• Nenhum resultado encontrado

Abra o arquivo Don’t Keep Me Waiting e imediatamente salve como Don’t Keep Me Waiting EDGY 2 Para criar um palco de som grosseiro e rápido, aplique pan nas suas tracks como segue:

O Espectro do Som

Copy 2 respectivamente Estas serão as Tracks 3 e 4.

1. Abra o arquivo Don’t Keep Me Waiting e imediatamente salve como Don’t Keep Me Waiting EDGY 2 Para criar um palco de som grosseiro e rápido, aplique pan nas suas tracks como segue:

Vox – Centro Kick – cerca de 20% left

Gtr Body – cerca de 40% left Snare – cerca de 70% right

Gtr Neck – cerca de 40% right Ohead – cerca de 70% left

Harmônica – cerca de 20% right 3. Não está sugerido que estas são as

posições de panning ideais, mas elas devem servir para este exemplo. Lembre que o objetivo aqui é

demonstrar como criar vocais smokey. 4. Solo na faixa Vocal.

Abra a janela I/O Routing e certifique-se que esta faixa tem 8

canais.

Exiba a FX Window para esta faixa.

5. Insira o JS:LOSER/4BandChannelSplitter e para começar, ajuste os freqüências divididas como mostrado acima. Claro que você pode experimentar ajustando isto mais tarde se você quiser. 6. Imediatamente depois do Channel Splitter, insira o Mixer_8xM-

1xS. Use tanto a versão dada pelo REAPER ou a sua própria versão modificada se você tiver.

7. Por ora, ajuste o Volume e o Pan como mostrado abaixo. Claro que você pode mudar estes ajustes mais tarde se você quiser. Agora cheque Nota 1 e Nota 2 na página depois desta.

8. Imediatamente depois do Splitter (e antes do plug-in de Mixer) insira uma instância do ReaPitch. Ajuste os inputs deste plug-in para Channels 1 e 3

(Esquerda – como mostrado acima) e Channels 2 e 4 Direita.

9. Ajuste os Outputs para apenas Channel 3 (Left) e Channel 4 (Right). 10. Adicione um Shifter a este plug-in de

forma que ele contenha duas paginas de settings.

11. Para cada uma das duas paginas, mude os ajustes padrão como segue: • Wet para -22.5 dB.

• Dry para -0.0 dB. • Enabled on.

• Algorithm: Elastique SOLOIST • Padameter: Monophonic • Deixe todos os outros ajustes com seus padrões.

12. Para a primeira página de settings, sete o ajuste de Shift (cents) para 50. 13. Para a segunda página de settings,

sete o ajuste de Shift (cents) para - 50.

14. Solo na faixa e play.

15. Ajuste o nível do fader Wet de forma que o efeito do pitch shift possa ser apenas detectado. Isto será provavelmente em ou cerca de -18 dB.

16. Uma amostra de página de ajustes para a página 2 do plug-in ReaPitch é mostrada à direita.

17. Na FX Window, imediatamente depois do plug-in ReaPitch, insira uma instância do ReaComp. 18. Faça os Main Inputs para este plug-

in Channels 1 e 3 (Left) e Channels 2 e 4 (Right).

Nota 1:

Este diagrama (esquerda) ilustra como o sinal de áudio para a faixa Vocal irá fluir através da FX chain da faixa ao fim do passo 7 deste exemplo.

Nota 2:

Nos passos 8 a 25, ajustamos a FX chain que irá, eventualmente ser alimentada para o channel mixer através dos channels 3 e 4. Isto inclui o input dos sinais nos outros canais, como mostrado (esquerda)

Este segundo diagrama (esquerda) mostra como o sinal de áudio para a sua track Vocal vai fluir através da FX chain da faixa ao fim do passo 25 deste exemplo.

Sinais dos Channels 1/2 e 7/8 são alimentados nos nossos diferentes efeitos, mas o output processado é direcionado apenas para os Channels 3/4.

À direita é mostrada a cadeia de mixagem depois do passo 25.

Na ilustração mostrada, todos os plug-in, exceto o 4 Band Splitter foram renomeados.

19. Faça como Outputs do ReaComp apenas os Channels 3 (Esquerda) e 4 (Direita). 20. Toque a faixa em solo.

21. Ajuste um ratio de algo entre 4:1 e 6:1. ajuste o threshold de forma que o compressor entre acentuadamente nas passagens de vocal mais altas. 22. Para melhorar aquele som

“edgy”, você não deve querer que o compressor seja muito suave. Deixe o ajuste do Knee size bem pesado – 0.0 dB se soar OK – e o Release time bem baixo – talvez até em 40 ou 50 ms.

23. Imediatamente depois do ReaComp, insira uma instância do ReaDelay. O segredo aqui é usar o efeito de Delay com sutileza.

24. Ajuste os Inputs para este ReaDelay para os Channels 3 e 7 (Left) e Channels 4 e 8 (Right). Ajuste os Outputs para apenas Channel 3 (Left) e Channel 4 (Right). 25. Experimente com os ajustes de Delay até

se adequarem, mas não se aventure muito no começo – você vai sempre poder mexer mais nisto mais tarde! A ilustração (no topo, à direita) mostra um conjunto de ajustes bem substancial. Agora recheque a Nota 2 na página anterior e cheque a Nota 3 na página seguinte.

26. Imediatamente depois do ReaDelay, insira uma instância do ReaVerbate na FX Chain.

27. Ajuste os Inputs para os Channels 1,5 e 7 (Left) e Channels 2,6 e 8 (Right). Ajuste os output para apenas Channel 5(Left) e Channel 6(Right).

28. Mais uma vez, seus ajustes de reverb aqui devem beirar para o lado do cuidado a princípio (veja acima). Você pode voltar a eles mais tarde se você quiser ser mais aventureiro. A

Nota 3:

Nos passos 26 a 31, ajustamos a FX chain que irá, eventualmente ser alimentada para o channel mixer através dos channels 5 e 6. Isto inclui o input dos sinais nos outros canais, como mostrado (esquerda)

Para facilitar o entendimento, este diagrama mostra apenas os efeitos adicionais que são aplicados à nossa faixa

Vox durante os passos 26 a 31 e não

aqueles efeitos já aplicados nos passos 8 a 25.

O sinal de baixa freqüência (Ch 1/2) e o sinal de alta freqüência (Ch 7/8) são alimentados no plug-in de Reverb, mas o output processado é enviado apenas para os Channels 5/6.

A ilustração à direita mostra como sua FX chain deve se parecer depois do passo 31. note que, na ilustração, a maioria dos efeitos foi renomeada.

Nota 4:

O diagrama à esquerda mostra os efeitos dos itens finais que adicionamos à nossa FX chain nos passos 33 a 35.

Para melhor entendimento, este diagrama mostra apenas os efeitos adicionais que são aplicados à nossa faixa Vox durante os passos 33 a 35, e não aqueles efeitos já aplicados nos passos 8 a 31.

29. Imediatamente depois do ReaVerb, adicione outra instância do ReaComp.

30. Faça os Main Inputs para esta instância do ReaComp Channels 5 (Left) e 6 (Right) apenas, e faça seus Output channels também 5 (Left) e 6 (Right) apenas.

31. Ajuste um Ratio de cerca de 5:1 e ajuste o Threshold de forma que o compressor entre nas passagens mais altas. Faça os outros ajustes similares àqueles usados na instância anterior do ReaComp.

32. Toque a música, fazendo outros ajustes finos aos settings o seu Channel Mixer. Agora recheque a Nota 3 (página anterior) e cheque a Nota 4 (página anterior).

33. Imediatamente depois do Mixer, adicione uma instância do ReaEQ (veja acima).

34. Tire cerca de 4 dB por volta da marca de 1000 Hz e adicione cerca de 3 dB por volta de 4000 Hz. Isto ajudará a deixar o vocal mais presente na mix. Se necessário, ajuste o nível de Gain final.

35. Finalmente adicione outra instância do ReaComp no sim da cadeia (veja à direita). Seus ajustes devem ser bem gentis aqui, apenas suficiente para suavizar qualquer pico que possa estar saltando para fora da mix.

36. Agora toque a música, já sem o solo no vocal.

37. Esteja preparado para experimentar com seus ajustes de plug-ins para criar aquele efeito de vocal “edgy”! 38. Salve o arquivo.

Nota

O arquivo Don’t Keep Me Waiting EDGY

A contém uma sugestão possível como resultado para este exercício. É, claro, um trabalho em andamento, não uma

mix final para este arquivo de projeto.

3.10.6 O Violão Cantante

Um dos segredos da mixagem multidimensional bem sucedida é simplesmente não fazê-la demais. Se você tentar os mesmos truques em toda faixa, você vai acabar arriscando criar um efeito geral de campo de batalha caótico. Em outra palavras, você quer ter certeza que cada instrumento e faixa na sua mixagem tem seu próprio espaço. O exemplo anterior apresentou a você uma forma de garantir que seus vocais encontrem bastante espaço na sua mix. No entanto se você aplicar exatamente a mesma técnica em toda faixa, há grandes chances de, na melhor das hipóteses, seus instrumentos ficarem brigando um com o outro enquanto na pior você poderia acabar com uma bagunça

desestruturada.

Eu normalmente gosto de tomar mais liberdade com os vocais do que com as outras partes, principalmente porque o vocal é o mais provável de ser a faixa que se sobressai. Com os outros instrumentos, custa ser um pouco mais aventureiro. Isto não significa que você não possa ainda se divertir. Vamos pegar como nosso próximo exemplo um violão. Vamos assumir que é o instrumento base principal numa mix. Isto o torna candidato a algum tratamento especial.

Da tabela Freqüências Chave para Alguns Instrumentos Populares podemos desenvolver uma boa idéia de freqüências que provavelmente vamos precisar trabalhar para chegar ao melhor da nossa faixa de violão.

Fullness (Cheio) e body (corpo) em cerca de 100 a 200 Hz.

Pode ser dull (sem graça) por volta de 1000 a 3000 Hz.

Presença e clareza por volta de 4000 a 6000 Hz.

Exemplo

1. Abra o arquivo contendo um arranjo bem simples de um violão e um vocal principal, talvez não mais. Você pode usar o projeto disponibilizado RosesBloom GUITAR.rpp se quiser. Abra este arquivo e imediatamente salve-o como RosesBloom GUITAR 1

2. Selecione a faixa de violão e deixe o pan no centro. Ative o Solo dela.

3. Abra a janela I/O(Routing) para esta faixa e ajuste o número de canais para 8.

4. Abra a FX Window.

5. Insira uma instância do ReaEQ.

Documentos relacionados