• Nenhum resultado encontrado

Ajuste o panning das faixas Guitar e Gtr Neck de forma que elas estejam cerca de 50% left e right respectivamente.

O Espectro do Som

Harmy 1 e Vocal Harmy 2 Em cada caso, ajuste o

3. Ajuste o panning das faixas Guitar e Gtr Neck de forma que elas estejam cerca de 50% left e right respectivamente.

3. Ajuste o panning das faixas Guitar e Gtr Neck de forma que elas estejam cerca de 50% left e right respectivamente.

4. Ajuste os faders de volume das várias faixas de forma que o equilíbrio da mix soe bem perto dos níveis que você está querendo alcançar.

5. Se você estiver trabalhando em track view, abra a FX Window para a faixa Vox Harmy. Se você estiver usando o Mixer view, certifique-se que a opção

Show FX Inserts está ativada.

6. Adicione os seguintes efeitos a esta faixa, nesta ordem:

ReaDelay, ReaEQ e ReaComp.

7. Ajuste os parâmetros do

ReaDelay para criar um efeito

de delay bem sutil e adicionar um nível generoso deste delay na mix das faixas. Uma possível sugestão de valores é mostrada aqui.

8. Experimente com os ajustes de equalização, para remover um pouco de mid-range desta faixa enquanto adiciona um pouco mais de presença. Lembra que você pode usar a técnica de varrer a amplitude de freqüência com um ajuste de bandpass EQ para ajudar a identificar a freqüência ou freqüências que você vai querer dar um boost.

9. Um possível arranjo de ajustes de equalização é mostrado à direita. 10. Para cada uma das faixas

Vox Harmy 1 e Vox Harmy 2 abra a I/O window e

especifique que você quer 4 track channels.

11. Em cada caso, adicione um

Post Fader Receive da

faixa Vox Lead, para os

Channels 3/4.

12. Agora selecione o plug-in ReaComp para o Vox Harmy 1. Certifique-se que o input do Detector está ajustado para Auxiliary Input L+R.

13. Ajuste os outros parâmetros para garantir que seu compressor sidechain vai agir bem gentilmente e apenas durante a mais alta das frases da faixa Vox Harmy 1. Seus ajustes vão provavelmente acabar bem parecidos com estes mostrados à direita.

14. Note que neste caso estamos também usando o fader Wet output para dar ao volume desta faixa uma levantada significativa.

15. Toque a música fazendo quaisquer otimizações que você achar apropriado para qualquer um destes ajustes. 16. Em seguida, a faixa Vox

Harmy 2 precisa de

tratamento similar a esta. Use os mesmos plug-ins, mas claro que com diferentes ajustes. Por exemplo, você pode tentar usar um delay de

cerca de 8ms ao invés de um de 4ms (para conseguir um som mais variado e mesclado). Para a equalização, você provavelmente vai querer dar um boost nesta faixa para enfatizar o corpo ou o calor do vocal ao invés da sua presença.

17. Finalmente e muito importante, podemos usar envelopes de Volume para dar um efeito realmente bom a esta mix. Fazendo alguns ajustes bem precisos no volume das três faixas de vocal, podemos criar uma boa sensação de ao vivo, com vozes individuais sendo levantadas logo acima da mix aqui e ali para algumas frases, palavras ou até silabas.

19. Salve seu trabalho quando estiver feliz com os resultados.

Nota:

O arquivo RosesBloom BVOX 2A contém um possível resultado para este exercício. Se você quiser, abra-o e examine para seu lazer. O quadro de fluxo acima ilustra a interação entre a faixa Vox Lead e as faixas Vocal Harmony neste exemplo.

Acabamos de examinar duas abordagens e técnicas completamente diferentes para mixar harmonias vocais numa música. Não sugerimos que estas são as únicas técnicas disponíveis, ou talvez as melhores técnicas. Ao invés disso, elas estão ai para encorajar e ajudar você a pensar sobre que tipo de som você quer conseguir, e como você pode agir para criar.

3.10.10 Harmonias Cheias e Gordas

Aqui está uma pra deixar você realmente pensando.

Neste exemplo, estamos passando uma outra forma de lidar com harmonias vocais, uma que literalmente combina tanto as características das nossas Harmonias de Sonho como nossas Harmonias Brilhantes. O resultado é uma mix de vocal que de alguma forma consegue combinar uma presença forte e definida com uma sensação suave e confortante ao mesmo tempo.

A ilustração acima mostra um arquivo de projeto no qual as faixas de harmonias vocais foram duplicadas.

As Tracks 2, 3 e 4 são essencialmente tratadas da mesma forma como foram as nossas harmonias vocais no exemplo das Harmonias de Sonhos.

As Tracks 5 e 6 foram essencialmente tratadas da mesma forma como foram nossas harmonias vocais no exemplodas Harmonias Brilhantes.

Se você abrir o arquivo RosesBloom BVOX 3A, vai encontrar uma amostra de mix que faz exatamente isto. Se não servir de nada, pelo menos lhe dará algumas idéias.

E já que estamos falando de idéias...

Gastamos um bom tempo analisando harmonias vocais e apenas algumas das incríveis oportunidades que o REAPER apresenta a você para mixá-las. Entretanto, você estaria perdendo seriamente alguns truques se achasse que estas ferramentas são apenas para serem aplicadas a vocais. Não importa o estilo de música e quais instrumentos ou outras partes, a oportunidade está La pra você cavar e conseguir alguns sons realmente bons. De fato, em breve aplicaremos o tratamento REAPER a um instrumento principal.

Não tenha medo de experimentar e não tenha medo de errar no meio do caminho, porque tudo isto vai ajudar você a chegar ao seu destino que é conseguir uma mix realmente boa.

3.10.11 Lead Instruments

Agora você deve estar captando a idéia. Para conseguir o máximo de qualquer instrumento na sua mix, você precisa primeiro identificar aquelas amplitudes de freqüência que são mais fortes e as características mais desejadas do som instrumento que devem ser encontradas. Uma forma de fazer isto é varrer a faixa usando um filtra bandpass (veja à direita). Você pode usar as técnicas que aprendemos nesta seção para

realmente trazer aquele instrumento à vida. Você deve também manter em mente a necessidade de evitar confrontos de diferentes instrumentos brigando pelo mesmo espaço acústico.

Por exemplo, pode ser possível para dois instrumentos existir perto, lado a lado no seu espectro de panning (left-right) se as freqüências nas quais eles são ouvidos primariamente são diferentes. Isto pode ser o caso, por exemplo, de um piccolo e um cello. Da mesa forma, pode ser possível a dois

instrumentos compartilhar a mesma amplitude de freqüência se seu uso do panning os mantêm bem longe no espectro left-right entre os speakers. Este pode ser o caso, por exemplo, de duas guitarras. Mas você muito certamente

não vai conseguir o melhor de cada uma delas se estiverem posicionadas perto uma da outra em mais de uma dimensão ao mesmo tempo;

Lembre que freqüentemente um instrumento, como uma guitarra solo, pode ter um papel relativamente menor ou coadjuvante a desempenhar numa mix, exceto por talvez os 20 ou 30 segundos quando é realçado num break. Quando este é o caso, o uso das técnicas mostradas nas sub-seções precedentes podem geralmente ser bem efetivo para trazer aquele instrumento à vida. Lembre que usando envelopes de bypass, você pode rodar uma FX Chain completamente separada para uma passagem de uma música e não aquela usada pelo resíduo da canção.

Se o uso de envelopes de bypass parece muito incomodo, há uma técnica diferente que você pode usar: 1. Crie uma nova track imediatamente abaixo da faixa que contém o instrumento a ser destacado no break

principal.

2. Crie um Pre-FX send a partir da faixa original (com o Media Item) para a nova faixa.

3. Insira uma FX chain multidimensional na nova faixa. Use qualquer outro efeito que você achar apropriado na faixa original.

4. Use envelopes de volume para criar um cross-fade entre as duas faixas durante o break principal.

Um exemplo disto é mostrado acima. A Track 3 contém a Guitarra Solo. Um Pre FX Send é usado para enviar uma cópia deste sinal de áudio até a Track 4. A FX Chain multidimensional foi inserida na FX Windows para a Track 4.

Envelopes de Volume foram usados nas Tracks 3 e 4 para criar o cross-fade entre as duas faixas no começo e no fim do lead break.

Antes que você note, estará criando lead breaks muito melhor do que você já pensou ser possível! Apenas requer prática, persistência e paciência.

Exemplo

1. Abra o arquivo RosesBloom LEAD e imediatamente salve-o como RosesBloomLEAD 1.

2. Vamos fazer algum trabalho na faixa Slide de forma que os últimos 30 segundos ou algo assim da música

Documentos relacionados