas terão mais tempo para conviver com o parceiro, com os amigos e com a família, é fundamental que o pré-aposentado tenha um tempo prévio para conviver mais com eles. Muitos programas de preparação para a aposentadoria sugerem e viabilizam a par cipação do cônjuge nas oficinas e workshops com os aposentáveis, visando o apoio ao projeto de vida pós-carreira. 06. Educação Permanente: Na aposentadoria a educação deve contemplar as principais dimensões da vida do cidadão e não somente o saber intelectual, a exemplo das universidades livres, favorecendo maior grau de interação e troca interpessoal nos relacionamentos. Segundo pesquisadores, o hábito de estudar traz vantagens para o resto da vida, refle ndo inclusive na saúde. Quem estuda par cipa ou trabalha tem menos tempo de adoecer. Coaching: Gerando Transformações- 29.

(30) O obje vo da educação permanente é, sobretudo, melhorar a qualidade de vida a par r dos recursos pessoais e ambientais disponíveis. Outras razões para conƟnuar estudando 1. Assume o controle da própria vida; 2. Sabe o que diz. Tem embasamento para discu r diversos assuntos, inclusive defender os direitos da sua classe; 3. Tem mais oportunidades na vida; 4. Cul va hábitos de vida saudáveis; 5. Consegue superar as derrotas com mais facilidade. Na educação con nuada estão inclusas as Universidades Abertas para a terceira idade. Elas oferecem não somente o estudo do saber como também a vidades de lazer, integração e serviços. Após trabalhar todos estes aspectos nos seminários, com o auxílio de ferramentas específicas, o pré-aposentado tem condição de construir o seu projeto de vida pós-carreira.. IV ͳ A CONTRIBUIÇÃO DO PROCESSO DE COACHING O coaching, enquanto processo estruturado e com foco em resultados, tem um comprome mento total com o coachee, considerando todos os aspectos da sua vida. É um instrumento bastante eficiente e adequado para a fase de transição do pré-aposentado ou na aposentadoria, ajudando-o a viabilizar o seu projeto de vida para a fase pós-carreira. O processo de coaching poderá beneficiar o coachee por ocasião da aposentadoria de 2 formas: a) Quando o profissional está em um estágio de pré-aposentadoria, de 01 a 06 meses antes do desligamento da organização e já par cipou do programa de preparação para a aposentadoria, estando com o seu projeto de vida desenhado. Neste caso, já foram trabalhados os aspectos de valores, crenças limitantes e definida a missão e propósito de vida. Para este coachee que já tem a sua meta definida, o processo de coaching será mui ssimo importante para implementar o projeto de vida pós-carreira. b) Quando o profissional já está aposentado e ainda não construiu o seu projeto de vida. Neste caso, o processo de coaching terá todas as suas fases e será mais longo. Nos dois casos o coachee será muito beneficiado por que as ferramentas de coaching são bastante eficientes, porém na primeira opção, 30 - Coaching: Gerando Transformações.

(31) em que o aposentado se permi u par cipar de uma preparação com um maior tempo para o processo de autoconhecimento, se ampliam e fortalecem os bene cios do autodesenvolvimento e da autoconfiança. O profissional que escolhe submeter-se ao um processo de coaching na fase da sua pré-aposentadoria, com certeza terá uma pós-carreira com autonomia, sustentabilidade e êxito. Beneİcios do Coaching para Aposentados - Autoconhecimento; - Potencialização de competências; - Desenvolvimento de novas habilidades - Desenho de um projeto de vida para o pós-carreira. Tão importante quanto o aumento da longevidade é desenhar o seu pós-carreira com as ferramentas de um novo projeto de vida e a Implementação com um processo de coaching.. Sobre Ana Teles Coach de Alta Performance e de Aposentadoria • Bacharel em Administração, palestrante e empresária • Cer ficada pelo ICI - Integrated Coaching Ins tute em Personal, Team e Execu ve Coaching • Quantum Evolu on Coaching pela Corporate Coach U em Coaching Clinic e pela ABRACOACHING em Advanced Coaching Pra oner • Experiência de dezoito anos na área financeira • Master em Programação Neurolinguís ca – PNL • MBA em Gestão Estratégica de Pessoas • Especialista em Psicologia Clinica e do Aconselhamento • Especialista em Gerontologia Bio-Psico-Social • Especialista em finanças • Pesquisadora e estudiosa na área do envelhecimento humano • Criadora do P.A.P.A. - Programa ÁGUIA de Preparação para a Aposentadoria. Onde reside: Curi ba/PR Site: www.anatelescoach.com.br Fone fixo: 55 (41) 3156-1526 Celular: 55 (41) 9997-0122 Whatsapp: 55 (41) 9997-0122 Facebook: facebook.com/tel13 Fanpage: facebook.com/Confraria-DOS-Cinquentões-850111358447904 Coaching: Gerando Transformações- 31.

(32) Ednei Souza. Superando Obstáculos em 6 Passos “O desejo vence o medo, quebra barreiras e aplana dificuldades.” Entender as possibilidades de superar um obstáculo que a vida apresenta como desafio é uma das formas de superar o medo que se esconde no subconsciente. Descubra os 6 passos para lhe conduzir ao sucesso absoluto. Método realmente simples.. 32 - Coaching: Gerando Transformações.

(33) Poderia iniciar esta coautoria agradecendo a muitas pessoas que são realmente especiais para mim, poderia fazer algumas dedicatórias para quem eu amo e quem tanto me apoia em meus projetos, mas quero fazer isso de uma forma diferente. Você, leitor, é a você que deixo meus agradecimentos, pois ao me dedicar a este material consegui entender um pouco mais sobre minha missão. Obrigado, e que as minhas palavras escritas neste livro sejam realmente algo que venha somar para o melhor em sua vida. “Superar obstáculos é muito mais que simplesmente vencer um desafio, superar obstáculos é estar preparado para cair várias vezes, levantar e não sangrar” (Ednei Souza) Quando falo cair e levantar sem sangrar na frase acima, refiro-me a passar por grandes problemas e não permi r que as pessoas que realmente não podem lhe ajudar vejam você como um sofredor, um coitado ou desanimado, é preciso que você seja resistente e forte, ainda que isso pareça impossível. Não estou dizendo para virar as costas para os problemas, ou mostrar para as pessoas uma falsa aparência, ao contrário, digo para enfrentar os desafios de frente e mostrar para eles que você tem sempre uma saída. Como afirmava Sigmund Freud, “não existe problema sem solução”. Acredito que os “desafios”, ou ao menos parte deles, existem para nos mostrar que temos mais força do que acreditamos ter, por isso falaremos sobre seis passos que se aplicados real e verdadeiramente, criam uma incrível chave para superar os obstáculos da vida. Usarei uma conversação “Ericksoniana”, (Linguagem Ericksoniana aplicada ao coaching - A Hipnose Ericksoniana é hoje considerada uma das mais poderosas e eficientes ferramentas de Comunicação Humana.) no entanto tentarei usar palavras bem simples e populares, mas com mensagens inconscientes para a ngir a melhor parte de você. É o que chamo de quebra de padrão psicológico. Coaching: Gerando Transformações- 33.

(34) Nosso cérebro tem um poder infinito de proteção, porém quando esse poder não é treinado de forma correta, acaba trazendo mais dificuldades que ajuda. Nas formas mais avassaladoras, uma pessoa permite ser vista e taxada como fracassada, falida, sem capacidade. Sabemos que existem algumas situações nas quais realmente não estamos aptos a alcançar o sucesso, no entanto isso não representa que sejamos fracassados em tudo, ou sem capacidades. Quando permi mos e aceitamos que as outras pessoas nos vejam como fracassados em alguns aspectos, estamos de forma insciente declarando para o universo que assim será. Então fica a dica: Aprenda a cair levantar, mas sem mostrar que sangrou. Nos seis passos entenderemos isso melhor, mas antes quero lhe convidar a se permi r ir além do que irei escrever. Leia os seis passos, de preferência com um fundo musical que transmita energia posi va, seja você mesmo, vá ao fundo de sua alma e extraia o melhor que há em você, assim você entenderá os seis passos de forma poderosa. Firme um compromisso com você mesmo e mostre para o universo que está aqui para vencer e superar todos os seus obstáculos.. PASSO 1 ͳ ESTRATÉGIA “A estratégia é a ciência do emprego do tempo e do espaço. Sou menos avaro com o espaço do que com o tempo. O espaço pode ser resgatado. O tempo perdido, jamais.” (Napoleão Bonaparte) Quando estamos de frente a um grande desafio é preciso saber elaborar uma boa estratégia, pois para vencer uma batalha o guerreiro precisa muito mais do que somente a força, ele precisa saber entender os golpes e ataques que devem ser aplicados. A força é importante, mas força sem sabedoria não representa vitória. Vamos usar neste contexto o exemplo do herói da Marvel, Batman, um guerreiro que não possui qualquer po de super poder, porém sempre vence suas batalhas u lizando a força que ele acumulou através de muito esforço e dedicação aos treinamentos. O segredo de suas vitórias, porém, está em sua estratégia de ataque e suas ferramentas de trabalho. Permita-se estudar seus problemas olhando-os de ângulos diferentes, descubra quais são os pontos di ceis de seus obstáculos e estude 34 - Coaching: Gerando Transformações.

(35) quais os passos para superá-los, “Pense fora da caixa”, tente viver um mundo paralelo ao que está vivendo durante o problema e concentrese em ver sua vida de fora dela, um modelo de dissociação. É como ver um filme de sua história, é meio estranha essa forma de falar e pensar, mas isso permi rá ver com mais asser vidade, facilitará na busca da ferramenta adequada para sua vitória.. PASSO 2 ͳ HABILIDADE “Gênio é a habilidade de reduzir o que é complicado a algo simples.” (C. W. Ceran) Habilidade é um passo muito importante para superar obstáculos, é indicado fazer um estudo sobre aquilo que realmente você desenvolve bem e qual habilidade você tem que exercitar. No processo de coaching temos algumas ferramentas que nos ajudam nessa pesquisa e se quiser pode solicitar algumas através do meu email. Foque naquilo que você realmente domina. Costumo dizer em meus treinamentos que, mesmo que sua habilidade não pareça ter nada a ver com o que você precisa para solucionar um problema, ela está ali para ser trabalhada e estruturada para se adequar. Então se fizer sen do para você, reserve um tempo e permita-se pensar fora da caixa. Use sua habilidade para ser feliz, com felicidade em alta é mais fácil conseguir enxergar a solução para os desafios.. PASSO 3 ͳ FOCO “Mantenha o seu foco no melhor que você possa imaginar e permita que uma visão posiƟva o impulsione para frente!” (Jack Anderson) O foco é o passo mais forte do conjunto de seis passos. É claro que o foco sem estratégia e habilidade não faz muito sen do, porém o foco é a chave para o sucesso de qualquer projeto. É natural a mente agir de forma disfarçada e levar a atenção para outros assuntos, como se fosse um escape da mente subje va, somos seres humanos e fazemos parte Coaching: Gerando Transformações- 35.

(36) de um sistema, este que é formado por diversas informações. E recebemos centenas de informações todos os dias e que nos levam a sen mentos, desejos e ações. Se você não es ver verdadeiramente decidido a ter sucesso com o que se comprometeu, com certeza uma ou mais destas informações ou sen mentos vão lhe rar o foco e trazer problemas. A meu ver a maior parte dos problemas passa a exis r quando negligenciamos as soluções que já estão em nossas mãos ou em nosso poder de decisão, justamente no poder de escolher entre o sim e o não em cada situação. Portanto para manter o foco em seu obje vo é preciso saber unir o terceiro passo (foco) ao sexto (resiliência) e decidir o que realmente é importante para seu sucesso. Foco é a chave mestra para conduzir todos os outros passos.. PASSO 4 ͳ CORAGEM PARA VENCER “Você bloqueia seus sonhos e vitórias quando permite que seus medos fiquem maiores que sua fé” (Ednei Souza) A coragem é mo vada pela fé e a “FÉ” é a certeza de alguma coisa que não se pode ver nem sen r, assim é explicado na Bíblia sagrada. Para superar os obstáculos é muito importante estar sintonizado com a coragem, mas que coragem é esta? Estou falando justamente da coragem de olhar para você mesmo e ver quais comportamentos devem ser alterados. Normalmente até fingimos não saber o que devemos mudar em nós mesmos, isso é um modelo de crença limitadora armazenada no inconsciente e para trabalhar este assunto eu indico que veja ar gos de PNL (Programação Neurolinguís ca). A coragem é um passo muito importante e necessário para vencer um desafio, procure entender que o medo na verdade não existe, ele é fruto da sua imaginação, são pensamentos sobre o futuro, algo que não vivenciamos ainda e que fantasiamos em nossa mente. Por que geralmente não temos medo de algo que ficou no passado? Porque conhecemos os passos aplicados para resolver algo que sabemos agora exatamente como funciona. Então treine sua mente a ignorar o sen mento de medo, foque em suas habilidades de conquistar e em sua estratégia de vitória. “Lembre-se sempre de se lembrar de nunca se esquecer” que a coragem é o combus vel necessário para superar qualquer barreira. 36 - Coaching: Gerando Transformações.

(37) PASSO 5 ͳ LIDERANÇA “Para ser um líder, você tem que fazer as pessoas quererem te seguir, e ninguém quer seguir alguém que não sabe onde está indo” (Joe Namath). O tema deste ar go é “superando obstáculos” e não “liderança”, porém percebe a necessidade de abordar um pouco sobre o assunto? O tempo todo estamos falando de autoliderança, lembra-se que escrevi sobre cair e não sangrar? Então é aqui que esta frase entra em ação: você só conseguirá realmente superar seus desafios quando esver preparado para ser líder de si mesmo, trabalhar com Foco, Coragem, Liderança, Resiliência, quando permi r que sua afiliação(*) esteja ligada ao seu desejo de legado e de forma inteligente conectará sua missão de vida e seus valores nesta afiliação, passará a perceber que as pessoas enviam de forma indireta ou inconsciente a força da energia que elas passam e recebem ao acreditar em seu potencial. Incrível isso, não é? Realmente acontece isso quanto você começa a vencer seus desafios. Quando você se levanta de suas quedas sem apresentar fraquezas, automa camente está plantando em sua afiliação e no ambiente o poder infinito que vem de dentro, dai o universo se encarrega do resto, ele te devolve em forma de admiração das outras pessoas. Mas veja bem, não tente mostrar sua força, assim não funciona, mostre sua falta de fraqueza. (*) Afiliação, Legado – Pesquise sobre os 7 níveis neurológicos. PASSO 6 ͳ RESILIÊNCIA A resiliência, a capacidade de lidar com problemas e superar obstáculos, são o que preenche os homens em momentos de sofrimentos inevitáveis. Como diz um provérbio japonês: “cair sete vezes e levantar oito”. (Raimundo Grossi) Esse não poderia ficar de fora, a resiliência é a chave que fortalece todos os outros passos, é o ponto “x” de todas as questões, onde é possível mensurar sua força emocional. A inteligência emocional é, sem sombra Coaching: Gerando Transformações- 37.

(38) de dúvida, a forma mais poderosa para qualquer pessoa conquistar todos os seus sonhos. A dor, as perdas e até mesmo o desconforto podem ser oportunidades para entender e aplicar a resiliência. Em Abril de 2012 recebi um comunicado que poderia mudar totalmente a minha vida e eu só nha 2 caminhos: decretar meu desespero, ou mostrar minha força, coragem e foco para resolver o que havia acontecido. Recebi o recado que meu filho primogênito, fruto do primeiro casamento, estava horrivelmente doente em uma UTI, um garoto com 13 anos que nha seus sonhos havia acabado de perder os dois rins, com certeza ele não nha noção de como seria sua vida com os dois rins mortos dentro do seu corpo. Precisei então seguir na contramão de tudo, mostrar para ele que mesmo a vida nos apresentando tamanho desafio nós seríamos vencedores, melhor dizendo, ele seria vencedor. Travei uma luta contra meus medos e contra os medos de toda minha família, com certeza foi o maior de todos os desafios que já enfrentei e justamente no momento de minha transição de carreira. Foi uma oportunidade de entender na prá ca o que é resiliência. Lutamos por 2 anos e 11 meses só para vencer na jus ça o direito da guarda para poder vir morar comigo (a mãe não permi a a saída dele para o tratamento), durante esse período ele passou por diversas crises muito graves, a UTI já era quase sua segunda casa. Como ele morava no estado de Sergipe, que não realiza transplante de rim, precisei realmente buscar todas as ferramentas possíveis, incluindo a autorização da jus ça para trazer meu filho para São Paulo. Em fevereiro de 2014 consegui trazê-lo, foi quando surgiu outro belo desafio: foi necessária minha total atenção durante todo preparo para o transplante, com isso ve que ficar por tempo indeterminado sem trabalhar, podendo con nuar apenas com cerca de 5% ou 10% dos meus projetos de coaching e palestras. Como sempre, man ve em mente os 6 passos para superar obstáculos, coloquei todos eles em prá ca, aprendendo muito com meu filho Nykollas. Ele sempre mostrou muita confiança, coragem, além da força e desejo inabalável, isso me contagiava, eu olhava para as dificuldades financeiras, emocionais e morais e treinava minha resiliência o tempo todo. Até que chegou o momento mágico. Em janeiro de 2016 fizemos nosso transplante de rim, uma cirurgia onde meu rim direito passou a ser o rim do meu filho. Hoje estamos muito bem graça a DEUS e à medicina, o melhor de tudo isso é que no Hospital das Clínicas de Ribeirão 38 - Coaching: Gerando Transformações.

(39) Preto, interior de São Paulo, ficou registrado como “o transplante de rim com doador vivo que teve a melhor recuperação e resultados posivos da história do hospital”. Estratégia, habilidade, foco, coragem, liderança e resiliência. São os passos que se aplicados em qualquer situação, superarão todos os obstáculos em sua vida. Espero ter ajudado você a enxergar novos horizontes em sua trajetória e aguardo seu feedback. Até outra oportunidade.. Sobre Ednei Souza Palestrante mo vacional • Mestrado em Coaching pelo Ins tuto Brasileiro de Coaching, com vários reconhecimento internacionais como Metaforum Internacional (Alemanha/Itália) • Formação avançada em Treinamento comportamental com prá ca em Emotologia • Analista Comportamental pela UFMG • Criador e Trainer do Programa de formação TOP COACHING/Liderança, nas empresas Jr • Supervisor do Programa TOP COACHING/LIDERANÇA • Consultor e Gestor Empresarial • Mais de 5.300 horas de treinamentos e palestras aplicadas • Diretor de comunicação do Ins tuto C.E.A. • Relações Públicas do PSGB da Guiné-Bissau • Presidente do OSCIP Berço da Esperança. Onde reside: Ribeirão Preto/SP Celular: 55 (16) 9-9758-1400 Whatsapp: 55 (16) 9-9252-5803 Facebook: facebook.com/ednei.souza.969 Coaching: Gerando Transformações- 39.

(40) Edson S. Lima. Coaching, Psicologia Positiva e Método Cognitivo Entenda o papel do coach no processo de autoconhecimento, autogestão e aprendizagem transformacional do coachee e a relação do coaching com a Psicologia PosiƟva e o Método CogniƟvo-Comportamental como ferramenta de trabalho. Veja também dois textos adicionais sobre o ‘modismo coaching’ na web e um conceito interessante sobre o tempo.. 40 - Coaching: Gerando Transformações.

(41) COACHING E PSICOLOGIA POSITIVA Coaching pode ser definido como processo de autoconhecimento, autogestão e aprendizagem transformacional assis do. É o “passo a passo” ou “plano de voo” para alcançar o equilíbrio consigo mesmo e com o meio, u lizando ferramentas e recursos de diversas ciências como psicologia, sociologia, neurociências, administração, gestão de pessoas e planejamento estratégico. O coach encoraja e apoia seu cliente (coachee) a direcionar suas energias e habilidades para a “autodescoberta de sua personalidade e padrões comportamentais, gerenciamento das emoções, estabelecimento de obje vos e metas, análise de obstáculos e resolução de problemas”, segundo Luciana Viana, coach e psicóloga. Por se tratar de vidas envolvidas, o coach não deve interferir ou sugerir o que o cliente deve fazer. Fazendo uma analogia, imagine uma carruagem seguindo seu longo caminho numa estrada de pedras, onde o COACH é o condutor (ou tutor), a carruagem simboliza os MEIOS (ferramentas e técnicas do coaching), a estrada é o MUNDO REAL, o des no são os OBJETIVOS, o passageiro é o COACHEE (cliente), os trajetos são as DIMENSÕES HUMANAS (família, lazer, espiritualidade, equilíbrio emocional, vida social e profissional, saúde, desenvolvimento intelectual) e a bagagem são as CRENÇAS, VALORES, MODELOS MENTAIS, EXPERIÊNCIA DE VIDA, CONHECIMENTO, HABILIDADES e COMPETÊNCIAS do coachee. O coach precisa entender de psicologia humana para compreender o comportamento de seus coachees (clientes) e entender o que os mo va, quais são suas barreiras e como trabalhar em cima disso. Psicologia é uma ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Podemos afirmar que “a psicologia estuda as emoções, as experiências humanas com o mundo ao seu redor, suas introspecções, processos de aprendizagem, intelecto e, é claro, a percepção do ser humano”, diz José Roberto Marquez, presidente do Ins tuto Brasileiro de Coaching. Coaching: Gerando Transformações- 41.

(42) Outra base do coaching é a Psicologia Posi va, um movimento mais recente da psicologia que surgiu nos anos 90 com a proposta de estudar as emoções posi vas (felicidade, prazer), traços posi vos do caráter (sabedoria, cria vidade, coragem, cidadania), relacionamentos posi vos (amizade, confiança, vínculos afe vos saudáveis) e as ins tuições posivas (escolas, empresas e comunidades). Sua principal diferença da psicologia tradicional, que trata dos distúrbios mentais (depressão, ansiedade, fobias, traumas), está em sua abordagem que potencializa as qualidades e as forças posi vas da pessoa. E ainda segundo José Roberto (IBC), a Psicologia Posi va “es mula o foco nas emoções, qualidades e comportamentos posi vos, trazendo maior asser vidade, controle emocional e foco” e suas disciplinas “promovem ainda a desconstrução de barreiras mentais, o aumento das perspec vas e da posi vidade, além de promover o autoconhecimento”.. COACHING COGNITIVOͳCOMPORTAMENTAL Segundo Luciana Viana, coach e psicóloga já mencionada, o “Método CogniƟvo-Comportamental é muito importante no processo de coaching pois, muitas vezes, o profissional se depara com uma série de erros cogniƟvos e crenças limitantes que travam a vida do cliente. O trabalho do coach é ampliar a visão das pessoas e apresentar possibilidades de novos caminhos, de novos modos de pensar, ser e agir. Graças à psicologia e à terapia cogniƟva comportamental, existe o Método CogniƟvo-Comportamental, em cuja terapia ou processo de coaching es mula as pessoas a iden ficar e avaliar seus pensamentos automáƟcos negavos sobre as situações e, desta forma, verificar e corrigir possíveis pensamentos distorcidos que ele constrói devido a esta avaliação imediata, que estejam alterando o seu humor e até prejudicando a realização dos seus obje vos.” Seguem alguns trechos da matéria ‘Onze Erros CogniƟvos’ de Luciana Viana, uma das precursoras deste método na abordagem Coaching no Brasil.. Pensamento dicotômico É aquele pensamento preto-e-branco, o 8 ou 80, sabe? A pessoa vê uma situação em apenas duas categorias em vez de em várias alterna vas. Exemplo: “Se eu não for um sucesso total, eu serei um fracasso.” A pessoa perfeccionista normalmente faz uso constante desse erro 42 - Coaching: Gerando Transformações.

(43) de pensamento e isso faz com que se sinta inadequada e desvalorizada quando o sucesso esperado não vem. Pensamentos dicotômicos tendem a contribuir para episódios depressivos e separações conjugais.. Catastrofização Neste caso a pessoa prevê o futuro nega vamente sem considerar outros resultados mais prováveis. Exemplo: “Meu filho ainda não chegou, deve ter acontecido alguma coisa ruim. Esperarei mais um pouco, pois não conseguirei dormir mesmo.” Outros exemplos: “Meu namorado não atende o celular, deve estar com outra. Tudo está bem entre nós, mas sei que logo começará a me desapontar, pois não chegou ainda”.. Minimização do posiƟvo A pessoa diz para si mesma que experiências, atos ou qualidades posi vas não contam. Exemplo: “Eu fiz bem aquele projeto, mas isso não significa que eu seja competente. Eu apenas ve sorte.” A pessoa rejeita experiências posi vas insis ndo que elas não contam. Desqualificar o posi vo ra a alegria da vida e faz a pessoa sen r-se inadequada e não recompensada. Este é o preço que a pessoa paga por não qualificar as coisas que acontecem em seu co diano.. Argumentação emocional A pessoa pensa que algo deve ser verdade porque “sente” (em realidade, acredita), isso de maneira tão convincente que acaba por ignorar ou desconsiderar fatos e evidências. Exemplo: “Eu sei que eu faço muitas coisas certas no trabalho, mas eu ainda me sinto como se eu fosse um fracasso”.. Rotulação Quando a pessoa habitua-se a colocar um rótulo global e fixo sobre si mesma, ou sobre os outros, sem considerar as ocorrências. Por exemplo: “eu sou idiota mesmo!” “Quão burra eu sou!” “Ele é um simplório!”, “Os homens são todos iguais!” Esses rótulos são simplesmente abstrações que levam à raiva, ansiedade, frustração e baixo amor próprio. Coaching: Gerando Transformações- 43.

(44) Leitura mental A pessoa acha que sabe o que os outros estão pensando e não considera outras possibilidades mais prováveis. Exemplo: “Ele está pensando que eu não sei nada sobre esse projeto.” “Ele pensa que sou uma idiota.” É possível perceber essa distorção cogni va quando se apresenta um trabalho acadêmico em público, pois normalmente a pessoa estará fazendo a seguinte leitura mental: “Ele está me olhando assim, pois deve estar pensando que estou falando abobrinhas”.. Supergeneralização A pessoa ra uma conclusão nega va radical que vai muito além da situação atual. Exemplo: “Nessa escola não tenho amigos, assim como era no colégio anterior.” A pessoa vê um episódio nega vo como uma rejeição amorosa e estabelece um padrão de pensamento para situações similares. Outro exemplo comum: “Todos os meus namorados irão me trair”.. Personalização Ocorre quando a pessoa guarda para si mesmo a inteira responsabilidade sobre um evento que não está sob seu controle. Por exemplo: “Eu não cuidei bem do meu filho, por isso ele está internado no hospital”. “Meu namorado me traiu porque eu estava estressada”. Esse po de distorção cogni va gera muito sofrimento psicológico, pois está embasado na emoção “culpa”.. Ditadura dos “deverias” É muito comum em personalidades do po obsessivo-compulsivo, pois emprega constantemente os termos: “eu deveria”, “eu tenho que”. Pessoas com caracterís cas perfeccionistas u lizam esse erro de pensamento diariamente, gerando ansiedade constante. A pessoa também cria expecta vas exageradas em relação ao comportamento dos outros, gerando afetos nega vos quando estas não são preenchidas, bem como o adoecimento psicológico do po estresse, ansiedade generalizada, depressão. E, também, acontecimentos indesejáveis como separações conjugais são per nentes a esse po de distorção cogni va, bem como con44 - Coaching: Gerando Transformações.

(45) flitos entre pais e filhos, educadores e educandos, gerências e subordinados, entre outras relações interpessoais.. ViƟmização A pessoa tende a sen r-se ví ma e não responsável pelas suas escolhas. Percebe-se sem sorte ao invés de perceber que “quem faz, para si faz!” e que ela mesma é o “comandante do seu navio”, o “diretor da sua novela”. Por exemplo, tende a culpar os outros por sua má sorte no trabalho ou no amor.. OS BONS SAMARITANOS DA WEB Como num passe de mágica, da noite para o dia, as redes sociais foram saturadas de ‘mestres, masters, mentores e conselheiros’ que fazem promessas com suas fórmulas e técnicas de sucesso, riqueza, felicidade, liberdade financeira. É uma tempestade de cer ficados despejados semanalmente. Também vemos muitos ‘bons samaritanos’ que dizem: ‘Minha missão de vida é ajudar as pessoas a alcançar seus sonhos’. Filantropia ou demagogia? Eu me pergunto: por que não vão às filas de desempregados ou aos hospitais públicos ajudar os verdadeiros desafortunados? Nada contra os que fazem um trabalho sério, com capacitação técnica e respaldo cien fico. A verdade é que a exploração de cases de sucesso não mostra a realidade de que a maioria dos bem sucedidos não seguiu nenhuma das técnicas ou métodos milagrosos apresentados. Simplesmente seguiram sua intuição, fizeram várias vezes até acertar, dominaram suas emoções e seguiram algo que Deus presenteou a todos os seres humanos: a cria vidade e a capacidade de lutar e de se superar, mesmo sob as piores condições. Muitos são levados a buscar um sucesso muitas vezes impossível, baseados em experiências de outros. Mas onde vai dar tudo isso: o modismo coaching, as ondas de palestras “gratuitas”, o conteúdo gratuito e excessivo, muitas vezes sem base cien fica, e a supervalorização de casos de sucesso? Bem, não sabemos ao certo. Mas uma coisa é evidente: chegará a hora em que haverá “muito cacique pra pouco índio”. Imagine todo mundo largando seus empregos para trabalhar em casa ‘ajudando outros a alcançar seus sonhos’. Mas que sonhos? Trabalhar em casa, ora! Fazendo o que? Ajudando os outros! Fala sério! Isso não funciona para todos. E mais, muitos estão mesmo é ajudando a si a alcançar seus Coaching: Gerando Transformações- 45.

(46) próprios sonhos. Outro problema é o ciclo vicioso dos cursos instantâneos que prometem turbinar a carreira. Muitos são atraídos pela promessa de ganho garan do e fácil. Mas a realidade é que apenas um pequeno número con nua atuando no mercado. Os que ficam de fora aventuramse a fazer cursos complementares que mais uma vez prometem sucesso.. UMA PALAVRA SOBRE O TEMPO O ser humano precisa de um momento certo para desenvolver competências e habilidade necessárias, também para adquirir experiência e alcançar resultados. Vamos supor que você tenha uma grande meta ou obje vo que ainda não a ngiu. Você acredita que este seja o momento certo de ocupar a tão esperada posição, ou desfrutar deste tão sonhado obje vo? Ou entende que talvez ainda não esteja preparado, com maturidade e habilidade necessárias para assumir as responsabilidades atribuídas às novas conquistas? Segundo um dicionário online, “os gregos an gos nham duas palavras para o tempo: chronos e kairós. Enquanto a primeira era usada no contexto de tempo cronológico, sequencial e linear (o tempo que se mede), a úl ma refere-se a um momento indeterminado no tempo em que algo especial acontece: a experiência do momento oportuno. O termo é usado também em teologia para descrever a forma qualita va do tempo, como o “tempo de Deus” (a eternidade), enquanto khronos é de natureza quan ta va, o “tempo dos homens””. O que realmente precisamos não é de mais tempo, mas de usar melhor o tempo que já temos. Vou citar dois fatores que influenciam su lmente no tempo chronos. A ausência do silêncio e o excesso de informações. Na prá ca não existe silêncio total, há sons por toda parte: nas ruas, nos shoppings, no carro, em casa, no iPhone, em nossa mente e nosso corpo, e isso nos distrai muito. Também, existe muita informação confundindo nossos sen dos e cansando nossa mente: emails, redes sociais, jornais, revistas, livros, telejornais, cursos. Tudo isso acelera nossos pensamentos e provoca uma sensação de euforia e anseio por mais tempo. O que precisamos na verdade é de silêncio interior para ouvir mais, e não só isso, precisamos aprender a escutar. Escutar envolve ser rápido no ouvir e vagaroso no falar. O fato é que desaprendemos isso ao sair do útero, momento em que trocamos um mundo seguro, silencioso e aconchegante por um onde quem vence é aquele que fala mais alto, daí o choro. Outra habilidade preciosa a aprender é saber aplicar nosso 46 - Coaching: Gerando Transformações.

(47) tempo naquilo que verdadeiramente é relevante para nossos obje vos, bem como nosso crescimento como ser humano, evitando as armadilhas da procras nação e do perfeccionismo, o que exige sabedoria, conhecimento e discernimento. Gostaria de falar um pouco destes três conceitos correlacionados e as su lezas de seus significados. Ao passo que conhecimento, essencialmente, significa a familiaridade com fatos colhidos por experiência pessoal, observação ou estudo, o entendimento (ou a compreensão) é a habilidade de ver como as partes, ou os aspectos de determinada coisa, relacionam-se entre si, de ver o assunto inteiro e não apenas fatos isolados. A sabedoria é a faculdade de usar o conhecimento e o entendimento com bom êxito para solucionar problemas, evitar ou prevenir perigos, a ngir certos obje vos, ou aconselhar outros neste sen do. Alguém talvez tenha um profundo conhecimento, mas isso não garante que este saberá usá-lo com sabedoria. Necessitamos planejar o tempo chronos para a ngir nossas metas, mas o momento certo, ou tempo kairós dependerá muito do quanto estaremos preparados para alcançar nossos obje vos com pleno êxito e eficácia.. Sobre Edson S. Lima Edson da Silva Lima (45), pai de Filipe e Testemunha de Jeová, Consultor de RH graduado em Gestão de Pessoas pela Unijorge (recrutamento, seleção, treinamento e avaliação de pessoas), Coach Posi vo, Palestrante • Fundador da Staff Consultoria • Voluntário da Junior Achievement (www.jabrasil.org.br) • Idealizador de projetos sociais para adolescentes em fase escolar na ilha de Itaparica (BA) • Ex-gerente da Alfaiataria da Madeira (fábrica de móveis personalizados) do grupo Figueiredo Gale • Empreendedor na área de Construção Civil, Móveis Planejados, Consultoria Empresarial, produção de Conteúdo Digital e Design Gráfico. Onde mora: Salvador/BA Site: edsonslima-rh.blogspot.com.br Celular: 55 (71) 9-9287-9487 Whatsapp: 55 (71) 9-9287-9487 Coaching: Gerando Transformações- 47.

(48) Emerson Franco. Aplicação do Coaching na Segurança do Trabalho O coaching auxilia pessoas, grupos e empresas a obter melhores resultados, sendo aplicado em diversas aƟvidades que necessitam do desenvolvimento humano. Neste senƟdo o coaching aplicado à segurança do trabalho se apresenta como uma eficaz alternaƟva para auxiliar profissionais e empresas a modificarem sua cultura para aƟngir o zero acidente.. 48 - Coaching: Gerando Transformações.

Referências

Documentos relacionados

Recentemente, a Lei nº 4.191, promulgada em 30/09/03, que dispõe sobre a Política Estadual de Resíduos Sólidos do Estado do Rio de Janeiro, estabeleceu princípios,

Lógico que não vai ser todo mundo igual, porque o mundo nunca foi assim, essa igualdade utópica, igualdade que nós meditamos, isso não vai acontecer, mas vislumbra- mos uma

Com relação aos sentidos e a aspectos lingüísticos do texto, julgue os itens seguintes.. do processo de globalização e da hegemonia, no mundo contemporâneo, do sistema

O portfólio inicial de projetos IIRSA foi composto por 335 projetos de infraestrutura, prevendo um investimento de U$ 37 bilhões em cinco anos (CCTIIRSA, 2011). Tendo a América do

Neste momento, a instalação da rede eléctrica está na fase final e as alterações técnicas para a rede de dados e voz serão feitas a posteriori devendo apenas ficar a

Desta forma, considerando a importância no estudo da dinâmica da paisagem, e que a APA da Lagoa Itapeva possui uma carência de informações sobre seu uso e cobertura da

Após conectar os plugs de telefonia, Ethernet e energia, trave do cabo extensor (espiral) A no terminal.. Passe a trava do cabo extensor (espiral) A por baixo da trava do terminal

§ 1º – O cancelamento do Termo de Concessão e Aceitação de Bolsa de Monitoria deverá ser oficializado junto ao Chefe de Departamento, mediante preenchimento