• Nenhum resultado encontrado

Insira uma nova faixa imediatamente acima da faixa Kick Faça dela uma pasta de faixas e coloque o nome de

O Espectro do Som

Copy 2 respectivamente Estas serão as Tracks 3 e 4.

7. Insira uma nova faixa imediatamente acima da faixa Kick Faça dela uma pasta de faixas e coloque o nome de

Percussion. Faça da faixa Perc Ohead a última na pasta.

8. Salve o arquivo, que agora deve estar reorganizado como mostrado abaixo:

9. Certifique-se que seu Mixer View está visível e que você checou a opção de mostrar tanto os Sends quanto os FX Inserts. No mixer view, arraste e solte do Vox para o Vox Verb para criar um send.

10. Arraste e solte da pasta Percussion para a Perc Verb para criar um send. 11. Arraste e solte da pasta Instruments para a Inst Verb para criar um send. 12. Agora estamos prontos para começar a

criar nossos diferentes efeitos de reverb. Neste exercício muitas das decisões tomadas serão necessariamente muito subjetivas e dependentes exatamente do som que o produtor tem em mente. Por ora, siga com os exemplos dados. Se você não gostar deles, sinta-se livre para mudá-los mais tarde.

13. Vamos supor que o nosso produtor pediu para um efeito geral de um Nightclub Pequeno, com uma dura aspereza nos vocais e “no lugar”, som afiado, quase irritadiço, percussão. Vamos começar com os instrumentos gerais.

14. Solo na faixa Inst Verb. Abra o plug-in Classic Reverb. Selecione o preset Small Club (send). Mova o ajuste Mix cerca de três quartos do todo de forma que você possa ouvir como a faixa vai soar quando mixada com o reverb. Toque a faixa. Vamos dizer que estamos felizes com isto como o um som reverb geral.

15. Solo tanto na pasta Instruments como na faixa Inst Verb. Ajuste os níveis de mix e volume para o plug-in de reverb junto com o volume fader da faixa até que soe bem. Se você gostar destes ajustes, salve-os na sua própria lista de presets. No exemplo

mostrado acima, nomeamos como Vanilla Reverb – Small Club.

16. Agora para os Vocais. Selecione a faixa Vox Verb, abra a FX Window e tente o plug-in Vocal Ambient como mostrado à direita.

17. Toque a música. Claramente este som de vocal não tem nada a ver com o efeito que estamos querendo. Doce e açucarado seria melhor descrição que duro e áspero. 18. Fazendo mudanças radicais nestes

ajustes, no entanto, podemos criar o efeito desejado. Isto pode ser feito criando uma permutação de ajustes que

adicione uma certa tensão ao efeito. Por exemplo, o que acontece se você definir ajustes baixos para o Room Size com aparentemente contraditórios ajustes altos para Early Reflections e Predelay? Tente e veja (abaixo à direita).

19. Mais uma vez, enquanto você

experimenta, faça-o inicialmente com a faixa Vox Verb em solo e um ajuste de mix baixo. Isto vai permitir que você teste seu reverb enquanto como ele será aplicado na mix final. Quando você tiver os resultados que você quer, aumente o mix level e salve como um preset seu. 20. Ajustes similares a estes mostrados à

direita devem dar a você aquele som áspero que você quer na sua faixa de vocal. Note que eles não guardam quase nenhum menção ao preset de vocal com o qual começamos.

21. Agora para a percussão. Outra vez, se

você quiser, você pode tentar um dos presets de percussão. Você vai notar que irritante é a última palavra que você vai usar para descrevê-los. Isto não é uma crítica vã aos presets – para certos estilos de música e em certas situações eles seriam sem dúvida admiráveis. Eles apenas não são o que queremos aqui.

22. Use a mesma técnica de antes para criar o efeito que você está vendo. Abaixo são mostrados, para comparação, um dos presets de percussão e uma possível permutação de ajustes que devem conferir o tipo de som que nós estamos procurando.

Mostra à esquerda estão os ajustes gerados pelo preset de percussão

Mostrado à direita um set de ajustes completamente diferente, feito para criar um efeito de percussão mais à frente e irritante.

23. Finalmente vamos tentar outro truque. Adicione o ReaComp à pasta de faixas Reverb Mix. Isto pode ser muito eficiente não apenas para prevenir que picos de reverb pulem na mix, mas também, especialmente neste caso, para polir, ou talvez atenuar alguns dos topos mais ásperos. Esta declaração pode à primeira vista parecer bem contraditória, mas tente e você deverá conseguir discernir a diferença.

Nota 1:

O arquivo Don’t Keep Me Waiting REVERB A contém uma sugestão possível como resultado para este exercício. Abra-o e explore à sua vontade.

Nota 2

Alterar os ajustes de reverb on the fly (enquanto escuta) pode produzir estalos e outras falhas de áudio se o buffer size da sua placa de som, número de buffers, ou ajustes de latência não estiverem ideais. Você pode precisar experimentar com os ajustes da sua placa de som para fazer ficar correto.

3.8.8 Reverb Magic com o ReaVerb

Agora estamos prontos para ver um plug-in de reverb muito especial: ReaVerb. Sua capacidades são realmente incríveis. De fato, não é exagero dizer que o ReaVerb começa onde muitos outros plug-ins desistem.

Com o ReaVerb, você pode criar seu próprio efeito de reverb completamente

customizado definindo e então encadeando módulos de vários tipos. As possibilidades são quase literalmente ilimitadas. A primeira coisa a perceber sobre o menu Add (mostrado à direita) é que não há significância especial (além da alfabética!) na ordem na qual as escolhas são listadas. Você pode livremente experimentar encadeando seus módulos em diferentes ordens, para obter diferentes resultados. Quanto melhor você entende, mais confiante você estará em usar – mas como sempre, a regra de ouro é confiar nos seus ouvidos.

Em breve, vamos trabalhar com um ou dois exemplos, mas primeiro vamos dar uma olhada geral nos diferentes tipos de módulos que estão disponíveis para você.

Módulos ReaVerb

Parâmetro Explicação

Echo Generator (Gerador de Eco) Usado para gerar um efeito de eco. Parâmetros que moldam o som e a duração do eco incluem:

• Start position – milissegundos depois do som e antes do eco começar.

• Length – quantos segundos o eco dura.

• Spacing – quantos milissegundos entre a repetição dos ecos.

• Error – permite, no caso de alguma imprecisão na criação do eco, fazê-lo soar mais natural.

• Start and End Volume – volume do eco no começo e no fim.

File Permite que você importe um arquivo de convolution

reverb, referido como um impulso. Impulsos são gravações reais que foram sampleadas em ambientes específicos e são usadas para recriar a reverberação experienciada naqueles ambientes. Estes arquivos podem ser criados em vários formatos, mas o ReaVerb permite apenas um tipo de arquivo (Ex.: WAV ou OGG) por projeto.

Você vai encontrar uma crescente coleção de arquivos de convolution reverb disponível para download gratuito em

http://stash.reaper.fm/tag/Reverb-Impulses

Se você procurar na web, você vai encontrar diversos outros além destes.

de reverb em baixa freqüência e o sizzle (chiado) de reverb de alta freqüência.

Normalize Ajusta o nível geral do output da cadeia.

Reverb Generator Usado para gerar um efeito de reverb, de forma similar àquela que é usada por outro plug-in de reverb como o ReaVerbate ou Kjaerhus Classic reverb,

Reverse Inverte a direção do efeito de reverb.

Trim/Gain/Stretch Permite que você molde mais além o output do sinal de reverb esticando seu tempo. Parâmetro incluem:

• Start position – A posição não qual o time stretch vai começar.

• Maximum length of the time stretch. • Gain – aumenta ou diminui a força do sinal. • Stretch – o fator no qual o tempo será esticado (se

maior que um) ou comprimido (se menor que um) • Pre silence – Um conceito similar ao pre-delay, este

é o período de silêncio antes que o reverb seja esticado.

Width Pan

Note que perto do fundo da caixa de diálogo do ReaVerb há controles para Width e Pan. Estes determinam como seu efeito de reverb vai ser percebido em relação a estas dimensões em particular.

A combinação de várias destas ferramentas permite que você crie efeitos de reverb que terão significantemente mais camadas de profundidade para eles do que é normalmente possível com plug-ins de reverb

convencionais. Se tudo isto parecer um pouco amedrontador, então apenas mantenha em mente o próximo ponto. Você não tem que ser um expert para começar a usar este kit de ferramentas fantástico. Você tem apenas que estar preparado para ser paciente, inovador, um pouco corajoso e proficiente com a opção Toggle effects bypass (Ligar/Desligar o

bypass dos efeitos) (veja à direita). Enquanto você experimenta, logo descobrirá o que

funciona bem e o que não funciona.

Exemplo

Como com todos os outros exemplos nesta seção do livro, o exercício que você está prestes a fazer não é desenvolvido para criar uma mix definitiva e perfeita. Ele tem objetivos específicos e limitados –

neste caso ensinar a você como usar o ReaVerb para criar um reverb que soe bem.

Antes que você comece, visite http://stash.reaper.fm/tag/Reverb-Impulses e baixe os

vários arquivos de convolution reverb Pipeline Áudio. Descompacte e coloque os vários arquivos .WAV numa pasta em algum lugar no seu HD.

No exemplo que segue, vamos construir um efeito de reverb usando vários dos módulos disponíveis (veja à direita). Nossa meta é criar um efeito que crie a sensação real de profundidade e espaço sem sacrificar a definição, presença ou clareza. Enquanto você desenvolve um melhor entendimento do ReaVerb, você vai descobrir que a forma mais conveniente de fazer isto é criando uma cadeia de módulos dentro de

uma única instância do ReaVerb. No entanto para propósitos de aprendizado neste exercício, vamos utilizar duas instâncias separadas do ReaVerb. Isto torna mais fácil para você entender o que estamos fazendo.

Como você vai ver, uma das chaves para o sucesso não é fazer isto à exaustão. Com Reverb, mais do que com qualquer outro efeito, um pouco pode dar um enorme resultado.

1. Abra o arquivo Pelverata Frost REAVERB e imediatamente salve-o como Pelverata Frost REAVERB1.

Documentos relacionados