• Nenhum resultado encontrado

A aquisição dos ingressos e os momentos dos jogos

REGIÃO TOTAL PARTICULARES FEDERAIS ESTADUAIS MUNICIPAIS

4.6. A aquisição dos ingressos e os momentos dos jogos

O período de observações sistemáticas desta pesquisa se deu entre os meses de maio, junho e julho de 2013 e 2014, durante a preparação da Copa das Confederações e da Copa do Mundo de Futebol em Fortaleza. O que foi observado foi organizado numa estrutura que aborda três momentos diferentes

dos jogos do Mundial: 1) o momento do “pré-jogo”, ou seja, o período que antecede o início da realização do evento na capital cearense; 2) o jogo em si, onde foi possível captar o momento do acontecimento de algumas partidas da Copa; e, por último, 3) o “pós-jogo”, o qual aborda as repercussões e momentos de dispersão no estádio.

Vale ressaltar que estes três momentos são representativos das fases típicas de qualquer celebração, onde o ápice mostrou ser, não o gol (auge de uma partida futebolística), mas a experiência do estádio em si em um mundial de Futebol. Isto se dá por ser esta uma vivência de integração global, uma oportunidade de, em um mesmo espaço, se ter a concretude do foco da atenção do mundo. Como afirma Curi (2013, p.73):

uma parte importante deste contexto da situação de megaeventos esportivos do século XXI é que eles não são mais apenas de interesse local ou nacional, mas são torneios de valor globalizados. Tanto o anfitrião se expõe ao mundo quanto tendências internacionais nele se refletirão. [...] Um megaevento esportivo permite um olhar para esses fluxos fluidos e irregulares como através de uma lente. Os diversos atores envolvidos, mesmo alguns deles marginalizados participaram desses fluxos experimentando suas consequências.

Vale ressaltar que, diferentemente da Copa das Confederações, cuja procura por ingressos é bem menor do que no Mundial e, por isto, mais fácil de se conseguir comprar uma entrada, a Copa do Mundo, para um torcedor que pretende vivenciá-la, inicia-se no instante em que este se propõe a comprar um ingresso para qualquer partida, pois, para esta competição a disputa por uma entrada é mais intensa, devido à grande procura por torcedores de todo o mundo.

Neste momento é possível se imaginar no estádio vivenciando o clima de integração global do evento, porém, precisa-se passar por algumas “provações” para que isto venha a se realizar. A primeira delas é a de se ter a “sorte” de poder comprar o bilhete para uma partida do Mundial. Esta sorte passa por conseguir o direito de compra, seja através de sorteio, como se deu nos casos das partidas mais concorridas, e em outros, a partir da ordem de encomenda, para as menos disputadas. Esta busca pelos ingressos fez com que muitas pessoas cumprissem “plantões” à frente do computador no site da

entidade, insistindo pela disponibilidade de alguns bilhetes. Todas estas dificuldades se deram mesmo tendo sido colocado à venda, segundo a Fifa, cerca de 3 milhões de ingressos em três fases, descritas a seguir.

1ª fase: de 20 de agosto a 10 de outubro de 2013

Neste período foram vendidos cerca de 2,3 milhões de ingressos por solicitação e sorteio. Após a venda dos ingressos reservados para as solicitações, os restantes eram sorteados. Ou seja, nesta última modalidade de compra o interessado solicitava o ingresso através do site da FIFA e esperava saber se havia sido contemplado ou não.

Entre 5 a 28 de novembro de 2013, houve o período inicial de compra por ordem de encomenda, o que esgotou a cota dos ingressos reservados para esta modalidade em menos de uma semana. Atente-se para o fato de que na 1ª fase de vendas ainda não era possível se saber qual seleção jogaria em qual cidade, pois não havia sido realizado ainda o sorteio para o Mundial.

2ª fase: de 8 de dezembro de 2013 a 30 de janeiro de 2014

Na segunda fase de vendas já se sabia em quais cidades cada seleção jogaria, então o comprador já poderia saber para quais partidas estava comprando o seu ingresso. Com pouco menos de 1 milhão de ingressos restantes, as vendas se deram exclusivamente por sorteios de tickets e foram excluindo cada vez mais candidatos às vagas nos estádios. Devido à grande procura (pois somente na segunda fase foram cerca de 3 milhões de solicitações), o período de compra por encomenda foi suspenso e a terceira fase (vendas de última hora) de compra por sorteio foi antecipada para 12 de março.

3ª fase (vendas de última hora): de 12 de março a 13 de julho de 2014

Foi nesta oportunidade que adquiri os ingressos para três partidas do Mundial em Fortaleza, o que possibilitou a ida aos jogos 07, 29 e 38 da competição (QUADRO 12). Inicialmente o intuito era conseguir ingressos para

a partida na fase de grupos da seleção brasileira em Fortaleza a ser realizada no dia 17/06/14, contudo estes já não estavam disponíveis para a compra no dia em que houve a tentativa. Isto se deu mesmo considerando um plantão no site da FIFA iniciado logo da abertura das vendas, às 8h.

Em sua maioria, os valores cobrados pelos ingressos do Mundial (QUADRO 13) seguiam o padrão dos preços estipulados para a Copa das Confederações de 2013, o que, por sua vez, é muito para uma cidade como Fortaleza que possui, segundo o Anuário Estatístico do Ceará (2014)96, 47,15% dos seus moradores vivendo com renda individual de até 2 salários mínimos - à época R$ 724,00 e, além disso, considerando-se os custos de tentar levar familiares ou acompanhantes. As Categorias dos ingressos iam de 1 a 4, de acordo com a localização no estádio Castelão. A categoria 1 compreendia os espaços mais privilegiados (áreas VIPS); a categoria 2, cadeiras inferiores; 3 e 4, cadeiras superiores frontais e laterais, respectivamente. Havia ainda a categoria 4 para descontados, ou seja, ingressos nos setores superiores para beneficiários do bolsa-família, idosos e estudantes.

Quadro 12 – Ingressos comprados na segunda fase de vendas

Ingresso Categoria* Quantidade

Preço unitário (incluindo tributos brasileiros) em R$

Tipo de preço** Jogo 07 - Uruguai x Costa Rica -

Fortaleza 3 1 180.00 Regular