• Nenhum resultado encontrado

4.2 A prática docente nas disciplinas técnicas

4.2.1 O Professor Breno

4.2.1.2 Manifestações do conhecimento pedagógico do conteúdo na prática docente

Nessa parte da pesquisa busca-se evidenciar as formas de manifestação do conhecimento pedagógico do conteúdo (CPC) na prática de ensino dos professores. Nessa análise estão sendo usados os seis processos (compreensão, transformação, instrução, avaliação, reflexão e nova compreensão) que integram o modelo de raciocínio e ação pedagógica115, proposto por Shulman (2005b), por meio do qual o professor transforma o conteúdo de modo a torná-lo compreensível e passível de ser aprendido pelos alunos.

Esses processos serão agora analisados nas aulas e nos depoimentos do Professor Breno sobre sua prática.

113 Maior feira de mineração da América Latina, a EXPOSIBRAM conta com 15 mil m² de estandes, nos quais

estão representadas as principais mineradoras com atuação global e os grandes fornecedores de produtos e serviços. No espaço, eles apresentam novidades em tecnologia, equipamentos, softwares e outros produtos ligados à indústria mineral, além de dados sobre investimentos e gestão. (http://www.exposibram.org.br/mensagem/pub/bemvindo.php?tipo=0, acesso em 23/11/2012).

114

Maior evento de demonstração ao vivo de máquinas e equipamentos das Américas, com demonstração ao vivo de equipamentos e tecnologias para processamento mineral e manutenção industrial. (http://www.equipomining.com.br/, acesso em 23/11/2012).

A compreensão do conhecimento que ensina manifestou-se durante as observações das aulas e nas entrevistas, quando foi possível verificar a segurança do professor ao referir-se aos conhecimentos de sua disciplina e de sua área de atuação, e às formas de ensiná-los. Pôde ser observada também nas explicações claras e nas análises feitas por ele no que se refere às formas que facilitam ou dificultam a aprendizagem dos alunos.

O processo de transformação foi evidenciado na análise das aulas, na qual foram observadas as estratégias de didatização e os critérios utilizados na seleção dessas estratégias pelo professor. Percebeu-se que ele demonstrou ter se pautado por uma preocupação pedagógica ao selecionar e preparar os materiais a serem utilizados (slides, vídeos e apostila), ao apresentar as ideias em uma sequência lógica por meio de explicações, de exemplos, de ilustrações e de situações práticas da realidade do aluno e de sua futura atividade profissional, tomando o cuidado de adequar essas formas de trabalho ao perfil dos alunos do curso técnico. Essas atitudes são evidências da transformação realizada pelo professor em seu conhecimento do conteúdo específico, reorganizando-o sob novo formato para realizar a atividade de ensino. Outro aspecto em que se destacou no processo de transformação foi a elaboração da apostila. Ele organiza esse material didático buscando formas de reestruturação do seu conhecimento do conteúdo para torná-lo compreensível para os alunos. Ao organizar os conteúdos para compor a apostila, ele faz uma transformação nos conhecimentos, de forma a passar da “compreensão da matéria pelo professor até a sua compreensão pelos alunos” (Shulman, 2005b), que se evidencia na forma como apresenta a sequência que compõe o material: inicia com a definição dos objetivos do bimestre e passa em seguida aos conceitos básicos, explicitando-os e definindo-os, utilizando texto, fórmulas, desenhos, graduando as dificuldades. Constata-se pela análise da apostila que todos os objetivos mencionados na primeira página são contemplados nos temas apresentados no decorrer do material, o que expressa uma capacidade de organização e coerência do professor na elaboração desse material. Outro aspecto que evidencia a busca por atingir a compreensão do assunto pelos alunos é a utilização de ilustrações, como fotografias, figuras, gráficos e tabelas, que, aliados à linguagem clara e acessível, auxiliam na interpretação dos conceitos apresentados. O encadeamento dos temas e a sequência utilizada apontam para uma sequência que vai dos objetivos, passando pelos conceitos básicos, com exemplificações, ilustrações e demonstrações de processos até os exercícios, evidenciando a preparação do material didático e a representação dos conteúdos de ensino de forma a proceder a uma ligação entre a sua compreensão, como professor, e o entendimento da matéria pelos alunos. As adaptações dos conteúdos ao perfil dos alunos dos cursos técnicos permeiam a elaboração de todo o material,

visto que são apresentadas definições, situações e contextos do futuro campo de atuação profissional dos alunos, de modo a instrumentalizá-los com conhecimentos necessários para sua formação enquanto profissional técnico habilitado para ingressar no mundo do trabalho.

A etapa de instrução pôde ser constatada nas formas utilizadas pelo professor para organizar o conhecimento do conteúdo para que os alunos compreendessem. Entre os aspectos citados por Shulman (2005b) como essenciais da didática, foram verificados na prática de ensino do Professor Breno, os seguintes: organização e dosagem do conteúdo, o manejo da turma, as explicações claras, formulações de perguntas, assessoramento aos alunos e interações com a turma. Observou-se que a dinâmica das aulas esteve bastante centrada na transmissão do conteúdo pelo professor, que utilizou a aula expositiva dialogada como principal técnica. O professor se posicionava sempre à frente da turma, próximo ao quadro para fazer algumas anotações e ilustrações ou para apontar os slides na hora das explicações, sem muita movimentação na sala de aula, mas sempre dialogando com os alunos durante as aulas. As carteiras ficavam enfileiradas, mas os alunos algumas vezes se agrupavam em duplas. O trabalho em grupo (apresentação de trabalho dos alunos) foi utilizado em uma aula, durante o período de observação.

A etapa de avaliação, entendida como o controle da compreensão dos conteúdos pelos alunos, em um processo informal no dia a dia mostrou-se presente em todas as aulas observadas, pois o professor sempre questionava os alunos sobre o entendimento dos temas trabalhados e tirava dúvidas quando necessário. Uma situação formal de avaliação apresentou-se em uma das aulas, por meio da apresentação de trabalhos em grupo. Durante a apresentação, o professor fazia anotações, questionava os alunos, tirava dúvidas e comentava o trabalho. Em sua entrevista, Breno informou que utiliza diferentes instrumentos de avaliação: prova, estudo dirigido e trabalhos. Além disso, outra forma de verificar aprendizagem são os relatórios de estágio, que, de acordo com o professor, além de avaliar os alunos, lhe fornecem subsídios para avaliar suas aulas e replanejar, caso seja necessário: “Quando eu pego os relatórios de estágio dos alunos, eu vejo os depoimentos deles, vejo que é uma forma de aferir se está ocorrendo a aprendizagem, ver como a coisa está fluindo se o conhecimento está sendo processado”.

Esse tipo de avaliação parece apontar também para a etapa de reflexão, mencionada por Shulman (2005b). Reflexão do professor sobre sua prática foi constatada nas entrevistas do professor Breno, que analisa o trabalho realizado nos anos anteriores, baseia-se no feedback dos alunos e busca rever sua forma de ensinar. Essa atitude de reflexão pode ter lhe possibilitado uma nova compreensão sobre a sua prática, que ele expressou em alguns

momentos de sua entrevista, que contribui para que ele pudesse elaborar outras formas para ensinar e alcançar os objetivos propostos.

Em síntese, os dados apresentados permitem afirmar que o conhecimento pedagógico do conteúdo (CPC) pôde ser evidenciado na prática docente do Professor Breno, na apostila elaborada por ele e em seus depoimentos nas entrevistas. Em uma análise geral, verifica-se o compromisso com a formação do aluno, que parece orientar suas ações no processo de ensino.