• Nenhum resultado encontrado

Nesse tópico foram analisados e interpretados os dados coletados. Segundo Gil (1999), a análise objetiva organizar os dados para que seja possível obter as respostas necessárias ao problema proposto, e a interpretação procura um sentido mais amplo para as respostas, baseado em conhecimentos obtidos anteriormente. “A análise dos dados é, na verdade, um conjunto de técnicas e métodos que podem ser empregados para obter informações e descobertas dos dados coletados”. (AAKER; KUMAR; DAY, 2013, p.441)

O presente estudo recebeu análise qualitativa, Cooper e Schindler (2011, p.164) afirmam que “a pesquisa qualitativa inclui um conjunto de técnicas interpretativas que procuram descrever, decodificar, traduzir e, de outra forma, apreender o significado, e não a frequência, de certos fenômenos ocorrendo de forma mais ou menos natural no mundo social”. Os autores complementam dizendo que durante a análise qualitativa, o pesquisador utiliza o conteúdo de material escrito ou gravado, expressões pessoais dos participantes, observações comportamentais, e artefatos e evidências do ambiente físico.

Portanto, a análise qualitativa dos dados aconteceu por meio do detalhamento, da identificação das informações coletadas por meio da entrevista com o gestor, do grupo de foco e das observações feitas pela pesquisadora na organização escolhida. Essa análise se deu pela interpretação do conteúdo coletado equiparando com os conceitos teóricos, onde será possível obter os dados e hipóteses necessárias para elaborar as ações de marketing junto à empresa estudada. Essa análise ocorreu simultaneamente com a coleta dos dados, com um foco maior para a resolução do problema, relacionando com os dados obtidos com o método survey.

Os dados obtidos de forma quantitativa ocorreram com a aplicação de questionários aos clientes e possíveis da empresa, foram analisados por meio do

estabelecimento de categorias, tabulação e análise estatística dos dados por meio de um software específico. Calcularam-se as médias das respostas obtidas, computaram-se porcentagens, examinaram-se os dados, e calcularam-se suas correlações.

A análise quantitativa dos dados aconteceu através da distribuição de frequência, medidas de tendência central, Teste T e análise de variância (ANOVA). Para Aaker, Kumar e Day (2013, p. 447) “a distribuição de frequência apenas reporta o número de respostas que cada questão recebeu, e é a maneira mais simples de determinar a distribuição empírica da variável”. Malhotra (2001, p, 400) acrescenta que é “uma distribuição matemática cujo objetivo é obter uma contagem do número de respostas associadas a diferentes valores de uma variável, e expressar essas contagens em termos de percentagens”. Utilizou-se essa técnica para apurar as variáveis determinantes em cada estágio do processo decisório, para a caracterização do perfil dos entrevistados e nas questões diretas.

As medidas de tendência central tendem a descrever o centro de distribuição de frequência que são associadas às medidas de posição: média, moda e mediana. (MALHOTRA, 2001). “Média é o valor obtido somando-se todos os elementos de um conjunto e dividindo-se a soma pelo número de elementos”; sendo que “a moda é o valor que ocorre com maior frequência. Representa o pico da distribuição. A moda é uma boa medida de posição quando a variável é inerentemente categórica ou foi, de alguma forma, agrupada em categorias”; e “a mediana de uma amostra é o valor do meio, quando os dados se apresentam ordenados de forma crescente ou decrescente”. (MALHOTRA, 2001, p. 402). Utilizou –se essa técnica para apurar a média geral da idade dos entrevistados, dos veículos, o uso do veículo para uso pessoal e trabalho, quilômetros e tempo rodado do pneu, preço médio do pneu, e pessoas na família.

Conforme Cooper e Schindler (2003, p.400) “o Teste T é usado para determinar a significância estatística entre uma média de distribuição amostral e um parâmetro”. O Teste T serve para analisar a diferença entre dois grupos. Utilizou-se esse teste na pesquisa para avaliar a variável sexo.

A análise de variância (ANOVA), de acordo com Malhotra (2001, p. 431) é uma “técnica estatística para estudar as diferenças entre médias de duas ou mais populações”. O autor complementa dizendo que esta análise deve conter uma variável dependente métrica, e também uma ou mais variáveis independentes,

sendo que estas variáveis independentes devem ser todas categóricas (não métricas), também chamadas de fatores. O teste Anova One-way serve para realizar a análise de diferenças em mais de dois grupos, após aplicou-se o teste de tukey para avaliar contrastes entre as variáveis. Utilizou-se a ANOVA, para medir as diferenças apresentadas na pesquisa com relação a variável renda.

Para analisar e interpretar os dados quantitativos foram utilizadas tabelas. O perfil sócio-econômico-demográfico dos consumidores respondentes ao questionário foi analisado e como este perfil pode definir e influenciar o seu comportamento de compra. Baseado nisso, pôde-se verificar quais as variáveis que mais influenciam o consumidor na hora de escolher um produto e uma loja para efetuar suas compras.

Os dados secundários foram comparados com os outros dados obtidos, para que se pudesse analisar e interpretar todos os dados mencionados e então, foi elaborado para a organização objeto de estudo, uma proposta de ações do composto de marketing da empresa com base no comportamento do consumidor de pneumáticos e serviços afins e nos aspectos influenciadores no processo decisório de compra, com vistas a alavancar ainda mais a eficiência e rentabilidade organizacional da empresa Nene Pneus.

5 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS

Neste capítulo encontram-se os resultados obtidos baseando-se na teoria dos autores pesquisados, nas observações feitas junto à empresa, na entrevista com o gestor da organização, com os clientes do grupo de foco, e na análise dos questionários aplicados junto aos clientes e público alvo da empresa Nene Pneus. Os roteiros das entrevistas e a transcrição encontram-se disponíveis nos anexos e o questionário nos apêndices deste trabalho.

Os tópicos deste capítulo encontram-se divididos em conforme o roteiro: análise do mercado de pneus no Brasil, resultados da pesquisa qualitativa e da pesquisa quantitativa, resultados da análise do teste - T e da variância – ANOVA, e a seguir o consumidor e suas preferências.