• Nenhum resultado encontrado

TÓPICO 2 — INVESTIMENTO E POUPANÇA

4.4 RISCOS DO TESOURO DIRETO

Afinal, quais são os riscos do Tesouro Direto? Fogaca (2017) destaca que saber os riscos do Tesouro Direto é muito importante e, segundo o autor, existem dois riscos do Tesouro Direto que precisam ser esclarecidos: o risco de mercado e o risco de crédito.

O risco de mercado é a probabilidade de eventuais perdas devido a variações nos preços dos títulos, sendo que o principal responsável pela variação nos preços dos títulos é a taxa de juros da economia. Fogaca (2017) ressalta que esse é o maior risco desse investimento: você compra um título de longo prazo, por exemplo, e precisa vender o título antes de seu vencimento, por um motivo pessoal. Nesse caso, você estará sujeito ao preço que o mercado estiver pagando pelo título no dia, podendo ter até uma rentabilidade negativa e, por isso, é importante que você compre o título de acordo com o prazo que você tem para investir.

TÓPICO 2 — INVESTIMENTO E POUPANÇA

Já o risco de crédito é a probabilidade do emissor do título, que no caso é o governo, não conseguir ou não desejar saldar (quitar) suas dívidas. Segundo Fogaca (2017), esse é o chamado risco de calote da dívida, sendo que, para o autor, esse risco é considerado muito baixo. Fogaca (2017) destaca que o risco de calote dos títulos pelo governo sempre existirá, mas para que aconteça o calote da dívida pública do Brasil, a situação teria que ser de extrema gravidade, e, mesmo na atual crise em que vivemos, ainda estamos longe disso. Fogaca (2017) ainda ressalta que, se isso acontecesse, teria um efeito devastador nas empresas e nas pessoas físicas, até mesmo nos investidores estrangeiros.

Acesse o site https://www.tesourodireto.com.br/ e conheça mais sobre o Tesouro Direto. Nesse site você aprende como investir, confere a rentabilidade de cada título e faz simulações de investimentos, comparando e conferindo as vantagens de investir seu dinheiro no Tesouro Direto.

DICAS

Lembrando que há também o aplicativo oficial do Tesouro Direto disponível para você baixar no seu celular. O nome do app é “Tesouro Direto”. Esse aplicativo reúne tudo o que uma pessoa precisa para realizar as principais transações com títulos públicos onde e como quiser, e acompanhar seus investimentos em títulos públicos de forma rápida e prática.

DICAS

No link https://blog.rico.com.vc/rentabilidade-do-tesouro-direto,você encontra algumas simulações de rentabilidade do Tesouro Direto.

DICAS

RESUMO DO TÓPICO 2

Neste tópico, você aprendeu que:

• Investimento nada mais é do que a aplicação dos recursos que poupamos, com a expectativa de obtermos uma remuneração por essa aplicação, ou seja, quem investe tem como objetivo ganhar dinheiro.

• Para que uma pessoa faça um investimento, é importante que ela conheça as três características dos investimentos: liquidez, risco e rentabilidade.

• O investidor pode ser classificado em três perfis diferentes: conservador, moderado ou arrojado.

• A meta de acumulação trata-se do valor que o investidor precisa acumular para atender a determinado desejo ou realizar certo sonho de compra e consumo.

• O prazo de realização é o tempo total (medido em meses) que uma pessoa leva para conseguir bater sua meta de acumulação.

• Os investimentos podem ser de renda fixa e/ou de renda variável.

• A poupança é uma sobra financeira e deve ser direcionada para algum tipo de investimento para que seja remunerada.

• A caderneta de poupança ou conta de poupança nada mais é que um tipo de investimento.

• A utilidade da poupança é ajudar as pessoas a pouparem dinheiro, ou seja, para fazê-lo crescer, é preciso procurar opções mais rentáveis.

• A taxa Selic refere-se à taxa de juros apurada nas operações de empréstimos de um dia entre as instituições financeiras que utilizam títulos públicos federais como garantia.

• A Selic é a taxa básica de juros da economia.

• O Tesouro Direto é um Programa do Tesouro Nacional desenvolvido em parceria com a B3 (responsável pela bolsa de valores do Brasil) para venda de títulos públicos federais para pessoas físicas, de forma 100% on-line.

• O objetivo do Tesouro Direto é disponibilizar títulos públicos para pessoas físicas com condições tão vantajosas quanto às Instituições Financeiras têm nos leilões tradicionais do Tesouro Direto e, para isso, são ofertados os seguintes títulos: títulos prefixados e títulos pós-fixados.

1 Para Congo (2019b), não é preciso ser um especialista em finanças para investir, porém, é sempre importante ter uma noção sobre o que é investimento, porque esse conceito faz parte da vida da maioria das pessoas, afinal, a nossa relação com o dinheiro nos afeta diretamente. Diante disso, explique o que é investimento.

2 Segundo o Banco Central do Brasil, para que uma pessoa faça um investimento, é importante que ela conheça três características dos investimentos.

a) Quais são essas três características?

b) Explique o que significa essas três características.

3 Segundo a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o investidor pode ser classificado em três perfis diferentes: conservador, moderado ou arrojado.

Diante disso, leia as seguintes afirmações:

I- O investidor arrojado privilegia a segurança e faz todo o possível para diminuir o risco de perdas.

II- O investidor conservador privilegia a rentabilidade e é capaz de correr riscos para que o seu investimento renda o máximo possível.

III- O investidor moderado procura o equilíbrio entre a segurança e a rentabilidade.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:

a) ( ) Os itens I e III estão corretos.

b) ( ) Apenas o item II está correto.

c) ( ) Apenas o item III está correto.

d) ( ) Todos os itens estão corretos.

4 Segundo a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), quais são os investimentos mais compatíveis com os investidores com perfil conservador?

5 Segundo o Banco Central do Brasil, os investimentos podem ser de renda fixa e/ou renda variável.

a) Explique o que é uma renda fixa.

b) Explique o que é uma renda variável.

6 Um dos investimentos comuns nos dias de hoje é o investimento em

AUTOATIVIDADE

7 Sabemos que, quando uma pessoa poupa, ela acumula valores financeiros no presente para serem utilizados no futuro. Diante disso, explique qual a diferença entre poupança e caderneta de poupança.

8 Poupança é a diferença positiva entre as receitas e as despesas, ou seja, entre tudo que ganhamos e tudo que gastamos. Podemos afirmar que são razões para poupar (BCB, 2013):

I- Precaver-se contra despesas inesperadas é um bom motivo para poupar.

II- O hábito de poupar pode contribuir para organizar as finanças pessoais e possibilita a realização de sonhos.

III- Poupar não é uma boa opção, pois deixamos de consumir no presente.

IV- Possuir uma poupança facilita a realização de projetos e sonhos pessoais.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:

a) ( ) As afirmativas I, II e III estão corretas.

b) ( )Todas as afirmativas estão erradas.

c) ( ) Apenas a alternativa I e IV estão corretas.

d) ( ) As alternativas I, II e IV estão corretas.

9 Analise as sentenças e classifique V para as VERDADEIRAS e F para as FALSAS, segundo o Banco Central do Brasil (2013):

a) ( ) Devemos nos manter permanentemente informados sobre os investimentos realizados e, de tempos em tempos, reavaliar nossas decisões para ver se continuam coerentes em relação aos nossos planos, ao ambiente e à situação da economia do país e do mundo.

b) ( ) Caso a decisão seja de constituir uma poupança em separado para lidar com circunstâncias não esperadas (reserva de emergência), é necessário não cair na tentação de utilizar os recursos para o consumo.

c) ( ) É sempre melhor constituir a própria poupança do que comprar vários seguros: seguro de vida, seguro de carro, seguro residencial, seguro saúde etc., pois fica mais barato.

d) ( ) Diversificar as aplicações entre investimentos com diferentes características (por exemplo, imóveis, renda fixa e renda variável) minimiza riscos.

10 O Banco Central opera no mercado de títulos públicos para que a taxa Selic efetiva esteja em linha com a meta da Selic definida na reunião do Comitê de Política Monetária do BC (Copom). Diante disso, explique o que é a taxa Selic.

11 O Tesouro Direto é uma excelente alternativa de investimento, pois ela oferece títulos com diferentes tipos de rentabilidade (prefixada, ligada à variação da inflação ou à variação da taxa de juros básica da economia – Selic), diferentes prazos de vencimento e também diferentes fluxos de remuneração. Diante disso:

a) Explique o que é Tesouro Direto.

b) Cite três objetivos do Tesouro Direto.

c) Destaque três vantagens do Tesouro Direto.

UNIDADE 2

1 INTRODUÇÃO

É possível uma pessoa investir sozinha e administrar a sua própria carteira de investimentos. Nesse sentido, é igualmente possível investir em conjunto com outros investidores, por meio de uma estrutura formal de investimento coletivo que chamamos de fundo de investimento.

Nessa opção os recursos financeiros de inúmeros investidores são reunidos em um único fundo, para assim serem investidos conjuntamente em ativos financeiros, de acordo com uma política de investimento pré-estabelecida.

Os fundos de investimento podem ser uma interessante alternativa para uma pessoa investidora, porém, antes de investir, é preciso conhecê-los.

Os fundos de investimento têm atraído cada vez mais as pessoas que desejam sair da poupança, e que estão em busca de uma alternativa mais rentável, ou até mesmo quando querem diversificar os seus investimentos sem se preocupar em administrá-los de perto. Como se tratam de fundos, os custos tendem a ser mais baixos, pois são divididos entre os cotistas.

Acadêmico, neste tópico, veremos o que é e como funciona um fundo de investimento, os tipos de fundos de investimento, a rentabilidade dos fundos e quais são as suas vantagens e desvantagens. Vamos lá?

TÓPICO 3 —

FUNDO DE INVESTIMENTO

2 O QUE É FUNDO DE INVESTIMENTO

Fundo de investimento é um tipo de aplicação financeira que capta recursos de diversos investidores, que são chamados de cotistas, e aplica esses recursos em diversos ativos. Cada cotista tem direito a uma parte do fundo (as chamadas cotas), conforme a quantidade de dinheiro que é aplicada. O principal objetivo dos fundos é fazer com que as cotas se valorizem ao longo do tempo e, para isso, eles estabelecem parâmetros para investir o dinheiro dos cotistas, que variam de acordo com a política de investimento adotada (CONGO, 2019c).

Podemos também destacar que fundo de investimento (comunhão de recursos, constituída sob a forma de condomínio, destinado à aplicação em ativos

UNIDADE 2 — PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Uma comparação muito tradicional utilizada para explicar o que é fundo de investimento é a lógica de um condomínio de apartamentos.

As pessoas que moram em apartamento já estão acostumadas a pagar mensalmente um valor (taxa) de condomínio, que garante serviços, por exemplo:

manutenção de elevadores, limpeza do edifício, jardinagem, entre outros serviços.

Porém, para essas pessoas que são moradoras dos apartamentos desfrutarem desses serviços elas devem respeitar as regras de funcionamento do prédio, certo?

A lógica dos fundos de investimentos é bem parecida com essa situação.

Assim como há pessoas encarregadas de organizar as tarefas e os serviços do prédio onde a pessoa mora, ao comprar uma cota de fundo, a pessoa paga uma taxa de administração para alguém coordenar as atividades daquele condomínio (CONGO, 2019c).

Acadêmico, é importante também destacar que, no fundo, há taxas para que a gestão tome decisões relacionadas aos ativos da carteira, por exemplo: fazer novas aquisições ou vendas. Os órgãos responsáveis por classificar e fiscalizar todas as atividades são a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e a ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).

3 COMO FUNCIONA UM FUNDO DE INVESTIMENTO

O fundo é criado por um administrador, usualmente uma instituição financeira, que formalmente o constitui e define os seus objetivos, políticas de investimento, as categorias de ativos financeiros em que poderá investir, taxas que cobrará pelos serviços, e outras regras gerais de participação e organização. É importante destacar que todas essas informações são reunidas em um documento, o regulamento.

Ou seja, na prática, um fundo é criado por iniciativa de um administrador (em geral uma instituição financeira), que formalmente o constitui e define o seu objetivo, política de investimento, as categorias de ativos financeiros em que poderá investir, taxas que cobrará pelos serviços, e também outras regras de participação, funcionamento e organização (CVM, 2014).

Segundo a Comissão de Valores Mobiliários (CVM, 2016), o primeiro passo do administrador é reunir as principais informações do fundo em um documento, o regulamento, e solicitar registro para funcionamento na CVM. É importante ressaltar que o funcionamento dos fundos de investimento depende da prévia autorização da CVM.

Os fundos de investimento podem ser formados como condomínios abertos (em que o resgate das cotas pode ser solicitado a qualquer tempo) ou fechados (em que o resgate só se dá no término do prazo de duração do fundo).