• Nenhum resultado encontrado

Veja também:

3. A Ira de Deus (1:18-25)

Romanos 1:22-32

Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos, e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves e animais quadrúpedes, e de répteis. Pelo que também Deus os entregou a imundícia, pelas concupiscências de seus corações, para desonrarem seus corpos entre si, que trocaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amen. Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. Semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a merecida punição do seu erro que era devido.E, como eles não gostam de manter Deus em seu conhecimento, Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm; estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; eles são murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, violentos, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, sem discernimento, indigno de confiança, sem amor, sem perdão, sem misericórdia; que, sabendo do justo juízo de Deus, para que os que praticam tais coisas merecem a morte, não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam.

A

passagem diante de nós é um dos mais sombrio que encontramos em qualquer lugar na Sagrada Escritura. Alguns consideram estes versos quase como um pós-escrito para o corpo principal do texto, e movem-se sobre eles um pouco superficial, mas essa avaliação da nossa condição humana é tão radicalmente diferente do que ouvimos todos os dias que é preciso ouvi-lo repetidamente para que podemos estar totalmente persuadido de nossa condição desesperada para além da misericórdia e graça de Deus.

Paulo já mostrou que a humanidade, universalmente, é culpado de suprimir e reprimir o conhecimento de Deus, o conhecimento de que Deus deixa claro em e através da criação de modo que cada pessoa é, sem desculpa.O pecado fundamental da humanidade caída é a recusa a honrar a Deus como Deus, nem para ser grato ( vv. 18-21 ). Agora Paulo descreve uma troca terrível. Humanidade caída negocia a glória de Deus Todo-Poderoso, a doçura de sua excelência, por uma mentira: se sábios, tornaram-se loucos, e mudaram a glória do

Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves e de quatro patas animais e de répteis. Pelo que também Deus os entregou a imundícia, pelas

concupiscências de seus corações, para desonrarem seus corpos entre si, que trocaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. ( vv. 22-25 ).

Entregue

Três vezes nesta seção que lemos sobre os seres humanos que está sendo dado por Deus. Eles se entregaram às suas paixões vis, a concupiscência da carne, e suas mentes reprováveis. Quando Deus julga as pessoas de acordo com o padrão de sua justiça, ele está declarando que ele não vai se esforçar com a humanidade para sempre. Ouvimos o tempo todo sobre a graça e misericórdia infinita de Deus. Eu tremo quando ouço isso. A misericórdia de Deus é infinita na medida em que é a misericórdia derramou sobre nós por um Ser que é infinito, mas quando o termo infinito é usado para descrever a sua misericórdia em vez de sua pessoa, não tenho problemas com isso porque a Bíblia deixa bem claro que há uma limitar a misericórdia de Deus. Há um limite para a sua graça, e ele está determinado a não derramar sua misericórdia sobre as pessoas impenitentes sempre. Há um tempo, como o Velho Testamento relata repetidamente, particularmente no livro do profeta Jeremias, que Deus deixa de ser gentil com as pessoas, e ele dá-los para o seu pecado.

A pior coisa que pode acontecer com os pecadores é para ser autorizado a continuar pecando sem quaisquer restrições divinas. No final do Novo Testamento, no livro do Apocalipse, quando a descrição do juízo final está previsto, Deus diz: "Quem é injusto, faça injustiça ainda; aquele que é imundo, que ele seja ainda imundo "( Ap 22:11 ). Deus dá às pessoas sobre o que eles querem. Ele abandona a seus impulsos pecaminosos e remove suas restrições, dizendo em essência: "Se você quer pecar, vá em frente e do pecado." Isto é o que os teólogos chamam de "abandono judicial." Deus, em dispensar seu justo julgamento, abandona os impenitentes pecador para sempre.

Na história bíblica, encontramos pessoas que experimentam um sentimento de ter sido abandonado por Deus, uma experiência que provoca escuridão terrível em suas almas. No Antigo Testamento há Job. Ele nunca foi totalmente e, finalmente, abandonado por Deus, mas por uma temporada, ele foi exposto ao mal. No primeiro capítulo de Jó, Satanás vem para as cortes do céu e se gaba a Deus para que todos no planeta pertence a ele;tudo de bom grado seguir seus dispositivos. Deus diz, por meio de repreensão: "Você já pensou o meu servo Jó, que não há ninguém como ele na terra, homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal?" ( Jó 1:8). Satanás responde:

"Porventura Jó teme a Deus debalde? Você não fez uma cobertura em torno dele, em torno de sua casa, e em torno de tudo o que ele tem por todos os lados? Tens abençoado a obra de suas mãos, e os seus bens se multiplicaram na terra. Mas agora, estende a mão e tocar tudo o que ele tem, e com certeza ele te amaldiçoará na tua face! "( vv. 9-11 ).

Por um tempo, Deus remove a cobertura e permite que Satanás conseguir pelo trabalho. A pior expressão de exposição a sedução satânica veio ao nosso Salvador no deserto da Judéia, onde, depois de quarenta dias de solidão e fome, ele foi para uma temporada exposto à hostilidade de Satanás. Nosso Senhor suportou tudo o que Satanás poderia jogar com ele. Após os quarenta dias Satanás deixou, e as Escrituras nos dizem que os anjos vieram e ministraram a Cristo.

Mais tarde, quando Cristo começou seu ministério público e chamou seus discípulos para si mesmo, que veio a ele e disse: "Senhor, ensina-nos a orar" ( Lucas 11:1 ). Deu-lhes o modelo de oração, a oração do Senhor, e ele incluído nele a petição: "Não nos induzas à tentação, mas livra-nos do mal" ( v. 4 ). Jesus disse-lhes para rezar por proteção contra Satanás. Eles estavam a rezar para que o Pai nunca lhes daria mais ao pecado. A pior coisa que poderia acontecer a qualquer um é abandono judicial.

Ao longo da história cristã, tem havido uma função que espelha a situação muito, a disciplina de excomunhão. Para ser excomungado o corpo de Cristo é a única coisa pior do que ser enviado para o inferno no julgamento final, no entanto, há apenas um pecado para o qual a pessoa está a ser excomungado-impenitência. Há muitos pecados que podem começar o processo de disciplina na igreja de tal forma que o pecador pode ser censurado e bloqueado para uma temporada da mesa do Senhor. Essa e outras proibições são etapas intermediárias de disciplina destinadas a conter o pecado de alguém, para trazer o pecador ao arrependimento, para restaurá-lo à plenitude da comunhão na igreja, e para guardar a sua alma da ruína total. No entanto, se ele permanece consistentemente coração duro e impenitente depois de todas as etapas intermediárias são tomadas, o passo final é a excomunhão.

Nós não levar isso a sério hoje. Vários anos atrás eu conheci uma mulher que deixou o marido por outro homem. Ela procurou se divorciar do marido para que ela pudesse ser livre para se casar com seu amante.Disciplina da Igreja foi movida contra ela. Durante cada etapa consecutiva dessa disciplina, ela se recusou a se arrepender. Eu fui vê-la na véspera de sua excomunhão e suplicou com ela, dizendo "Por favor, não vá esta última etapa. Se você for excomungado, a igreja é entregar-lhe a Satanás e abandoná-lo para o seu pecado. "Ela disse:" Eu nunca pensei sobre isso desse jeito. Isso é medonho, e eu espero que você esteja errado. Mas eu estou apaixonado pela minha amante. "Ela se divorciou do marido e se casou com seu amante, e mais tarde ela se divorciou dele também. O que então me aterrorizava era como cavaleiro que a mulher estava a excomunhão. Em nossa cultura e na igreja disciplina da

igreja hoje não significa muito. Disciplina da Igreja é uma das responsabilidades que Deus dá para a igreja, como Paulo deixa claro em sua primeira epístola aos Coríntios.

Aqui em Romanos, Deus é, por uma temporada, pelo menos, excomungar toda a raça humana. Ele pronuncia o seu abandono judicial em toda a humanidade por sua recusa em responder a sua clara revelação de si mesmo. Como, por natureza reprimimos essa verdade, Deus nos oferece para o nosso pecado.

Pecado gera sofrimento

Muitas vezes, se não na maioria das vezes, o pecado que cometemos é uma punição pelo pecado. Quando pecamos, estamos realmente trabalhando fora castigo de Deus para o nosso pecado. Nós não estamos cometendo uma nova transgressão cada vez que pecamos; em vez disso, os impulsos pecaminosos que abrigam, abraço, e experiência em nossas transgressões atuais já são o resultado do julgamento de Deus para o nosso pecado. Isso é o que acontece no abandono judicial. Deus nos dá mais para nossos impulsos pecaminosos. Tornamo-nos escravos para as coisas que queremos fazer.

Paulo não está satisfeito a falar em generalidades, então ele dá uma descrição detalhada de como as paixões pecaminosas se manifestam no comportamento humano concreto: Por isso

Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza ( v. 26 ). Este é um texto que não vamos ouvir muitas

vezes na televisão, neste dia e idade. Há duas coisas que eu preciso dizer sobre isso. Primeiro, quando o apóstolo Paulo descreve a corrupção radical da raça humana, ele vê o pecado do comportamento homossexual como o pecado mais representativo da natureza radical de nossa queda.Vê-se aqui não apenas como um pecado, nem mesmo como um pecado grave ou um pecado grave, mas como a expressão mais clara das profundezas da nossa perversidade. Em segundo lugar, quando Paulo apresenta o pecado do comportamento homossexual, ele menciona primeiro fêmeas. Ao longo da história o homem humano tem sido o gênero que parece mais brutal, a maioria sem consciência e piedade. A mulher tem sido entendido como o sexo frágil, mas quando Paulo quer para descrever a profundidade da queda da raça humana, ele diz que até as mulheres mudaram o uso natural, no Naturum contra , contra a natureza, e não apenas contra a cultura, ou convenção social. Em outras palavras, quando se envolver em práticas homossexuais, não somos apenas pecando contra Deus, mas contra a natureza das coisas. Todos os debates atuais sobre se o comportamento homossexual é adquirido ou inerentemente genética pode ser respondida aqui neste texto. A Palavra de Deus diz que esse tipo de comportamento não é natural.É contra a natureza como Deus o criou.

Semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para os outros, homens com homens, cometendo

torpeza e recebendo em si mesmos a merecida punição do seu erro que era devido ( v.

27 ). Quando homens e mulheres se envolver neste tipo de comportamento, não são necessárias, conseqüências divinamente designados. Um preço deve ser pago quando as pessoas vão tão longe a desafiar a lei de Deus. A palavra devido tem tudo, mas desapareceu da nossa cultura e vocabulário, mas é aquele que tem uma história muito rica na ética. Ele vai voltar para a Ética a Nicômaco de Aristóteles e para baixo através de civilização ocidental, ao longo do qual a justiça foi definido não só na igreja, mas também fora da igreja como dar às pessoas o que lhes é devido. Quando as pessoas para agir contra a lei de Deus ea lei da natureza, dá-lhes o devido.

A homossexualidade é apenas um pecado que Paulo descreve nesta seção. Se nós podemos fazê-lo através lista inteira de Paulo, sem sentir dores de consciência, somos psicopatas. E,

como eles não gostam de manter Deus em seu conhecimento, Deus os entregou a um sentimento perverso ( v. 28 ), uma mente que não focar a atenção em tudo o que é

verdadeiro, puro, amável, e apenas (ver Phil. 4:08 ). A disposição mental reprovável é aquela em que os pensamentos estão cheios de impurezas, os desejos da carne, a luxúria, inveja e ódio contra as pessoas. Tal mente está no amor com a mentira e foge da verdade. Nossa natureza básica como ser humano caído não quer receber o conhecimento de Deus, e quando o faz penetrar na mente, nós não queremos mantê-lo lá. Vemos novamente o uso de abandono judicial de Deus. É como se ele estivesse dizendo: "Se você quer uma mente fixa em libertinagem, você pode tê-lo."

É raro que os seres humanos têm um gosto por um amor e de ouvir a Palavra de Deus. Se tivermos alguma afeição em nossos corações para ouvir as coisas de Deus, só é possível porque o Espírito Santo já nos resgatou da condição que Paulo está descrevendo, o que é fundamental para toda a humanidade. Se tivermos o desejo de aprender as coisas de Deus, então algo aconteceu para plantar esse desejo em nossos corações. Ao mesmo tempo, tivemos a mente de um réprobo e não queria que o conhecimento de Deus.

Cheios de injustiça

Porque eles não querem manter Deus em seu conhecimento, Deus os entregou às mentes degradadas para fazerem coisas que não convêm; estando cheios de toda injustiça ( vv. 28-29 ). Se perguntarmos às pessoas se elas acreditam que o homem é basicamente bom, a resposta maioria sim. Devido ao impacto do humanismo em nossa cultura, as pessoas acreditam que o homem é basicamente bom e simplesmente cometem erros de vez em quando. Tal pensamento leva as pessoas a acreditar que eles não precisam de Jesus. No entanto, não há nada que precisamos mais do que Jesus. Nós cócegas nossa imaginação se dizemos que são basicamente boas. As pessoas que precisam ouvir o evangelho não são apenas manchada pela injustiça; eles estão cheios de injustiça. É assim que Paulo nos

descreve em nossa condição natural. Ninguém é apenas ligeiramente afectada por erro ou maus hábitos ou erros; homem está saturado com a injustiça.

Injustiça é um termo geral, mas Paulo quer chegar mais específico, então ele começa a

elaborar sobre os tipos de injustiça que nos enchem como criaturas caídas. Primeiro é a

imoralidade sexual ( v. 29 ). Em outro lugar o apóstolo escreve: "A fornicação e toda a

impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos" ( Ef. 5:03 ). Uma recente pesquisa Gallup informou que a incidência de prostituição e adultério entre os cristãos nascidos de novo não é mensurável diferente da de pagãos não convertidos. Cristãos verdadeiramente regenerados não se enquadram nessas pecados, mas deve ser uma exceção radical ao comportamento cristão, não uma prática geralmente aceite. Hoje as pessoas têm suas pistas comportamentais não do que Deus diz que é aceitável, mas a partir da cultura.

Alguns argumentam que condena o comportamento imoral é antiquado, mas esse tipo de pensamento é por isso que os pais cristãos dando suas filhas pílulas anticoncepcionais, algo que envia uma mensagem de que a imoralidade sexual está bem. Paulo, no entanto, coloca a imoralidade sexual no topo da lista do que constitui a nossa corrupção. O sexo é uma coisa linda. Deus projetou e deu a seu povo, mas ele deu um contexto para que o casamento, e ele está com ciúmes que ser reservada para esse contexto.

Para imoralidade sexual Paulo acrescenta maldade e cobiça ( v. 29 ). A cobiça é o sinal de alguém que não quer Deus em seu pensamento. Quando cobiçar a propriedade de outrem ou prestígio ou trabalho, estamos dizendo: "Deus não é apenas em dar-lhe a essa pessoa, mas não dá-lo a mim." No momento estamos com inveja e ciúmes do outro, temos banido Deus de nosso mentes.

Eu li um livro sobre um novo fenômeno chamado de "igreja emergente", o que eu espero é mais um modismo que vai embora tão rápido quanto veio. Um dos gurus da igreja emergente se gabou de que nos últimos dez anos de sua pregação, ele nunca mencionou a palavra pecado . Ele não queria destruir a identidade das pessoas e auto-estima, o seu ego. Eu mencionei a palavra pecado mais vezes neste estudo do que o homem tem em toda a sua vida. Você não pode ler uma página da Sagrada Escritura sem lidar com o problema fundamental de nossa humanidade.

João Calvino teve a maior vista dos seres humanos de qualquer teólogo na história, até onde eu sei. Alguns pensam de outra forma, à luz de tudo Calvin disse sobre a depravação total do homem, mas a razão Calvin leva tão a sério o pecado é que ele leva as pessoas tão a sério. A razão pela qual Deus leva tão a sério o pecado não é que ele é um tirano ou um desmancha- prazeres que não quer que as suas criaturas para ter alguma diversão. Deus leva a sério o pecado, porque ele sabe como o pecado é destrutivo para este mundo e para os nossos amigos, a família e ao casamento. Deus tem uma idéia melhor para o que os seres humanos

são a experiência, e em seu último plano de redenção que ele vai banir o pecado de seu mundo completamente.

A lista de Paulo cresce: maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano,

malignidade; eles são murmuradores ( v. 29 ). Pessoas sussurrar seus planos, porque eles

não podem falar em voz alta. Mesmo em um mundo caído nossos planos são tão mal que os outros vão rejeitá-los, de modo que sussurrar. Paulo também inclui caluniadores ( v. 30 ) na lista. As pessoas têm-nos mordido nas costas? As pessoas têm-nos caluniado? Devemos considerar quantas temos caluniado e mordido nas costas. Este não é um problema apenas para os pagãos. Como seres humanos que são dadas para este tipo de comportamento. Em seguida na lista de Paulo são inimigos de Deus . Quem vai admitir que a realmente odiar a Deus? Ele também adiciona violento, soberbos, presunçosos , e inventores de males ( v. 30 ). Como se não houvesse tentações e pecados para despertar nossas paixões vis o suficiente, nós gostamos de pensar em novas formas de pecado. Vários anos atrás, Random House encomendou uma série de livros sobre os clássicos literários.Rod Serling de The

Twilight Zone foi contratado para escrever a introdução crítica ao clássico, de

Agostinho Confissões . Serling disse que não entendia como Confessions passou a ser considerado como um clássico, porque Agostinho entra em grandes detalhes sobre o remorso que sentia como o resultado de roubar peras a partir de um ano antes do pomar. Ele não tinha nenhuma compreensão do que Agostinho tinha experimentado.

Quando eu era criança, eu costumava ir ao pomar de Nick Green e assistir as linhas de colheita de uvas Nick. Mudei-me ao longo das linhas com um saco de papel grande, roubando suas uvas. Eu poderia dar ao luxo de ir até a loja e comprar as uvas, mas era mais divertido para roubá-los. Eu também roubou peras e maçãs das árvores de Nick. Uma vez eu fui pego invadindo jardim de um vizinho, puxando para cima a cada cebola do patch de cebola, o que não fazia sentido, porque eu não gosto de cebola. Eu ainda estou pagando o preço por isso; Eu entendo por que Agostinho era tão arrependido.

Paulo acrescenta à sua lista desobedientes aos pais ( v. 30 ). Quando os jovens são desobedientes a seus pais, eles estão revelando sua condição natural. Paulo também inclui aqueles que estão sem discernimento, indigno de confiança, sem amor, sem perdão, sem

misericórdia ( v. 31 ). Apesar da abrangência de sua lista, é apenas parcial. É meramente

representativos da nossa corrupção. Se Paulo tivesse enumerou todos os pecados que a Bíblia soletra para fora, ele poderia ter preenchido toda a epístola e então alguns. Ele nos dá uma lista representativa que deve ser suficiente para parar toda a boca e condenar todas as