• Nenhum resultado encontrado

4 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS

4.7 SISTEMATIZAÇÃO DOS RESULTADOS DO ESTUDO

4.7.1 Análise do Estudo de Caso

Observando-se os quatro processos fundamentais que constituem a atividade de comercialização de grãos da COTRIMAIO, foi possível observar quatro perspectivas inerentes a cada um deles, sendo elas: O suporte as operações, o controle, o alinhamento e a competitividade.

Através da tabela 6 podem-se observar os resultados de cada uma das perspectivas nos processos investigados. Observando-se verticalmente as perspectivas, percebe-se claramente que os maiores valores de frequência definiram a classificação ALTA em suporte e competitividade.

Confirma-se através de entrevistas e casos práticos que há informatização, mesmo que em diferente nível, em todos os processos da cooperativa no que tange a suporte às operações, justificando o resultado positivo nesta perspectiva.

QUADRO 6 – CLASSIFICAÇÃO DAS PERSPECTIVAS

Suporte Controle Alinhamento Competitividade

Recebimento A M A A

Armazenamento A A M A

Compra A A M A

Venda A A A A

Fonte: autoria própria

Os instrumentos de controle, oferecidos pela cooperativa em seus sistemas de informação, encontram-se em um estágio inferior e em menos intensidade que o suporte às operações, o que justifica a classificação MÉDIA em CONTROLE. Observando-se o ambiente organizacional confirma-se a baixa quantidade de recursos gerenciais disponíveis no ERP para o uso dos colaboradores do nível operacional. Apresentou-se o resultado obtido ao Assessor de Controladoria, deste obteve-se a confirmação de que o foco do ERP na sua implantação era a realização das atividades administrativas do dia-a-dia. O foco na coleta de dados, não priorizou

o retorno da informação para o usuário através de relatórios e indicadores e isto pode ser percebido através das respostas aos questionários.

Percebe-se em relação ao alinhamento que as classificações MÉDIAS se devem a ausência de instrumentos tecnológicos capazes de integrar os processos de forma dinâmica. Também destaca-se a ausência de meios de disponibilizar informações verticalmente dentro da organização, facilitando o acompanhamento das metas pelos colaboradores e permitindo que estes possam aprimorar seu desempenho de acordo com os objetivos da organização.

Em relação à perspectiva competitividade percebe-se que há a intenção de utilizar a TI como uma aliada na busca de eficiência interna e diferenciais competitivos. Neste aspecto, salienta-se a importância de buscar a melhoria dos aspectos relacionados ao alinhamento para que esta inserção possa ser implantada em nível de organização como um todo.

Desta forma, compreende-se que os esforços voltados para automação de atividades operacionais desde a implantação dos primeiros sistemas na Cooperativa, que iniciaram na década de 80, resultam em aspectos positivos na perspectiva suporte às operações, no entanto nos aspectos voltados à utilização da Tecnologia e Sistemas de Informação para obtenção de diferenciais competitivos, ainda posiciona-se como intenção e não como prática empresarial, segundo os resultados da pesquisa.

Para cada uma destas perspectivas investigadas ainda pôde-se coletar dados sobre as dimensões organizacionais descritas por Labovitz e Rosanski (1997), e sistematizadas por Muller (2007), em forma de questionário. Esta abordagem trata o alinhamento vertical (estratégias e pessoas) e o alinhamento horizontal (processos e clientes).

QUADRO 7 – CLASSIFICAÇÃO DAS DIMENSÕES

Processo Perspectiva Clientes Processos Estratégias Pessoas

Recebimento Suporte A A M A

Controle M M A M

Alinhamento A A A A

Armazenamento Suporte A M A A Controle A M A A Alinhamento M A M M Competitividade M A A A Compra Suporte A A A A Controle M A A A Alinhamento M M A M Competitividade M A A A Venda Suporte M A A A Controle M M A A Alinhamento A A A A Competitividade A A A A

Fonte: autoria própria

Observando-se a tabela 7, pode-se perceber que processos e clientes apresentam 15 classificações MÉDIAS (contagem), o que nos leva a considerar que os processos empresariais não estão adequados às necessidades dos clientes, caracterizando um baixo alinhamento horizontal.

Ainda percebe-se alinhamento horizontal consideravelmente baixo em processos e clientes simultaneamente em recebimento, compra e vendas. Também se notou fraco alinhamento vertical (estratégias e pessoas) na perspectiva alinhamento de armazenamento, o que é planamente justificável pela ausência de instrumentos de integração entre a gerência do processo e as operações.

Sendo assim, elaborou-se a tabela 8 com recomendações baseadas nos itens identificados pela pesquisa. Tais recomendações podem ser utilizadas pela organização para que se possam proporcionar melhorias.

QUADRO 8 – RECOMENDAÇÕES DO ESTUDO

Perspectiva Suporte às Operações

- Aprimorar a distribuição de metas aos profissionais dos processos, pois houve a identificação de que os profissionais não têm clara a contribuição do processo para o desempenho organizacional. - Planejamento da Contingência, para que falhas de sistema não comprometam as atividades planejadas.

- Realizar a revisão temporária da infraestrutura para melhoria dos recursos.

- Revisão de aspectos relacionados à produtividade nas operações, através de melhor desempenho dos sistemas e facilidade de utilização.

- Informatizar atividades que são realizadas manualmente ou com recursos computacionais inadequados.

Perspectiva Controle

- Melhorar a capacidade dos Sistemas de Informação, para transformar reclamações de clientes e colaboradores em melhorias.

- Avaliar constantemente a capacidade da infraestrutura de TI.

- Aprimorar o desempenho dos Sistemas ao acesso histórico de informações.

- Proporcionar maior número de instrumentos de controle (relatórios) com a finalidade de aumentar a autonomia dos profissionais e sua satisfação com os instrumentos.

- Os profissionais não compreendem a TI como um instrumento de aperfeiçoamento dos processos, sugere-se que os processos não estejam sendo aprimorados com base em resultados da TI, portanto, necessita-se uma revisão deste aspecto.

Perspectiva Alinhamento

- Proporcionar Sistemas de Informação que proporcionem a comunicação das metas da empresa, e consequentemente contribuam para o seu alcance.

- Proporcionar Sistemas de Informação que contribuam para a coerência entre diretrizes, metas e ações.

- Proporcionar tecnologias que ofereçam a geração de indicadores para o Planejamento Estratégico. - Utilizar a TI para comunicação interna, de forma que as informações certas sejam disponibilizadas para as pessoas certas, no momento certo.

- Oferecer Sistemas de Informação que forneçam dados de forma fácil e simplificada sobre a organização.

- Proporcionar Sistemas Integrados que facilitem o atendimento ao cliente, bem como o armazenamento e uso de informações relacionadas ao mesmo.

Perspectiva Competitividade

- Utilizar recursos ligados à TI para agregar valor aos serviços prestados, como por exemplo, aprimorar a distribuição de informações através do Programa de Inclusão Digital no Campo, oferecendo serviços aos associados que dele fazem parte.

- Utilizar a TI para mensurar ou aprimorar a qualidade dos serviços prestados aos clientes.

mercadológicas.

- Utilizar Sistemas de Informação que auxiliem no relacionamento com os fornecedores, identificando potenciais de negociação.

- Alinhar a TI existente, de forma a garantir que a mesma atenda às necessidades da organização. - Utilizar instrumentos tecnológicos para automatizar processos manuais e gerenciar processos administrativos, objetivando a redução de custos.

- Utilizar Sistemas de Informações capazes de proporcionar aos gestores o acompanhamento dos resultados das atividades realizadas.

- Proporcionar a criação de novas oportunidades de negócios através do apoio da TI como parceira estratégica.

Fonte: autoria própria

Desta forma, expôs-se uma relação de itens que podem transforma-se em planos de ação para a organização para que esta possa aprimorar a utilização dos Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação.