• Nenhum resultado encontrado

TÓPICO 1 — PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL

2.1 A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Acadêmico, o planejamento financeiro pessoal vai muito além do que simplesmente saber se você tem dinheiro suficiente para pagar suas contas, ou, economizar o suficiente para ter uma conta bancária positiva. O planejamento financeiro pessoal vai muito além disso. O planejamento financeiro permite as pessoas a terem qualidade de vida e também auxilia as pessoas a conquistarem a independência e a “tranquilidade financeira”.

Quanto mais cedo uma pessoa começa a planejar sua vida financeira e a colocar de lado, periodicamente, um certo valor, e aplicando esse valor de forma inteligente, menos esforço ela terá que fazer para alcançar um futuro financeiro tranquilo.

Por esse motivo, acadêmico, nós, professores ou futuros professores, devemos conscientizar os estudantes em sala de aula sobre a importância do planejamento financeiro desde cedo.

É interessante trazer para sala de aula situações reais e atuais, por exemplo: sobre dívidas e falta de planejamento, que façam os estudantes refletirem sobre essas situações e consequências. Uma sugestão é trazer uma notícia com dados atuais e questionar os estudantes sobre as medidas que podiam ter sido tomadas para evitar o endividamento, por exemplo.

É nessa hora que entra a Educação Financeira e que, você, professor, pode abordar diversos conteúdos sobre cidadania, consumismo, endividamento, desenvolvimento sustentável etc., conteúdos já vistos no Tópico 1 da Unidade 1 desse livro.

3 PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL E NOSSA RELAÇÃO COM O DINHEIRO

Quando falamos em planejamento financeiro, logo lembramos de dinheiro, certo? A nossa relação com o dinheiro é algo que diz muito sobre nós. É indiscutível que o nosso relacionamento com o dinheiro afeta muito o nosso dia a dia e da nossa família e que alcançar a independência financeira é o sonho de grande parte da população mundial.

UNIDADE 2 — PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Desde muito cedo começamos a lidar com várias situações que são ligadas ao dinheiro. É fato que, para tirar melhor proveito do nosso dinheiro, é muito importante saber como utilizá-lo da melhor forma possível. É por esse motivo que dizemos que o aprendizado e a aplicação de conhecimentos práticos da Educação Financeira podem contribuir para melhorar a gestão de nossas finanças pessoais, tornando assim a nossa vida mais equilibrada e tranquila sob o ponto de vista financeiro (BCB, 2013).

No Livro Didático de Educação Financeira – Gestão de Finanças Pessoais, o Banco Central do Brasil – BCB (2013) destaca que, infelizmente, não faz parte do cotidiano da maioria das pessoas buscar por informações que auxiliem na gestão de suas finanças.

Para agravar essa situação, não há uma cultura coletiva, ou seja, uma preocupação da sociedade organizada em torno do tema. Nas escolas, pouco ou nada é falado sobre o assunto. As empresas, não compreendendo a importância de ter seus funcionários alfabetizados financeiramente, também não investem nessa área. Similar problema é encontrado nas famílias, onde não há o hábito de reunir os membros para discutir e elaborar um orçamento familiar. Igualmente entre os amigos, assuntos ligados à gestão financeira pessoal muitas vezes são considerados invasão de privacidade e pouco se conversa em torno do tema. Enfim, embora todos lidem diariamente com o dinheiro, poucos se dedicam a gerir melhor seus recursos (BCB, 2013, p. 11).

O Livro Didático de Educação Financeira – Gestão de Finanças Pessoais foi elaborado pelo Departamento de Educação Financeira do Banco Central do Brasil (BCB).

Esse livro é gratuito e está disponível no site www.bcb.gov.br.

DICAS

Acadêmico, perceba que os autores desse caderno destacam que, embora todas pessoas lidem todos os dias com o dinheiro, infelizmente, poucos acabam se dedicando a gerir melhor seus recursos. Um motivo disso pode ser que muitas pessoas acham que sabem mais sobre o uso do dinheiro do que realmente sabem, e isso pode trazer a falsa sensação que dominam sobre assuntos relacionados a gestão financeira.

Warren Buffett, considerado nos dias de hoje o rei do mercado financeiro, é o investidor de maior sucesso na atualidade com o patrimônio de aproximadamente 86 bilhões de dólares (dados de março de 2019). Segundo Reis (2017), Buffet aponta que há duas regras a respeito do dinheiro:

TÓPICO 1 — PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL

• Regra número 1: Nunca perca dinheiro.

• Regra número 2: Nunca esqueça a regra número 1.

Acadêmico, para seguirmos a regra de Buffett, nunca perder dinheiro, precisamos obviamente saber planejar nossos gastos, saber controlar e gastar o nosso dinheiro com sabedoria, consciência e responsabilidade.

Atualmente (2019), pesquisas revelam que 3 em cada 4 famílias sentem alguma dificuldade para chegar no fim do mês com seus rendimentos. Esse é um dado muito preocupante. As pessoas precisam saber lidar melhor com o seu dinheiro, precisam administrar melhor os seus recursos financeiros. É por esse e tantos outros motivos que já foi comentado neste livro que as pessoas precisam ser educadas financeiramente desde cedo.

4 ORÇAMENTO PESSOAL

Acadêmico, diante de tudo o que estudamos até agora, podemos dizer que é fundamental que as pessoas leiam e aprendam constantemente sobre dinheiro. É importante também ser organizado, disciplinado, ter um controle dos seus gastos, e ter uma preocupação em analisar e revisar periodicamente seu orçamento e objetivos financeiros.

Segundo o Banco Central do Brasil (2013), com o tempo, o orçamento ajuda as pessoas a serem superavitárias, ou seja, o orçamento auxilia as pessoas a manterem suas receitas maiores que suas despesas.

Para que uma pessoa tenha um bom planejamento, é necessário: 1. que ela saiba aonde quer chegar; 2. internalizar a visão de futuro trazida pela perspectiva de realização do projeto; 3. estabelecer metas claras e objetivas. Por esse motivo, é importante que toda movimentação de recursos financeiros, incluindo todas as receitas, despesas e investimentos, seja anotada e organizada.

Criar um orçamento pessoal é uma das partes mais importantes do planejamento financeiro. O foco do orçamento é manter o maior fluxo de dinheiro nas áreas mais importantes e evitar os gastos desnecessários.

O orçamento é uma ferramenta que ajuda as pessoas a economizarem mais e a controlarem melhor suas despesas mensais, para que assim elas consigam poupar dinheiro e atingir suas metas financeiras mais rapidamente. Orçar é se basear no seu montante de despesas e receita atual e definir valores e metas que você pretende alcançar futuramente.

UNIDADE 2 — PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Segundo o Banco Central do Brasil (2013, p. 19), “orçamento pode ser visto como uma ferramenta de planejamento financeiro pessoal que contribui para a realização de sonhos e projetos”. Neste momento, acadêmico, você pode estar se questionando: mas as qual a diferença entre sonhos e projetos?

Sonho é um desejo vivo, a aspiração, o anseio. Sonho pode ser entendido como a ideia ou os objetivos que se quer alcançar. Já o projeto é o sonho colocado no papel, para que possamos visualizar melhor onde estamos em relação a nossas aspirações e quais os caminhos que devemos seguir para alcançá-las. O projeto implica um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo na direção do sonho ou dos objetivos que se quer concretizar (BCB, 2013). Como você pode ver, acadêmico, um é a complementação do outro.

Significado de aspiração: vontade imensa de conseguir alguma coisa; sonho, ambição: aspiração por um futuro promissor.

Significado de anseio: desejo intenso por alguma coisa ou por alguém: anseios de felicidade.

NOTA

Os projetos se caracterizam pelos seguintes aspectos:

1. São temporários – têm início e fim definitivos.

2. São planejados, executados e controlados.

3. Geram produtos, serviços ou resultados exclusivos.

4. São desenvolvidos em etapas que sucedem em uma sequência progressiva.

5. São realizados e gerenciados por pessoas.

6. São executados com recursos limitados.

Desse modo, acadêmico, podemos dizer que o projeto é uma ação que viabiliza a realização dos sonhos, retirando-os do imaginário e trazendo-os ao mundo real.

Segundo o Banco Central do Brasil (2013), existem alguns passos simples que, uma vez seguidos, podem ajudar as pessoas a transformar, com facilidade, seus sonhos em projetos, aproximando-os de sua realização:

TÓPICO 1 — PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL

QUADRO 1 – CINCO PASSOS PARA REALIZAR SEUS SONHOS EM PROJETOS Primeiro passo Saber, exatamente, aonde você quer chegar.

Segundo passo Estabelecer metas claras e objetivas para seu projeto.

Terceiro passo Internalizar a visão de futuro trazida pela perspectiva de realização do projeto.

Quarto passo Estabelecer etapas intermediárias.

Último passo Comemorar as etapas intermediárias da caminhada.

FONTE: A autora

No primeiro passo é importante a pessoa saber exatamente aonde quer chegar. Por exemplo, vamos supor que você deseja comprar uma casa. Você precisa saber exatamente qual estilo da casa, qual o valor mínimo e máximo que você irá gastar, se você pagará à vista ou irá financiar, enfim, simplesmente dizer que deseja comprar uma casa é algo muito vago, pois isso envolve muita coisa.

No segundo passo, é importante que a pessoa estabeleça metas claras e objetivas para o seu projeto, ou seja, saiba detalhar como irá realizar o seu sonho.

Já no terceiro passo é preciso internalizar a visão de futuro trazida pela perspectiva de realização do projeto, ou seja, a pessoa deve pensar em tudo aquilo que a realização do seu sonho lhe trará de bom.

No quarto passo, é necessário que a pessoa estabeleça etapas intermediárias, pois ao longo do tempo muitas coisas podem acontecer, como, por exemplo, despesas inesperadas. Por esse motivo é importante de tempos em tempos, reavaliar o seu projeto para que a realização do sonho continue sendo viável.

Já no último passo para realizar seus sonhos em projetos, comemorar as etapas intermediárias da caminhada, é importante estabelecer etapas intermediárias de comemoração. Por exemplo, no projeto da compra de uma casa, estabelecer a cada 30 mil reais poupados, comemorar com a família a conquista, mesmo que isso demande dinheiro, o importante é não desviar o foco principal do seu projeto.

Seguindo esses passos, certamente uma pessoa pode aumentar muito a possibilidade de realizar os seus sonhos. Perceba, acadêmico, que tudo isso envolve planejamento financeiro. Para que tudo isso aconteça, é importante as pessoas saberem como realizar um orçamento.

Acadêmico, embora muitas pesquisas apontem que o orçamento não é algo que as pessoas costumam fazer, ele é algo muito simples. Qualquer pessoa

UNIDADE 2 — PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Com o orçamento, uma pessoa consegue identificar para onde vai o seu dinheiro, verificar quanto está gastando em coisas necessárias e coisas supérfluas, observar se o seu gasto aumentou ou diminuiu comparado ao mês anterior etc.

Por esse motivo, acadêmico, devemos entender qual a importância do orçamento, saber como elaborar um orçamento corretamente, e, principalmente, saber por onde devemos começar.