• Nenhum resultado encontrado

A Avaliação Institucional : a instituição do Bônus Mérito

6.4 Os resultados da Avaliação Institucional do Centro Paula Souza (de 1997 a 2007)

6.4.1 A Avaliação Institucional : a instituição do Bônus Mérito

No Estado de São Paulo, a instituição do Bônus Mérito é inicialmente proposta às classes de docentes do Quadro do Magistério da Secretaria Estadual de Educação. Em 28 de dezembro de 2000 ocorre a publicação da Lei Complementar nº 891/00 que institui , conforme seu Artigo 1º, o Bônus Mérito aos integrantes das classes de docentes, ocupantes de cargo ou função -atividade de Professor Educação Básica I, de Professor Educação Básica II e de Professor II, em exercício nas unidades escolares e órgãos da estrutura básica da Secretaria de Estado da Educação.

pecuniária a ser concedida uma única vez, no corrente ano ( no ano de sua publicação) , aos ocupantes dos cargos referidos no artigo 1º desta lei complementar, vinculada diretamente à aferição da freqüência apresentada pelo profissional de ensino durante o período letivo do ano 2000, no exercício de suas atribuições.

A partir de 2000 ocorre anualmente a concessão do Bônus Mérito aos integrantes do Quadro de Carreira do Magistério da Secretaria Estadual de Educação, conforme os critérios publicados nas respectivas leis e ou decretos que os instituem. No entanto, é importante destacar, conforme o Artigo 6º, da referida Lei que o valor pago a título de Bônus Mérito não se incorpora aos vencimentos ou salários para nenhum efeito, e não será considerado para cálculo de qualquer vantagem pecuniária, não incidindo sobre ela os descontos previdenciários e de assistência médica.

O Bônus Mérito inicialmente criado na Secretaria Estadual de Educação não estava vinculado à Avaliação Institucional das Escolas Estaduais de Secretaria de Educação.

Não obstante, ocorre também a partir de 2000 a concessão do Bônus Mérito a todos os servidores ( do corpo docente e ao corpo técnico-administrativo) do Centro Paula Souza obedecendo, porém, a outros critérios e vinculando-se à avaliação institucional.

Conforme pesquisa documental, para fins de exemplificação da sistemática de concessão e de vinculação do bônus mérito à avaliação institucional no Centro Paula Souza, faremos referência à Mensagem nº 169, do Exmo Sr Governandor do Estado de São Paulo, publicada no Diário Oficial do Estado em 10/11/2005, do Projeto de Lei Complementar nº 39/05 que institui para o referido ano o Bônus Mérito aos servidores técnicos/administrativos e docentes do Centro Paula Souza, contemplando também por meio do artigo 7º, os servidores da SCTDE afastados para prestarem serviços junto ao CEETEPS.

Nos termos do Artigo 2º do Projeto de Lei Complementar, o valor do Bônus Mérito devido ao servidor será de conformidade com critérios a serem estabelecidos por Decreto, levando-se em conta: 1º) a freqüência apresentada no exercício de 2005; 2º) a Avaliação de Desempenho Profissional; 3ª) o Tempo de serviço prestado ao CEETEPS ; 4ª ) a Avaliação Institucional da Unidade de Ensino.

Transcreveremos a seguir as orientações contidas no Ofício Circular nº 040/2005, expedido em 28 de novembro de 2005, referentes aos critérios para a concessão e o cálculo do bônus mérito: 1º) apuração de frequência; 2º) - avaliação de desempenho profissional; 3º) tempo de serviço; 4º) SAI – Avaliação Institucional

A apuração da freqüência referia-se ao período de 01/03 a 30/11/05. Na apuração da freqüência deve-se deduzir as ausências do total de dias do período. Para os

servidores técnico-administrativos considera-se como ausências as faltas abonadas, justificadas e injustificadas, bem como as licenças e afastamentos de qualquer natureza, com exceção de Licença Gestante-Maternidade e Licença Prêmio. Já para os servidores docentes considera-se como ausências as faltas justificadas e injustificadas, bem como as licenças e afastamentos de qualquer natureza, com exceção de Licença Gestante/Maternidade e Licença Prêmio, devendo em seguida: subtrair do total de dias do período(1º passo), o total de ausências apuradas (2º passo). Dividir a freqüência apurada (2º passo) pelo total de dias do período (1º passo). O resultado do 3º passo multiplicado por 100 (cem) é o percentual de freqüência do servidor na Tabela 1 do Anexo I, e pontos correspondentes.

Na Avaliação de Desempenho Profissional, cada servidor da unidade de ensino recebe um formulário de Avaliação de Desempenho para fazer sua Auto-Avaliação (coluna A), devolvendo-a ao seu superior hierárquico imediato. O superior imediato faz sua avaliação do servidor (coluna B) e emite a Avaliação Final (coluna C). Atribuindo a cada um dos 20 (vinte) itens da Avaliação de Desempenho o respectivo valor numérico de cada conceito. A soma dos valores numéricos (de 1 a 20 ) da Coluna C corresponde à avaliação do servidor que será transformada em pontos conforme Tabela 2 do Anexo I. Esses pontos são lançados no Relatório do Bônus Mérito.

No terceiro item o cálculo do tempo de serviço é composto de quatro etapas: 1ª) verificação da data de admissão-contratação no Centro Paula Souza através do Processo de Admissão/Contratação do servidor; 2º) apuração do tempo prestado ao Centro Paula Souza até 28/02/05, descontando do período apenas licenças para tratar de interesses particulares e afastamentos com prejuízos de salários ou vencimentos; 3º) verificação na Tabela 3 do Anexo I a quantidade de pontos correspondentes ao tempo apurado; 4ª) lançamento dos pontos no Relatório do Bônus Mérito.

E por fim temos na quarta etapa a incorporação dos dados do SAI ( Sistema de Avaliação Institucional) no Relatório do Bônus Mérito. No Ofício Circular nº 040/2005, expedido em 28 de novembro de 2005, consta que “os dados relativos à Avaliação do Produto do SAI serão disponibilizados no período de 15 a 20/12/2005. A quantidade de pontos dos servidores a ser lançada na Planilha corresponderá ao percentual obtido pela Unidade de Ensino na Avaliação Institucional/2005, conforme Tabela 4 do Anexo I.” (Ofício Circular 40/2005, 2005). Este documento explicitava detalhadamente as orientações e disponibilizava o site do CPS e telefone da CRH para dirimir dúvidas quanto aos cálculos, determinava ainda que todos os servidores da Unidade de Ensino deviam ser informados dos procedimentos para estabelecimento do Bônus Mérito/2005 e das alterações ocorridas nas Tabelas 1, 2, 3 e 4, do

artigo 4º do referido Decreto, e na Tabela de Valores do Bônus Mérito, artigo 8º do mesmo Decreto.Encontram-se, em anexo, as tabelas referentes ao Bônus Mérito.

É interessante mencionar que a partir de 2001, com a concessão anual do Bônus Mérito vinculada à Avaliação Institucional, observa-se uma tendência evolutiva na pontuação obtida na Pesquisa do Sistema de Avaliação Institucional das Escolas Técnicas Estaduais do Centro Paula Souza.

7 A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DAS ESCOLAS TÉCNICAS

Outline

Documentos relacionados