• Nenhum resultado encontrado

5.3 Resultados da Pesquisa Quantitativa

5.3.2 Análise Descritiva

Será apresentada a análise dos dados mediante tabelas do comportamento de compra durante o processo decisório dos consumidores. Com base nos dados da pesquisa qualitativa, elaborou-se 96 afirmativas no total, que foram avaliadas pelos respondentes numa escala de concordância de 5 pontos (1- discordo totalmente a 5-concordo totalmente), segundo a escala de Likert. Porém para realizar as análises a seguir, agrupou-se o nível de concordância em três: (D) Discordo (Discordo totalmente/Discordo), (N) Nem Concordo/Nem Discordo e (C)

Concordo (Concordo/Concordo Totalmente), sendo que os resultados da discordância foram somados, assim como os da concordância.

A pesquisa se constituiu em cinco partes no qual compõem os estágios do processo decisório de compra dos consumidores: Reconhecimento da Necessidade, Busca de Informações, Avaliação das Alternativas, Decisão de Compra e Avaliação Pós-Compra.

Inicialmente com o Reconhecimento da Necessidade, procurou-se verificar como os consumidores reconhecem uma necessidade de compra. Vários itens foram mencionados, justamente para identificar o que mais influencia o consumidor para a compra e como ele identifica essa necessidade. Aborda aspectos como: desgaste do pneu, design do pneu, marca favorita, cortes nos pneus, safra, viagem de férias, entre outros.

Na Busca por Informações foram elencadas uma série de afirmações para analisar como o consumidor busca as informações para efetuar uma compra, quem são seus influenciadores, ou até mesmo identificar a falta de busca de informações pelo consumidor e analisar sua consequência no processo decisório. Busca identificar se o consumidor assiste a TV, lê jornais, utiliza a internet ou pede opinião de amigos, ou simplesmente vai até o estabelecimento e se informa com os vendedores, por exemplo.

Na Avaliação das Alternativas o consumidor identificou qual alternativa é a melhor para aquela ocasião. É importante saber quais aspectos tem maior importância nessa avaliação, se é a localização da empresa, a influência de compras anteriores ou dos vendedores, o atendimento, preço, disponibilidade imediata do pneu desejado, serviços embutidos, entre outros.

Na Decisão de Compra, após serem avaliadas as alternativas o consumidor vai decidir ou não pela compra do produto, considerando fatores como: atendimento, produtos, horário flexível, opinião de outras pessoas, prazos de pagamento, condição financeira, etc.

Finalizando a Avaliação Pós-Compra, depois de comprar um produto o consumidor desfrutar de uma sensação de prazer ou frustração com o produto ou serviço comprado, ficará satisfeito ou insatisfeito com a aquisição, tanto em relação ao produto/serviço, como com a empresa onde efetuou a compra.

Foram analisadas todas as questões que apresentaram os maiores índices de concordância e discordância. Sendo assim, algumas questões não foram

analisadas, justamente porque não apresentaram diferenças significativas que mereceram uma análise em particular.

A seguir encontram-se as tabelas que apresentam o Processo Decisório de Compra dos Consumidores, nas suas cinco etapas elencadas acima, juntamente com a análise dos pontos de maior relevância.

Tabela 12: O Processo de Reconhecimento da Necessidade.

Reconhecimento da Necessidade D (%) N (%) C (%)

Q1- Somente compro pneus, quando o anterior estiver velho ou com

defeito.

12,4 6,9 80,7

Q2- Preciso trocar os pneus porque não gosto do design dos que

tenho atualmente.

80,7 12,7 6,6

Q3- Preciso trocar os pneus por mais macios porque trafego muito em

estradas de chão.

25 27,5 47,5

Q4- Faço a substituição dos quatro pneus de meu veículo mesmo que

o desgaste não foi igual em todos.

55,9 16 28,1

Q5- Só troco todos os pneus do meu veículo se for necessário,

melhor se precisar só dois.

19,3 12,7 68

Q6- Preciso adquirir pneus novos porque troquei o rodado do carro. 43,5 28,1 28,4

Q7- Tenho a intensão de comprar a minha marca de pneus no futuro. 25,1 27,5 47,4

Q8- Ativamente procuro a minha marca favorita de pneus a fim de

comprar.

17,2 24,5 58,3

Q9- Esforço me para adquirir a minha marca de pneus favorita. 18,4 22,7 58,9

Q10- Costumo trocar os pneus quando viajo de férias. 33 30,1 36,9

Q11- Quando vou sair de férias aproveito pra revisar os pneus,

geometria e balanceamento das rodas.

5,7 6,9 87,4

Q12- Percebo a necessidade de troca de pneus quando está próximo

à safra.

45,7 33,2 21,1

Q13- De acordo como rendimento futuro da safra faço a troca dos

pneus agrícolas.

34,5 42,6 22,9

Q14- Preciso trocar os pneus quando ficam danificados pelos tocos

que sobram da lavoura.

20,2 36,3 43,5

Q15- A pulverização da lavoura faz com que compre pneus estreitos

para meu trator.

11,2 31,1 57,7

Q16- Costumo recapar os pneus agrícolas se a carcaça estiver em

boas condições.

10,8 25,1 64,1

Q17- Cuido o momento certo pra recapar os pneus agrícolas para não

perder a carcaça.

7,5 24,8 67,7

Q18- Faço geometria e balanceamento de rodas periodicamente. 8,5 17,8 73,7

Q19- Percebo a necessidade da revisão da geometria e

balanceamento das rodas para o melhor rendimento dos pneus.

3,6 6,3 90,1

Q20- Observo a calibragem indicada para os pneus. 4,2 8,5 87,3

Q21- Se cortar ou furar um pneu busco primeiramente consertar antes

de adquirir um novo.

8,7 10,9 80,4

Q22- Se cortar ou furar um pneu substituo imediatamente por um

novo.

54,4 23,9 21,7

Q23- Faço a troca de óleo do motor conforme o indicado pelo

fabricante.

3 6,6 90,4

Q24- Na troca de óleo do motor já troco o filtro junto. 4,5 9,1 86,4

Q25- Não acho necessária a troca do filtro a cada troca de óleo. 72,2 15,7 12,1

Fonte: Autora do Trabalho (2017).

D= Discordo Totalmente/Discordo N= Nem Concordo/Nem Discordo C= Concordo/Concordo Totalmente

Analisando os itens de discordância da tabela 12, observa-se que os participantes da amostra discordam nas questões: “Preciso trocar os pneus porque não gosto do design dos que tenho atualmente” apresentando o maior índice de discordância de 80,7%; “Preciso adquirir pneus novos porque troquei o rodado do carro ficando com 43,5%, percebe-se que os participantes não dão muita importância ao design e a medida dos pneus divergindo com a opinião do gestor que diz que um dos motivos para substituição dos pneus é a: “compra de novo

veículo com pneus que não agradam o design ou modelo do pneu...”.

Em continuidade aos itens de discordância, destaca-se “Faço a substituição dos quatro pneus de meu veículo mesmo que o desgaste não foi igual em todos” com 55,9% isso significa que substituem todos os pneus do carro caso haja necessidade, evitando gastos desnecessários somente para ter os pneus em quantidade de borracha igual. Isso vem a favor da discordância de 54,4% na afirmação “Se cortar ou furar um pneu substituo imediatamente por um novo”, ou seja, busca-se primeiramente um conserto somente depois analisa-se a possibilidade de substituição do pneu por um novo, esse comportamento reflete a situação econômica desfavorável do país e das pessoas.

“Percebo a necessidade de troca de pneus quando está próximo à safra” com 45,7% de discordância, esse resultado advém de que os consumidores não deixam pra última hora e fazem um planejamento dando atenção especial a safra onde envolve maior grau de risco sendo os pneus agrícolas de maior valor agregado, conforme Solomom (2002) afirma que o comportamento de resposta dos consumidores tendem a ter uma solução ampliada do problema quando os produtos são mais caros e se trata de uma compra infrequente; “Não acho necessária à troca do filtro a cada troca de óleo” ficando com 72,2%, a discordância da não substituição do filtro em cada troca do óleo comprova-se que a cultura local das pessoas em trocá-lo intercalando em uma e outra troca de óleo do motor está mudando, pois antes esse comportamento era o inverso, segundo Kotler e Armstrong (1999, p.97

apud BORDIN 2005, p. 25-26) “a cultura é a causa mais determinante dos desejos e

do comportamento da pessoa, comportamento este que é em grande parte aprendido”.

Analisando posteriormente os itens de maior concordância, encontram-se as questões: “Somente compro pneus, quando o anterior estiver velho ou com defeito” apresentando um índice de 80,7%; “Só troco todos os pneus do meu veículo se for

necessário, melhor se precisar só dois” com 68%; “Ativamente procuro a minha marca favorita de pneus a fim de comprar” e “Esforço me para adquirir a minha marca de pneus favorita” com 58,3% e 58,9% respectivamente, observa-se que as pessoas são coerentes no ato de consumo e não agem por impulso conforme explica Bordin (2005, p. 79) “a grande maioria respondentes ao questionário não apresentam dissonância cognitiva, pois suas atitudes são coerentes aos seus pensamentos” e também demonstram sentimento de necessidade de possuir pneus da sua marca predileta mesmo que seja no futuro, ou seja, sua necessidade está aliado a uma marca específica.

“Quando vou sair de férias aproveito pra revisar os pneus, geometria e balanceamento das rodas” ficando com 87,4%, as férias é um bom motivo para as pessoas revisarem seus veículos, isso demonstra que prezam pela segurança, confirmando a afirmação do gestor Sr. Osmar: “...viagem de férias especialmente no

final de ano e datas comemorativas no decorrer do ano também aumentam a troca de pneus...”.

“A pulverização da lavoura faz com que compre pneus estreitos para meu trator” com 57,7%; “Costumo recapar os pneus agrícolas se a carcaça estiver em boas condições” com 64,1%; “Cuido o momento certo pra recapar os pneus agrícolas para não perder a carcaça” com 67,7%, quanto à observância do consumidor para não perder o momento certo de recapar a carcaça dos pneus agrícolas, justifica-se quando Solomon (2002) afirma que aquisição de produtos mais caros, onde o risco financeiro é maior, exige-se maior envolvimento do consumidor.

“Faço geometria e balanceamento de rodas periodicamente” ficando com 73,7%; “Percebo a necessidade da revisão da geometria e balanceamento das rodas para o melhor rendimento dos pneus” com 90,1%; “Observo a calibragem indicada para os pneus” com 87,3%; “Se cortar ou furar um pneu busco primeiramente consertar antes de adquirir um novo” com um índice de 80,4%; “Faço a troca de óleo do motor conforme o indicado pelo fabricante” com 90,4%; e “Na troca de óleo do motor já troco o filtro junto” com 86,4%, os participantes também demonstram um cuidado com a calibragem dos pneus, e reconhecem a necessidade de geometria e balanceamento para o melhor rendimento dos pneus.

Visualizando a tabela 13, somente “Me informo somente pela internet” obteve um índice de discordância de 55%, ou seja, os participantes buscam outras fontes

de informações além da internet para efetuar suas compras. Conforme citado pelo gestor: “...a internet é um aliado nesse processo”, na opinião do gestor a internet facilita no sentido de coletar informações especialmente sobre o design do pneu.

Tabela 13: O Processo de Busca de Informações.

Busca de Informações D (%) N (%) C (%) Q26- Procuro olhar revistas, jornais, para saber dos

lançamentos.

35,4 36,3 28,3

Q27- Tenho conhecimento sobre pneus e faço minhas escolhas

com base nisso.

13,6 27,2 59,2 Q28- Peço opinião aos meus amigos sobre o tipo de pneus que

devo comprar.

22,6 29,9 47,5 Q29- Não procuro obter informação externas, e vou diretamente

à loja que costumo comprar quando preciso de pneus.

34,5 23 42,5 Q30- A opinião do vendedor onde costumo comprar

habitualmente é fundamental.

10,2 22,1 67,7 Q31- Busco informações da garantia do pneu. 6,6 16 77,4 Q32- Vejo anúncios de TV, rádio, revistas, outdoor e internet. 26,5 33,8 39,7 Q33- As redes sociais são essenciais nesse processo. 34,4 36,6 29

Q34- Me informo somente pela internet. 55 34,4 10,6

Q35- O reconhecimento da marca define minha escolha. 16 30,8 53,2 Q36- Busco informações dos atributos dos pneus, independente

da marca.

11,5 28,7 59,8 Q37- Busco informações sobre o menor preço. 12,1 19 68,9 Q38- Vou a todos os lugares possíveis que trabalham com

pneus.

30 35 35

Q39- Costumo ligar antes para a loja para me informar. 14,2 25,4 60,4 Fonte: Autora do Trabalho (2017).

D= Discordo Totalmente/Discordo N= Nem Concordo/Nem Discordo C= Concordo/Concordo Totalmente

“Tenho conhecimento sobre pneus e faço minhas escolhas com base nisso” ficou com 59,2% de concordância; e “A opinião do vendedor onde costumo comprar habitualmente é fundamental” com 67,7% de concordância explicando quando Engel, Blackwell e Miniard (2000) dizem que a busca de informações acontece primeiramente na armazenada na memória, uma busca interna; ou em seguida uma busca externa, aquisição de informações no ambiente.

“Busco informações da garantia do pneu” com 77,4%; apesar de “O reconhecimento da marca define minha escolha” ficar com 53,2%, a afirmação “Busco informações dos atributos dos pneus, independente da marca” superou ficando com 59,8% de concordância; e “Busco informações sobre o menor preço” com 68,9%, conforme Bordin (2005, p.33) “Uns podem ser fiéis às marcas, outros

levam em conta as características do produto, e alguns preferem os itens mais baratos”.

“Costumo ligar antes para a loja para me informar” com 60,4% de concordância nos mostra que os consumidores levam em conta as informações concedidas pelos vendedores de lojas especializadas, conforme o relato do grupo de foco a seguir:

“busco informações diretamente com a pessoa do setor e que realiza o

trabalho com seriedade, proporcionando confiança” (Entrevistado 1, Gerente, 49 anos);

“busco referência com o vendedor e dou preferência a marcas

conhecidas” (Entrevistado 2, Industriário, 51 anos);

“no meu próprio conhecimento que já possuo referente às marcas

existentes no mercado, e também pela indicação do vendedor” (Entrevistado 3, Agricultor, 57 anos);

Observa-se que no dia a dia da empresa Nene Pneus, os clientes buscam especialmente fazer o primeiro contato com a loja via telefone, hoje na era digital também existe aqueles clientes que procuram a empresa via rede social ou aplicativos de conversa, mas de modo geral, costumam fazer previamente um contato antes de vir à loja.

Analisando a tabela 14, os itens de maior discordância foram “Procuro sempre os lugares de preço baixo, mesmo que o pneu seja similar ao que desejo” com 47,2%; “Costumo adquirir pneus no exterior” com 75,9%, conforme o relato de um dos entrevistados do grupo de foco: “marca conhecida no mercado, qualidade

(durabilidade), preço e a garantia fornecida pela loja”; (Entrevistado 3, Agricultor, 57 anos), isso nos mostra que apesar do consumidor valorizar o preço, ele também

acima de tudo valoriza produtos de qualidade e garantia estendida pelo fornecedor. Nos itens de concordância, elenca-se “Prefiro ir a lojas em que já fiz alguma compra de pneus anteriormente e gostei” com 88,6%, isso significa que é possível conquistar e manter clientes fidelizados. “Quando adquiro pneus para meu veículo, adquiro sempre com os preços mais baixos, mas com certo nível de qualidade”; e “Quando adquiro pneus, procuro sempre a melhor relação preço/qualidade” com 68% e 87,6% respectivamente. Conforme confirmado pelo entrevistado no grupo de foco “qualidade (durabilidade), design, que satisfaça minha necessidade de uso e o

sentir que fizeram uma compra de qualidade com o menor valor pago possível, Solomon (2002) explica que esse comportamento acontece porque decisões erradas podem causar consequências monetárias, consideradas um risco percebido de nível alto pelas pessoas.

Tabela 14: O Processo de Avaliação das Alternativas.

Avaliação das Alternativas D (%) N (%) C (%) Q40- Procuro escolher lugares de fácil acesso para comprar

pneus.

16 27,2 56,8 Q41- Facilmente mudo de uma loja de pneus para outra. 38 27,5 34,5

Q42- Prefiro ir a lojas em que já fiz alguma compra de pneus

anteriormente e gostei.

2,1 9,3 88,6 Q43- Quando adquiro pneus para meu veículo, adquiro sempre

com os preços mais baixos, mas com certo nível de qualidade.

13 19 68 Q44- Quando adquiro pneus, procuro sempre a melhor relação

preço/qualidade.

3,6 8,8 87,6 Q45- Levo muito em consideração a indicação de outras

pessoas.

18,1 42,1 39,8

Q46- Gosto de ir aos lugares onde eu possa escolher e

ninguém fica me forçando a nada.

8,4 14,2 77,4 Q47- Levo em consideração as características do pneu, a

marca, o modelo, não importando a loja.

12,4 25,4 62,2 Q48- O design e beleza do pneu são essenciais. 35,7 33,2 31,1

Q49- Procuro sempre os lugares de preço baixo, mesmo que o

pneu seja similar ao que desejo.

47,2 32 20,8

Q50- Quando adquiro pneus para meu veículo, comparo

sempre os preços das diferentes marcas para ter a certeza que faço sempre a melhor compra.

13,9 20,8 65,3

Q51- Gosto de ir a lojas especializadas em apenas um

segmento de pneu.

37,4 37,3 25,3

Q52- Prefiro ir a lojas que trabalhem com grande variedade de

produtos, de vários segmentos.

10,9 25,3 63,8 Q53- Prefiro escolher os locais que tenham um ambiente

agradável e vendedores simpáticos.

2,7 11,5 85,8 Q54- Apenas faço um comparativo de preços entre as lojas e

compro o produto onde é mais barato.

26,2 38,8 35

Q55- Acabo escolhendo o local, onde fui mais bem atendido e

me senti bem, mesmo que seja mais caro.

19,3 32 48,7

Q56- Costumo adquirir pneus no exterior. 75,9 16,6 7,5

Q57- Sempre opto na aquisição de pneus com garantia. 6,3 13,6 80,1 Q58- Considero importante na compra do pneu receber a

montagem.

1,5 6,6 91,9 Fonte: Autora do Trabalho (2017).

D= Discordo Totalmente/Discordo N= Nem Concordo/Nem Discordo C= Concordo/Concordo Totalmente

Em continuidade aos itens de concordância destaca-se “Gosto de ir aos

lugares onde eu possa escolher e ninguém fica me forçando a nada” com 77,4%; e “Levo em consideração as características do pneu, a marca, o modelo, não importando a loja” com 62,2%, para Kotler (2000, p. 202) “Os consumidores variam

de acordo com os atributos que consideram mais relevantes e a importância associada a cada produto. Eles prestarão mais atenção aos atributos que forneçam os benefícios buscados”, e segundo Solomon (2002, p. 214) “os consumidores com frequência são observados na atividade de mudança de marca, mesmo se sua marca atual satisfaça suas necessidades”. Assim como o cliente muda de marca, ele pode mudar de loja, por isso, a importância de criar um ambiente de compra agradável, atendimento especial e buscar identificar os atributos desejados em cada produto, conforme confirma a afirmação “Prefiro escolher os locais que tenham um ambiente agradável e vendedores simpáticos” que ficou com 85,8% de concordância.

Nas afirmações a seguir, o índice de concordância ficou em “Quando adquiro pneus para meu veículo, comparo sempre os preços das diferentes marcas para ter a certeza que faço sempre a melhor compra” com 65,3%; e “Prefiro ir a lojas que trabalhem com grande variedade de produtos, de vários segmentos” com 63,8%, isso comprova o desejo dos clientes pela disponibilidade de várias opções de escolha, agregando menos risco de arrependimento de compra.

“Sempre opto na aquisição de pneus com garantia” ficou com 80,1%; e “Considero importante na compra do pneu receber a montagem” com 91,9%, isso explica a discordância na Q56 em adquirir pneus no exterior, pois dentre os atributos determinantes estão à facilidade em receber a garantia em eventuais defeitos e a montagem imediata juntamente com a compra, ou seja, a praticidade é um atributo determinante. Os atributos que diferem um produto do outro é que realmente possuem mais peso no processo decisório, os chamados “atributos determinantes”. (SOLOMON, 2002)

Na tabela 15 verifica-se a discordância em “Sou comprador comprometido com uma loja de pneus” ficando com 39,3%. Engel, Blackwell e Miniard (2000) referem que a tomada de decisão é influenciada por vários fatores, dentre eles os processos psicológicos que são o processamento da informação, a aprendizagem e as mudanças de atitude e comportamento, diante disso justifica-se a mudança dos consumidores para outras lojas ou fornecedores.

“Normalmente compro aos sábados” com 37,5%. Isso se explica pelos respondentes exercerem variadas profissões como agricultores, empresários e autônomos, e com isso disponibilizando de tempo para a compra de pneus e serviços pertinentes durante o período normal de trabalho.

Tabela 15: O Processo de Decisão de Compra.

Decisão de Compra D (%) N (%) C (%)

Q59- Quando entro numa loja de pneus, gosto de ser

atendido o mais rápido possível.

4,5 18,1 77,4 Q60- O atendimento é o principal influenciador na hora de

decidir pela compra de um produto.

10,6 25,1 64,3 Q61- Gosto que levam o produto até minha residência

quando se trata de pneus agrícolas.

10 33,2 56,8 Q62- O que importa é a loja ter o pneu, se tem o pneu que

eu quero, eu levo.

18,1 33,8 48,1 Q63- Sou comprador comprometido com uma loja de

pneus.

39,3 39 21,7

Q64- Sinto sentimento de lealdade para com a minha loja

fornecedora de pneus.

23,5 36,9 39,6 Q65- Gosto de fazer compras quando estou

acompanhado com alguém da minha família.

32,4 42,6 25

Q66- Gosto de comprar com meus amigos, pois nossas

opiniões são parecidas.

39,3 44,4 16,3

Q67- Normalmente compro aos sábados. 37,5 36,6 25,9

Q68- Vou aos lugares em que oferecem um horário mais

flexível para as compras.

11,8 29,3 58,9 Q69- Gosto de comprar à vista, por isso compro se o

produto tiver um bom desconto.

10,5 22,1 67,4 Q70- Costumo comprar a prazo, com cheque ou cartão. 35 27,5 37,5

Q71- Compro onde tenho crediário. 26 28,4 45,6

Q72- Procuro comprar pneus somente quando estão na

promoção.

43,2 41,7 15,1

Q73- Existe sempre disponibilidade financeira no

agregado para estes extras.

22,3 47,7 30

Q74- O rendimento do meu agregado familiar é suficiente

para cumprir sempre as necessidades de pneus dos veículos.

18,1 38,4 43,5

Q75- Só adquiro pneus quando existe disponibilidade

financeira no meu agregado familiar.

27,5 42,6 29,9

Q76- O rendimento do meu agregado parece nunca

chegar.

38,4 46,8 14,8

Q77- Não gosto da opinião dos vendedores quando estou

comprando.

52,3 32,3 15,4

Q78- Não escolho pela marca do pneu, mas sim pelo

modelo, pelas características.

36,6 30,8 32,6

Q79- Escolho sempre a marca de pneus recomendada

pelo fabricante para a meu veículo.

40,6 35,6 23,8

Q80- Escolho sempre a marca de pneus de acordo com a

gama disponível na loja para meu veículo.

32 42,9 25,1

Q81- Veículo caro implica pneus caros. 35,4 33,5 31,1

Q82- Planejo totalmente minhas compras, pois escolho

com antecedência o pneu e a marca que vou comprar.

24,2 31,1 44,7 Q83- Não planejo minhas compras, pois tanto o produto

quanto à marca dele, escolho no ponto de venda.

36,6 24,5 38,9 Fonte: Autora do Trabalho (2017).

D= Discordo Totalmente/Discordo N= Nem Concordo/Nem Discordo C= Concordo/Concordo Totalmente

. Na sequência destaca-se “Não gosto da opinião dos vendedores quando estou comprando” apresentou o maior percentual de discordância de 52,3%, Mooney e Bergheim (2002, apud BORDIN, 2005, p.83) “afirmam que os clientes se sentirão recebendo um tratamento especial, quando um vendedor faz tudo que