• Nenhum resultado encontrado

A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DAS ESCOLAS TÉCNICAS ESTADUAIS DO CENTRO PAULA SOUZA NA PERCEPÇÃO DOS

6.4 Os resultados da Avaliação Institucional do Centro Paula Souza (de 1997 a 2007)

7 A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DAS ESCOLAS TÉCNICAS ESTADUAIS DO CENTRO PAULA SOUZA NA PERCEPÇÃO DOS

SUJEITOS ESCOLARES (EQUIPE DE GESTÃO ESCOLAR)

Qualquer política, no caso a educacional, só se torna realidade, só é implementada se os sujeitos sociais implicados no cotidiano escolar se envolvem e se comprometem com ela. É o caso da avaliação institucional como instrumento de ação, de acompanhamento dos processos de mudança. Daí a extrema importância de se conhecer o que os educadores, no caso da direção da escola, têm a dizer ou pensam a respeito do assunto.

No tópico anterior apresentamos a análise dos Documentos Institucionais, denominados Relatórios da Pesquisa do Sistema de Avaliação Institucional das Escolas Técnicas Estaduais (SAI-ETEs) dos anos de 1997 a 2006, elaborados e publicados pela Assessoria de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza (CPS), buscamos construir quadros comparativos a fim de propiciar maior visibilidade aos resultados e pontuação obtida pelo CEETEPS e pelas ETEs pesquisadas.

Na pesquisa de campo foram então estudados os Relatórios Anuais do Sistema de Avaliação Institucional das Escolas Técnicas Estaduais, a partir de 1997, data de implantação do Projeto Piloto Tuiuiú até o ano de 2006, ou seja, a análise contemplou uma década de avaliação institucional nas escolas, tendo sido analisados os vinte relatórios (dez Relatórios da ETE X e dez Relatórios da ETE Y).

Neste momento são apresentadas considerações e proposições expressas pelos sujeitos escolares nas entrevistas da Escola Técnica Agrícola “X” (direcionada à Área de Agropecuária) e da Escola Técnica Industrial “Y” (direcionada às Áreas de Indústria, Serviços e Saúde).

As entrevistas foram organizadas em função das categorias de análises e organizadas nos seguintes tópicos: 1º) as concepções de avaliação e de avaliação institucional: critérios e parâmetros para construção do sistema de avaliação institucional; 2ª) a avaliação institucional e a reforma do ensino técnico: correlações no contexto da gestão democrática do ensino público; 3º) as formas de elaboração e implementação do Sistema de Avaliação Institucional das Escolas Técnicas Estaduais do Centro Paula Souza: metodologia; 4º)os impactos e impasses da avaliação institucional para a gestão das Escolas Técnicas e do Ensino Técnico: a percepção dos sujeitos escolares; 5ª) perspectivas da avaliação institucional na educação profissional.

Os sujeitos escolares são designados pela letra E (Entrevistado) seguida da letra de identificação das Escolas Técnicas ‘X’ ou ‘Y’ acrescida da letra inicial da função exercida e do número de ordem da entrevista. Por exemplo, na Escola Técnica Agrícola X foi primeiramente entrevistado o Coordenador de Área que será designado pela sigla EX-C1.

Na ETE X entrevistamos os seguintes sujeitos escolares: o diretor da Unidade Escolar; os Professores Coordenadores de Áreas Profissionais e do Ensino Médio (Saúde, Química, Agropecuária) e um Professor Coordenador Responsável pela Cooperativa-Escola. O Diretor da ETE X será designado pela sigla EX-D. Os Professores Coordenadores foram designados respectivamente por EX-C1; EX-C2; EX-C3. O Professor Coordenador Responsável pela Cooperativa-Escola será designado pela sigla EX-PC1. Cabe esclarecer que pelas Áreas de Agropecuária e de Química, que comportam respectivamente os Cursos Técnicos em Pecuária e Técnico em Açúcar e Álcool, responde apenas um Professor Coordenador que possui habilitação para atuar nas duas Áreas, e será designado por EX-C1.

A ETE Y oferece Cursos Técnicos em quatro Áreas Profissionais : I) Saúde (Cursos Técnicos em Enfermagem e Nutrição); II) Indústria (Cursos Técnicos em Mecânica, Mecatrônica, Manutenção Aeronáutica); III) Gestão (Cursos Técnicos em Administração, Secretariado, Assessoria Empresarial, Contabilidade e Informática); IV) Turismo e Hospitalidade (Curso Técnico em Turismo), além de oferecer o Ensino Médio. Esta Unidade Escolar conta com quatro Professores Coordenadores de Áreas Profissionais e um Professor Coordenador de Ensino Médio. Os Professores Coordenadores serão então designados respectivamente por: EY-C1; EY-C2; EY-C3; EY-C4; EY-C5. O diretor será designado pela sigla EY-D.

Nas entrevistas buscamos identificar como os profissionais da escola vêem o processo de avaliação institucional, quais são suas concepções e proposições.

Na seqüência são apresentadas informações que caracterizam o município e as escolas, primeiro a ETE X e em seguida a ETE Y.

7.1 Caracterização da ETE “X”: contexto externo e quadro de

desempenho

O município em que se encontra a ETE X possuía em 01/07/2005 uma população estimada em torno de 27.400 habitantes, sendo que em 2003 possuía 19.991 eleitores. Atualmente ocupa a 16ª posição dentre os 100 melhores municípios do Estado de

São Paulo, localiza-se na região administrativa de Ribeirão Preto, caracterizada como um importante pólo agroindustrial (sucroalcooleiro) e tecnológico. Este município possui área territorial de 752,99 Km2, sendo qualificado como Estância Climática em virtude das boas condições do clima, que por sua vez também viabilizam atividades turísticas, focadas no turismo rural, ecológico e turismo de aventura. Historicamente este município desempenhou papel importante no ciclo do café, a população descendente em grande parte de italianos implementou no período de imigração grandes esforços no setor agropecuário. No campo cultural o município é tradicionalmente incentivador de eventos culturais e especialmente de atividades musicais. Dado este conjunto de característica, o município busca se desenvolver na área de turismo conjugado ao setor agropecuário.

A estrutura agrária contempla pequenas propriedades rurais em atividade com o desenvolvimento de agricultura familiar, como também é constituída por grandes fazendas. O município mantém a produção elevada de citrus, produção de leite e atualmente cresce em grande proporção o plantio de cana-de-açúcar. Conforme dados extraídos no Instituto Brasileiro de Geografia Estatística, o município apresenta bons índices no que se refere às políticas sociais de saúde e educação, dados que também constam do Plano Escolar de 2007 da ETE X, no item que se refere à caracterização do contexto externo, a seguir especificados.

Em 2003 o município contava com 55 empresas distribuídas nas atividades: agricultura, pecuária, silvicultura e exploração florestal, e 129 empresas em indústrias de transformação.

Na área da saúde o município contava entre os anos de 2002-2003 com 6 estabelecimentos, 450 leitos hospitalares disponíveis ao SUS. Na área financeira contava com 7 agências bancárias.

Na área educacional contava, em 2004, no ensino fundamental com 197 docentes e um total de 3.143 matrículas; no ensino médio com 116 docentes no total de 1303 matrículas. As matrículas no Ensino Médio em 2004 estavam assim distribuídas: 1029 em escola pública e 72 docentes; 274 em escola privada e 44 docentes. O município conta com seis escolas de ensino médio, sendo três escolas da rede pública e três da rede privada.

A ETE “X”, localizada no município acima especificado, é uma das Unidades Escolares que originalmente foi criada pela Lei Estadual 7.887, publicada no DOE de 26/04/19963, como Escola Agrícola. Iniciou suas atividades com o Curso de Iniciação Agrícola e posteriormente oferece o Técnico em Agropecuária. Ofereceu Cursos na Agropecuária de 1963 a 1998, quando em função das determinações do Decreto Federal 2208/97 e das políticas institucionais do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula

Souza (CEETEPS), ao qual ficou vinculada por força do Decreto de transferência das Escolas Técnicas Agrícolas da Secretaria de Educação para a SCTDE, mais especificamente para o CEETEPS. A partir de 1998 deixou de oferecer a Habilitação Profissional Plena de Técnico

em Agropecuária que se constituía num curso médio profissionalizante conforme determinava a Lei Federal 5.692/71, como também não foi mais autorizado o oferecimento da Habilitação

Profissional de Técnico em Agropecuária, nos termos do Decreto Federal 2208/97. A partir de então, por força das mudanças e determinações institucionais do Centro Paula Souza, esta Unidade Escolar passa a oferecer os Cursos Técnicos em Administração Rural (não mais oferecido), Enfermagem e Açúcar e Álcool.

A Unidade Escolar foi estruturada no Sistema de Escola-Fazenda com área total de 58,89 hectares (ha), dos quais 45 ha são explorados com lavouras e pastagens; 9,4 ha são áreas de preservação ambiental e 4,49 ha são destinados à construções de jardins. Ela possui Cooperativa-Escola que administra e auxilia a produção e a comercialização dos produtos agropecuários da fazenda, entre outros: produção de leite, hortifrutigranjeiros, suínos, grãos (milho e soja) e eucalipto. Conforme informação fornecida pela direção da ETE, os trabalhadores que auxiliam na fazenda são contratados e pagos pela cooperativa-escola. O Capital físico da Unidade Escolar é considerado excelente. Criada em zona rural, hoje a ETE somente para fins de registro mantém-se na zona rural, mas de fato com desenvolvimento urbanístico da cidade o entorno da escola se constituiu num bairro nobre da cidade mas proximidades localiza-se a biblioteca municipal, a polícia militar e o centro da cidade, e eixo de acesso e saída para cidades circunvizinhas.

A terra é muito fértil e o valor do alqueire elevado, apresenta uma ótima topografia sendo que todas as áreas estão protegidas por práticas de conservação do solo. Conforme informações contidas no Plano Diretor da ETE (segue em anexo), o valor total do uso atual do solo, incluindo o valor da gleba é de R$ 1.620.300,00. O capital físico da Unidade Escolar constituído por todos os animais, pelos instrumentos e implementos agrícolas da fazenda (tratores, ordenhadeiras etc) estão em condições de uso. Os alojamentos foram em parte (quatro blocos) reformados entre os anos de 2004 e 2005 em função de parcerias e ações da APM e Cooperativa-Escola junto à comunidade local para arrecadação de recursos financeiros, com destaque para as ações dos membros da equipe de gestão escolar com forte engajamento na regionalidade. Em função da desativação e não mais oferecimento dos cursos técnicos em agropecuária houve a redução dos valores financeiros anteriormente recebidos para manutenção do sistema de residência estudantil (alojamentos) e refeição.

A implantação dos Cursos Técnicos em Enfermagem ocorreu mediante parceria junto à Prefeitura Municipal que viabilizou conjuntamente a implantação do laboratório na escola e o convênio para oferecimento de campo de estágio curricular, na Santa Casa de Misericórdia; foi também implementado um convênio de estágio com o Centro Integral de Atendimento à Saúde. Para o Curso Técnico em Açúcar e Álcool, foi feito convênio com a Usina local para oferecimento de estágio curricular.

Cabe esclarecer que esta Unidade Escolar desenvolveu, em função do Plano Diretor, dois projetos a serem implantados a partir de 2008: o Projeto de Implantação de um Laboratório de Informática e outro Projeto para a Implantação de um Pasteurizador de Leite.

No primeiro semestre do ano letivo de 2007 a ETE X oferecia os seguintes cursos: a) Ensino Médio, com 121 matrículas distribuídas na 1ª, 2ª e 3ª séries; b) Cursos Técnicos na Área de Saúde - a Habilitação Profissional de Técnico em Enfermagem, com 75 alunos, matriculados no 3º e 4º módulos; c) Cursos Técnicos na Área de Química-a Habilitação Profissional de Técnico em Açúcar e Álcool, com 32 alunos matriculado no 1º módulo; d) Área Agropecuária- a Habilitação Profissional de Técnico em Pecuária, com 35 alunos matriculados no 1º módulo.

No ano de 2006 possuía 260 alunos matriculados, dos quais 237 responderam a Pesquisa SAI-ETE 2006, juntamente com 18 professores e 29 funcionários.

Nos Indicadores do Processo os cursos técnicos e o ensino médio obtiveram a seguinte pontuação: Ensino Médio, 77,50 %, Açúcar e Álcool, 77,60 %, Enfermagem, 81,50%. Nos Indicadores do Benefício os cursos técnicos obtiveram a pontuação apresentada no Quadro 11, a seguir:

Outline

Documentos relacionados