• Nenhum resultado encontrado

Em termos retrospectivos, a ditadura stronista se baseou emblematicamente numa concepção segundo a qual a cooptação sempre preponderou sobre a opção pela eliminação adversária34. Nesse sentido, a ditadura se caracterizou por ser um regime autoritário do tipo personalista, mesmo considerando-se o papel central do partido, que com sua estrutura piramidal orientava a distribuição das prebendas e a divisão dos cargos no interior dos órgãos públicos e nos aparelhos de Estado35.

O regime instaurado por Stroessner não poderia destarte se configurar como totalitário, principalmente porque a função do partido, embora envolvesse parte do tecido social, era antes de tudo servir como um contrapeso ao poder dos militares,

33 Segundo Menezes, esses são nomes em guarani. Ybiyará tem dois significados: primeiro, os colonos brasileiros são donos da terra onde eles trabalham e, segundo, os paraguaios consideram os brasileiros como donos da fronteira paraguaia com o Brasil. Ysupó quer dizer que as selvas paraguaias estão cheias de brasileiros. Op cit. Menezes, 1987, p. 133.

34 De acordo com Ceres Moraes, “A forma mais utilizada por Stroessner para livrar-se dos possíveis concorrentes políticos e de seus grupos era acusá-los de comunistas ou de organizarem complô contra o regime, prendê-los e quase sempre expulsá-los do país e, em seguida, promover violentos expurgos tanto no partido como nas forças armadas. Outra maneira de aniquilar possível oposição dentro do partido e obter total apoio foi a cooptação de lideranças e a reaproximação das facções e dirigentes expulsos ou afastados do partido. O melhor exemplo dessa forma de agir foi o caso do ex-presidente Federico Chaves, que, deposto pelo próprio Stroessner, foi posteriormente agraciado com uma embaixada na Europa”. Op. cit. Moraes, 2000, p. 56.

35 A respeito dessa caracterização do regime, vale destacar algumas observações como as de Fabio Goiris, segundo o qual “No Paraguai, diferentemente dos outros países onde se instaurou o autoritarismo burocrático, existiu, além e acima da burocracia oficial, um núcleo decisório soberano, representado pelo ‘único lider’ , como propugnavam seus fanáticos correligionários: o general Alfredo Stroessner. Essa parece ser a principal diferença entre o regime paraguaio e o autoritarismo burocrático latino- americano”.Goiris, Fabio Aníbal. Autoritarismo e democracia no Paraguai contemporâneo. Curitiba: Editora UFPR, 2000, p. 53. Também a caracterização feita por Juan Badia sobre o regime de Francisco Franco na Espanha, que é bastante ajustável ao caso paraguaio de Stroessner, pois estes se baseiam na exaltação pessoal do chefe e sua identificação com o suposto destino histórico do povo, na plenitude do poder concentrado nas mãos do ditador e na ausência de controle institucional de seu exercício, uma vez que o chefe de Estado somente seria responsável perante Deus e a história . Badia, Juan. Del régimen autoritário de Franco a la democracia: la transición política. San José: Costa Rica, 1988. Para um entendimento mais amplo sobre o autoritarismo burocrático enquanto fenômeno histórico e sua conceituação no âmbito da ciência política, ver o já clássico trabalho de Guillermo O’Donnel. Análise do autoritarismo burocrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

tentando acomodar em suas fileiras os interesses das oligarquias e dos setores empresariais com as demandas campesinas e dos trabalhadores urbanos.

Em certa medida, as ditaduras paraguaias sempre tiveram um caráter personalista, nunca foram ditaduras de partido ou de princípio. Embora Stroessner governasse em nome do Partido Colorado, isso não implicava que o partido tivesse papel preponderante nas tomadas de decisão. Ele também estava à frente do comando das forças armadas e, diferentemente de muitas outras ditaduras tradicionais, era quem dava as diretrizes do comando e não vice-versa.

De certo modo, é possível afirmar que o recorrente estado de exceção e a ausência de regimes democráticos no Paraguai inviabilizaram o estabelecimento de elites governantes; ao contrário, favoreceram o loteamento do Estado por grupos oligárquicos e facções políticas sem nenhum comprometimento ideológico-partidário. Em vez disso, um tipo vulgar de pragmatismo, envolto pela encarniçada luta por interesses pessoais, é que predominaram ao longo da história paraguaia.

O regime de Stroessner marcaria o fim da caótica alternância entre as facções coloradas, como já mencionamos; a novidade estaria no entrelaçamento dessas facções no âmbito do poder como meio de contrabalançar o próprio poder dessas mesmas facções, jogando-as simultaneamente umas contra outras e evitando, dessa forma, o fortalecimento de sublideranças que pudessem de algum modo obstaculizar a perpetuação do seu governo.

Tal postura condicionou também uma constante mudança na máquina administrativa, com a substituição de ministros, chefias e subchefias freqüentemente, o que impedia a montagem e organização de uma estrutura administrativa e gerencial eficiente, porém tornava o ditador mais independente de seus subordinados e potenciais rivais.

Na medida em que Stroessner movia alternadamente seus ministérios, ele também depurava o círculo mais íntimo do poder, reduzindo conseqüentemente seus subordinados diretos àqueles que realmente fossem engajados e plenamente fiéis ao regime.

Essas limitações tenderam a sedimentar o estafe principal da administração de forma mais coerente com os propósitos do ditador; por outro lado, tal conduta conservadora levaria o governo a uma espécie de regime gerentocrata, incapacitando no tempo o enfrentamento dos novos desafios de modo audaz e criativo. Em síntese, esse perfil conservador do regime stronista e de seu gabinete decorria em grande medida do

tipo de estratificação da sociedade paraguaia e das vicissitudes que sempre a caracterizaram. 36

Apesar de não ter nenhum carisma particular, ele soube como ninguém construir uma espécie de culto personalista, dirigindo a força coercitiva do regime no sentido de aplainar as contradições internas da sociedade paraguaia, que sem ele se dissolveria na anárquica luta das incoerentes facções pelo poder.

Devido à rudimentaridade das instituições e ao provincianismo do universo rurícola que caracterizava a sociedade paraguaia, Stroessner pôde controlar de modo centralizador todo o poder em suas mãos, supervisionando de modo fechado e pessoal toda a estrutura burocrática que sustentava seu regime, seja o partido, sejam os militares e a administração pública em geral, e até mesmo o Poder Judiciário. 37

Nada escapava à sua chancela; toda tarefa e promoção militar, todo encontro, resolução ou eleição partidária, todos os membros da maioria congressual, todo ato legislativo, toda magistratura, todos os postos executivos e decisões de gabinete teriam que receber seu selo de aprovação.

Sua popularidade se moldava ao arcaísmo da sociedade, embora sua real mensuração dificilmente pudesse ser auferida, devido ao próprio caráter da ditadura, na qual a livre expressão da opinião pública era praticamente inexistente ou simplesmente suprimida.

Não se pode, entretanto, afirmar que a simples existência de um regime ditatorial fosse ipso facto confissão de impopularidade. Prova disso foi que, durante o longo período de seu governo, Stroessner sempre se ocupava com sua imagem pública e com o modo de fazer dela boa propaganda, popularizando-se como “El Gran Condutor” ou “El Gran Líder” ou mesmo como o pacificador que trouxe a prosperidade e o progresso ao país, com o emblemático slogan “Paz, Trabajo y Bienestar con Stroessner”.

Com isso ele se colocava em permanente campanha eleitoral, fazendo-se presente em todo e qualquer evento que envolvesse inauguração de escolas, abertura ou

36 Nesse sentido, a observação feita por Lewis se torna esclarecedora: All of the ministers are well above the average Paraguayan in education and experience. Draw from the higher strata of the populations, they, like Stroessner, tend to be conservative in outlook. Although they may not have the professional backgrounds to merit being called a technocracy, they constitute an elite corps whose competency is quite adequate for Stroessner’s purposes. Through them he controls the rest of the machinery of the regime. (Lewis, 1980, p. 123)

37

A esse respeito, Ceres Moraes afirma o seguinte: “O poder judiciário era plenamente submetido ao executivo, pois a Constituição de 1940 estabelecia que os membros da Corte Suprema e demais magistrados e juízes seriam designados pelo presidente da República, por tempo determinado. Com isso, os juízes para se manterem nos cargos - salvo algumas exceções - sempre decidiam de acordo com seus próprios interesses e daqueles que tinham o poder”. (Op. cit Moraes, 2000, p. 65)

pavimentação de estradas, construção de clínicas, redes de esgotos ou linhas de transmissão elétrica.

Se não bastasse, ele ainda despendia grande parte do seu tempo assistindo a cerimônias de cortar fita, cravando a primeira pá na terra ou assentando o primeiro tijolo de uma futura obra. Destarte, nenhum bairro de Assunção ou cidade do interior, por insignificante que fosse, ficaria sem receber sua visita ao menos uma vez e todas essas aparições eram envoltas num clima de muita excitação, com danças típicas, foguetórios, churrascos e paradas cívicas, para o deslumbramento e deleite das massas camponesas.

Era nessas ocasiões que enormes agrupamentos colorados se reuniam, para exibir seus ponchos e suas bandeiras vermelhas, espalhando pelas ruas das cidadelas incontáveis pôsteres com fotos e faixas alusivas ao ditador. Quando os eventos eram realizados à noite, eles desfilavam sob luzes avermelhadas por tochas de fogo embalando polkas 38 laudatórias das realizações de Stroessner.

Figura 5 - Fonte eletrônica - 22/02/2006 http://www.artesco.com.ar/paraguay/cap15.html

Stroessner compensava sua falta de carisma com a eloqüência de ter feito pela modernização do país mais do que qualquer outro presidente, desde Carlos Antonio López, o que não era pouco para quem se considerava indispensável ao país. Nesse

38 POLKA é um dos ritmos musicais mais tradicionais da música folclórica do Paraguai. Diz-se que ela surgiu em 1865 no Campamento Cerro León. Segundo Nickson, “ training-camp of Cerro Leon” probably the most popular military song and march in Paraguay, which is the theme tune of Radio National. The authors were probably guitarists among the soldiers stationed at Humaitá during the Triple Alliance War. According to one source, its appearance in 1865 marked the birth of the Paraguayan polka”. Nickson, Andrew. Historical dictionary of Paraguay. 2nd ed., rev., enl., and updated. London, The Scarecrow Press. 1993, p. 90.

sentido, ele buscava ser visto como um modernizador, e ao mesmo tempo fiel à tradição dos grandes líderes do passado.39

Mas, apesar da sua rigidez e formalidade, não era infreqüente a quebra das normas protocolares; nessas ocasiões, Stroessner participava direta e ativamente das festividades, dançando ao embalo das tradicionais polkas, sob gritos e aplausos dos espectadores. Essa postura informal servia para torná-lo mais popular e acessível às massas. Outra sua característica peculiar, e que acabou se mostrando crucial à sua sobrevivência política, foi a habilidade em abrir canais diretos de informação. Em regimes autoritários ou ditatoriais, devido à ausência de uma imprensa livre, há sempre uma tendência natural de isolamento do governante em relação á realidade do país. Circundado por bajuladores, que diziam a ele apenas aquilo que ele queria ouvir ou aquilo que imaginavam ser do gosto do ditador, era quase impossível ter uma avaliação precisa dos problemas que envolviam o regime, o que contribuía também para o fracasso das políticas adotadas e sua implementação.

Ciente desses fatos, ele tentava contornar tais problemas permanecendo em constante movimento, visitando no curso do ano todas as regiões do Paraguai, de um extremo a outro.

Em sendo um hábil piloto amador, ele por vezes dispensava sua comitiva e com certa freqüência voava sozinho para alguma localidade distante, para uma visita sem prévio aviso.

Nessas ocasiões ele se inteirava dos problemas daquela região, checando o andamento de determinadas obras, visitando pequenas guarnições militares e se encontrando com chefes locais do partido. Através desses contatos diretos ele se inteirava do funcionamento da máquina administrativa em todas as suas esferas, tendo um conhecimento pessoal sobre seus subordinados, e essa postura se converteria num dos elementos importantes que explicam sua longevidade e manutenção no poder.

39Nos termos de Lewis: As a speaker he is something less than electrifying. His speeches are heavily larded with references to the great leaders of the past – Carlos Antonio López, Marshal Solono López, and General Caballero – and to the patriotic spirit of the battles of Cerro Corá and Boqueron. While he identifies these symbols with his administration, he has nothing but scorn for the Liberals and the Communists, and for the foreign press too. Finally, he is given to lengthy enumerations of all the public works projects completed since he came to power (Lewis, 1980, p. 106)