• Nenhum resultado encontrado

24 O conflito-Parte 1 Veja também:

No documento Comentário expositivo Romanos - RC Sproul.pdf (páginas 180-188)

23. A Função da Lei (7:7-14) 25. Vontade do homem-Part 2 (7:14-25) 26. Livres (07:19 ao 08:02) Romanos 7:14-25

Porque sabemos que a lei é espiritual, mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. Para o que eu estou fazendo, eu não entendo. Para o que eu quero, que eu não pratico; mas o que aborreço, isso faço. Se, então, eu faço o que não quero, estou de acordo com a lei, que é boa. Mas agora, não é mais eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim (isto é, na minha carne) não habita bem algum; para o querer está em mim, mas como executar o que é bom eu não acho. Para o bem que hei de fazer, eu não faço; mas o mal que não quero, esse faço. Agora, se eu faço o que não quero, já não é mais eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.Acho então esta lei, que o mal está comigo, quem quer fazer o bem. Tenho prazer na lei de Deus segundo o homem interior. Mas vejo outra lei nos meus membros, guerreando contra a lei da minha mente, e me levando cativo à lei do pecado que está nos meus membros. Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte? Dou graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! Então, com a mente eu mesmo sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.

E

u já havia mencionado que Romanos 7 tem sido o ponto focal de muito séria controvérsia teológica. O foco da controvérsia que tem a ver com saber se é possível e, de fato, importante, para o cristão a alcançar um estado de perfeição moral nesta vida antes de entrar na glória. Vários movimentos ao longo da história da igreja tem ensinado a idéia de que, além do momento singular da regeneração, há uma segunda obra da graça que os efeitos imediato, a santificação completa.

O Perfecionista Ver

O texto bíblico mais importante que fala contra esta doutrina de uma segunda obra da graça é o texto diante de nós agora, Romanos 7:14-25 . O apóstolo Paulo, escrevendo no tempo presente, fala de uma luta contínua doloroso de sua vida, o que é que entre caminhar segundo o Espírito e se render aos restos vestigiais da carne.

Os defensores da visão perfeccionista argumentaram que, embora Paulo escreve no tempo presente, ele não está se referindo a sua situação presente, mas é recordar o estado em que ele viveu antes de sua regeneração.Esta passagem tem sido utilizadas pelos melhores intérpretes gregos da história. Posso dizer dogmaticamente que eu acho absolutamente nenhuma justificativa para ver aqui outra coisa senão a luta contemporânea que o apóstolo estava tendo com relação ao seu próprio progresso na santificação.

No século XIX, várias igrejas, particularmente na América, seguindo algumas idéias estabelecidas por John Wesley, desenvolvido igrejas de santidade. Contido em sua doutrina é a idéia de uma segunda obra da graça disponível a todos os cristãos pelos quais eles podem experimentar a santidade instantânea. Os primórdios do pentecostalismo moderno também foram amarrados com essa idéia perfeccionista. Falar em línguas foi considerada evidência desta segunda obra da graça. Só nos últimos tempos, com o advento do neo-pentecostalismo têm ajustes foram feitos para que a doutrina. Agora, o pensamento é que o batismo do Espírito Santo capacita os cristãos para o ministério, mas não necessariamente produzir neles uma vitória imediata sobre todo o pecado.

Em toda a minha vida e experiência como professor e pregador, eu encontrei apenas duas pessoas que acreditavam que eles tinham recebido esta segunda obra da graça e eram, portanto, sem pecado. A primeira foi uma mulher que, com toda a honestidade, você provavelmente não quer gastar muito tempo com ele. Na verdade, ela era desagradável, mas ela estava tão cheio com a convicção de sua perfeição que ela não queria ouvir qualquer coisa em contrário. Minhas discussões com ela da Bíblia eram de nenhum proveito. Ela afirmou fortemente que Paulo em Romanos 7 estava falando sobre sua condição de pré-conversão. O segundo era um jovem estudante, 17 anos de idade, que conheci quando eu estava fazendo o meu trabalho de graduação na Holanda. Ele era um estudante americano do Texas estudando como estudante de intercâmbio na Holanda. Eu estava envolvido basebol de treinamento lá, e uma vez que ele estava jogando baseball eu tive a chance de entrar ao lado dele. Ele tinha vindo de uma igreja Holiness, e ele me disse que tinha chegado à perfeição. Quando comecei a discutir com ele o ensino de Romanos 7 , ele foi rápido para usar a resposta padrão, que Paulo não estava falando no tempo presente. Eu intimidado esta pobre alma, trazendo o grego do Novo Testamento e apontando passagem sobre a passagem em que Paulo estava falando claramente no tempo presente sobre sua condição atual. Eu disse-lhe que os sentimentos que o apóstolo expressa emRomanos 7 são aqueles que não encontramos em pessoas não regenerados, como o seu amor pela lei e seu grande desejo de agradar a Deus. Depois de longa discussão eu finalmente foi capaz de convencê-lo de que, na verdade, Paulo estava falando sobre sua condição atual. Eu assumi o debate com o jovem tinha acabado, e eu perguntei: "O que você pensa agora sobre a sua avaliação que você atingiu um nível de perfeição?"

Eu disse: "Você realmente acredita que aos dezessete anos de idade que você tenha atingido um maior nível de santificação do que Paulo tinha chegado no momento em que ele escreveu sua obra-prima para a igreja em Roma?"

Ele me olhou nos olhos e disse: "Sim, eu sou mais santificado na minha idade do que Paulo estava quando escreveu a Roma."

Ouvimos doutrina de um pastor ou um mentor cristão por quem temos grande afeto e admiração, e nós aceitá-la. Se mais tarde ouvir seus ensinamentos desafiado, nenhum argumento do mundo vai levar-nos a deixar a nossa dedicação a ele. Nós todos lutam com isso, mas espero que, em tais casos, quando olhamos para o ensino bíblico claro que seria capaz de cortar as linhas-de amor de dedicação, sempre que necessário. O jovem não sabia o quão longe alguém deve descontar a lei de Deus e exagerar sua própria conquista para chegar à conclusão de que ele vive sem pecado. Rezo para que agora ele abandonou a sua idéia. A convicção de que o Espírito Santo é poderoso o suficiente para destruir tais ilusões e visões de grandeza. O testemunho dos maiores santos da história é que quanto mais tempo eles são cristãos e quanto mais profundamente imerso tornam-se na Palavra de Deus, mais agudamente conscientes que se tornam de suas deficiências. À medida que crescemos na graça, nós crescemos em nossa compreensão de nossa necessidade contínua de que a graça.

Não há atalhos

É importante que não se engane em pensar que há atalhos para a maturidade cristã, para crescer na plenitude de conformidade com a imagem de Cristo. É uma perseguição ao longo da vida. Nenhum vai alcançar a perfeição até que entrar na glória e todos os vestígios do pecado e da carne são removidos de nós. Em certo sentido, é reconfortante saber que mesmo Paulo teve de lutar contra as tentações da carne, porque há provavelmente nunca foi outro mais dedicado à busca da santidade e obediência ao seu Senhor Jesus Cristo do que o apóstolo Paulo. Se Paulo tinha lutas como este, eu me conforto nela, não porque eu quero alegrar-se com o mal ou na fraqueza de outra pessoa, mas porque eu não fico desesperado quando considero minhas próprias fraquezas.

Nos primeiros dias da minha conversão, eu ansiava por esse segundo trabalho. Alguns dos meus amigos vieram de igrejas de santidade. Mesmo que eles não acho que eles tinham chegado a um nível de perfeição total, ainda acreditava em uma segunda obra da graça como o meio para a santificação. Busquei fervorosamente para que a segunda obra da graça. Eu tinha uma boa razão, porque eu trouxe muita bagagem para a minha vida cristã. Eu sabia que o poder da carne, e eu sabia que eu não tinha capacidade de superá-lo. No dia da minha conversão meu comportamento passou por uma mudança radical. Minha linguagem limpa e em outras áreas da minha vida mudou drasticamente. Pela primeira vez eu tinha uma sede e

uma fome apaixonada para aprender as verdades da Escritura. Eu gostava de oração e de ir à igreja para cantar hinos de louvor ao Senhor Deus, mas eu lutava com pecados que os assediam.

Nos primeiros meses de minha conversão Lembro-me sentado na grade local, faculdade, tabagismo e nosso professor de matemática, um cristão, estava sentado em frente de mim. Ele pegou um canudo e segurou-a como se fosse um cigarro e colocá-lo em seus lábios e fingiu de inspirar e expirar. Ele disse: "Deixe-me dizer-lhe sobre minhas experiências com o Espírito Santo." Claro, que era sua maneira de me repreender por meu fracasso para limpar a minha vida como um cristão novo. Por causa da minha fumar eu estava à procura de santificação instantânea. Eu tentei de tudo.

Um evangelista me deu uma idéia: "Se você quer parar de fumar, colocar uma foto de Jesus em seu pacote de cigarro. Toda vez que você quiser fumar, tomar esse maço de cigarros para fora e olhar para a imagem de Jesus e dizer, 'Eu te amo, Jesus ", e então você não será tentado a fumar." Eu tentei. Às três horas da tarde nada era mais repugnante para mim do que a imagem de Jesus, e eu tive que removê-lo. Eu não posso te dizer o quão sério que a luta estava na minha alma. Eu viria para o texto da Escritura: "Eu posso fazer todas as coisas em Cristo que me fortalece" ( Fil. 4:13 ), e eu acho que, eu não posso dizer que . Eu não posso

fazer todas as coisas em Cristo que fortalece me . Pedi às pessoas que colocar as mãos em

mim. Eu tinha uma oração ministro Santidade para a segunda obra da graça e minha santificação instantânea. Não funcionou. Alguém orava em línguas. Outro ministro deu-me um prego e disse-me para colocá-lo no bolso, o que eu fiz. Ele disse: "Toda vez que você pensar em fumar, pense na morte de Jesus. Puxe que prego e pense no que Jesus fez por você. ", Que durou algumas horas até que eu joguei fora da unha.

Demorou 25 anos desde o dia em que me tornei um cristão até a primeira vez que passei 24 horas sem fumar, e levou mais dez anos para ir de um mês sem fumar, e foi, pelo menos, mais dez anos depois que a livrar-se dela completamente. Todo esse tempo eu ouvia a acusação de Satanás. Lutei com o meu estado de espírito, porque eu tinha um vício para a carne que eu simplesmente não conseguia se livrar. Eu sei que não estou sozinho. Em certo sentido, embora não deva ser o caso, torna-se uma dimensão normal da vida cristã. Estamos todos confrontados com algum pecado que assedia que trazemos diante de Deus e procuram se livrar. Mais cedo ou mais tarde temos que ouvir as palavras: "A minha graça te basta" ( 2 Coríntios. 12:09 ).

Eu posso sentir a angústia. Eu não quero dizer para baratear essa expressão muito usada: "Eu sinto sua dor", mas eu posso sentir a angústia do apóstolo neste texto e em outros lugares, em suas cartas, como ele fala sobre a guerra que se passa na alma do Christian entre o espírito ea carne, entre o velho homem, que não quer morrer, e do novo homem, que está trabalhando para a renovação interior e maturidade em Cristo. Eu não posso te dizer porque, por vezes, o Senhor nos permite lutar por anos antes da libertação vem, mas ele faz. No entanto, a cada momento a graça está ali para vencer, não importa o que o problema é o pecado.

A vida cheia do Espírito Santo

John Wesley ensinou pela primeira vez com sucesso a ideia de que o Espírito faz uma obra da graça que, embora não tornando alguém moralmente perfeito, no entanto, permite-lhe alcançar um "amor perfeito". Para Wesley esta foi a segunda obra da graça. Fora de que veio ampla atenção para a idéia de uma santificação maior que resulta em dois níveis de cristãos. O primeiro é o cristão comum. Ele busca o crescimento espiritual, lendo a Bíblia e ir à igreja, e ele é diligente sobre o uso dos meios de graça; no entanto, ele nunca chega a esse patamar chamado de "a vida mais elevada" ou "a vida mais profunda." O cristão na segunda divisão supostamente chegou a um nível maior de vitória. No final do século XIX e no século XX, na Inglaterra e nos Estados Unidos, os movimentos de vida mais profunda foram gerados que ensinou essa maior planalto da vitória espiritual.

Em tempos mais recentes movimentos similares têm defendido que é chamado de "a vida cheia do Espírito." Aqui, novamente, dois níveis de cristãos. Primeiro são os regenerados pelo poder do Espírito Santo e assistida em sua busca pela santificação pela ajuda do Espírito, mas que ainda não foram cheios do Espírito Santo para o nível do segundo patamar. Os defensores de uma vida cheia do Espírito não reivindicamos total perfeição, mas um nível muito maior de santificação do que o alcançado por outros cristãos.

Certa vez ouvi um líder neste movimento dizem: "De vez em quando eu vou rezar uma oração de confissão de meus pecados, se eu tiver qualquer." O tempo não me permite confessar todas as transgressões Tenho sido culpado de na última 24 horas. Se eu acho que eu poderia ir um dia ou uma semana ou um mês, sem pecado, eu seria apenas como aquele rapaz de dezessete anos, do Texas. Se eu acho que eu poderia ir sem pecado por uma hora, eu teria que puxar Deus para baixo ou levantar-me. O apóstolo Paulo nos diz que a lei é espiritual, e quando olhamos para nós mesmos através da lente da lei, não temos que olhar muito longe ou muito tempo para descobrir que não há se sobre os pecados permanentes que desfiguram a nossa vive.

Dualidade

Nos círculos cristãos também uma visão da antropologia chamado tripartismo , que ensina que que nós somos constituídos de uma natureza-corpo trino, alma e espírito. Vemos tal formulação em bênção Thessalonican de Paulo: "Ora, o Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, alma e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo "( 1 Ts. 5:23 ). Em outro lugar Paulo fala sobre as entranhas, a mente, o coração, e pelo menos três ou quatro outros elementos da maquiagem

constituinte do homem sem estabelecendo uma antropologia real. Tripartismo afirma que cristãos comuns tem o Espírito Santo no corpo e na alma, mas ainda não no espírito. Cristãos médios são dois terços do caminho ao longo do crescimento cristão, mas se eles querem que a, vida cheia do Espírito mais elevado, então o Espírito de Deus tem que afetá-los não só em corpo e alma, mas também em espírito. Ao longo da história da igreja tripartismo sempre carregou alguma outra heresia em sua esteira.

A Bíblia faz a distinção clara entre os aspectos físicos e não-físicos da nossa humanidade; segundo as Escrituras, que são compostos de corpo e alma. Somente o Espírito Santo pode distinguir entre a mente, alma, espírito, vontade, e as outras designações que fazemos. Fundamentalmente, a Escritura nos vê como uma dualidade; temos um aspecto físico e um aspecto não-físico. Somos corpo e alma. Em nenhum lugar na Bíblia encontramos a idéia de que o Espírito vai chegar a dois dos três, mas não para o outro.

Isso é apenas um breve prefácio teológica para o que Paulo está estabelecendo aqui em Romanos 7 . Em minha opinião a refutação mais aguda e abrangente, tanto teologicamente e biblicamente, de todos os tipos de perfeccionismo foi escrito pelo falecido grande teólogo de Princeton Benjamin Breckinridge Warfield. Ele escreveu um volume intitulado O perfeccionismo , que vai ser útil para quem quiser olhar mais profundamente o movimento Holiness ou os movimentos vida mais profunda que eu mencionei.

Perplexo

Para o que eu estou fazendo, eu não entendo ( v. 15 ). Paulo expressa alguma

confusão. Ele fica perplexo, mas não por algum mistério teológico abstrato. Ele fica perplexo com o seu próprio comportamento. Eu não entendo a mim mesmo. Eu só não sei por que eu

faço as coisas que eu faço. Ele passa a descrever um conflito que está enraizada na

vontade: Para o que eu quero, que eu não pratico; mas o que aborreço, isso faço (v. 15 ). Paulo não está envolvido em uma discussão filosófica de como funciona vontade; ele está falando em linguagem concreta de que todos podemos relacionar.

O progresso na Obediência

Todos nós gostaríamos de levar uma vida de perfeita obediência a Cristo, mas não o fazemos porque não há conflito em nossos corações entre o nosso desejo geral de obediência e os atos específicos de obediência que nos confrontam. Há também a força da tentação para desobediência. É por isso que nós gritamos: "O espírito está pronto, mas a carne é fraca."

Somos pessoas de desejos mistos, o que é por que a vida não é realmente tornar-se complicado até nós nascemos de novo. Antes de nascermos de novo tivemos apenas um princípio-carne. Andamos de bom grado e alegremente submeter-se às tentações de Satanás. Uma vez que o Espírito Santo suscitou-nos da morte espiritual, nossa vida se torna uma batalha entre dois jockeys, para usar a analogia de Agostinho. Satanás não desiste facilmente. A carne não morre instantaneamente. A vida se torna complicada porque estamos envolvidos em uma guerra que penetra os recessos mais profundos de nossas almas e dura até a nossa glorificação no céu. Esta é a experiência universal entre os cristãos, e é o que o apóstolo Paulo está falando.

Poderíamos parar ali e dizer: "Por que não comer, beber e ser feliz, e não ser tão sério sobre a santificação, já que não podemos alcançar a meta de qualquer maneira?" Devemos lembrar que em outro lugar Paulo escreveu: "Esquecendo-me das coisas que estão por trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus "( Fl. 3:13-14 ). Nós surrá nosso corpo para subjugá-lo. Entramos e se envolver em uma briga, e nós somos exortados pelas Escrituras não ceder tão facilmente para o pecado que nos aflige, porque nós ainda não resistiram até o ponto de derramar o nosso sangue ( Heb. 0:04 ). O próprio fato de que ler livros como este indica que levamos a nossa vida cristã a sério. Queremos aprofundar as Escrituras, porque sabemos que através do ensino da verdade da Palavra de Deus, vamos ser ajudado na luta. Nós fazemos uso dos meios da graça de Deus para o progresso em nossa santificação. O fato de que ninguém faz com que seja a linha de chegada nesta vida não significa que devemos parar de correr. Nós nunca estão autorizados a estar à vontade em Sião e dizer: "Isto agora tenho progredido e não mais." Devemos ser diligentes em todos os sentidos para alimentar o novo homem e matar o velho.

À medida que progredimos através de nosso estudo de Romanos, espero dar algumas sugestões muito práticas sobre como aumentar a nossa santificação. Eu não vou dar os segredos para uma vida espiritual, porque eu não acredito em pessoas. No entanto, eu acredito que um cristão vai progredir mais longe do que o outro, não porque existem dois níveis distintos de vida cristã-cheios do Espírito e não Espírito-cheia-, mas porque cada um de nós está em um lugar diferente em nossa peregrinação cristã. Muitos nunca se esforçou para deixar de fumar, como eu fiz, mas eles têm lutado com algo mais. Viemos com bagagem

No documento Comentário expositivo Romanos - RC Sproul.pdf (páginas 180-188)