• Nenhum resultado encontrado

1.2 Metodologia

1.2.3 A análise dos dados

Utilizou-se nesse trabalho o método de análise de conteúdo, que de acordo como Triviños (1995), deve ser feita utilizando-se as seguintes etapas interligadas: pré-análise,

descrição analítica dos dados e interpretação referencial. Em todas as etapas desse estudo, buscou-se fazer esse tipo de análise, conforme detalhamento a seguir.

À medida que os questionários foram recebidos pela pesquisadora, foram sendo numerados, de forma a evitar a identificação pelos nomes dos professores, uma vez que todos eram conhecidos e a maioria se identificou, apesar de esse ser um campo opcional no instrumento de coleta de dados. Terminado o processo de recebimento dos questionários foi feita uma leitura geral de todos, o que é chamado por Franco (2008) de “leitura flutuante”, visando uma primeira aproximação com os dados coletados. A tabulação dos mesmos foi feita em uma planilha do Excel, procedimento que permitiu uma visão geral de todos os sujeitos e das especificidades de cada um deles. As respostas das questões abertas foram agrupadas por questão para viabilizar a análise. Foram utilizadas as etapas propostas por Triviños (1995): iniciando-se pela “pré-análise”, foi realizada uma leitura cuidadosa, que possibilitou a “descrição analítica dos dados”, com a elaboração de tabelas e gráficos, bem como o agrupamento das respostas às questões abertas. Essas duas primeiras etapas da análise possibilitaram delinear o perfil dos sujeitos pesquisados, dialogando com dados de documentos oficiais tais como a Sinopse do professor da educação básica, bem como relatórios, como o Estudo exploratório sobre o professor brasileiro. Buscou-se ainda relacionar os dados obtidos nesse instrumento de pesquisa com estudos sobre prática e formação docente e com pesquisas realizadas em outras instituições da Rede Federal.

Após essas etapas, foi realizada a “interpretação referencial”, buscando-se, a partir de leituras e releituras dos gráficos, tabelas e textos decorrentes das respostas aos questionários, combinados com os dados da análise documental e tendo como referência a produção acadêmica, extrair uma síntese dos resultados dessas duas etapas, bem como utilizar tais resultados como subsídio para a definição dos sujeitos para as etapas posteriores da pesquisa (observação da prática docente em sala de aula e entrevistas).

A análise documental foi feita concomitantemente à etapa de aplicação e recebimento dos questionários, a partir da leitura de diversos documentos considerados importantes para contextualizar o campo de pesquisa, conforme explicitado na seção anterior. Buscou-se por meio da leitura e interpretação destes materiais, construir um panorama de informações sobre a Instituição, nos aspectos históricos, legais e organizacionais, com o propósito de caracterizar o contexto em que se realiza a prática docente dos professores pesquisados. À medida que se progredia na análise foi surgindo a necessidade de consulta a outros documentos, que foram sendo acrescentados aos anteriores. Esse trabalho demandou bastante tempo e esforço, no sentido de selecionar os dados relevantes aos objetivos dessa

pesquisa, uma vez que era grande o volume de documentos. A análise documental, ao mesmo tempo em que possibilitou o acesso aos dados sobre elementos importantes para caracterizar a instituição pesquisada, também viabilizou melhor entendimento da história e da cultura da mesma, bem como do contexto de atuação dos professores, contribuindo para iluminar e enriquecer aspectos obtidos nos demais instrumentos utilizados na pesquisa.

Os dados coletados nas observações das aulas, agrupados no diário de campo, foram objeto de diversas leituras, buscando-se realizar a pré-análise. Pode-se dizer que tal fase começou ainda à época do trabalho de campo, em que, após cada aula era inevitável procurar um entendimento da prática docente, e continuou na fase de digitação das anotações, quando novos elementos vinham à tona e complementavam a descrição das aulas. Com o propósito de estabelecer conexões entre os dados coletados e a literatura que subsidia este estudo, buscou- se um estudo aprofundado dos registros de cada grupo de aulas por professor observado, na tentativa de construir uma imagem abrangente do perfil de ensino de cada professor, tendo em consideração também os seus dados pessoais obtidos no questionário. Nesse momento foi sendo estruturada a primeira possibilidade de organização dos dados, de forma a tornar claras para o leitor a dinâmica das aulas observadas. Optou-se então por organizar os dados fazendo- se uma apresentação de cada professor e da turma, seguida pela transcrição das aulas, ocasião em que se procedeu à descrição analítica dos dados, de acordo com orientações de Triviños (1995). A interpretação referencial ocorreu no momento em que se buscou realizar a interpretação dos resultados obtidos focalizando a atenção nos aspectos singulares das práticas de cada professor, e, posteriormente, nas convergências, divergências entre elas, buscando entendê-las dentro do referencial teórico da pesquisa.

A análise das entrevistas iniciou-se no momento de transcrição das mesmas, quando se buscou apreender os aspectos da prática de cada professor e fazer a transcrição na íntegra. Esse primeiro texto foi (re) lido várias vezes, simultaneamente à escuta da gravação, buscando fazer a retirada de repetições de palavras próprias da linguagem oral. Cada uma das entrevistas configurou um texto de cerca de trinta a quarenta e cinco páginas. Essa transcrição, juntamente com os relatórios das observações foi enviada para os professores antes da sua utilização na escrita desse relatório. Os dados das entrevistas foram analisados em consonância com os referenciais utilizados para a análise dos demais instrumentos.

Uma análise conjunta de todos os dados coletados nos diferentes instrumentos possibilitou produzir as interpretações e explicações necessárias para dar conta do problema e das questões investigadas, tendo por base o referencial teórico que subsidia a pesquisa.