• Nenhum resultado encontrado

Compêndio I - 3 Bimestre 2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Compêndio I - 3 Bimestre 2021"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Futsal

O futsal, também chamado de futebol de salão, é um esporte coletivo semelhante ao futebol de campo, porém possui suas peculiaridades.

Ainda que sejam semelhantes, o futsal possui regras específicas e diferencia-se, por exemplo, pelo número de jogadores e as dimensões do espaço de jogo.

No Brasil, o futsal tem tido grande representatividade nas últimas décadas. Ao lado do futebol, é o esporte mais praticado no país por homens e mulheres.

Origem do Futsal

O futsal surgiu nos anos 30 no Uruguai. O responsável foi o professor de educação física Juan Carlos Ceriani Gravier da ACM (Associação Cristã de Moços).

Juan Carlos Ceriani Gravier, criador do futsal

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO A.O.S. DIOCESE DE ABAETETUBA - EEEFM SÃO FRANCISCO XAVIER

COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA 8º ANO PROFESSORES(A): RUI PIMENTEL e ÃNGELA MARIA

ALUNO (A):

Compêndio I - 3° Bimestre 2021

(2)

No início era chamado de Indoor Football (na tradução literal significa “futebol no interior”).

História do Futsal no Brasil

Logo depois de ser inventado, o futsal chegou ao Brasil em 1935. Aqui, ele passou a ser chamado de futebol de salão.

Ainda no início poderíamos encontrar 7 jogadores em cada equipe (14 no total). Mais tarde e com as novas formulações, esse número foi reduzido para 10 no total.

Também devemos ressaltar o peso da bola, que a princípio, era mais leve. Com os chutes, por exemplo, era muito fácil ela sair da quadra. Portanto, mediante observações, o seu peso foi sendo aumentado.

Atualmente, a bola de futsal é mais pesada do que do futebol de campo.

Sua circunferência está entre 62 e 64 centímetros e um peso que varia de 400 a 440 gramas.

Após a consolidação das regras desse esporte em fins dos anos 50, ele disseminou-se rapidamente por todo o país.

Em 1954 foi fundada a primeira federação desse esporte no Brasil chamada de “Federação Metropolitana de Futebol de Salão”. Atualmente, ela chama-se “Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro”.

Nos anos seguintes, outros estados do Brasil também seguiram os passos e fundaram suas federações relacionadas ao futsal.

Só na década de 50 foram fundadas as federações em São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Ceará, Sergipe e Rio Grande do Norte.

Com o passar do tempo, todos os estados do país contavam com uma federação e equipe de futsal.

Em 1971 foi fundada em São Paulo a “Federação Internacional de Futebol de Salão” (Fifusa). Na ocasião, estavam presentes representantes do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Peru e Portugal.

A Confederação Brasileira de Futsal atua através da CBF sendo filiada a FIFA. Além da FIFA, os campeonatos internacionais de futsal são organizados pela Associação Mundial de Futsal (AMF) com sede na cidade de Assunção, no Paraguai.

Atualmente existem diversos campeonatos de futsal no Brasil e no mundo. Merecem destaques a Copa Mundial de Futsal da FIFA e o Campeonato Mundial de Futebol de Salão da AMF.

O Brasil possui uma das seleções mais fortes de futsal e já foi campeã algumas vezes. Na Europa, destacam- se as seleções da Itália, Espanha e Rússia.

Embora seja relativamente novo, o futsal é considerado um dos esportes com maior crescimento no mundo.

Fundamentos do Futsal

Os objetivos desse esporte, tal qual no futebol, é fazer gols. Assim, a equipe vencedora é aquela que conseguir fazer o maior número de gols durante a partida.

O tempo total de jogo é de 40 minutos. Ou seja, são dois tempos de 20 minutos com um intervalo de 10 minutos entre eles.

O futsal reúne diversos movimentos desde chutes, passes de bola, dribles, cabeceios, etc.

Além dos jogadores presentes na quadra e na reserva, cada equipe possui um treinador. Além disso, há dois árbitros: o auxiliar e o principal. O cronometrista é responsável por controlar o tempo de jogo.

Regras do Futsal

No futsal nunca se deve colocar a mão na bola. O único jogador que pode é o goleiro que usa uma luva para defender a marcação de gol pela equipe adversária.

Como o futebol de campo, se um jogador cometer falta ele pode levar o cartão amarelo (advertência) ou vermelho (expulsão). Três cartões amarelos equivalem a um vermelho.

As faltas podem ser cometidas quando o jogador encosta a mão na bola, quando há desavenças entre jogadores e árbitros, ou ainda, quando há violência física ou verbal. O juiz que irá decidir a gravidade da falta e o cartão que será dado.

Vale ressaltar que no futsal não há o conceito de impedimento, como no futebol de campo. Por sua vez, as cobranças de falta são semelhantes ao futebol de campo: escanteio, tiro de meta, arremesso lateral e de canto.

As cobranças são realizadas em até 4 segundos e devem ser cobradas com o pé.

Jogadores

O futsal possui dois times de 5 jogadores cada. Vale notar que desses 5 cada equipe possui um goleiro, responsável por defender as entradas de bolas.

Além do goleiro, os jogadores chamados de fixos são responsáveis pela defesa. Esse equivale ao zagueiro no futebol de campo. Já o pivô ou atacante tem o objetivo de marcar gols.

No futsal não há um limite para substituição de jogadores e elas podem ocorrer em qualquer momento do jogo.

Quadra

(3)

O futsal é praticado numa quadra retangular. Ela possui entre 24 e 42 metros de comprimento, por 15 a 22 de largura, variando de acordo com a categoria. Note que as quadras podem ser cobertas ou descobertas.

Atividade Aula 1

1- O Futsal surgiu no Uruguai, nos anos 30. Quem foi o responsável pelo seu surgimento?

2- No Futsal, assim como no futebol, se um jogador cometer falta ele pode levar cartão amarelo ou vermelho. Respectivamente, diga o significado de cada um dos cartões?

3- No Futsal há limite de substituições. Então, como elas podem ocorrer?

Posições no Futsal

Goleiro

O(a) goleiro(a) talvez seja uma das peças mais importante da equipe, deve saber coordenar e orientar a sua equipe, pois joga de frente para o adversário. E hoje em dia além de atuar com as mãos deve saber jogar com os pés na mesma proporção. Já ficou pra trás a ideia que o goleiro é apenas um atleta de defesa, no futsal o goleiro também faz parte no sistema ofensivo da equipe, com isso, é exigido cada vez mais habilidades desta posição. Além de atuar com as mãos e pés para efetuar defesas também deve saber todos os movimentos táticos da equipe, ajudar no sistema ofensivo e dar cobertura ao sistema defensivo. A atenção e concentração é primordial para esta posição.

(4)

Tecnicamente o(a) goleiro(a) deve ter agilidade, flexibilidade, equilíbrio, coordenação e um ótimo tempo de reação. Ter habilidade com as mãos e com os pés, saber realizar queda, rolamento, lançamento, passe e chute.

Taticamente podemos dizer que o(a) goleiro(a) é o ponto de equilíbrio de uma equipe, tendo que ter total entrosamento com todos os jogadores, ter reposição rápida de bola, armação de jogadas e estar completamente ligado em toda movimentação tática da equipe.

Fixo

Geralmente o fixo é o atleta encarregado de desarmar as jogadas dos adversários, são atletas de excelente marcação. Hoje em dia também são grandes criadores de jogadas. Deve ter grande senso de distribuição de jogo e excelente cobertura.

O fixo deve ter um bom sincronismo com os alas e com o goleiro para um bom domínio da marcação.

Normalmente é o pivô adversário quem marca o fixo, por isto ele deve saber se movimentar para criar situações de vantagem no ataque. Saber antecipar uma jogada é fundamental para ser um bom fixo.

Tecnicamente o Fixo deve ter um bom passe, chute, saber antecipar, e principalmente um ótimo desarme.

Taticamente o fixo é considerado o ponto de segurança da equipe, tendo a função de atacar e principalmente defender, normalmente são jogadores com grande visão de jogo que sabe movimentar e com grande noção de ocupação de espaço.

Coragem, controle emocional, tranquilidade, determinação e principalmente tomada de decisão é o que diferencia um jogador de futsal independente da sua função em quadra o importante é jogar coletivamente.

(5)

Ala

Os alas normalmente são os jogadores que posicionam na lateral da quadra, podendo ser Ala Esquerdo ou Ala Direito. São responsáveis pelo desenvolvimento das jogadas.

O Ala deve se deslocar constantemente, com ou sem bola, utilizando bem os espaços vazios, tendo grande percepção das jogadas e precisão nos passes. Devem saber marcar e atacar na mesma proporção, ter excelente controlo de bola, dribles e boa finalização.

Tecnicamente o Ala deve saber conduzir a bola com perfeição, ter agilidade, coordenação, controle de bola, saber driblar, ter um ótimo passe e principalmente um chute com precisão.

Taticamente é quem constrói as jogadas, tendo a função de atacar e defender, normalmente são jogadores de alto nível de criatividade, com ótima visão de jogo, e excelente finalização.

É importante que na equipe sempre tenha um jogador destro e um canhoto em cada ala. Normalmente os alas jogam em posições invertidas (ala direito no lado esquerdo e ala esquerda no lado direito).

Pivô

Quase sempre é o jogador que têm maior poder de finalização, também como característica a proteção da bola de costas. É importante para o pivô saber o tempo certo de passar a bola para os seus companheiros.

Hoje, o pivô têm que se preocupar com a marcação, pois é dele a primeira linha defensiva. Existem pivô de referência (mais parado na frente) e pivô de movimentação (deslocam-se pela quadra).

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS – Os pivô devem ter agilidade, força, equilíbrio, impulsão e velocidade de reação.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS – controlo de bola, drible, finalização, passe, recepção, finta, deslocamento lateral e antecipação.

CARACTERÍSTICAS TÁCTICAS – colocação, criar espaços, servir os companheiros, primeiro combate, movimentação e conclusão.

CARACTERÍSTICAS PSICOLÓGICAS – decisão, determinação, coragem, personalidade e agressividade.

(6)

Atividade Aula 2

1- Sobre as posições do Futsal. Quais as qualidades técnicas que um goleiro deve possuir?

2- Normalmente os alas se posicionam nas laterais da quadra. Quais são as suas responsabilidades?

3- Dentre os jogadores do Futsal, qual deles tem o maior poder de finalização?

Sistemas de marcação

Os tipos de marcação no Futsal: marcação individual, marcação por zona, marcação mista, marcação pressão no Futsal, marcação meia pressão, marcação meia quadra no Futsal e marcação recuada.

Qual o objetivo da marcação no Futsal?

O objetivo da marcação no Futsal é impedir que o adversário efetue jogadas ofensivas com êxito, porém, sem realizar muitas faltas. As regras do Futsal pune o excesso de faltas com tiro livre direto, por isso a marcação deve ser eficiente sem ser excessivamente agressiva.

Faltas e marcação no Futsal

Ter um bom sistema de marcação no Futsal é a melhor maneira de evitar o excesso de faltas num jogo. Se os atletas conhecem bem suas funções e seus posicionamentos defensivos, a marcação será muito mais uma questão tática do que de agressividade, e isso evitará um número excessivo de faltas.

Preparação Física e Marcação no Futsal

Com o desenvolvimento da preparação física a marcação no Futsal também evoluiu muito, pois atualmente os atletas de Futsal conseguem ocupar os espaços com mais eficiência, além disso são mais resistentes e conseguem acompanhar melhor a movimentação ofensiva dos adversários.

Tipos de Marcação no Futsal

O sistema defensivo do Futsal é constituído pelos tipos de marcação (como se marca), e pelas linhas defensivas de marcação (onde se marca). Uma equipe de Futsal pode marcar de forma individual, por zona

(7)

ou de forma mista.

Marcação Individual no Futsal

A marcação individual no Futsal é o popular “cada um, marca um” ou “homem a homem”, ou seja, cada jogador será responsável por marcar um jogador adversário específico da equipe adversária, em qualquer lugar da quadra por onde ele se movimentar.

Os pontos positivos da marcação individual são:

• Dificulta o chute de longa distância;

• Diminui a opção de passe;

• Força o erro adversário;

• Maior desgaste físico dos adversários pela necessidade de maior movimentação para sair da marcação;

• Diminui o tempo de posse de bola do adversário;

• Diminui o tempo de reação do adversário para pensar sobre que jogada realizar.

Pontos negativos da marcação individual:

• Promove grande desgaste físico dos defensores para acompanhar à movimentação dos atacantes;

• Deixa o meio da quadra aberto facilitando lançamentos, infiltrações e as “bolas nas costas”;

• A equipe adversária pode ficar em vantagem numérica quando conseguir um drible, dificultando a recuperação e a cobertura.

Marcação por Zona no Futsal

Na marcação por zona do Futsal cada defensor é responsável pela marcação em um setor da quadra, o jogador adversário que ocupar aquele setor é quem será marcado. Na marcação por zona o defensor não deve acompanhar o adversário por toda quadra, apenas acompanhar os adversários que entrarem em sua zona de marcação. É uma marcação utilizada quando a equipe adversária possui uma boa movimentação com troca de passes ou quando a equipe está em vantagem no placar. Para efetuar uma boa marcação por zona é necessário muito treinamento.

Pontos positivos da marcação por zona:

• Facilita a cobertura e a recuperação no caso do drible;

• Menor desgaste físico dos defensores;

• Proporciona boas possibilidades de contra-ataques;

• Dificulta a “bola nas costas” e fecha bem o meio da quadra.

Pontos negativos da marcação por zona:

• Possibilita o chute de longa distância;

• Aumenta o tempo de posse de bola da equipe adversária;

• Pode encobrir parcialmente a visão do goleiro.

Marcação Mista no Futsal

A marcação mista é aquela que utiliza a marcação por zona combinada com a marcação individual, basicamente ela se resume a marcação de um adversário de forma individual, ao mesmo tempo que os demais jogadores são marcados por zona.

Marcação Losango ou 3×1 no Futsal

O sistema defensivo 3×1 ou losango é a marcação utilizada contra equipes que utilizam o sistema tático 3×1 ou 3×2. Os alas devem fazer o “balanço” ou o “vai e vem” como os laterais do futebol de campo, o pivô deve fechar o meio impedindo que a bola seja lançada ao pivô adversário. Se isto acontecer ele deve voltar a fazer

“sanduíche” no adversário, dobrando a marcação juntamente com o fixo do seu time. O fixo, além de estar preocupado com o pivô adversário, precisa estar atento à cobertura dos outros jogadores, pois ele é o último homem de defesa.

Marcação 2×2 ou Quadrado no Futsal

O sistema defensivo 2×2 ou Quadrado é utilizado contra equipes que jogam no sistema tático 2×2 ou 4×0.

Dois jogadores ficam posicionados mais à frente e mantém suas posições, só encostam nos adversários que

“adentram” sua zona. Já os dois jogadores mais recuados vão fazer a marcação dos dois jogadores mais avançados da equipe adversária.

Atividades Aula 3 1- Quais os tipos de marcação no Futsal?

(8)

2- Cite três (03) pontos positivos e três negativos da marcação individual no Futsal:

3- Qual é o tipo de marcação mais utilizada contra equipes que utilizam o sistema tático 3x1 ou 3x2?

Capacidades Físicas

FLEXIBILIDADE: É a capacidade motora que permitirá ao goleiro uma maior amplitude possível de um

movimento articular.

FORÇA/POTENCIA: São capacidades motoras com o mesmo objetivo, que é permitir aos músculos vencer uma resistência. A potência pode ser considerada como a união da força com a velocidade. Para o goleiro de Futsal, os deslocamentos, saltos e reposições são realizados por movimentos com muita potência muscular.

RESISTÊNCIA: É a capacidade que o corpo tem de suportar um esforço por um tempo determinado, sendo este esforço de uma certa intensidade. Temos três tipos de resistência.

A resistência aeróbia permite que o goleiro suporte um esforço sub máximo por um período prolongado. Este tipo de resistência é requisitado principalmente no período de preparação.

Outro tipo de resistência é a anaeróbia aláctica, onde o esforço é de alta intensidade e curta duração. Para o goleiro, este tipo de resistência é fundamental dentro do jogo, e ela será adquirida naturalmente com os treinos com bola. A resistência anaeróbia láctica é um esforço não solicitado a nível de competição, mas que também pode ser inserido ao nível do treino.

DESTREZAS MOTORAS

COORDENAÇÃO: É a capacidade física que permite uma combinação físico-motora, onde o gesto executado será realizado com mais facilidade, favorecendo uma ação mais eficaz dos diversos grupos musculares na realização de movimentos sequentes, proporcionando além da eficácia uma economia de energia. A coordenação permite mais consciência na execução do movimento, colaborando desta forma para um melhor

(9)

desenvolvimento da velocidade e da agilidade.

AGILIDADE: Podemos considerar como sendo a capacidade de mudar de posição ou de direção dentro do menor tempo possível. Está capacidade é fundamental para o guarda redes de Futsal, devido às constantes mudanças de posição impostas ao seu corpo durante o jogo e tem uma relação direta com a velocidade.

VELOCIDADE: Podemos classificar a velocidade em duas, ou seja, velocidade de reação e velocidade de deslocamento. Por velocidade de reação considera-se o tempo para o início do movimento, a partir da percepção do estímulo, e por velocidade de deslocamento considera-se a execução de uma ação motora no menor espaço de tempo, com a maior rapidez. No treino de goleiro não as podemos analisar de forma separada, pois elas são praticamente transformadas numa só, já que a velocidade de deslocamento é realizada num período extremamente curto. Por isto, quando nos referimos à velocidade no treino de goleiro em Futsal, consideramos apenas a velocidade de reação. Neste caso particular (goleiro), a velocidade de reação será toda a situação de ação defensiva, desde a percepção do estímulo (remate) até a realização da ação (movimento executado para defesa). Outro fator que não podemos deixar de salientar, por ser de fundamental importância no treino e em todas as ações realizadas pelo guarda redes, é a VISÃO E A NOÇÃO ESPAÇO / TEMPO. A capacidade visual é o primeiro ponto responsável pelo início de uma ação eficaz na realização de urna defesa. A partir da visão da bola é que o goleiros terá facilitada ou dificultada a sua participação na defesa, sendo que a visão total e límpida da bola facilitará o desencadeamento de uma

percepção mais real para a realização dos movimentos.

A visão é responsável pelo desenvolvimento da noção espaço/tempo, pois no espaço em que ocorre o jogo de Futsal, ela orienta o goleiros em relação à verticalidade, horizontalidade e principalmente à profundidade dos jogadores adversários, da sua equipe e da bola. Esta noção espaço-tempo está ligada de uma forma muito importante ao fundamento de posicionamento em relação à sua baliza, pois quanto melhor for a noção espacial, melhor será o seu posicionamento e consequentemente maiores serão as hipóteses para realizar o movimento de defesa. Uma boa noção espacial evita que o goleiros tenha que olhar para a sua localização dentro da área e saberá com maior facilidade onde está posicionado, a que distância está da linha de baliza, se está mais para a direita ou para a esquerda e assim por diante.

Benefícios do Futsal

O que distingue o futsal de outras atividades esportivas é o fato de que ele é um exercício físico muito intenso. O movimento e a necessidade de correr e tocar na bola constantemente tornam a queima de gordura mais rápida.

Como exercício, ele é excelente para o coração, pois fortalece o sistema cardiovascular. Certamente, este esporte não só melhora a saúde e os níveis de condicionamento físico, como também pode ajudar a aumentar o tônus muscular e a elasticidade. Como se isso não bastasse, ele também ajuda a fortalecer os ossos. Mas lógico, é sempre bom ter um diagnóstico médico para saber se você está hábito a praticar esportes.

Desenvolve uma técnica impecável

A primeira coisa que vem à mente quando se fala de futsal é a técnica. Devido ao espaço limitado, à pressão constante do adversário e um alto grau de controle da bola provoca o praticante adquirir uma técnica impecável, isso se a gente for comparar com o futebol por exemplo, o futsal necessita de uma maior técnica.

Exige um ritmo intenso

(10)

A intensidade do futsal faz com que sejam trabalhadas mudanças de ritmo, por isso você ganha tanto na parte cardiovascular quanto na explosão.

Devido ao pequeno número de jogadores em quadra ao mesmo tempo, este jogo se concentra menos no trabalho em equipe e mais nas habilidades individuais, em jogos super dinâmicos.

O futsal permite maior posse de bola

Outra vantagem do futsal é que você tem mais chances de tocar na bola do que no futebol por exemplo. De fato, com o tamanho reduzido do campo de jogo, a bola circula muito mais entre os jogadores. Sendo cinco contra cinco, a melhor maneira de não perder a bola é fazer passes com a maior frequência possível.

Habilidades de comunicação

Sem dúvida, jogar esportes como o futsal também pode ser excelente para o bem-estar social e emocional do indivíduo.

Embora seja verdade que ele se concentra principalmente em habilidades individuais, ele também requer um certo trabalho em equipe e, portanto, boas habilidades de comunicação. Além disso, o futsal é perfeito para eliminar o estresse.

Assim, como você pode ver, o futsal é um esporte incrível para a mente e para o corpo, que também oferece muitos benefícios. Seja você um amante do futebol tradicional ou não, te encorajamos a experimentá-lo.

Certamente você não vai se arrepender!

Curiosidades do Futsal

O futsal é um dos esportes mais atrativo que existe e a cada dia surgem mais praticantes da modalidade, por esse entre outros motivos vou te mostrar algumas curiosidades que você precisa saber sobre o futsal.

O futsal ao contrário que muitos pensam não é brasileiro, ele nasceu no Uruguai na década de 30, devido à falta de campo de futebol os jogadores começaram a jogar em quadras destinadas a outras modalidades.

O futsal surgiu a partir de uma adaptação do futebol, e mesmo com algumas semelhanças são duas modalidades bem diferentes, podem até exigir as mesmas habilidades básicas e o sendo tático de jogo, porém o futsal tem as suas próprias peculiaridades e regras, incluindo o tamanho do campo de jogo, o tamanho da bola e o número de jogadores entre outras muitas diferenças.

A modalidade é reconhecida pela organização internacional de futebol, a FIFA que organiza o campeonato mundial de futsal. Mas, infelizmente ainda não é uma modalidade olímpica.

O futsal é um esporte que utiliza poucos equipamentos, praticamente só exige um par tênis e uma bola, por isso é tão simples ser praticado.

Com limite de faltas, sem impedimento e sem limites de substituições as regras favorecem um jogo rápido e dinâmico, no qual você toca a bola frequentemente e deve oferecer opções de passe para os seus companheiros de equipe.

Para jogar futsal é fundamental que você saiba que a movimentação é essencial para o desenvolvimento do

(11)

jogo, os jogadores ficam permanentemente em situações nas quais devem receber ou tocar a bola enquanto estão sob pressão ou com muito pouco espaço. Portanto, este jogo requer altos padrões físico, técnico e tático.

De fato, muitos jogadores que destacaram e destacam no futebol iniciaram suas carreiras jogando futsal, por esse motivo acabaram obtendo habilidades diferenciadas.

Referências

Documentos relacionados

Muitos países do Oriente Médio enfrentam sérios problemas estruturais e de acesso a serviços, o que pode variar de um para o outro. No entanto, eles partilham um desafio

Em uma PA finita com número de termos ímpar, o termo central será igual a média aritmética do primeiro termo com o último termo... Esse cálculo é expresso através da fórmula

O conceito de número de oxidação possui relação com a eletronegatividade, ou seja, a tendência que o átomo do elemento apresenta para atrair elétrons quando ligado

De forma genérica, representamos uma matriz por meio de uma letra maiúscula qualquer e cada elemento por meio de uma letra minúscula acompanhada de dois índices (i e

1) Assinale a alternativa que represente corretamente a energia cinética de um veículo de 1000 kg de massa que se move a uma velocidade constante de 3 m/s.. Calcule o módulo da

a) O texto acima tem o objetivo de motivar as pessoas. b) Tem-se três expressões adverbiais nesta imagem. c) Há um advérbio de modo e outro de instrumento neste texto. d)

Os modal verbs (verbos modais) em inglês são verbos auxiliares utilizados para complementar ou mudar o sentido dos verbos principais nas frases.. Por esse motivo também são

Já no exemplo d o adjetivo atento apresenta uma complementação (aula) que também é feita por meio da preposição “a”, mas neste caso ocorre a fusão da preposição