• Nenhum resultado encontrado

O Espectro do Som

Copy 2 respectivamente Estas serão as Tracks 3 e 4.

10. Insira seu plug-in Mixer

8xM 1xS nesta FX bin.

Neste exemplo criamos nosso próprio mixer de quatro canais fazendo algumas modificações bem simples ao nosso plug-in JS de oito canais. Se você preferir não fazer isto, pode usar o mixer de oito canais. Neste caso, abaixe todos os faders de volume para todos os canais, exceto os quatro primeiros.

11. Isto será requerido como o último plug-in na FX chain desta faixa. Insira acima do mixer uma instância do ReaDelay seguida imediatamente por duas instâncias do ReaEQ.

12. Selecione o plug-in ReaDelay e garanta que seus VST Outputs serão direcionados para os quatro canais – Output L para os Channels 1 e 3 (como mostrado acima), Output r para os Channels 2 e

4.

13. Faça a sua primeira página de ajustes bem conservadora, com delay de cerca de 5.5 ms pan quase todo à esquerda (como mostrado). Ajuste o wet/dry mix para algo similar ao mostrado. Você pode, claro, mudar isto mais tarde se quiser.

14. Adicione uma segunda página, com ajustes similares à primeira, mas com pan quase completo à direita e com um Delay time de cerca do dobro usado na primeira página.

15. Agora selecione o primeiro plug-in ReaEQ e mude os ajustes VST Input e VST Output para Channel 3 (Left) e Channel 4 (Right) apenas.

16. Faça alguns ajustes que vão tornar o output deste plug-in menos presente e com mais bottom-end. Um exemplo é mostrado à direita.

17. Selecione o segundo plug-in ReaEQ. Certifique-se que os únicos inputs e outputs usados por este plug-in são Channel 1 (Left) e Channel 2 (RIght). 18. Ajuste os ajustes de

equalização para este plug-in para mais uma vez adicionar

mais corpo nas freqüências mais baixas e para tirar um pouco da presença. Não use as mesmas freqüências ou octave band widths como antes, no entanto. Estamos buscando aqui criar variações sutis entre as duas. 19. Agora ajuste os níveis de volume e

panning no seu Channel Mixer. Channels 1 e 3 devem ambos ser balanceados bem à esquerda, mas não identicamente. Channels 2 e 4 devem ser balanceados bem à direita, mas outra vez, não identicamente. Uma possível sugestão como resultado é mostrada à direita como um guia. 20. Toque a música, fazendo ajustes

para qualquer um dos parâmetros, e para os níveis de volume relativos das faixas 2 e 3, assim como do seu volume mix. Deixe o pan de

todos os três no centro. Se FX panning vai tomar conta disto. 21. Adicione uma instância do ReaComp a sua faixa Vox

Mix. Ajuste o Threshold de forma que o compressor aja em passagens mais altas e ajuste um ratio de cerca de 4:1.

22. Ajuste os outros parâmetros do compressor como achar apropriado.

23. Salve o arquivo e toque a música. Faca qualquer ajuste além aos seus parâmetros e níveis de mix como você achar ser acertado.

A imagem à esquerda representa o stereo spread do output da folder track Vox Mix com todos os efeitos em bypass.

A imagem à direita representa o output da mesma faixa com todos os efeitos ativados.

Nota:

O arquivo Don’t Keep Me Waiting VOX A contém uma possível sugestão como resultado para este exercício. Se você quiser, abra-o e examine.

O diagrama à esquerda mostra o fluxo do sinal de áudio do vocal pelo arquivo de projeto. Lembre que este é apenas um exemplo. O número de permutações de efeitos e divisão de

canais que você pode usar é quase ilimitado.

O truque é pensar sobre exatamente que tipo de som você

gostaria de criar, e então concentrar-se em trabalhar apenas em como você pode fazer o REAPER lhe dar o que você quer.

Desafio de Mixagem!

Antes de deixar esta página, pense num efeito de vocal que você gostaria de obter – como um vocal sussurrante, ou qualquer coisa assim. Veja se você consegue usar as técnicas ensinadas nesta seção para chegar a isto. Este exemplo deve ser 100% customizado para se adequar à suas necessidades. Desta vez, não estamos disponibilizando nenhum modelo de resposta!

3.10.8 Harmonias Oníricas

Assim como é o caso com os vocais principais, não há uma solução “pau pra toda obra” para lidar com harmonias vocais. Tudo depende exatamente de que tipo de efeito você está tentando criar. Neste primeiro exemplo, vamos dar uma olhada na criação de um ambiente ou um efeito distante para nossas harmonias vocais. Vamos buscar fazer nossas harmonias vocais claramente audíveis, ainda assim parecendo vir de um lugar distante, com uma qualidade quase sonolenta ou de sonhos nelas. Vamos tentar conseguir isto usando uma combinação de ajustes de volume, panning, equalização, reverb e compressão.

Nosso segundo exemplo vai remixar as mesmas faixas, desta vez com as harmonias vocais muito mais à frente. Em ambos os casos, o exemplo não tem a intenção de ser uma mix final e completa para esta música. Seu propósito é unicamente ilustrar diferentes formas nas quais você pode interpretar e usar harmonias vocais.

Exemplo

1. Abra o arquivo RosesBloomBVOX e imediatamente salve-o como RosesBloomBVOX 1.

2. Toque a música. Duas harmonias vocais podem ser ouvidas, primeiro uma feminina e então também uma masculina. Devido à faixa Vox Lead nesta mix ter sido dado o tratamento Spacey Vocals, as duas faixas de harmonia ficam bem atrás do vocal principal. No entanto, neste caso, queremos dar uma sensação mais suave, de sonho e ambiente.

3. Coloque ambos os backing vocals em uma track folder como mostrado à direita. Isto irá facilitar para ajustarmos o nível do geral da submix da harmonia vocal.

4. como seu primeiro passo em criar uma sensação de distância, pan nas harmonias vocais pra mais além do centro, cerca de 50% esquerda e direita

respectivamente.

5. Abra em turno as janelas I/O para cada uma das três

Documentos relacionados