• Nenhum resultado encontrado

Para examinar como as mudanças nos pesos ou no nível de preferência afetam os resultados da avaliação, foi realizada uma análise de sensibilidade dos subobjetivos e das medidas (variáveis) que as compõe individualmente, considerando as dez soluções mais bem- pontuadas. Quando a análise de sensibilidade é efetuada para um determinado subobjetivo ou

medida, a mudança nos seus pesos é percebida em outros subobjetivos ou medidas proporcionalmente, de acordo com seus pesos originais.

As Figuras (19-31) que apresentam a análise de sensibilidade possuem a seguinte estrutura:

• O eixo horizontal “x” apresenta o peso do subobjetivo ou medida no processo de decisão, variando de 0% a 100% por cento;

• A linha vertical intermediária que corre sobre o eixo “x” aponta o peso atribuído pelos especialistas, em porcentual, para a medida em análise;

• O eixo vertical “y”, à esquerda, aponta a medida com peso 0%; • O eixo vertical “y”, à direita, aponta a medida com peso 100%;

• As linhas representam a utilidade geral para as alternativas de soluções em análise, variando conforme a atribuição de peso no eixo “x”.

• A linha superior dos gráficos representa a solução preferida para um determinado peso, sendo que essa preferência pode variar com os pesos atribuídos.

7.5.1 Subobjetivo denominado “Infra-estrutura” e suas medidas

A Figura 19 apresenta a análise de sensibilidade para o subobjetivo infra-estrutura, apontando que tem peso global de 44,99% na decisão, conforme a linha vertical intermediária que corta o eixo horizontal. Melhor Pior Utilidade 0,0586 0,8878

A solução composta por Coleta Seletiva, Seleção Energética, Processamento a Plasma e Geração de Energia (CS+RDF+Pl+GEn) é dominante até esse o peso de 44,99%, inclusive, quando é interceptada pela solução Seleção Energética, Plasma e Geração de Energia (RDF+Pl+GEn). Conclui-se que se os especialistas tivessem dado um peso ligeiramente maior para o subobjetivo infra-estrutura, a segunda solução teria ultrapassado a primeira. A linha vertical está muito próxima a uma série de intersecções, tanto à direita quanto à esquerda, demonstrando que qualquer alteração de peso do subobjetivo poderia representar uma completa alteração do resultado.

Fica evidente ainda que todas as soluções podem perder utilidade na decisão, na medida em que aumenta o peso dado a esse subobjetivo (declividade negativas das retas), a menos da solução coleta seletiva e plasma (CS+Pl) que tem sua utilidade ligeiramente aumentada na medida em que aumenta o peso do subobjetivo infra-estrutura, por se tratar de uma solução que maximiza os recursos de área e distância.

A Figura 20 apresenta o gráfico de comportamento da medida área de instalação, embutida no subobjetivo infra-estrutura, agora analisada isoladamente.

Melhor

Pior Utilidade

0 1

O peso da medida área de instalação na solução total é representado pela linha vertical intermediária em 10,80%, e denota-se que a solução de maior utilidade é de Seleção Energética, Processamento a Plasma e Geração de Energia (RDF+Pl+GEn), exatamente nesse percentual de peso em diante, pois ali se dá uma inflexão. Conclui-se que para pesos inferiores a esse valor de 10,8%, a solução de maior utilidade seria a de Coleta Seletiva, Separação Energética, Processamento a Plasma e Geração de Energia (CS+RDF+Pl+GEn).

A Figura 21 apresenta o gráfico de comportamento da medida distância, embutida no subobjetivo infra-estrutura, agora analisada isoladamente.

Melhor

Pior Utilidade

0 1

Figura 21 – Análise de Sensibilidade para Medida Distância

O peso da medida distância na solução total é representado pela linha intermediária vertical em 11,83%, e denota-se que a solução de maior utilidade é Seleção Energética, Processamento a Plasma e Geração de Energia (RDF+Pl+GEn), ao longo de todo o eixo de representação de percentual de peso, e o seu senso de utilidade aumenta, linear e diretamente, com a maior atribuição de peso.

A Figura 22 apresenta o gráfico de comportamento da medida custo inicial, embutida no subobjetivo infra-estrutura, agora analisado isoladamente.

Melhor

Pior Utilidade

0 1

Figura 22 – Análise de Sensibilidade para Medida Custo Inicial

O peso da medida custo inicial na solução total é representado pela linha intermediária vertical em 11,83%, e denota-se que a solução de maior utilidade é de Seleção Energética, Processamento a Plasma e Geração de Energia (RDF+Pl+GEn), ao longo de todo o eixo de representação de percentual de peso, e o seu senso de utilidade decai, linear e diretamente, com a maior atribuição de peso a essa variável.

A Figura 23 apresenta o gráfico de comportamento da medida custo de operação e manutenção, embutida no subobjetivo infra-estrutura, agora analisada isoladamente.

Melhor

Pior Utilidade

0 1

O peso da medida custo de operação e manutenção na solução total é representado pela linha intermediária vertical em 10,54%, e denota-se comportamento totalmente similar ao gráfico anterior, o da medida custo inicial, só diferindo no peso da medida no computo geral, pois os respondentes atribuíram a esta medida um peso ligeiramente menor. A solução de maior utilidade é de Seleção energética, Processamento a Plasma e Geração de Energia (RDF+ Pl+GEn), ao longo de todo o eixo de representação de percentual de peso, e seu senso de utilidade cai, linear e diretamente, com a maior atribuição de peso.

7.5.2 Subobjetivo denominado “Qualidade do resíduo” e suas medidas

A Figura 24 apresenta a análise de sensibilidade para o subobjetivo qualidade do resíduo, apontando que tem peso global de 23,65%, conforme a linha intermediária vertical.

Melhor Pior Utilidade 0 1

Figura 24 – Análise de Sensibilidade para Subobjetivo Qualidade do Resíduo

Conclui-se que a solução de Seleção Energética, Processamento a Plasma e Geração de Energia (RDF+Pl+GEn) é dominante para todas as atribuições de peso, ao longo do eixo “x”. Para as demais variáveis há grande movimentação, um pouco abaixo deste percentual, como uma nova movimentação, próximo ao percentual de 40%; no entanto, essa variação não altera a supremacia da solução de Seleção Energética, Processamento a Plasma e Geração de Energia (Pl+RDF+GEn), para esse subobjetivo.

A Figura 25 apresenta o gráfico de comportamento da medida classe do resíduo, embutida no subobjetivo qualidade do resíduo, agora isoladamente.

Melhor

Pior Utilidade

0 1

Figura 25 – Análise de Sensibilidade para Medida Classe do Resíduo

O peso da medida classe do resíduo na solução total é representado pela linha intermediária vertical em 11,57%. Conclui-se que a solução Seleção Energética, Processamento a Plasma e Geração de Energia (RDF+Pl+GEn) é dominante em qualquer percentual de peso que se atribua a essa medida.

A Figura 26 apresenta o gráfico de comportamento da medida separação, embutida no subobjetivo qualidade do resíduo, agora isoladamente.

Melhor

Pior Utilidade

0 1

O peso da medida na solução total é representado pela linha intermediária vertical em 12,08%. Conclui-se que a solução de Seleção Energética, Processamento a Plasma e Geração de Energia (RDF+Pl+GEn) é igualmente dominante em qualquer percentual de peso que se atribua a essa medida.

7.5.3 Subobjetivo denominado “Receita” e suas medidas

A Figura 27 apresenta a análise de sensibilidade para o subobjetivo receita, apontando que tem peso global de 13,37%, conforme a linha intermediária vertical.

Melhor

Pior Utilidade

0 1

Figura 27 – Análise de Sensibilidade para Subobjetivo Receita e suas Medidas

A solução dominante até a linha de atribuição de peso dos especialistas é composta por Seleção Energética, Processamento a Plasma e Geração de Energia (RDF+Pl+GEn), quando passa a ser dominante a solução Coleta Seletiva, Seleção Energética, Processamento a Plasma e Geração de Energia (CS+RDF+ Pl+GEn). Há grande quantidade de intersecções, mostrando como essa variável é crítica, em termos de seu peso na solução total.

A Figura 28 apresenta o gráfico de comportamento da medida venda de energia, embutida no subobjetivo receita, agora isoladamente.

Melhor

Pior Utilidade

0 1

Figura 28 – Análise de Sensibilidade para a Medida Venda de Energia

O peso da medida na solução total é representado pela linha intermediária vertical em 7,71%. A solução composta por Seleção Energética, Processamento a Plasma e Geração de Energia (RDF+Pl+GEn) é dominante em todo valor percentual de peso que possa ser atribuído.

A Figura 29 apresenta o gráfico de comportamento da medida venda de materiais, embutida no subobjetivo receita, agora isoladamente.

Melhor

Pior Utilidade

0 1

O peso da medida na solução total é representado pela linha intermediária vertical em 5,66%. A solução composta por Coleta Seletiva, Seleção Energética, Processamento a Plasma e Geração de Energia (CS+RDF+Pl+GEn) é dominante em todo valor percentual de peso que possa ser atribuído um pouco acima de 5%. Até esse valor havia a predominância da solução de Coleta Seletiva mais Plasma (CS+Pl).

7.5.4 Subobjetivo e medida Créditos de carbono

A Figura 30 apresenta a análise de sensibilidade para o subobjetivo créditos de carbono, que contém apenas uma medida. O peso, atribuído pelos especialistas, está representado na vertical intermediária, no nível de 11,83%.

Melhor

Pior Utilidade

0 1

Figura 30 – Análise de Sensibilidade para Subobjetivo Créditos de Carbono

A solução dominante é composta por Seleção Energética, Processamento a Plasma e Geração de Energia (RDF+Pl+GEn), seguida da solução de Coleta Seletiva, Seleção Energética, Incineração e Geração de Energia (CS+RDF+In+GEn). Das dez soluções em análise nesta figura, todas têm senso de utilidade que se eleva com o aumento do peso percentual da variável, a menos da solução de Coleta Seletiva com Processamento a Plasma (CS+Pl), que é estável, com ligeira queda na medida em que se privilegia a geração de gás e sua captura, transformando-o em créditos de carbono, em vez de privilegiar a recuperação do material. Sistemicamente isso faz sentido no modelo, mas não no mundo real, onde a coleta seletiva e a reciclagem do material podem ter maior importância.

7.5.5 Subobjetivo e medida tempo

A Figura 31 apresenta a análise de sensibilidade para o subobjetivo tempo de instalação, que contém apenas uma medida representada pelos anos necessários para colocar a planta em operação. Melhor Pior Utilidade 0 1

Figura 31 – Análise de Sensibilidade para Subobjetivo Tempo

O nível de atribuição de peso pelos especialistas é de 6,17%. A solução dominante até o nível de aproximadamente 18% de preferência de peso da medida é a de Seleção Energética, Processamento a Plasma e Geração de Energia (RDF+Pl+GEn). A partir desse nível de peso, a solução dominante passaria a ser a de Coleta Seletiva, Seleção Energética, Incineração e Geração de Energia (CS+RDF+In+GEn). Pode-se concluir que todas as dez soluções apresentadas no gráfico caem de prioridade, conforme o nível de peso aumenta, pois as soluções, que podem se beneficiar da questão tempo são baseadas em aterro, que tem uma pontuação geral baixa, não aparecendo entre as dez prioritárias.