• Nenhum resultado encontrado

A busca de elementos que contribuam para entendimento sobre “como o professor aprende seu ofício”, ou seja, a investigação sobre o processo de tornar-se professor vem ocupando espaço entre as pesquisas sobre formação docente nas últimas décadas. De acordo com Santos (1995), na década de 1990 estiveram presentes, no discurso sobre a formação de professores, análises voltadas para a compreensão do trabalho docente, buscando identificar o processo de constituição dessa atividade profissional, procurando entender como o professor constrói saberes sobre a sua profissão. De acordo a autora, a formação do docente pressupõe a reelaboração ou a recriação dos saberes dados pelos cursos, para as quais concorrem as experiências vivenciadas tanto como aluno, antes e durante o curso de formação inicial, como também, posteriormente, adquiridas no desempenho da atividade profissional.

A partir da última década do século passado, as pesquisas sobre a formação de professores, tanto no plano internacional como no Brasil, vêm se ampliando com novas

tendências investigativas. Constata-se grande influência da literatura internacional nos estudos sobre formação de professores, cuja ênfase aponta para a relação entre a dimensão pessoal, profissional e organizacional da profissão docente (Nóvoa, 1992), a complexidade da prática pedagógica (Perrenoud, 1993), a importância da reflexão na/sobre a prática docente, marcada por incertezas, conflitos de valores, singularidades (Schön, 1992, 1998), a relevância dos saberes docentes132 (Tardif, Lessard, Lahaye, 1991; Tardif, 2008, 2010), por exemplo. Opondo-se ao paradigma da racionalidade técnica, segundo o qual a atividade profissional é de natureza instrumental, consistindo na solução de problemas concretos por meio da aplicação de teorias e técnicas derivadas do conhecimento científico, esses estudos apontaram outras perspectivas de análise para as pesquisas no campo da formação docente.

A compreensão dos processos pelos quais os docentes aprendem seu ofício passa a ser pesquisada a partir da ótica dos professores, de forma a entender como eles analisam seu processo de formação e suas formas de atuação, como articulam os conhecimentos adquiridos em sua formação com as demandas concretas da docência em um contexto específico, como analisam seu processo de tornar-se professor133. Estudando os processos de aprender a ensinar no ensino superior, Ferenc (2005), afirma que ainda são escassos os conhecimentos sobre tal processo, que envolve saberes construídos ao longo da trajetória de socialização e constitui-se em um dos eixos de referência para as discussões atuais sobre a formação docente.

Marcelo (1998) e de Zeichner (1998), que abordam o panorama das pesquisas em outros países, apontam os estudos sobre o aprender a ensinar como de grande relevância para esclarecer a natureza desse processo, que é complexo e envolve questões de diferentes ordens. Para Marcelo (1998), a pesquisa sobre aprender a ensinar, evoluiu na direção das indagações sobre os processos pelos quais os professores produzem conhecimento e sobre os tipos de conhecimentos que adquirem. Esse autor afirma que no processo de ensinar, os professores adaptam, reconstroem, reordenam ou simplificam o conteúdo para torná-lo compreensível para seus alunos.

Evidenciou-se, no capítulo anterior, esse processo de transformação baseado no conhecimento pedagógico do conteúdo de Shulman (2005b), que afirma, como mencionado anteriormente, existirem pelo menos quatro fontes principais do conhecimento de base para o ensino: (1). a formação acadêmica na disciplina a ensinar; (2). os materiais e o contexto do

132Para esses autores, a noção de "saber", em seu sentido amplo, engloba os conhecimentos, competências,

atitudes e habilidades, aquilo que é chamado de saber, saber-fazer e saber-ser, ou seja, refere-se ao que os profissionais dizem a respeito de seus próprios saberes profissionais.

133 Em teses e dissertações no Brasil, pesquisas sobre diferentes níveis e modalidades de ensino têm investigado

a aprendizagem da docência tendo como foco uma diversidade de sujeitos: professores do ensino fundamental, professores universitários, professores indígenas, professores iniciantes, professores formadores.

processo educativo institucionalizado; (3). a pesquisa sobre a escolarização, as instituições escolares, a aprendizagem humana, o ensino e o desenvolvimento etc.; (4). os saberes adquiridos na prática.

Essa base de conhecimentos necessários ao professor para o exercício da docência pode ser relacionada aos saberes docentes. De acordo com Tardif, Lessard e Lahaye (1991), em seu trabalho diário, os professores mobilizam diferentes tipos de saberes: saberes oriundos da formação profissional, saberes das disciplinas, dos currículos e da experiência134. Tais autores afirmam que os saberes da experiência se referem aos conhecimentos e habilidades específicas que os professores vão adquirindo no seu trabalho diário, caracterizados como um conhecimento tácito, que resulta da própria prática pedagógica e é construído no campo de atuação dos professores no cotidiano da escola e da sala de aula, por meio da relação com os alunos e com a disciplina a ser ensinada. Nesse sentido, a experiência funciona como um meio de avaliar e julgar os outros conhecimentos adquiridos fora da prática profissional. Para Tardif (2008), os saberes profissionais são objeto de seleção e de transformações pelos professores no momento de sua atuação em sala de aula. Ainda de acordo com esse autor, os saberes dos docentes possuem características específicas que lhe são próprias, podendo ser caracterizados da seguinte forma: são temporais, plurais e heterogêneos, personalizados e situados (TARDIF, 2008, p. 260-64). Os estudos desses autores nos colocam frente a alguns questionamentos: como os professores da EPT adquirem conhecimentos sobre o processo de ensinar? Que conhecimentos constroem durante sua trajetória profissional? Que elementos subsidiam sua atuação docente? Que desafios se apresentam e que estratégias são construídas para enfrentá-los no exercício da docência no contexto de um Instituto Federal?