• Nenhum resultado encontrado

EXERCÍCIOS AULA 02 SEGURANÇA DIGNITÁRIOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EXERCÍCIOS AULA 02 SEGURANÇA DIGNITÁRIOS"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

EXERCÍCIOS – AULA 02 – SEGURANÇA DIGNITÁRIOS Prof. Marcos Girão

01. [CESPE – TEC. JUDICIÁRIO SEGURANÇA – TST – 2008] Considere-se que um indivíduo com graves problemas mentais adentre uma repartição pública e, com uma faca em punho, mantenha sob ameaça um atendente, fazendo exigências descabidas e sem nenhum propósito. Considere-se, ainda, que um profissional de segurança, devidamente armado, chegue ao local. Nessa situação, o referido profissional de segurança deve ter como primeira opção o uso da arma de fogo, na tentativa de neutralizar o ataque do agressor e poupar a integridade física do atendente.

02. [CESPE – TEC. SEGURANÇA JUDICIÁRIA – TJDFT – 2008] Considere que determinada autoridade deve comparecer a um evento a ser realizado em recinto fechado para pequeno número de pessoas, todavia havendo sério risco de eventual atentado por parte de forças oponentes. Nessa situação hipotética, ao tomar conhecimento disso, o serviço de segurança, antes de qualquer medida, deve impedir a realização do evento, visando garantir a integridade física do dignitário.

03. [CESPE – TEC. SEGURANÇA JUDICIÁRIA – STM – 2011] É vedada a utilização de telefonia móvel para a comunicação entre os agentes de segurança que realizam a segurança de dignitário.

[CESPE – AGENTE MOTORISTA-SEGURANÇA – MPE/AM- 2008] Julgue os itens a seguir, que versam sobre a segurança de autoridades.

04. Grau de risco, importância e comportamento do dignitário, conjuntura política e disponibilidade de recursos são fatores que condicionam o planejamento e a execução de um trabalho de segurança de dignitários.

05. [CESPE – TEC. JUDICIÁRIO SEGURANÇA – TSE – 2006- ADAPT.] Quando o agente de segurança faz a segurança de uma autoridade em uma festa, o ideal é que ele se misture aos convidados, comendo, bebendo, pois assim ele não levantará suspeita.

(2)

[CESPE – TEC. JUDICIÁRIO SEGURANÇA – TST – 2008] Uma equipe de profissionais responsável pela segurança de uma autoridade do poder executivo tem a missão de acompanhá-la e protegê-la em uma solenidade em que, conforme notícias, um grupo de pessoas pretende confrontá-la publicamente. O espaço destinado ao evento é um auditório fechado com capacidade para dois mil lugares. Com relação à situação hipotética apresentada, julgue o item a seguir.

06. É recomendável que as roupas dos agentes de segurança próximos à autoridade sejam destoantes das vestimentas usadas pelo dignitário, de preferência em cores chamativas, de modo que, diante de qualquer atentado, a autoridade seja facilmente visualizada pelos demais integrantes da equipe.

[CESPE – AGENTE MOTORISTA-SEGURANÇA – MPE/AM- 2008] Julgue os itens a seguir, que versam sobre a segurança de autoridades.

07. Recomenda-se que o agente responsável pela segurança de dignitários ostente armas e equipamentos de rádio, com o objetivo de inibir qualquer tipo de ameaça à autoridade.

[CESPE – TÉCNICO JUDIC. SEGURANÇA – STF – 2013] Considerando que as atividades do técnico judiciário na especialidade de segurança judiciária incluem aquelas relacionadas à segurança de dignitários e defesa pessoal, julgue os seguintes itens.

08. A atual conjuntura sociopolítica e econômica do Brasil faz que as ações de segurança de dignitários sejam consideradas pouco relevantes.

09. A vigilância é uma das opções de ação de segurança de dignitários que, realizada mediante a observação discreta e sem uso de força, permite alertar sobre a existência de perigo iminente.

10. [CESPE – TEC. JUDICIÁRIO SEGURANÇA – TSE – 2006] As equipes de segurança estão distribuídas em dois grandes grupos: o grupo de execução e o grupo precursor.

[CESPE – TEC. SEGURANÇA JUDICIÁRIA – TRE/AL – 2004] Para garantir a segurança de autoridades e evitar agressões físicas, danos morais e até mortes, foram criados grupos especializados formados

(3)

por indivíduos treinados e bem aparelhados. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

11. O padrão de segurança em torno de uma autoridade foi desenvolvido de acordo com conceitos consagrados mundialmente, com base no modelo de três círculos concêntricos esquematizado na figura abaixo.

12. [CESPE – TEC. JUDICIÁRIO SEGURANÇA – TSE – 2006] A segurança em torno de uma autoridade deve-se desenvolver em círculos concêntricos.

13. [CESPE – TEC. SEGURANÇA JUDICIÁRIA – TJDFT – 2008] Os graus de segurança classificam-se em proteção, cobertura e vigilância.

14. [CESPE – TEC. JUDICIÁRIO SEGURANÇA – TSE – 2006] Acerca da composição das equipes de segurança, a equipe que não faz parte do grupo de execução é a equipe de segurança velada.

15. [CESPE – TEC. JUDICIÁRIO SEGURANÇA – MPU – 2010] Em eventos públicos de que participem autoridades, a equipe de vistoria é responsável pela verificação de pontos críticos, pelo estabelecimento de contato com o organizador do evento e pelo policiamento ostensivo, incluindo-se escolta e batedores.

(4)

[FCC – TECNICO JUDIC. ESPEC. SEGURANÇA – TRF/1ª– 2011] Com relação ao modus operandi dos técnicos da área de segurança, julgue os itens a seguir.

16. A operação de segurança das pessoas pode ser desencadeada de forma caracterizada, quando os agentes atuam ostensivamente, ou de forma descaracterizada, quando os agentes atuam veladamente ou descaracterizados, sem envolvimento direto nas ações.

17. [CESPE – AGENTE MOTORISTA-SEGURANÇA – MPE/AM- 2008] Verificar condições do local e do público antes da passagem ou chegada da autoridade é responsabilidade da equipe de segurança ostensiva.

18. [CESPE – TEC. JUDICIÁRIO SEGURANÇA – TST – 2008] Uma equipe de profissionais responsável pela segurança de uma autoridade do poder executivo tem a missão de acompanhá-la e protegê-la em uma solenidade em que, conforme notícias, um grupo de pessoas pretende confrontá-la publicamente. O espaço destinado ao evento é um auditório fechado com capacidade para dois mil lugares. Para essa situação, é correto que seja elaborado um planejamento de segurança, para o qual deverão ser coletadas informações inerentes ao evento, tais como número de participantes, controle de entrada, identificação de participantes, levantamento do local, grau de risco a que estará exposta a autoridade, entre outras.

[CESPE – TEC. SEGURANÇA JUDICIÁRIA – TJDFT – 2008] De acordo com os conceitos mundialmente consagrados a respeito da segurança de dignitários, julgue os itens a seguir.

19. Considere que uma autoridade, detentora do mais alto cargo do poder executivo de um país, tenha agendado viagem a um país estrangeiro, onde visitará vários locais públicos e participará de inúmeros eventos. Nessa situação hipotética, cabe inicialmente ao serviço de segurança deslocar o grupo de preparação, composto pelas equipes precursora e de vistoria para o local, visando ao reconhecimento, com antecedência, dos lugares a serem visitados pela autoridade, verificando as condições de segurança e captando sinais quanto à possibilidade de ocorrerem acidentes naturais ou provocados, além de identificar, neutralizar ou remover dispositivos que ofereçam perigo.

(5)

[CESPE – TEC. SEGURANÇA JUDICIÁRIA – TRE/AL – 2004] Para garantir a segurança de autoridades e evitar agressões físicas, danos morais e até mortes, foram criados grupos especializados formados por indivíduos treinados e bem aparelhados. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.

20. A equipe de segurança de autoridades, antes de agir, deve explicitar todas as atitudes e procedimentos a serem tomados.

21. [CESPE – TEC. SEGURANÇA JUDICIÁRIA – TJDFT – 2008] O itinerário a ser percorrido pelo dignitário deve, o quanto possível, restringir-se ao conhecimento da assessoria de segurança.

[CESPE – TEC. JUDICIÁRIO SEGURANÇA – TSE – 2006] Acerca das formações das escoltas a pé, julgue os itens a seguir.

22. Qualquer que seja a formação, o mosca é o último recurso utilizado em caso de um atentado.

23. [CESPE – TEC. JUDICIÁRIO SEGURANÇA – TSE – 2006] A formação em cunha ou V é muito utilizada, nesse tipo de escolta, pois chama menos a atenção e favorece a imagem de quem se está protegendo.

[CESPE – TEC. JUDICIÁRIO SEGURANÇA – TST – 2008] Uma equipe de profissionais responsável pela segurança de uma autoridade do poder executivo tem a missão de acompanhá-la e protegê-la em uma solenidade em que, conforme notícias, um grupo de pessoas pretende confrontá-la publicamente. O espaço destinado ao evento é um auditório fechado com capacidade para dois mil lugares. Com relação à situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.

24. Diante das circunstâncias do evento e do local de sua realização, é recomendável que a referida equipe responsável pela segurança seja de fato constituída de uma equipe móvel, encarregada das medidas que garantam a integridade física da autoridade; uma equipe de segurança velada, formada por agentes infiltrados entre os participantes do evento, com a finalidade de detectar e prevenir qualquer ato de hostilidade; e uma equipe de segurança ostensiva, responsável pelo trabalho ostensivo e de apoio às outras equipes, facilitando os deslocamentos, anulando ou intimidando ações hostis e prevenindo acidentes.

(6)

[CESPE – AGENTE MOTORISTA-SEGURANÇA – MPE/AM- 2008] Julgue os itens a seguir, que versam sobre a segurança de autoridades.

25. A formação básica em cunha ou V da escolta a pé, utilizada quando o dignitário se desloca para uma frente já protegida, é o tipo de formação mais discreta e que mais favorece a imagem da autoridade.

[CESPE – TEC. JUDICIÁRIO SEGURANÇA – MPU – 2010] No que diz respeito às atividades relacionadas com a segurança de dignitários, julgue os itens subsequentes.

26. No que se refere à escolta a pé, o tipo de escolta que proporciona melhor segurança aproximada é representado por uma formação em losango em torno da autoridade, sendo um agente posicionado à frente dela, um ao lado esquerdo, um ao lado direito e um à retaguarda.

[CESPE – TEC. SEGURANÇA JUDICIÁRIA – STM – 2011] Acerca da segurança de dignitários, julgue os itens a seguir.

27. Quando uma equipe de segurança de dignitários realiza a segurança próxima da autoridade e adota a formação em cunha ou V, ilustrada na figura abaixo, é porque a frente do dignitário encontra-se protegida. Esse tipo de formação chama menos a atenção e favorece a imagem da autoridade perante a imprensa e o público.

28. [CESPE – TEC. JUDICIÁRIO SEGURANÇA – TST – 2008] Uma equipe de profissionais responsável pela segurança de uma autoridade do poder executivo tem a missão de acompanhá-la e protegê-la em uma solenidade em que, conforme notícias, um grupo de pessoas pretende confrontá-la publicamente. O espaço destinado ao evento é um auditório fechado com capacidade para dois mil lugares. Em caso de atentado ou ameaça de agressão

(7)

contra a autoridade, é possível que procedimentos de proteção, remoção e reação devam ser adotados.

[CESPE – AGENTE MOTORISTA-SEGURANÇA – MPE/AM- 2008] Julgue os itens a seguir, que versam sobre a segurança de autoridades.

29. Se uma autoridade estiver participando de um jantar e, subitamente, faltar energia elétrica, a atitude da equipe de segurança deve ser cercar a autoridade e controlar imediatamente as entradas e saídas do local.

30. Quando uma autoridade for assistir a uma peça teatral, a segurança deve posicioná-la na primeira fila próxima ao palco, aos corredores e às portas, para facilitar sua saída do ambiente em caso de crise.

[CESPE – TEC. JUDICIÁRIO SEGURANÇA – MPU – 2010] No que diz respeito às atividades relacionadas com a segurança de dignitários, julgue os itens subsequentes.

31. Considere que determinada autoridade participe de um jantar em restaurante aberto ao público. Nessa situação, o responsável pela segurança deve orientar a autoridade a ficar posicionada de costas para uma parede, afastada de entradas e saídas, e sempre no centro do dispositivo de segurança, para facilitar, em caso de atentado, fuga rápida e eficaz.

32. [CESPE – TEC. SEGURANÇA JUDICIÁRIA – TJDFT – 2008] Nos deslocamentos motorizados de uma autoridade, o mínimo aceitável são dois veículos — o da equipe de segurança pessoal, que segue avançado, e o veículo do dignitário, que se desloca à retaguarda.

[CESPE – TECNICO JUDIC. SEGURANÇA – TRE/PA – 2007] No tocante à segurança de dignitários, julgue os itens a seguir.

33. A equipe de segurança aproximada, responsável pela proteção direta da autoridade, acompanhando-a em todos os seus passos, deve observar posicionamentos, regras básicas e procedimentos específicos.

34. O membro da equipe de segurança aproximada que anda mais próximo da autoridade é denominado ponta.

35. O grau de risco, a importância do dignitário e a conjuntura política, econômica e social são fatores que condicionam o planejamento e a execução de um serviço de segurança de dignitários.

(8)

[CESPE – TEC. JUDICIÁRIO SEGURANÇA – MPU – 2010] No que diz respeito às atividades relacionadas com a segurança de dignitários, julgue os itens subsequentes.

36. Para proteção contra emboscadas, o comboio que conduza, em velocidade reduzida, autoridade deve manter distância de 1,5 m entre as viaturas, e, em alta velocidade, distância de 2,5 m a 3 m.

37. As regras básicas no transporte de uma autoridade incluem manter os vidros abertos durante os deslocamentos; engrenar o veículo nas paradas temporárias; acionar as travas das portas, não iniciando o deslocamento do veículo sem que todas estejam travadas.

[CESPE – AGENTE MOTORISTA-SEGURANÇA – MPE/AM- 2008] Julgue os itens a seguir, que versam sobre a segurança de autoridades.

38. Sinais luminosos, bancas de jornais, telefones públicos e subidas íngremes são pontos críticos do deslocamento motorizado de autoridades.

39. Em escolta motorizada realizada com duas viaturas, é do chefe da segurança a responsabilidade de abrir a porta do dignitário no momento do desembarque.

[CESPE – TÉCNICO ÁREA 02 (SEGURANÇA) – BACEN- 2013] Acerca da proteção de autoridades, julgue os próximos itens.

40. A equipe de segurança velada deve acompanhar de forma dissimulada, a movimentação de pessoal no ambiente e no trajeto em que o dignitário estará presente.

41. Durante a fase de planejamento, devem-se identificar os pontos críticos e os pontos de apoio do trajeto para a escolha do itinerário principal, que, uma vez definido, será mantido sem alterações, a fim de garantir a segurança do dignitário.

42. Deve-se avaliar o grau de risco a que está sujeita a autoridade, para estabelecer se o nível de segurança será reduzido, normal ou elevado (especial).

43. No planejamento da composição do sistema de segurança, considera-se segurança ostensiva aquela executada tanto por quem caracterize essa função quanto por pessoas descaracterizadas que ocultem a natureza dessa função.

[CESPE – TÉCNICO ÁREA 02 (SEGURANÇA) – BACEN- 2013] Com relação às ações necessárias para um planejamento eficaz, eficiente e efetivo do sistema de segurança, julgue os itens que se seguem.

(9)

44. O planejamento das operações de segurança velada deve ser divulgado aos funcionários da instituição, visando facilitar a condução dos trabalhos de segurança.

45. O grau de risco reduzido é aquele em que o protegido está sujeitos aos riscos interentes ao cargo que ocupa.

46. O planejamento de segurança de dignitários compreende o nível estratégico, no qual se avalia a conjuntura política, social e econômica, e o nível tático-operacional, em que se apresentam as ações a serem adotadas.

[CESPE – TÉCNICO ÁREA 02 (SEGURANÇA) – BACEN- 2013] No que diz respeito à proteção de autoridades, julgue os itens a seguir.

47. Quando uma autoridade for se alimentar, o agente de segurança em serviço deverá se alimentar também, mantendo-se bem próximo à autoridade para a sua proteção.

48. Na esquematização de segurança de autoridade, o efetivo varia de acordo com as necessidades de cada missão, porém, em deslocamento a pé, é habitual haver cinco agentes – posicionados à frente, à retaguarda e nos lados da autoridade, de forma a possibilitar uma observação de 360 graus ao seu redor.

49. A equipe precursora corresponde ao grupo de agentes de segurança que se desloca à frente da autoridade, a fim de verificar, no local de destino, se todas as providências solicitadas anteriormente pelo serviço de segurança foram executadas.

50. [CESPE – TÉCNICO JUDIC. SEGURANÇA – STF - 2013] A segurança de dignitários denominada ostensiva consiste em atuar mais diretamente junto à autoridade, exigindo o conhecimento de suas peculiaridades.

GABARITO

1 2 3 4 5 6 7 8

E E E C E E E E

(10)

C E C C C E E E 17 18 19 20 21 22 23 24 E C C E C C C C 25 26 27 28 29 30 31 32 C C C C C E E E 33 34 35 36 37 38 39 40 C E C C E C E C 41 42 43 44 45 46 47 48 E C E E E C E C 49 50 C E

Referências

Documentos relacionados

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Papel e posiç ão competitiva da produç ão ambiente ambiente Input Recursos a serem transformados Materiais Informaç ões Consumidor INPUT Instalaç ões pessoal Input Recursos de

Administração da Produção e Operações Unidade IV – Localizaƒ•o da Empresa 4.1 Import†ncia das Decis…es

– Nesta forma de e-commerce, as empresas devem desenvolver pra‚as de mercado eletr•nico atraentes para seduzir seus consumidores e vender produtos a eles.. – As companhias

realiza€•o de promo€•es para membros do canal de marketing (principalmente por meio de venda pessoal) ao invˆs de promo€•o para usu„rios-finais (principalmente por meio

The Nike brand makes the most valuable contribution to its parent company’s value – the brand represents 84% of total Enterprise Value.. The second most valuable brand in

Aplicações – O entendimento de que diferentes grupos de clientes compram em diferentes estágios do ciclo de vida do produto ajuda os profissionais de marketing a criar uma

O desenvolvimento de categorias ficou sob os cuida- dos da equipe da Pande Design Solutions, que de- senvolveu a identidade visual das embalagens da MP Carrefour não