• Nenhum resultado encontrado

de mudar sem medo e com autorresponsabilidade.

No documento Coaching Gerando Transformacoes (páginas 84-88)

Já parou para pensar em quantos momentos da sua vida usou a sua co- ragem para avançar? Ou mesmo se a falta dela tem feito você permanecer numa zona interminável de conforto?

Importante tomar consciência de que você é es mulado por algum - po de mo vação e que deve entender quais mo vos são esses que o le- vam para a ação. Além disso, descobrir o porquê de muitas vezes você fi car estagnado. Esses são fatores vitais para o crescimento dos seus resultados. Por vezes você sabe o que quer, deseja muito alcançar algo, mas nem por isso se movimenta em direção ao resultado. Conhece o mo vo das su- as amarras? Quais comportamentos padrão aparecem nos seus momen- tos de crise interna ou externa? Os bloqueios fazem parte dos seus pro- cessos? O que fazer para conectar pensamentos e sen mentos de forma que o levem a ações concretas e efe vas? São muitas as perguntas, não é? Começar o processo de descobertas dessas questões apoia muito no seu processo de mudança interna e uma consequente mudança externa. Sim, conhecer os seus potenciais, as suas limitações e as suas mo vações abrem caminhos nunca antes conhecidos. A busca pela consciência de si oportuniza avanços incalculáveis dos quais provavelmente não permi ria alcançar sem antes dar este importante passo.

A palestra “Quem tem coragem, AGE!” surgiu da necessidade de en- contrar respostas em si mesmo para avançar em situações de crise interna e externa. Ela traz ferramentas de apoio na construção da estrutura neces- sária para mudanças pessoais ou profi ssionais.

Para que você precisa de coragem? Para novos passos, aqueles que você conhece e planeja, mas fi ca imóvel quando se depara com obstáculos? Pa- ra tomar uma decisão pessoal ou profi ssional, ainda que num cenário apa- rentemente seguro? Para ser diferente, entender, respeitar e usar seus ta- lentos em todos os meios em que vive? Para remar contra a maré, ser aque- la pessoa que está sempre trabalhando pelo bem-estar mental, sico, psí- quico, independente do quão favorável é o ambiente? Para dar uma nova ideia no ambiente de trabalho? Trabalhar com oratória? Para brilhar? Sim,

porque assim como citou Nelson Mandela no discurso de posse como pre- sidente da África do Sul, “Nosso maior medo não é sermos inadequados. Nosso maior medo é não saber que nós somos poderosos, além do que po- demos imaginar. É a nossa luz, não nossa escuridão, que mais nos assusta”. E essa tão falada coragem de onde surge? Normalmente de uma neces- sidade pessoal ou profi ssional de avançar em algo que se deseja muito al- cançar e que essa decisão interna do amadurecimento e do aprendizado já esteja tomada. Que no aceite dos próximos passos e consequências es- teja consciente e sereno para que se possa ultrapassar quaisquer obstácu- los que estejam no caminho a ser trilhado.

Conscien zar o seu “eu” de algo novo requer exercício diário e a men- te é o caminho mais adaptável para se chegar neste resultado. Tudo que passa por ela gera e registra emoções e pensamentos que levam à ação ou reação. É preciso observar seus padrões de comportamento, suas crenças, suas emoções e seus pensamentos, somente acendendo esta luz, “dando este zoom” é que se faz possível perceber o que limita, o que impulsiona, o que impede de vencer ou faz vencedor.

As ações são, na maior parte do tempo, reações dos pensamentos e sen mentos que estão ligados ao subconsciente da mente, com isso nos levam automa camente a maior parte das vezes a a tudes inconsequen- tes ou indesejáveis diante das situações. É necessário que se tenha conhe- cimento de quais crenças são posi vas na sua vida para que possa usá-las visando potencializar as suas chances de fortalecimento e avanço. Além disso, é preciso tomar consciência de crenças que traz desde a infância e fazem com que tenha padrões de pensamentos e comportamentos que o limitam. a fi m de transformá-las em crenças potencializadoras. Inúmeras vezes você se depara com situações de desafi os na vida e não sabe de on- de rar coragem para reverter a situação.

Eis então que as memórias dos triunfos que você teve na vida podem e devem te apoiar a iden fi car que sen mentos, pensamentos e a tudes você teve naquele cenário quando aconteceu o êxito. Resgatar essa me- mória e usá-la a favor é engrandecedor porque ra do drama e cria um an-

doto para este sabotador.

Encontre modelos de pessoas que inspirem a sua evolução, este exer- cício pode surpreender quando a sua mo vação precisa ser regada. Pa- ra que a coragem esteja com a chama acesa é necessário que diariamen- te encontre a sua mo vação por aquele obje vo. Entre em contato com ele através do reconhecimento, gra dão e celebração de cada pequeno ou grande passo dado em sua direção.

Se você é do po que crê num mundo melhor, então crie um mundo melhor, porque nada muda se você não mudar. E se você quer mudar de vida, mude de sintonia, ouvir a mesma rádio todos os dias jamais vai te dar a oportunidade de ouvir novos es los de canções. Dá para recomeçar, exercite a sua mente para obter resultados diferentes.

Quer uma dica? Use seus sen dos a favor do redesenho. Fale repe- das vezes no dia, de preferência em voz alta, o que deseja alcançar, de suas metas para aquele dia ou semana, tenha sempre palavras posi vas a serem ditas e direcione suas conversas para assuntos relevantes e que apoiem no seu crescimento. Escute o que você e os que estão ao seu redor estão falando, observe se o que você escuta de você e dos outros tem lhe agradado, tem sido posi vo, e selecione o que deve fi car a par r de agora. Todo o resto, descarte. Passe a ouvir apenas o que vai apoiá-lo.

Visualize resultados, como estará e se sen rá ao conquistá-lo. Perceba quais sen mentos estão fl uindo neste momento e como seu corpo e men- te se comportam. Depois de toda essa auto-observação, você ganha au- toconfi ança, amor próprio e segurança, então levante e faça. CORAGEM!

Se é você quem manda, então ordene já, diga para a sua mente que vo- cê pode, merece e vai conquistar aquilo que deseja. Que vai superar essa necessidade e alcançar seu mérito tão sonhado. Não se permita sabotar.

Que postura você tem man do frente aos seus desafi os? Quantos por cento das vezes você usa mais o seu medo do que a sua coragem? Como tem sido lidar com esses resultados medíocres? Sim, medíocres porque são medianos, confortáveis, talvez até desconfortáveis, mas não o bastan- te para sozinhos incitar a sua coragem.

Por este mo vo entrego a você ferramentas de apoio para superar ca- da vez mais essa aparente defi ciência. O que você ganha e o que você per- de deixando que a coragem o domine? E deixando que o medo o domine? Experimente conhecer resultados dessa realidade que o ronda. Observe se há amarras no seu corpo, pois ele “fala” se algo es ver fora do contex- to. Gerencie pensamentos e crenças, tenha consciência dos sen mentos e pensamentos que o rodeiam e sonhe, sonhe alto, sonhe grande, porque dá o mesmo trabalho de sonhar pequeno. Quem tem medo de crescer, mor- re pequeno. Não tenha medo de não dar conta, você pode e merece bri- lhar. Reavalie como anda o círculo vicioso e transforme-o, eleve sua autoes- ma, pois a vida começa no fi m da sua zona de conforto, seja livre para ser o melhor de você, sua melhor versão. Comece onde você está, use o que tem de melhor e faça tudo que pode para chegar lá. Faça um plano e siga- o, tenha planos A, B, C e quantos forem necessários para seguir seu plane-

jamento, defi na prioridades, urgências, delegue ações, descarte possibili- dades se elas se mostrarem desnecessárias, estabeleça prazos e descubra o para quê de cada ação.

Se você exercita sua mente, reprogramando e ressignifi cando palavras e a tudes, automa camente você se sente mais forte e seguro para dar novos passos, para ousar, pois só cresce quem ousa, só ousa quem tem coragem, porque o medo deve sim exis r, mas apenas para ser um cuida- dor de seus exageros e impulsos, nunca para paralisar você quando mais precisar. Porque quem tem coragem, AGE, e aqueles que AGEM, avançam, têm ganhos, aprendizados, realizações e sentem na pele a adrenalina ma- ravilhosa da superação. Seja você a mudança que você quer, potencial vo- cê tem e se o que lhe faltava era coragem, isso acaba aqui.

A vida é um presente, recomece já, reprograme, redesenhe, planeje, si- ga seus planos, cumpra seus prazos, tenha modelos, VIVA intensamente, abra seu coração, libere seu corpo das amarras e re os seus pés do chão, VOE, permita-se sonhar, acreditar que é possível alcançar, USE enfi m A SUA CORAGEM e seja muito FELIZ!

No documento Coaching Gerando Transformacoes (páginas 84-88)