• Nenhum resultado encontrado

TÓPICO 3 — FUNDO DE INVESTIMENTO

4.4 FUNDOS CAMBIAIS

UNIDADE 2 — PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Nesse fundo, devem manter, no mínimo, 80% do seu patrimônio investido em ativos que sejam relacionados, direta ou indiretamente, a esses fatores de risco. Os mais conhecidos são os chamados Fundos Cambiais de Dólar, que buscam rentabilidade com as variações na cotação da moeda americana.

Os fundos cambiais podem ser opções para investidores que buscam proteção contra variações cambiais ou que estejam programando uma viagem ao exterior.

5 RENTABILIDADE DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO

Afinal, qual a rentabilidade dos fundos de investimento? Congo (2019c) esclarece que isso depende, pois, cada fundo tem uma política de investimentos diferente, e que, conforme a estratégia adotada pelo gestor, é difícil prever o retorno da aplicação.

O que podemos observar é o desempenho de determinado fundo ao longo dos últimos anos, porém, não podemos esquecer que, rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Porém, mesmo assim, esse

“olhar” para o histórico do fundo é muito importante, até mesmo para conhecer como aquele gestor desenvolve o seu trabalho. Além disso, cada fundo tem o seu próprio benchmark, índice ou indicador de referência usado como parâmetro de comparação para mostrar aos cotistas se está ou não atingindo os objetivos pretendidos.

6 VANTAGENS E DESVANTAGENS DO FUNDO DE INVESTIMENTO

O investimento em fundos apresenta algumas vantagens quando comparado ao investimento direto. Segundo a CVM (2016), algumas das vantagens são: gestão profissional, facilidade para diversificação da carteira, acesso a outras modalidades de investimento, diluição de custos e poder de negociação.

• Gestão profissional: em um fundo, a gestão é feita por equipes especializadas, com conhecimento para analisar os ativos, estruturar a carteira, e escolher o melhor momento de compra ou venda, objetivando atender a política e ao objetivo do fundo.

• Acesso a outras modalidades de investimento: os fundos investem em nome de diversos investidores e, por isso, operam com grande volume de recursos e, dessa forma, conseguem acesso a ativos financeiros que normalmente não estão ao alcance da maioria dos investidores individuais, por exigirem investimentos iniciais mais altos. Essa é uma vantagem especialmente para pequenos investidores, que não dispõem de elevado volume de recursos.

TÓPICO 3 — FUNDO DE INVESTIMENTO

• Diluição de custos e poder de negociação: sabemos que a maior parte das operações no mercado financeiro está sujeita a taxas. Por investir grandes volumes, o fundo tem maior capacidade de negociação. Além disso, as condições de remuneração de alguns ativos melhoram à medida que o volume investido aumenta. Por isso dizemos que, um fundo, devido à capacidade econômica que tem, pode conseguir condições de remuneração mais atrativas e taxas mais baixas.

Para Congo (2019c), uma das principais vantagens de investir em fundos de investimento é contar com um profissional capacitado, que é o gestor, que, como já vimos, é o responsável por identificar as melhores oportunidades do mercado.

É importante perceber que esse é um aspecto muito interessante para aquelas pessoas que não possuem o conhecimento necessário, ou não tem tempo, ou não tem vontade, de acompanhar o “vai e vem” do mercado financeiro.

Com isso, a atenção dos investidores pode se concentrar na escolha do fundo, enquanto as decisões financeiras mais complexas dão lugar à análise adequada do administrador e da adequação do objetivo do fundo ao perfil do investidor.

É importante lembrar que todo investimento precisa de reavaliações periódicas para verificar se ele está rendendo o esperado.

NOTA

Já em relação as desvantagens, uma das principais desvantagens do fundo de investimento é que, a pessoa deve colocar seu dinheiro em um fundo, e depois

“esquecer” ele. Outra desvantagem é que nem todos os gestores conseguem bater o benchmark que estão perseguindo. Outro ponto negativo é que, confiando os investimentos nas mãos de um gestor, o investidor perde a autonomia na hora de escolher suas aplicações.

Acadêmico, assim finalizamos o nosso estudo dessa unidade. Em seguida você encontrará uma leitura complementar muito interessante, que menciona sobre os 10 livros de investimento que todo investidor deveria ler; depois, o resumo deste tópico e, para finalizar, as autoatividades. Dando continuidade ao nosso estudo, na próxima unidade trataremos sobre Mercado Financeiro.

UNIDADE 2 — PLANEJAMENTO FINANCEIRO

LEITURA COMPLEMENTAR

10 LIVROS SOBRE INVESTIMENTOS QUE TODO INVESTIDOR DEVE LER

Investir é um universo distante para grande parte da população brasileira.

Infelizmente, os anos de instabilidade econômica especialmente nas décadas de 1970 e 1980, não ajudaram a criar uma cultura que incentive a busca por maior lucratividade. Felizmente a estabilidade chegou na década de 1990 e abriu novas janelas de oportunidades a uma grande parcela da população. Felizmente, também, muitas orientações para investir podem ser obtidas na literatura produzida sobre o assunto e podem ser aplicadas na vida real. Não existe mágica quando o assunto é rentabilizar as economias. Existe é muita pesquisa e esforço que serão recompensados quando o lucro vier e proporcionar uma vida mais tranquila.

Aqui seguem 10 livros com dicas e orientações valiosas para se aventurar nesse universo.

Pai Rico, Pai Pobre

Este é um dos livros mais conhecidos em todo o mundo quando o assunto é finanças pessoais. O autor é o empresário norte-americano Robert T. Kiyosaki.

Na obra, ele transmite de forma clara diversos conceitos relacionados a dinheiro e educação financeira a partir de suas próprias experiências e histórias.

O título se refere aos dois “pais” do autor. O “pai pobre” é uma referência ao pai biológico de Kiyosaki e o “pai rico” é o pai de um de seus amigos e que transmite ao autor diversos conhecimentos sobre sucesso na administração do dinheiro. A partir destas diferenças de pensamento o autor reflete sobre o preparo da mente de pessoas bem-sucedidas e daquelas com menor controle sobre as finanças. As frases e conceitos expostos no livro são usadas como referência para muitos investidores ao redor do mundo.

Confira só alguns exemplos:

“Gente demais se preocupa excessivamente com dinheiro e não com a sua maior riqueza, a educação”.

“A inteligência resolve problemas e gera dinheiro. O dinheiro sem a inteligência financeira desaparece depressa”.

“A casa é uma dívida. Se a sua for o seu maior investimento, você terá problemas”.

“Há uma diferença entre ser pobre e estar quebrado. Estar quebrado é algo temporário. Ser pobre é algo eterno”.

TÓPICO 3 — FUNDO DE INVESTIMENTO

“Aposentadoria para mim não significa deixar de trabalhar. Quer dizer que podemos trabalhar ou não, e nossa riqueza continuará aumentando automaticamente, ficando bem à frente da inflação”.

Lançado em 1997, “Pai Rico, Pai Pobre” já vendeu mais de 10 milhões de cópias.

Os Segredos da Mente Milionária

É muito comum ouvirmos que a nossa forma de pensar define a nossa relação com o dinheiro. Nesta obra clássica, o autor canadense T. Harv Eker mostra aos leitores as diferenças na forma de pensar e agir entre uma pessoa rica e de uma pessoa mediana. Além disso, ele também mostra as formas para mudar a maneira de pensar.

Ao longo do texto, Eker apresenta 17 maneiras que diferenciam as pessoas bem-sucedidas financeiramente daqueles não tão bem-sucedidos. As dicas aqui estão mais para o macro do que para o micro. Em outras palavras, é preciso primeiro rever conceitos para que essas mudanças revertam em ações práticas no dia a dia do interessado.

“A maioria das pessoas simplesmente não tem capacidade interna para conquistar e conservar grandes quantidades de dinheiro e para enfrentar os crescentes desafios que a fortuna e o sucesso trazem. É sobretudo por causa disso que elas não enriquecem”.

“Você já ouviu alguém dizer que a falta é dinheiro é um enorme problema? Na verdade, ela nunca é um problema, e sim um sintoma do que está acontecendo debaixo da terra”.

Estes são alguns dos pensamentos contidos na obra lançada em 2005 e que ainda é um dos livros mais vendidos no segmento em todo o mundo.

O Investidor Inteligente

Esta é uma obra clássica de Benjamim Graham lançada ainda na década de 1940. E o que faz o texto sobreviver a quase 70 anos de mudanças no mundo, especialmente no mundo econômico? Na obra, Graham, que é um famoso é bem-sucedido economista norte-americano, revela quais as suas filosofias de vida e os fundamentos que devem ser levados em consideração ao investir em renda variável. O texto não dá dicas específicas de investimento, mas explica a partir da experiência do autor diversos conceitos do mundo econômico, contextualizando com acontecimentos da história.

Ações Comuns, Lucros Extraordinários

UNIDADE 2 — PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Fisher faz uma análise bastante aprofundada sobre o mercado acionário e sobre o funcionamento das bolsas de valores. No texto, publicado originalmente no ano de 1960 e com várias revisões e reedições feitas nas últimas décadas, Fisher apresenta desde os conceitos básicos do setor até dicas sobre a melhor maneira para escolher uma ação para compra.

O livro conta com uma lista de 15 pontos que são considerados essenciais no momento de investir no mercado acionário. Entre as lições clássicas oferecidas pelo autor nesta obra estão conceitos até hoje muito repetidos por educadores financeiros quando o assunto é o mercado de ações. Um deles é:

“Deve-se ter em mente que o que realmente importa é o futuro, não o passado”.

Ou seja, no mercado financeiro, resultado passado, apesar de um indicativo de performance, não é garantia de rentabilidade futura, e isso deve ser levado em consideração no momento de arriscar.

Os Grandes Investidores – As Estratégias dos Maiores Mestres na Arte de Investir

Na publicação do autor britânico Glen Arnold é feito um perfil de alguns dos investidores mais bem-sucedidos no mundo dos investimentos em todo o planeta. Glen Arnold fala sobre a visão de cada um deles, filosofia e estratégias de investimento realizadas. Entre os investidores com perfil produzido para o livro estão nomes como Benjamim Graham (autor de O Investidor Inteligente, já citado acima), Anthony Bolton, George Soros, John Neff, entre outros.

O livro é uma grande inspiração para quem busca entrar e prosperar no universo dos investimentos, uma vez que o autor apresenta detalhes das táticas para acumular riqueza, os elementos que levam à vitória no mercado e ainda como aplicar estas estratégias dos grandes nomes no dia a dia de uma pessoa comum.

Fora da Curva

Ao invés de tentar achar a fórmula de investimento perfeita e mágica, como se ela realmente existisse, o livro “Fora da Curva” tem uma missão ambiciosa:

contar um pouco da história e dos casos de investimento que moldaram o perfil e a filosofia de gestão de 10 grandes investidores brasileiros: Florian Bartunek (Constellation), Luis Stuhlberger (Verde), André Jakurski (JGP), Pedro Damasceno (Dynamo), Antonio Bonchristiano (GP Investimentos), Guilherme Affonso Ferreira (Bahema Participações), Guilherme Aché (Squadra), José Carlos Reis de Magalhães Neto (Tarpon), Luiz Fernando Figueiredo (Mauá Capital) e Meyer Joseph Nigri (Tecnisa).

Juntos, esses gestores administram cerca de R$ 80 bilhões, sendo que eles são muito conhecidos no mercado financeiro nacional, mas, são ainda pouco conhecidos para o público em geral.

TÓPICO 3 — FUNDO DE INVESTIMENTO

Em um Brasil onde grande parte da população ainda está desencorajada com muitos políticos e empresários, o livro Fora da Curva fornece lições extremamente importantes sobre a construção de empresas com valores e culturas extremamente sólidos, mesmo que diferentes entre si, provando que a frase do empresário Jorge Paulo Lemann “estude, trabalhe duro, fique cercado de gente boa, treine e corra riscos. Se, com o seu sucesso, puder impactar outras pessoas e retornar para a sociedade, é ainda melhor. O Brasil precisa de gente querendo investir e fazer acontecer” não poderia vir nem em livro, nem em hora mais apropriada para a história do país.

Investimentos – Os Segredos de George Soros e Warren Buffett

O livro do autor Mark Tier conta a trajetória destes dois grandes investidores do mundo, George Soros e Warren Buffett. Na obra, as estratégias que levaram ambos ao topo do mundo dos investimentos é revelada, com um passo a passo do caminho trilhado.

Mais do que dicas para o dia a dia de pessoas comuns, o livro busca inspirar mudanças e ações, uma vez que ambos tiveram estilos completamente diferentes, mas ao mesmo tempo compartilham visões comuns. Tanto Warren Buffett como George Soros começaram do nada e juntaram fortunas bilionárias unicamente a partir dos investimentos feitos.

Enquanto Buffett comprava ações e empresas a preços baixos e tem a tendência de mantê-las por longo tempo, Soros ficou conhecido pelas ações rápidas e de alta alavancagem no mercado financeiro. Ao final da publicação, Tier resume os 23 hábitos que tanto Buffett e Soros possuem e podem inspirar qualquer investidor no caminho para o sucesso.

Investimentos: como administrar melhor seu dinheiro

Publicado pela primeira vez em 2001 pelo autor Mauro Harfeld, Investimentos: como administrar melhor seu dinheiro é considerado um dos melhores livros brasileiros sobre a aventura no mercado de investimentos. Conhecedor da nossa realidade, Mauro Harfeld usa exemplos comuns do dia a dia das pessoas para mostrar alguns dos erros mais comuns cometidos pelos interessados quando o assunto é a administração das finanças pessoais. O caminho da independência financeira e as formas como o dinheiro pode auxiliar a ter uma vida mais tranquila e confortável, estão entre os temas trabalhados no livro.

As 5 Etapas do Planejamento Financeiro

Convencimento Pessoal, Conhecimento Financeiro, Definição de Objetivos, Mudança de Hábitos e Investimentos. Estes são os cinco passos para um

UNIDADE 2 — PLANEJAMENTO FINANCEIRO

No livro, o autor mostra o quão importante é o autoconhecimento e o planejamento no caminho de um orçamento equilibrado. Aprender a cuidar do dinheiro, adquirir habilidades financeiras e não-financeiras é o caminho para uma melhor qualidade de vida. Das etapas consideradas acima pelo autor, o convencimento pessoal mostrará a importância do dinheiro e da forma de gerenciamento das finanças pessoais. O conhecimento financeiro apresenta algumas ferramentas básicas para que o interessado possa adquirir as habilidades de manuseio do dinheiro no dia a dia.

A definição dos objetivos é fundamental em todo o processo, pois será ela que motivará o investidor para a realização dos sonhos. A mudança de hábitos é essencial para colocar em prática tudo que estará sendo abordado na obra. Por vezes pequenas alterações nas práticas domésticas geram resultados bastante surpreendentes ao final de um determinado período. Por último, a etapa dos investimentos mostra ao interessado as oportunidades e os riscos que existem dentro de algumas das principais opções do mercado.

O Homem Mais Rico da Babilônia

O Homem mais rico da Babilônia é outro grande clássico da literatura sobre educação financeira mundial. Por meio de parábolas baseadas no antigo território da Babilônia, o autor George S. Clason mostra de uma forma muito simples como pessoas consideradas comuns auxiliaram no desenvolvimento de uma das regiões mais ricas do mundo antigo.

Como dissemos, o livro é um clássico que começou a ser escrito na década de 1930. O segredo do seu sucesso ainda nos dias de hoje é apostar em conceitos básicos como fundamentais no sucesso para alcançar os objetivos financeiros. Ou seja, não é preciso superpoderes nem um conhecimento de outro mundo para alcançar o sucesso. É preciso muita coragem.

FONTE: <https://www.btgpactualdigital.com/blog/investimentos/10-livros-sobre-investimentos--que-todo-investidor-deve-ler>. Acesso em: 23 mar. 2020.

RESUMO DO TÓPICO 3

Neste tópico, você aprendeu que:

• Fundo de investimento é um tipo de aplicação financeira que capta recursos de diversos investidores, que são chamados de cotistas, e aplica esses recursos em diversos ativos.

• O principal objetivo dos fundos é fazer com que as cotas se valorizem ao longo do tempo e, para isso, eles estabelecem parâmetros para investir o dinheiro dos cotistas, que variam de acordo com a política de investimento adotada.

• O fundo é criado por um administrador, usualmente uma instituição financeira, que formalmente o constitui e define os seus objetivos, políticas de investimento, as categorias de ativos financeiros em que poderá investir, taxas que cobrará pelos serviços, e outras regras gerais de participação e organização.

• Os fundos de investimento podem ser formados como condomínios abertos (em que o resgate das cotas pode ser solicitado a qualquer tempo), ou fechados (em que o resgate só se dá no término do prazo de duração do fundo).

• Cotas são as menores frações de participação em um fundo de investimento.

• Um índice que os gestores do fundo devem analisar é o Benchmark, que é um índice de referência que serve como parâmetro para avaliar o desempenho de um fundo.

• Os principais fundos de investimento são: fundos de renda fixa, fundo de ações, fundos multimercados e fundos cambiais.

• Uma das principais vantagens de investir em fundos de investimento é contar com um profissional capacitado, que é o gestor.

• Uma das principais desvantagens do fundo de investimento é que, a pessoa deve colocar seu dinheiro em um fundo, e depois “esquecer” ele.

CHAMADA

1 Vimos que os fundos de investimento têm atraído cada vez mais as pessoas que sejam sair da poupança, que querem diversificar os seus investimentos, ou estão em busca de uma alternativa mais rentável. Diante disso, explique o que é um fundo de investimento.

2 Quando um investidor realiza um investimento, ele adquire cotas na proporção do capital aplicado. Explique o que são cotas.

3 Em 2015 a ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) alterou a classificação dos fundos de investimento, separando-os em quatro classes de ativos.

Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a essas classes:

a) ( ) Renda simples, ações, multimercados e fundos cambiais.

b) ( ) Renda fixa, ações, multimercados e fundos imobiliários.

c) ( ) Renda variável, ações, multimercados e fundos da dívida externa.

d) ( ) Renda fixa, ações, multimercados e fundos cambiais.

4 A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nos esclarece que a classificação do fundo caracteriza, de certa forma, a sua política de investimento expressa no regulamento. Com relação aos fundos de ações, analise as seguintes sentenças:

I- Esses fundos mantêm no mínimo 80% do seu patrimônio líquido em títulos representativos da dívida externa de responsabilidade da União.

II- São considerados fundos de ações os fundos que investem no mínimo 67% do patrimônio em renda variável.

III- Esses fundos têm como principal fator de risco a variação de preços de ações admitidas à negociação no mercado organizado.

IV- Nos fundos de ações o principal fator de risco da carteira é a flutuação do preço da moeda estrangeira ou a variação de uma taxa de juros chamada cupom cambial.

Agora, assinale a alternativa que corresponde as sentenças CORRETAS:

a) ( ) I, III e IV.

b) ( ) II e III.

c) ( ) II, apenas.

d) ( ) I e IV.

5 O principal objetivo dos fundos é fazer com que as cotas se valorizem ao longo do tempo e, para isso, eles estabelecem parâmetros para investir o dinheiro dos cotistas, que variam de acordo com a política de investimento adotada. Diante disso, destaque duas vantagens e duas desvantagens dos fundos de investimento.

AUTOATIVIDADE

UNIDADE 3 — MERCADO FINANCEIRO

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

PLANO DE ESTUDOS

A partir do estudo desta unidade, você deverá ser capaz de:

• compreender o que é mercado financeiro;

• entender os principais conceitos relacionados ao mercado financeiro;

• conhecer como funciona o mercado monetário;

• entender o que é e como funciona o mercado de crédito;

• compreender o que é mercado de capitais;

• conhecer o que é e entender como funciona o mercado cambial.

Esta unidade está dividida em três tópicos. No decorrer da unidade, você encontrará autoatividades com o objetivo de reforçar o conteúdo apresentado.

TÓPICO 1 – INTRODUÇÃO AO MERCADO FINANCEIRO

TÓPICO 2 – MERCADO MONETÁRIO E MERCADO DE CRÉDITO TÓPICO 3 – MERCADO DE CAPITAIS E MERCADO CAMBIAL

CHAMADA

UNIDADE 3

1 INTRODUÇÃO

TÓPICO 1 —

INTRODUÇÃO AO MERCADO FINANCEIRO

AUTOATIVIDADE

Acadêmico, visto o que estudamos até agora, qual a sua primeira ideia sobre o que é mercado financeiro? Escreva qual a sua opinião sobre o que seja mercado financeiro, e, ao final do estudo desse tópico, releia o que você escreveu e veja se a sua ideia está correta.

Para iniciar nosso estudo sobre mercado financeiro, precisamos primeiramente entender o que é mercado financeiro, como ele é operado e entender os principais conceitos relacionados a ele.

O mercado financeiro é importante para o desenvolvimento de qualquer país, pois é por meio dele que o dinheiro flui nas mãos dos investidores para pessoas ou empresas que gastam mais do que tem disponível e buscam recursos financeiros.

Para Reis (2018), a função do mercado financeiro é possibilitar o encontro entre vendedores e compradores. O autor também destaca que o mercado financeiro é responsável pelo fluxo da economia e isso acontece porque ele aproxima investidores e tomadores de recursos. Os participantes não necessitam estabelecer contato entre eles e essa ponte é realizada por uma instituição financeira. Veremos sobre isso mais adiante.

As autoras Carrete e Tavares (2019), em seu livro Mercado Financeiro Brasileiro destacam que o mercado financeiro é peça central no processo de criação de riqueza e desenvolvimento de um país, sendo um pré-requisito para uma sociedade mais rica e também mais justa. As autoras também pontuam que,

As autoras Carrete e Tavares (2019), em seu livro Mercado Financeiro Brasileiro destacam que o mercado financeiro é peça central no processo de criação de riqueza e desenvolvimento de um país, sendo um pré-requisito para uma sociedade mais rica e também mais justa. As autoras também pontuam que,